102 Dicas para Criar Conteúdo Visual com Imagens de Stock!

Mergulhe através do nosso guia com 102 dicas valiosas e bits de informações que vão te dar aquela “mãozinha” na hora de criar o seu conteúdo visual.

Você pode achar que apenas belas fotos e linhas contundentes são suficientes para que seu conteúdo chame a atenção, mas não é simples assim. O conteúdo visual que traz os melhores resultados vai bem além disso e é difícil de alcançar. Por isso, nosso objetivo com este guia é deixar o mais simples possível para você.

Você é novo na área de marketing visual? É um ávido “Solopreneur”? Tem o seu próprio negócio ou é um adepto ao DIY (faça você mesmo)?

Pronto para começar? Vamos lá!

Por que conteúdo visual? Tudo o que você precisa saber em termos de estatísticas

Em primeiro lugar, vamos apontar os motivos pelos quais você deve dominar o ramo de criação de conteúdo visual para dar um “up” no seu negócio. Note essas estatísticas apontadas pelos relatórios da MDG Advertising e Jeff Bullas e você verá como elas são poderosas:

#1. 93% de toda a comunicação é visual.

#2. O cérebro é capaz de processar imagens 60.000 vezes mais rápido do que um texto.

#3. 65% das pessoas aprendem mais rápido de forma visual.

#4. Os recursos visuais aumentam o apelo do conteúdo escrito em 80%.

#5. Postagens com imagens têm 180% mais engajamentos.

#6. 63% dos usuários acham que a imagem do produto é mais relevante do que a sua própria descrição.

#7. 67% dos usuários avaliaram a imagem do produto antes de decidir sobre sua compra.

#8. Artigos com imagens recebem 94% mais visualizações.

Photographs on table
Copyright 2008 complize / Photocase, all rights reserved.

As imagens são um recurso de alta conversão para marketing. Isso as torna um elemento-chave para o conteúdo visual e para as estratégias de branding.

voltar ao menu ↑

Lista de materiais para criação de conteúdo visual

O próximo passo para dar continuidade ao seu processo criativo é contar com uma lista de materiais necessários para produzir o que você deseja. No caso de um conteúdo visual para empresas, logo abaixo você verá os fundamentos absolutos e os mais úteis:

#9. Imagens

O recurso definitivo e permanente para a criação de conteúdo visual são as imagens estáticas (não deixe de ler uma explicação completa do que são imagens de stock aqui). Essas imagens têm a capacidade de atrair e reter a atenção das pessoas de uma forma que garante que sua mensagem seja transmitida através delas, algo que outros recursos não conseguem.

Existem muitos tipos de imagens estáticas:

Mulher fotógrafa
Copyright by Ingram Image / Stock Photo Secrets Shop

a. Fotografias

As fotografias são o número um em termos de sucesso de comunicação porque nós, humanos, estamos programados para nos conectar e responder mais rápido e melhor às imagens que se assemelham a nós e ao mundo ao nosso redor. As fotos fazem isso melhor do que qualquer outro elemento. Veja alguns exemplos de onde você pode usar fotografias aqui.

Ilustração em preto e branco
Copyright 2020 Patty1971 / photocase.com

b. Ilustrações

Ilustrações são desenhos e representações visuais que apelam mais para o nosso lado de pensamento abstrato e interpretativo e auxiliam na comunicação visual.

c. Vetores

Vetores são um formato de arquivo, e não um tipo de imagem. De fato, é muito importante você saber mais sobre eles. Arquivos vetoriais (usados principalmente para ilustrações) têm a capacidade de editar elementos gráficos individuais dentro deles e aumentá-los ou reduzi-los sem perder a definição. Saiba onde encontrar imagens vetoriais neste artigo.

Torne-se um especialista em arquivos vetoriais e ilustrações digitais seguindo nosso outro site, o Vector Guru!

#10. Vídeos

 As imagens em movimento são cada dia mais relevantes para marketing e publicidade porque o público (especialmente os usuários da Internet e da Geração Z) exige mais poder visual para se maravilhar.

Existem duas categorias principais:

a. Footage (Vídeo)

É o equivalente a fotografia em movimento. A filmagem captura nossa realidade e a transforma em imagens em movimento. Nenhum outro formato de imagem em movimento supera quando se trata de chamar a atenção das pessoas.

b. Animações

São as imagens manualmente feitas (hoje em dia principalmente de forma digital) ou geradas por máquinas de animação que criam um efeito de movimento. Desde desenhos bonitos a conceitos 3D complexos, as animações são uma forma de se comunicar através do movimento.

Saiba tudo sobre vídeos de stock e footage em nosso outro site, O Footage Secrets!

Ícones para negócios
Copyright 2020 Ingram Images / Stockphotosecrets

#11. Ícones

São símbolos gráficos que representam motivos, entidades ou ações, sejam elas reais ou fictícias. Os ícones são extremamente úteis para os negócios, e sua utilidade vai desde a criação de logotipos da sua empresa até ilustrar funções do seu produto ou serviço. Seus usos são os mais variados possíveis. Confira esta ótima fonte de ícones!

Template de infográfico para negócios
Copyright 2020 Ingram Images / Stockphotosecrets

#12. Infográficos

Um híbrido que combina texto e imagens em uma única peça visual, os infográficos são ótimos para garantir que as pessoas entendam um tópico ou assunto e retenham esse entendimento por mais tempo. Lembre-se de que todos nós aprendemos visualmente.

Stock Photo Meme
Copyright 2019 Ingram Images / Stockphotosecrets

#13.  Memes

Nunca subestime o poder do humor para comunicar as coisas! Uma imagem estática (geralmente uma foto) com legendas humorísticas – os memes – são um produto de nossa geração e um meio de comunicação dentro do mesmo recurso (quem nunca realizou uma conversa enviando e recebendo apenas memes, recentemente?). E sim, eles se aplicam a visuais para fins comerciais. Basta dar uma olhada nas melhores memes inspirados em fotos de stock!

102 Dicas para Criar Conteúdo Visual com Imagens de Stock! 2

#14. Capturas de tela

Um recurso visual super simples e de longo alcance, os “prints” são imagens que capturam o conteúdo de uma tela em um determinado momento. Eles são criados facilmente e às vezes ilustram um conceito de uma forma muito melhor do que qualquer outra coisa.

#15. Habilidades de design

Criar recursos visuais não é uma tarefa impossível, mas requer um certo nível de habilidade e criatividade. Quanto melhor você desenvolver essas duas qualidades, mais fácil será projetar gráficos incríveis para o seu negócio.

a. Ferramentas de edição de imagens fácil de usar para Designers iniciantes

Você não precisa ser um designer profissional para pegar uma imagem, editar e transformá-la em um belo gráfico contendo textos e seu logotipo, por exemplo. Existem muitas ferramentas de software destinadas a designers iniciantes que, embora ainda exijam alguns conhecimentos de informática e conhecimentos básicos de design, são muito simples de usar e proporcionam bons resultados. Veja essas duas opções:

b. Simples tutoriais de design

Uma maneira de aprender o que você precisa para criar recursos visuais é através de tutoriais de design gráfico online. Às vezes, os mesmos desenvolvedores que criam uma ferramenta de edição de imagem também fornecem um guia ou tutorial abrangente para saber usá-la. Mas também existem muitos designers especializados e conhecedores de design ou entusiastas dispostos a compartilhar seu conhecimento por meio de seus canais no Youtube, podcasts e blogs. Consulte abaixo a seção “Recursos Visuais” para encontrar o melhor deles!

c. Contrate um Designer Gráfico

Se você não tem as habilidades para criar imagens por conta própria ou não tem o desejo de aprender como fazer, ou simplesmente não tem tempo suficiente para se comprometer com esta tarefa, você pode contratar um designer gráfico profissional. Esta é a única maneira de garantir um resultado profissional de alta qualidade.

voltar ao menu ↑

Dicas de especialistas para comprar imagens de stock (testes grátis, cupons de descontos, assinaturas…)

Elas serão o elemento-chave para a maioria de seus projetos, por isso é de suma importância que você saiba como comprar imagens de stock com sabedoria desde o início. Além de seguir as nossas ótimas dicas logo abaixo, você também pode verificar nossa lista com 7 poderosos motivos para comprar fotos de um banco de imagens.

#16. Defina quais mídias deseja alcançar

Coletar qualquer imagem para usar em seus designs somente fará você gastar dinheiro. Por isso, é importante primeiro sentar e listar exatamente para quais plataformas ou canais você precisará de recursos visuais e quantos deles. Isso te ajudará a ter uma estimativa da quantidade de materiais que você precisa comprar.

Amos Struck

  • a. Websites: você com certeza precisará de belas fotos para animar a sua página inicial. Aqui você tem um artigo útil sobre como e onde comprar imagens para websites.
  • b. Anúncios: dificilmente você conseguirá chamar a atenção de alguém se não tiver belas fotos.
  • c. Promoções: folhetos, panfletos, cartazes, newsletters – o que seria deles sem imagens?
  • d. Apresentações: projetos em PowerPoint ficam muito mais atraentes se tiverem boas fotografias.
  • e. Redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest… qualquer rede social em que você deseja atrair seguidores exige belas fotos. Convidamos você a conferir nosso guia dedicado às melhores fotos para o Instagram.
  • f. Blogs: caso você faça blogs voltados ao seu negócio, toda vez que você postar algo precisará de lindas imagens para tornar suas postagens mais interessantes. Não perca as melhores dicas para obter imagens para seus blogs.
  • g. Merchandising: se você gerencia um negócio ou uma marca que faz bonés, canecas, camisetas, entre outras coisas, você com certeza precisa de imagens para criá-los. Confira este artigo útil sobre as principais fontes de imagens para merchandising e produtos para revenda.
  • h. Ítens de papelaria: a imagem da sua empresa deve ser destacada e as fotos podem ajudar na hora de desenvolver o seu material de papelaria. Não deixe de ler nosso artigo que revela todos os segredos do design de papelaria para empresas!
  • i. Decoração de loja ou escritório: se você trabalha de forma presencial, vai querer que seus clientes se sintam confortáveis no ambiente de sua empresa, e as imagens fazem isso!

#17. Qual a quantidade de recursos visuais e com que frequência?

Para começar, decida por qual veículo deseja promover o seu produto e então avalie quantos designs você deve ter. Use essa quantidade como uma referência para contrastá-la com suas possibilidades em termos de orçamento.

  • a. Website: o ideal é que você tenha pelo menos uma boa quantidade de fotos em alta resolução para criar uma página inicial atraente e algumas páginas adicionais.
  • b. Anúncios: ao menos uma imagem por anúncio.
  • c. Conteúdo promocional: uma imagem por design ou uma imagem reeditada e redimensionada de acordo com cada finalidade.
  • d. Apresentações: Depende inteiramente do projeto individual. Você pode ter slides com várias imagens, com uma única foto, ou combinar imagem e texto.
  • e. Redes sociais: o Instagram exige pelo menos 3 novas entradas por dia. O Facebook é um pouco menos exigente. No entanto, em todos os canais, você precisará de um fluxo constante de recursos visuais.
  • f. Blog: pelo menos uma foto por postagem. Postagens sem imagens estão fadadas ao fracasso.
  • g. Merchandising: o mínimo seria uma imagem, para um design geral.
  • h. Ítem de papelaria: novamente, ao menos um visual.
  • i. Decoração: varia de acordo com o tamanho do lugar, desde um até vários gráficos diferentes.

#18. Decida os formatos e os tipos de mídias

Depois de definir a quantidade de recursos visuais necessários e onde os usará, a próxima etapa é decidir que tipo de material vai usar.

a. Fotos

A fotografia é praticamente a “cereja do bolo” no design gráfico. É muito difícil imaginar um projeto ou negócio onde não exista fotos ou você não precise delas. É por isso que existem tantas agências de banco de imagens! Lembre-se que fotos de stock também rendem ótimos memes! Confira nosso artigo detalhado sobre como as fotos podem ser usadas como recursos visuais para os negócios.

b. Ilustrações

Depende da área que deseja atingir e do tom da mensagem que sua marca quer passar, mas é muito provável que você precise de ilustrações, além das fotos. Elas podem ser encontradas em bancos de imagens e em formato vetorial totalmente editável, sem perder suas propriedades. Para saber mais sobre ilustrações de stock e onde encontrá-las, leia nosso artigo aqui. Também visite o nosso outro site para ter acesso as ilustrações em formato vetor, o Vectorguru!

c. Vídeos

Se você deseja que seu negócio seja visto como atual e dinâmico, precisará incluir vídeos em seus esforços de marketing. Não tenha medo: footage e vídeos de stock são muito importantes, e muitas empresas oferecem isso. Obtenha mais informações neste artigo especializado sobre filmagens de stock (footage) e como você pode usá-los!

d. Infográficos

Como dito antes, eles não são tão amplamente usados como as fotos ou ilustrações, mas colocar um infográfico em seu storyboard visual é uma ótima maneira de explicar assuntos extensos ou complexos de forma fácil e prática. E sim, você também pode encontrar modelos de infográficos nos bancos de imagens, prontos para serem baixados e personalizados com seus dados.

#19. Defina o seu orçamento

Agora, o próximo passo é avaliar sobre o quanto você pode ou está disposto a investir em ferramentas e mídias de stock. Definir um orçamento é fundamental para evitar a perda de tempo procurando fornecedores e ferramentas que, no final das contas, excedem o seu planejamento, e mantém você concentrado em encontrar as melhores opções, dentro de suas possibilidades.

Orçamento baixo? Sem problemas!
Se o seu orçamento for limitado, você não precisa se preocupar. Hoje, existem agências de fotografia de stock, soluções de software e recursos muito úteis que oferecem seus serviços à preços bem acessíveis – e muitas vezes até grátis! – sem negligenciar a qualidade. É apenas uma questão de saber onde procurar (na seção “Recursos Visuais” deste guia, por exemplo).

Amos Struck

#20. Escolha o melhor método de compra

Agora que você já tem a quantidade, o tipo de arquivo de mídia necessário e um orçamento definido, prossiga para o método de compra que se encaixa nesses parâmetros.

a. Assinaturas de fotos de Stock

Se você está pronto para dar o pontapé inicial nos visuais do seu negócio, isso significa que você vai precisar de designs para TUDO: site, mídias sociais, anúncios, pôsteres, outdoors, panfletos, decoração de loja/escritório, etc. E alguns desses meios precisam diariamente, ou ao menos regularmente, de novos designs. As assinaturas de fotos de stock são ideais para garantir o acesso a todos os recursos visuais necessários o tempo todo e com o melhor preço possível. Aqui você tem uma visão completa do que são assinaturas de fotos de stock. Dependendo do volume de downloads que você escolher e da duração de sua fidelidade, as fotos de stock individuais através de uma assinatura chegam a custar apenas US$ 0,22 centavos cada! Veja abaixo nossa subseção das melhores e mais convenientes ofertas em assinaturas.

b. Imagens On-demand

Comprar imagens avulsas é simples e faz todo o sentido quando você só precisa de algumas e não quer se comprometer com pagamentos regulares. As agências oferecem isso por meio de créditos ou pacotes de imagens. Saiba mais sobre o que são créditos aqui. No entanto, a faixa de preço por imagem costuma ser mais alta através desse método de compra. Além disso, você precisa ter em mente que a maioria das agências estabelece um limite mínimo de compra e poucas permitem a compra de imagens individuais.

#21. Pense no conteúdo e no estilo das imagens

Antes de escolher um banco de imagens, é necessário analisar a qualidade, estilo e conteúdo que as imagens precisam ter para atender aos seus critérios. Essa é uma dica muito útil para identificar a melhor agência de fotos de stock!

102 Dicas para Criar Conteúdo Visual com Imagens de Stock! 3
Copyright 2019 Photocase.com

a. Conteúdo de Nicho

Se o tópico e/ou conceito com o qual você vai trabalhar for muito específico, por exemplo, imagens estilizadas para criar visuais voltados para mulheres ou imagens de idosos modernos para promover um serviço inovador para eles, você vai precisar de um provedor que vá além de oferecer fotos de belas mulheres ou de idosos aparentando modernidade para encontrar o que você procura. Opte por uma agência que ofereça uma biblioteca grande e que inclua mais variedade de fotos estilizadas e femininas.

102 Dicas para Criar Conteúdo Visual com Imagens de Stock! 4

b. Imagens divertidas

Se você busca o humor em sua estratégia criativa, existem agências que têm as fotos perfeitas. Saiba mais sobre esse conceito em fotos engraçadas e bizarras!

Sorvete representado no rosto de uma mulher
Copyright 2011 Miss X / Photocase, all rights reserved.

c. Imagens não convencionais

Se você já tá cansado do visual “convencional” que algumas imagens apresentam e quer algo radicalmente diferente, saiba que existem empresas que vendem imagens que quebram o molde comum que a maioria dos banco de imagens oferecem.

Pessoas no escuro com seus celulares
Copyright 2020 hoffi99 / Photocase, all rights reserved.

d. Imagens artísticas de alto valor

Além da resolução e do tamanho, há a questão do valor artístico das imagens. Se o seu projeto requer fotos artísticas e únicas, tiradas com muita habilidade, com certeza vai encontrá-las nas agências de stock, mas terá que escolher fornecedores premium com catálogos altamente selecionados. Confira a seção Recursos Visuais para encontrar algumas boas opções.

e. Imagens comercialmente valiosas

A maioria dos visuais de marketing requer imagens com forte orientação comercial. Felizmente elas podem ser encontradas em muitas agências de fotografias de stock. Além do mais, a maioria dessas empresas se especializa nisso!

f. Fotos de alta resolução

A maioria das agências de fotografia possui imagens em qualidade HD, adequadas para todos os tipos de uso profissional. No entanto, se você precisa de conteúdo de altíssima definição, poderá encontrará-los em serviços de nível premium, seja em uma coleção de ponta de uma agência regular ou de um banco de imagens especializado em imagens super nítidas. Alguns exemplos em que você precisaria dessas fotos incrivelmente nítidas:

  • Outdoors
  • Papéis de parede / arte visual
  • Projeções de tela em HD

g. Imagens em baixa resolução

Se você precisa somente de imagens em tamanho pequeno, será muito mais fácil, pois a maioria das agências as possui. No entanto, não espere economizar por causa do tamanho ou resolução. Hoje, a maioria das empresas cobra o mesmo preço por imagens XL do que por downloads de tamanho web. Onde você poderia usar imagens de baixa resolução?

  • Websites
  • Fotos para postagens em blogs
  • Postagens para redes sociais

#22. Escolha uma agência de fotografias de stock

Depois de considerar todos os aspectos listados acima, é hora de escolher um banco de imagens e o método de compra ideal e, então, ter acesso aos materiais de design gráfico. Confira logo abaixo a lista que separamos em nossa seção “Recursos Visuais”. Mas, se você quiser mais, temos este compilado com os 20 melhores bancos de imagens para você.

Além disso, você também pode obter todos os detalhes das principais agências através da nossa seção de análises das agências de fotografias de stock.

#23. Tire proveito dos testes grátis e dos brindes oferecidos

Muitos bancos de imagens que vendem fotos profissionais incluem uma seção de brindes ou uma oferta de teste gratuita. Esta é uma ótima jogada e, ao mesmo tempo, te dá a possibilidade de usá-los para testar a qualidade de suas imagens e seu serviço. Veja a nossa lista das melhores avaliações gratuitas e brindes na seção “recursos visuais”.

E não perca nossa lista completa das melhores agências que oferecem avaliações gratuitas!

#24. Tome cuidado com as imagens grátis!

Você pode optar por usar imagens pelas quais você não precisa pagar e, na web, não faltam opções de sites que oferecem exatamente isso. Estes sites prometem fotos de boa qualidade e de uso gratuito. No entanto, não há o mesmo comprometimento no que se refere a recursos e a expertise que os bancos de imagens oferecem quando se trata de verificação legal. Por isso, é muito provável que você terá problemas legais se usar uma imagem que foi erroneamente disponibilizada como gratuita.

Mais informações sobre isso, leia nosso artigo sobre os 5 perigos do uso de imagens gratuitas.

#25. Faça os downloads na resolução mais alta possível

Independentemente do fornecedor que você escolher, a boa dica ao adquirir imagens de stock é sempre baixar a resolução mais alta disponível. É claro que elas vão ocupar mais espaço no seu armazenamento, mas provavelmente o seu custo vai ser exatamente o mesmo que em uma resolução mais baixa e, se você precisar reduzir o tamanho, poderá fazer isso facilmente em qualquer software de manipulação de imagens. Já se você fizer o download de uma imagem menor e depois precisar de uma melhor qualidade, terá que baixá-la novamente. No entanto, se você se vê nessa situação e precisa de uma solução rápida, um desses 10 upscalers de imagem poderão salvar o seu dia!

#26. Mantenha as imagens armazenadas em um local de fácil acesso

Quando você baixa uma foto de uma agência de stock, você adquire junto uma licença Royalty Free para usá-la de muitas formas. Um dos melhores recursos deste modelo de licença é que ele não se limita ao tempo ou a determinado projeto, o que significa que você pode usar a mesma imagem em diferentes designs e em momentos diferentes, todos com essa mesma licença. Para explorar essa característica, é importante que você mantenha suas fotos armazenadas em um local de fácil acesso e bem organizadas. Dessa forma, você poderá acessá-las no seu arquivo pessoal e reaproveitá-las sempre que precisar.

voltar ao menu ↑

Recursos visuais para criativos com variados tipos de projetos

A seguir, veja a nossa lista que contém os recursos mais valiosos para a criação de conteúdo visual. Nós amamos todos eles e por isso recomendamos. Há opções para tudo e para todos!

Agências de fotos de stock

Em sites de bancos de imagens, você pode comprar imagens, vídeos, infográficos e muito mais. Eles fornecem imagens que estão prontas para uso, totalmente legais e com preços razoáveis, o que é uma grande vantagem para os criativos. Nós temos uma compilação completa com as 20 melhores agências aqui, mas logo abaixo apresentamos uma lista das principais de forma resumida.

#27. Photocase

www.photocase.com homepage

A Photocase é uma agência de fotos alemã especializada em fotos artísticas, exclusivas e peculiares que estão bem em sintonia com as tendências atuais da fotografia (para mais detalhes, veja a seção sobre tendências logo abaixo). Esta empresa oferece um serviço premium através de sua biblioteca rigorosamente curada e altos padrões de revisão, com preços muito econômicos.
Ideal para você se: deseja imagens de alto valor, artísticas e não convencionais, totalmente diferentes das imagens comuns de stock, mas que custam o mesmo que as de stock.

Veja a análise completa da Photocase

#28. Stock Photo Secrets Shop

shop.stockphotosecrets.com homepage

A nossa própria loja Stock Photo Secrets Shop foi pensada para pequenas e médias empresas ou qualquer designer individual. Contamos com fotos e vetores de alta resolução em temas e estilos populares (além de vídeos) e oferecemos vários planos exclusivos, onde você não só economiza como também tem acesso a um grande número de downloads de fotos.
Ideal para você se: precisa de muitas fotos para sua empresa ou projeto, mas possui um orçamento apertado que o impede de investir tanto dinheiro nelas.

Veja a análise completa da Stock Photo Secrets

#29. Shutterstock

www.shutterstock.com homepage

Apelidada de “a titã dos bancos de imagens”, a Shutterstock tem uma das maiores bibliotecas de fotos de stock da web, com mais de 200 milhões de imagens e que constantemente são acrescentadas. A agência oferece fotos e ilustrações altamente comerciais, além de vídeos e músicas, de forma on demand ou com assinaturas (na verdade, ela é a pioneira em assinaturas de fotos de stock), com opções para todos os orçamentos.
Ideal para você se: precisa de muita variedade em fotos comerciais.

Veja a análise completa da Shutterstock

#30. iStock

www.istock.com homepage

Precursor na indústria dos bancos de imagens online, a iStock é um banco de imagens renomado cuja oferta é dividida em duas opções principais: a coleção Signature, com imagens exclusivas e de ponta e a Essentials, com imagens comerciais e econômicas (vídeos disponíveis também). A agência possui vários planos de assinatura e um sistema de crédito simples para compras on demand e é uma das poucas empresas onde você pode comprar imagens por unidade.
Ideal para você se: está em busca de uma mistura de imagens entre as do dia a dia e as fotos de alto valor com um custo acessível.

Veja a análise completa da iStock

#31. Adobe Stock

www.stock.adobe.com homepage

O serviço de mídia de stock de propriedade da Adobe, a Adobe Stock, apresenta um enorme catálogo de fotos, ilustrações, templates, modelos 3D, vídeos e muito mais nos aplicativos favoritos dos designers da Creative Cloud (Illustrator, entre outros). Com preços muito razoáveis em assinaturas e pacotes de crédito, este é o lugar para obter visuais de qualidade sem afetar o seu orçamento.
Ideal para você se: trabalha com Adobe Creative Cloud em seus processos de design.

Veja a análise completa da Adobe Stock

#32. dreamstime

www.dreamstime.com homepage

A agência de fotografias de stock bem estabelecida, dreamstime, tem imagens para todas as ocasiões e planos e preços atraentes para todos os tipos de compradores. Eles oferecem fotos, ilustrações vetoriais e vídeos.
Ideal para você se: deseja uma fonte confiável de imagens com boa relação custo-benefício.

Veja a análise completa da dreamstime

#33. 123RF

www.123rf.com homepage

A 123RF é uma empresa de fotografias de stock bem conhecida com uma longa história no atendimento a clientes com fotografias de nível profissional, ilustrações e muito mais. Ela oferece uma variedade de mídias de alta resolução com licenças royalty free e várias opções de compra.
Ideal para você se: deseja ter múltiplas ofertas à sua escolha em um único provedor.

Veja a análise completa da 123RF

#34. getty images

www.gettyimages.com homepage

Uma das empresas de maior prestígio no setor, a getty images oferece um serviço de primeira classe em fotografias de stock por meio de uma rede mundial de fotógrafos que trabalham exclusivamente para suas coleções. Seus preços são mais altos do que outras agências, mas suas imagens valem a pena.
Ideal para você se: precisa de imagens de alta qualidade e não tem problemas com o seu orçamento.

Veja a análise completa da getty images

Testes e brindes grátis

Se o seu orçamento está totalmente comprometido e você não tem nenhuma condição de adquirir uma imagem paga, poderá aproveitar essas ofertas especiais gratuitas de serviços profissionais de fotografia de stock:

#35. Teste Grátis da Shutterstock

Obtenha 10 downloads de imagens por 30 dias, totalmente gratuitos.

Comece agora o seu teste gratuito na Shutterstock

Obtenha 10 imagens grátis da Shuttersotck agora válido somente neste mês - cancele a qualquer momento.

#36. Avaliação gratuita da Adobe Stock

Baixe grátis até 10 imagens de sua escolha na Adobe Stock durante 30 dias

Comece a avaliação gratuita na Adobe Stock

Obtenha 10 recursos com a sua avaliação gratuita de 30 dias. Cancele sem riscos no primeiro mês.
Obter Agora
19 dias restantes

#37. Arquivos Gratuitos da dreamstime

Encontre uma seleção de arquivos de mídia, incluindo fotos, ilustrações e vídeos para baixar e usar gratuitamente.

Baixe arquivos na dreamstime grátis

Sites de fotos de stock gratuitas

Nós já mencionamos outras vezes sobre o uso das imagens gratuitas na web e como elas podem ser perigosas no que diz respeito a seu uso legal. Então, sempre que possível, é melhor evitá-las completamente. Mas, se você realmente não pode adquirir as imagens pagas que se encontram nos bancos de imagens no momento, há alguns provedores de imagens que, embora sejam gratuitas, são mais seguras do que aquelas encontradas na web.

Nós disponibilizamos uma ótima coleção com cerca de 27 bancos de imagens gratuitas. Logo abaixo estão mencionados os principais.

#38. Unsplash

Gerenciado por uma empresa de design gráfico profissional, a Unsplash é uma das comunidades de fotografia e plataformas de imagem gratuitas mais populares da atualidade.

#39. Pexels

Com sede na Alemanha, o Pexels é um provedor de imagens gratuitas com uma abordagem muito séria para o licenciamento.

#40. Pixabay

O Pixabay é um site alemão de fotos gratuitas apoiado por profissionais de tecnologia e recentemente adquirido pela ferramenta de design Canva.

#41. Moose

Propriedade de uma empresa de serviços de mídia e experiência de usuário, a Moose oferece recortes de imagens gratuitos de pessoas e fundos de tela para criar composições de fotos personalizadas.

#42. Picspree

O Picspree é um novo site de fotos de stock gratuitas apoiado pela especialista do setor Getty Images, o que o torna muito sério e confiável.

As melhores ofertas em fotos de stock 

Para tirar o melhor proveito do seu investimento em serviços pagos, aqui estão algumas das melhores ofertas e promoções em fotos de stock. Além disso, separamos uma seção de ofertas especiais. Dá só uma olhada!

#43. 99Club da Stock Photo Secrets

200 downloads de imagens por um ano, por apenas US$ 99,00. Sem limite de download diário ou mensal. Licença royalty-free para uso comercial. Saiba mais detalhes sobre o 99club aqui.

#44. 299Club da Stock Photo Secrets

1000 downloads de fotos e ilustrações por um ano por apenas de US$ 299,00. Aqui o negócio é sem complicações: sem restrições diárias ou mensais e imagens royalty free para fins comerciais. Saiba todos os detalhes e adquira o seu 299Club aqui.

#45. Cupom Photocase

Sem sombra de dúvidas, é uma ótima decisão comprar na Photocase usando nosso cupom especial Photocase, que te dá 5 créditos grátis + 10% de desconto! Use seus créditos grátis para comprar fotos e desfrute de imagens premium a um preço reduzido!

Obtenha 5 Créditos Gratuitos e 10% de Desconto na sua primeira compra com o Photocase.

#46. Cupom Shutterstock

Antes de ir para a gigante da fotografia, não deixe de pegar nosso cupom exclusivo da Shutterstock com até 20% de desconto na compra de imagens livres de royalties (inclui vídeos!)

Ganhe 15% de desconto ao escolher uma assinatura de vídeo da Shutterstock. As assinaturas começam em US$ 159,00 por mês para o download de 10 vídeos. ...
RESGATAR CUPOM VER CUPÓN
22 dias restantes

#47. iStock Promo

Se optar pelo conteúdo fotográfico exclusivo da iStock, use nosso cupom promocional da iStock, com até 15% de desconto em créditos e assinaturas!

Compre QUALQUER imagem ou vídeo de stock na iStock com um desconto de 15% nas assinaturas e pacotes de imagens.

#48. Ultrapacks da getty images

Se decidiu pelo acervo da prestigiada Getty Images, você ainda pode economizar mais do que esperava se usar os incríveis Ultrapacks da Getty Images, que reduzem em até 33% o seu preço normal!

#49. Cupom 123RF

Para comprar imagens na 123RF, o melhor negócio é usar o nosso cupom exclusivo 123RF, que te dá até 20% de desconto na suas compras!

Obtenha 20% OFF em qualquer pacote de créditos ou assinatura- Válido somente para clientes novos.
VER CUPÓN VER CUPÓN
19 dias restantes

Editores de imagem online

Depois de escolher o seu provedor, é hora de acessar uma boa ferramenta de edição de imagens para poder trabalhar com elas. Logo abaixo segue uma lista com algumas das melhores opções:

#50. Aplicativos Adobe Creative Cloud

As ferramentas de design da Adobe são as preferidas pela maioria dos designers e criativos no mundo todo. Podemos garantir que as versões para Creative Cloud do Photoshop CC e o Illustrator CC são alguns dos melhores editores para se trabalhar, especialmente se você escolheu o Adobe Stock como seu provedor de imagens. Saiba tudo sobre os preços da Adobe Creative Cloud.

Garanta uma compra inteligente com os melhores descontos para Adobe Creative Cloud!

#51. Shutterstock Editor Pro

Se você trabalha com imagens da Shutterstock, ficará mais feliz em saber que agora a agência inclui o Shutterstock Editor Pro, um editor de imagens gratuito baseado na web que, embora seja básico, é muito fácil de usar.

#52. iStock Editor

Ao comprar mídias na iStock, você também obtém acesso a sua própria ferramenta de edição de imagens. O iStock Editor é simples, porém poderoso para designs básicos.

#53. Canva

O Canva se torna cada dia mais popular como uma ferramenta de edição de imagens baseada na web para designers iniciantes. O Canva Pro, a sua versão premium, é super simples de usar, repleto de recursos e armazena sua própria biblioteca de imagens e ilustrações a preços super acessíveis. Esta é certamente uma ferramenta que vale a pena considerar. Saiba todos os detalhes deste serviço em nossa análise do Canva Pro.

Não perca a chance de testá-lo com a nossa incrível avaliação gratuita do Canva Pro!

Além disso, descubra sites semelhantes ao Canva nesta lista!

#54. Moose

O Moose é um serviço inovador que oferece a você a criação de imagens personalizadas a partir de um conjunto de fundos de tela, elementos gráficos e recortes de imagem. Com certeza, uma boa alternativa para explorar se você for bom em colagens.

#55. Tailorbrands

O Tailorbrands é um serviço inovador de branding para empresas que permite desenvolver um logotipo personalizado (e outros materiais de branding como papelaria, por exemplo) online e em tempo real por um preço muito acessível. Saiba mais sobre como adquirir um logotipo para a sua empresa com a Tailorbrands!

voltar ao menu ↑

Formatos de conteúdo visual e tamanhos de imagem

Antes de começar a projetar, é muito importante definir qual será o tamanho final de seu gráfico e trabalhar no design dele com isso em mente. Temos um guia completo para tamanhos padronizados de imagem, embora logo abaixo você possa se inteirar dos seus princípios básicos.

#56. Imagens para web

Imagens digitais, como as usadas na web, são medidas em pixels e cada plataforma e formato tem seus próprios padrões.

#57. Facebook

A rede social mais popular do mundo possui três diferentes padrões de tamanho de imagem. Eles variam de acordo com os diferentes layouts de posicionamentos que a plataforma oferece:

A foto do perfil é 360x360px
A foto da capa tem 820x312px
As fotos das postagens têm 1200x1200px

#58. Instagram

A rede social cuja prioridade são as imagens e que domina as tendências visuais da atualidade oferece dois padrões de tamanho. Dependendo de onde a imagem vai ser postada em sua plataforma, sua proporção é de 1:1, ou seja, fotos quadradas.

A foto do perfil é 110x110px
As fotos das postagens são 1080x1080px

#59. Twitter

A rede social do “passarinho” tem três diferentes padrões de tamanho, dependendo de onde você vai usar a imagem no seu site, além de possuir duas variantes.

A foto do perfil é 200x200px
A foto da capa tem 1500x500px
As fotos das postagens são 1024x512px ou 520x254px

#60. Imagens impressas

Impressões ou cópias físicas de imagens são medidas em polegadas.

#61. Cartão postal

O formato padrão das fotos de cartão-postal é retangular.

4×6 pol. ou 5×7 pol. 

#62. Folhetos

Há mais variedade nessa opção, mas o padrão de tamanhos são maiores na altura do que na largura.

8,5×11 pol. ou tamanho A4

#63. Pôsteres

Os tamanhos padrão de imagens para pôsteres devem ser maiores na altura do que na largura e podem ter dois tipos de tamanhos.

11×14 pol. ou 18×25 pol.

voltar ao menu ↑

Todas as questões legais para se ter em mente

Ao trabalhar com mídias de stock para fins comerciais há vários aspectos legais que você deve saber e manter-se atualizado. Os seguintes são os mais importantes:

#64. Licenças de uso

Você deve sempre ter em mente que, ao baixar uma imagem de stock, na realidade você não está adquirindo a imagem, mas sim obtendo uma licença para usar ela legalmente.

#65. Copyright / propriedade do conteúdo

Copyright de uma imagem é a real apropriação dela (ou o direito intelectual dela ou da obra, se for o caso). No caso das mídias de stock, os direitos autorais sempre permanecerão em posse do autor ou criador da imagem. As agências não são proprietárias de fotos, elas são as intermediárias.

#66. Liberação de modelo / liberação de propriedade

Se você for usar uma foto para fins comerciais, todos os direitos dela devem ser autorizados, e isso inclui não apenas os do autor da imagem, mas também das pessoas retratadas nela e da propriedade privada incluída.

#67. Uso sensível

A maioria das empresas de fotografias de stock incluem uma cláusula para uso sensível em seus termos de licença. Isso significa que você não deve usar suas imagens como conteúdo em tópicos delicados, como: política, religião, conteúdo adulto, violência, crime, etc. Se esse for o seu objetivo, entre em contato diretamente com a agência para acordarem entre si esse tipo de uso.

Mais informações, leia o nosso guia sobre uso sensível.

#68. Licença Royalty-Free: o que você PODE fazer

Royalty-Free é uma licença muito flexível e permite que você faça muita coisa com as suas imagens. Você pode alterá-las o quanto quiser, pode usá-las sem atribuição ao autor ou à agência de onde as obteve, pode incluí-las em recursos visuais para marketing, publicidade, promoção, branding, projetos internos, entre outros. Não há limitações de tempo de uso ou geográficas e geralmente pode ser usada a mesma imagem em uma infinidade de designs.

#69. Licença Royalty-Free: o que você NÃO pode fazer

Por mais flexível que seja, esta licença possui algumas limitações nas imagens: você não pode revendê-las ou presenteá-las, não pode torná-las disponíveis na mesma forma que você as baixou, não pode usá-las em produtos para revenda (a menos que seja com uma licença estendida) e não pode usá-las de nenhuma forma que traga uma conotação negativa para o autor, para a agência ou para os modelos nela contidos.

Quer uma visão mais detalhada do licenciamento livre de royalties? Confira nossa análise das licenças Shutterstock!

#70. Licença Editorial: o que você PODE fazer

A licença editorial, como o nome já diz, é muito útil para os editores, pois permite que eles usem conteúdos que nunca poderiam ser liberados para uso comercial (como fotos de celebridades ou marcos de patrimônio histórico). Com ela, você também está autorizado a usar os recursos visuais para ilustrar uma publicação, por exemplo.

#71. Licença Editorial: o que você NÃO pode fazer

A principal restrição ao conteúdo editorial é usá-la para fins comerciais (aqui falamos de grandes projetos comerciais). Todas as outras limitações gerais dadas a licença royalty free (não é possivel fazer a revenda, etc.) também se aplicam.

#72. Licença Rights Managed: o que você PODE fazer

A Rights Managed é uma licença personalizada onde você obtém os direitos necessários para cobrir o uso pretendido. Com essa licensa não existe a “meia cobertura”. A única coisa que você precisa fazer é cumprir com o uso informado na hora de adquiri-la, e está tudo certo.

#73. Licença Rights Managed: o que você NÃO pode fazer

Certamente, se você usar uma imagem com direitos gerenciados (Right Managed) de uma forma que exceda o uso original pretendido, isso representaria uma quebra de contrato. Além disso, todas as restrições comuns (proibida sua revenda, etc.) também se aplicam.

#74. Licença gratuita

Existem muitas licenças de uso gratuito e que estabelecem as formas pelas quais você pode usar o conteúdo sem a necessidade de pagar por ele:

a. Creative Commons
b. Public Domain (Domínio público)
c. Licença gratuita personalizada, ou seja, licença Pexels.

#75. Usando imagens grátis: o que você PODE fazer

Normalmente não há muitas restrições para fotos de uso gratuito. Você pode usá-las comercialmente, editorialmente e para projetos pessoais, e muitas vezes sem precisar creditar o autor.

#76. Usando imagens grátis: o que você NÃO pode fazer

O mais enfático NÃO estaria no uso de imagens gratuitas baixadas diretamente da página de resultados do Google ou de qualquer outra página web através do botão direito do mouse e, então, utilizá-las nos seus projetos pensando que “se está no Google, significa que é grátis”. De fato, isso pode representar um grande problema! Evite sempre usar conteúdo que você não sabe sua procedência ou quem é o proprietário. Use apenas sites confiáveis de fotos gratuitas.

voltar ao menu ↑

Estratégias de marketing visual muito úteis

Com os recursos escolhidos e ao seu alcance, agora é hora de dominar sua estratégia visual. Aqui estão nossas dicas para um melhor desempenho.

#77. Narrativa visual

Manter uma narrativa consistente em seus múltiplos visuais é uma maneira inteligente de impactar melhor o seu público. As pessoas, de fato, não dão muita importância para gráficos aleatórios e isolados, não importa o quão belos sejam. Esforce-se em criar um enredo visual que deva ser seguido ou um senso de linha do tempo coeso em seus projetos, e então os manterá conectados.

Amos Struck

#78. Conteúdo compartilhável

O seu principal objetivo é fazer com que seus visuais sejam compartilhados. Você deseja que as pessoas os amem e que contem a todos os seus amigos sobre eles. Para conseguir isso, certifique-se de criar gráficos diretos que contenham uma mensagem valiosa e que estejam em um formato de fácil compartilhamento. Pense, por exemplo, em infográficos, imagens com texto sobreposto, etc. e torne-o super simples para os usuários o compartilharem (em canais de mídia social, por exemplo).

#79. Compartilhe o trabalho de outros

Retribua o favor compartilhando infográficos e outros conteúdos relevantes de outros usuários da sua área ou de áreas relacionadas. Isso vai agregar valor para sua base de clientes e ajudará nos seus esforços de networking.

#80. Apresentações de vídeo

Não subestime o poder de um vídeo e a sua boa e velha forma de apresentação. Uma apresentação legal, concisa e visualmente atraente pode se tornar um ótimo anúncio para o YouTube ou Facebook!

#81. Publique novamente e reaproveite conteúdos

A vida do conteúdo visual não termina na sua publicação. Na realidade, é aí que ele começa a viver de verdade! Extraia o máximo de seus designs repostando-os sempre que achá-los relevantes e não deixe de reaproveitar imagens, gráficos, templates e outros recursos que você adquiriu.

#82. Otimização

Por mais importante que as imagens sejam para sua estratégia de negócios, elas também são um recurso muito “pesado” em termos de tamanho e espaço de armazenamento. Ter muitas imagens em seu site ou postagens em blogs e postar fotos muito grandes em seus canais pode fazer com que as suas páginas web carreguem mais devagar e, consequentemente, o seu público passará a desprezá-las. Portanto, a otimização da imagem é uma etapa muito inteligente.

voltar ao menu ↑

As melhores práticas de design para comunicação e criação de conteúdo visual

Existem alguns segredinhos para criar visuais específicos para os negócios. Temos um guia dedicado sobre as imagens perfeitas para fins de marketing, mas logo abaixo está um breve resumo das melhores!

#83. Vá direto ao ponto

Se você realmente deseja chamar a atenção de uma pessoa, evite rodeios desnecessários e foque diretamente nos principais interesses dela.

#84. Vincule imagens à sua marca

A identidade da sua marca é o fator chave da sua estratégia. Certifique-se de que todos os seus recursos visuais se harmonizem com a sua marca e a filosofia que ela representa. Por exemplo: não crie um logotipo de cor azul aço super sóbrio e depois encha seus canais de mídia social com fotos alegres e animadas, usando todas as cores do arco-íris.

#85. Defina o tom e o objetivo

As imagens vão falar por você, então, defina o que deve ser falado. Você é do tipo mais divertido ou sério? É o especialista ou o ajudante? É do tipo “de última geração” ou o que “se baseia no orçamento fornecido”? Não é possível ser todos os tipos, então certifique-se de ser honesto consigo mesmo. Na mesma linha, você precisa estabelecer o que deseja alcançar com seus visuais. Quer alcançar notoriedade? Quer que seu conteúdo seja mais compartilhado? Quer ser escolhido pelo maior número de clientes? É importante saber no que você está trabalhando para fazer isso dar certo.

#86. Esteja sempre atualizado

No marketing digital de hoje em dia, estar desatualizado é como estar praticamente morto. Portanto, trabalhe duro para estar sempre atualizado com os estilos visuais mais recentes e atraentes.

Amos Struck

#87. Use as cores com sabedoria 

A cor é uma ferramenta visual poderosa em si mesma, que se conecta com a psique humana de forma única. Use-a a seu favor de forma estratégica, destacando pontos de cor em seus designs. Saiba tudo sobre as melhores combinações de cores para marketing.

#88. Seja original

Ninguém gosta de ser copiado e você deve trabalhar duro para ser original. Se fizer isso, encontrará tanto maneiras únicas de dizer o que você quer, quanto criar gráficos incríveis e específicos que representem isso.

#89. Viva o agora

As estratégias de marketing funcionam com linhas do tempo, cronogramas planejados e metas. Já o mundo digital de hoje vive o agora. Portanto, faça o mesmo. Deve haver sim um planejamento. Mas, junto disso, crie um espaço no seu cronograma para estar em dia com o conteúdo do momento e crie visuais improvisados ​​que explorem oportunidades específicas, nunca antes vistas.

#90. Mantenha a quantidade de imagens na proporção correta

O equilíbrio é a chave para tudo. Se utilizar muitas imagens, o seu público se sentirá saturado. Se não houver uma variedade suficiente, eles considerarão o seu conteúdo enfadonho. O segredo é não jogar a biblioteca inteira da Shutterstock no feed do seu Facebook, muito menos ficar escrevendo resenhas sobre cada recurso de seu produto. Encontre um meio termo e estará sempre em alta!

#91. Não seja o típico vendedor

Todos nós temos como objetivo final melhorar o nosso negócio, mas deixe o típico estilo vendedor de lado por enquanto. As pessoas hoje gostam de ouvir histórias e não de que as coisas sejam claramente estampadas na cara delas! Então, não transforme a sua conta do Instagram em um estilo acartonado “compre hoje!”. Basta compartilhar lindas imagens de seus produtos ou serviços adicionando informações valiosas de forma sutil, e obterá excelentes resultados.

voltar ao menu ↑

Tendências visuais de 2020

Não há melhor maneira de criar visuais super atuais do que saber qual o conteúdo que está em alta na fotografia e nas ilustrações no momento.

Algumas tendências são “eternas”; são populares desde sempre no mundo visual. Já outros estilos podem ser a tendência hoje, mas se defazarem e ficar totalmente desatualizadas no próximo ano. Ambas as tendências valem a pena explorar e serem usadas em seu conteúdo. Você só precisa ter em mente sua vida útil ao investir em imagens dentro desses tópicos.

Confira o nosso relatório completo com as 49 tendências fotográficas para 2020 e, logo abaixo, seguem as mais importantes.

#92. Autenticidade

menininha cheia de pó
© deyangeorgiev / Photocase.com

Confira mais imagens de stock autênticas!

#93. Ecologia

Hand crushing plastic bottle
©️ Andrea Righetto / Photocase.com

#94. Cores vibrantes

Kids plastic colorful cutlery on a duotone background.
©️ Ingram Images / Stock Photo Secrets

#95. Beleza não convencional

Portrait of woman with scarf
©️ Nika Akin / Photocase.com

Os millenials amam fotos de stock não convencionais!

#96.Senhores da vida moderna

Portrait of senior woman
©️ livcool / Photocase.com

Veja mais imagens dos senhores da vida moderna!

#97. Diversidade

disabled boy with older sister
©️ Jaren Jai Wicklund / Shutterstock

Veja mais fotos de stock contendo diversidade!

#98. Fotografia imersiva

360 photo of a city
©️ Ingram Images / Stock Photo Secrets

#99. Amor a natureza

close up of green leafy plant
©️ Thanabodin Jittrong | Dreamstime.com

#100. Retrô

Portrait of woman in retro style smiling
©️ ammentorp / 123RF

#101. Composição minimalista

yellow powder wooden spoon purple background
©️ YesPhotographers / Photocase.com

#102. Fotografia móvel

young girls piggy back
©️ Ingram Images / Stock Photo Secrets

Agora você já tem todas as dicas para se tornar um mestre na criação de conteúdo e recursos visuais!

Agora você tem tudo o que precisa para explodir o lado visual do seu negócio! Tudo o que precisa fazer é pôr a mão na massa e aplicar essas 102 dicas de especialistas para criar gráficos perfeitos!

E se tiver alguma dúvida, faça um comentário logo abaixo. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Um feliz design a você!

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Bancos de Imágens
Logo
Shopping cart