O Que São Créditos?

Imagine que você precisa de fotos de alta qualidade para uma próxima postagem em sua mídia social, blog, design gráfico para sua campanha de marketing ou gráficos para seus aplicativos. Você vai a um dos melhores sites de bancos de imagens para comprar fotos de forma fácil e econômica e acaba se deparando com as palavras “créditos” e “pacotes de crédito” por todos os lugares. Como entender isso?

Créditos para a compra de fotos podem, a princípio, parecer um pouco confusos de se trabalhar. Mas, na verdade, seu sistema é bem simples e possui uma gama de benefícios interessantes quando deseja comprar um pequeno número de imagens com o menor custo possível, ou se quiser comprar fotos de forma avulsa por uma determinada necessidade.

Aqui explicaremos tudo o que você precisa saber sobre créditos no mercado da fotografia e como usá-los de forma inteligente. Vamos lá!

Resumindo, o Que São Créditos?

Os créditos são uma unidade monetária proprietária usada pelas agências do microstock (sites de fotografias de ações que vendem imagens livres de royalties) para permitir que os usuários comprem fotos de estoque sob demanda, atendendo aos requisitos mínimos de pagamento e economizando dinheiro em uma compra em massa.

Simplificando tudo, os créditos para compra de fotos são um dinheiro fictício. Cada agência atribui o valor monetário apropriado para esta unidade e estipula seus valores para suas imagens através de créditos. Assim, cada foto baixada é descontada destes créditos.

Onde eu Posso Comprar Fotos com Créditos?

Estas são as principais agências que vendem fotos de bancos de imagens sob um sistema de créditos:

 

 

 

 

Para mais detalhes e mais opções, leia nosso excelente guia com os 20 Melhores Sites de Bancos de Imagens!

Como Funcionam os Créditos?

Geralmente, o sistema de créditos funciona assim: as agências vendem os créditos na forma de pacotes de créditos em tamanhos variados. Assim, estabelecem um limite mínimo de compra, essencial para seus negócios.

Em seguida, você escolhe, seleciona e baixa as imagens desejadas da biblioteca da agência e os créditos correspondentes são automaticamente deduzidos do seu pacote. Além disso, os pacotes de crédito aplicam um desconto sobre o preço unitário: quanto maior o pacote, maior o desconto.

Sim, nós sabemos: o sistema de créditos dos bancos de imagens acrescenta um passo extra em todo o processo de compra de fotos. Mas, como já descrevemos, isso é bem simples e aqui você descobrirá alguns pontos importantes!

Que Benefícios eu Tenho em Usar Créditos?

Comprar imagens com créditos traz três benefícios principais para você:

  • Economiza seu dinheiro e permite que você controle seus gastos: o pacote de crédito escolhido determinará quanto custará cada crédito individual e, portanto, quanto você pagará por imagem. Ao decidir quanto investir antecipadamente, você pode gerenciar seu orçamento e economizar dinheiro de uma só vez.
  • Oferece flexibilidade de tempo: dependendo da agência, os pacotes de crédito podem ser válidos por um ano ou nunca expirar. Então, você faz um investimento inicial, mas obtém muita flexibilidade sobre quando e como usar seus downloads.
  • Permite liberdade nas compras e torna as fotos de bancos de imagens acessíveis para pequenos compradores ou para quem compra uma única vez: Agências de fotos econômicas trabalham com ofertas de volume. Isso pode ser um problema se você precisar de apenas alguns arquivos ou se tiver um orçamento limitado. Com os pacotes de crédito você pode gastar o mínimo e fazer o download de apenas uma ou duas fotos que desejar, sem custo adicional. Você ainda pode conseguir um ótimo preço pelas imagens ao invés de investir em um plano de assinatura e pagar por downloads que você nem precisa, assumir compromissos que você não quer, ou ficar de fora se não puder adquirir. Isso pode significar alguns cliques extras aqui e ali, mas no final, o sistema de créditos tem suas vantagens!

Os Créditos são a Única Opção?

Claro que não! Se você não deseja comprar fotos com créditos, existem três alternativas:

Assinaturas – são planos mensais ou anuais com um número predefinido de downloads por uma taxa fixa. Lembre-se de que os preços são melhores do que os créditos (a assinatura anual tende a ter as taxas mais baixas de todas), mas eles implicam um compromisso de longo prazo com uma agência e os planos geralmente vêm com um grande número de downloads. Para mais informações, confira nosso útil artigo Comparativo sobre Créditos versus Assinaturas.

Pacotes de Imagens – Algumas agências simplificam um pouco a transação usando pacotes de imagens, que são praticamente os mesmos que os pacotes de crédito, mas ao invés de usar uma moeda fictícia, eles apenas vendem uma série de “downloads”. Agências como Stock Photo Secrets Shop, Shutterstock, Depositphotos e Bigstock trabalham com esse sistema.

Compra de Imagens Avulsas – Pouquíssimas agências permitem que você compre apenas uma foto e pague “a vista”. A Adobe Stock, por exemplo, permite essa opção, mas em comparação as fotos compradas dessa forma são muito mais caras.

Como Faço para Comprar Créditos?

O Que São Créditos? 2

Antes de comprar créditos de uma agência microstock em um site de bancos de imagens, você precisará seguir alguns passos. Mas não se preocupe: isso não é nada complicado.

Primeiramente, você precisa criar uma conta de usuário/membro na plataforma da agência escolhida. Não se preocupe, pois praticamente todos os melhores sites de fotos oferecem uma inscrição gratuita, sem a obrigação de comprar nada. Criar uma conta é tão fácil quanto inserir um endereço de e-mail válido, nome de usuário e senha, e confirmar o registro (geralmente clicando em um e-mail de confirmação).

Depois de se inscrever, você pode verificar os planos e preços na página da agência para encontrar todas as opções de pacotes de créditos que elas oferecem. A maioria das agências exibe detalhes sobre a economia total de cada pacote, incluindo quantas fotos você pode comprar em cada um. Então, basta selecionar o pacote desejado e clicar no botão “Comprar” para iniciar o processo de pagamento.

Este é um belo padrão de compras on-line: você somente precisa inserir seus dados pessoais e informações de pagamento – a maioria das agências aceita todos os principais cartões de créditos e também o PayPal, para sua conveniência. Preencha as informações e confirme a transação como você faz normalmente.

Depois que o pagamento for processado (e isso não deve demorar mais do que alguns minutos), você receberá seu pacote de créditos recém-adquiridos em sua conta, pronto para uso imediato. A partir desse momento até a data de validade (se houver) ou até que sejam consumidos, você poderá usar seus créditos para fazer o download de fotos de sua escolha e seu custo será deduzido do seu pacote.

O Que Você Precisa Saber na Hora de Comprar Fotos com Créditos

  • Na maioria dos casos, você pode comprar mais de um pacote de crédito de uma vez, além de pacotes de crédito e assinaturas simultaneamente.
  • Ao comprar créditos, você será cobrado apenas uma vez e sem mais encargos ou sem compromisso de longo com a agência.
  • Os créditos são intransferíveis, o que significa que você não pode compartilhá-los, presenteá-los ou transferi-los para outras pessoas. Eles devem ser usados ​​somente por você.
  • Em muitas agências, com os mesmos créditos você pode fazer o download de imagens (fotos), ilustrações (vetores), às vezes também templates, imagens e outros recursos de mídia para seus projetos criativos e comerciais.

Veja alguns exemplos sobre este último ponto:

iStock – Os valores de seus ativos variam de acordo com a coleção (valor de conteúdo) e o tipo de mídia:

O Que São Créditos? 3

Nesta agência, com um pacote de 36 créditos você pode comprar:

  • Até 36 imagens do pacote Essential
  • Até 12 imagens do pacote Signature
  • Até 6 vídeos do pacote Essential
  • Até 2 vídeos do pacote Signature

Adobe Stock – Os preços de seus arquivos variam de acordo com a coleção (valor do conteúdo), resolução e tipo de mídia. Na sua página de preços você pode ver claramente o que você poderia comprar com cada pacote de crédito. Um conjunto de 40 créditos permite-lhe até 8 imagens premium e até 5 vídeos HD.

O Que São Créditos? 4

Quando Devo Comprar Créditos de Bancos de Imagens?

Você pode usar créditos sempre que quiser, obviamente. Mas há alguns casos em que definitivamente faz mais sentido optar por este modelo de compra.

Você só precisa de imagens uma vez – Suponhamos que você esteja estudando design gráfico na faculdade e precisa de uma imagem para uma aula importante. Ou você está escrevendo um guest post para um blog e eles pedem para você incluir uma imagem de alta qualidade em seu texto. Nesses e em outros casos semelhantes, você desejará uma imagem de arquivo com todos os direitos apropriados para uso comercial. Os créditos são uma boa maneira de obter a imagem sem gastos excessivos.

Você não sabe exatamente quando precisará de fotos – Você está promovendo seu novo negócio, mas ainda não tem certeza da frequência com que precisará de novos recursos visuais? Ou você quer ver o desempenho de seu canal de mídia social adicionando uma foto aqui e outra ali, mas ainda não sabe se está pronto para usar isso? Então, provavelmente você precisará de fotos de vez em quando, mas prever exatamente quando isso acontecerá é complicado. Nesse caso, uma assinatura não é a melhor opção, pois você estará correndo o risco de perder os downloads não reembolsáveis. Se você comprar um pacote de crédito, terá acesso a novas fotos por pelo menos um ano e economizará mais comprando um pacote de crédito maior. Algo bem mais conveniente.

Você trabalha com um orçamento baixo ou irregular – Talvez você não possa gastar muito com fotos de qualidade, seja porque você não tem muitos recursos, ou porque você não sabe quando terá uma entrada de valores que possa ser destinado a esses projetos (este pode ser o caso de um artista iniciante ou criativo, um estudante ou empreendedor iniciante, etc.). Nessas circunstâncias, comprar créditos é uma boa maneira de obter as fotos que você precisa sem precisar investir muito e sem se preocupar com cobranças recorrentes.

Você gosta de ter um amplo domínio sobre seus gastos – Se você é do tipo que controla cada centavo gasto na ponta do lápis, os créditos são uma boa opção em seu orçamento para compra de fotos, pois são muito fáceis de monitorar e controlar, permitindo que você saiba exatamente quanto você gasta e quando.

Quantos Créditos eu Devo Comprar?

A resposta a essa pergunta está nas necessidades individuais de cada comprador. Como você acabou de ver, a quantidade de fotos que você precisa e o valor que você está disposto a pagar por elas são fatores relevantes para ajudar você a decidir quantos créditos deve adquirir para aproveitar ao máximo sua compra. Em termos gerais:

  • Se você precisar de fotos apenas uma vez, compre o mínimo necessário. É inútil comprar mais créditos do que o necessário. Você pode gastar em algo que não tem utilidade ou, pior ainda, perder créditos não utilizados depois que eles expirarem.
  • Se você quiser testar o serviço em uma agência, compre um pequeno pacote de créditos. Dessa forma, você pode experimentar toda a funcionalidade do site (mecanismo de pesquisa, coleta de imagens, sistema de download, qualidade de foto) para um pequeno investimento e, se gostar, poderá passar para pacotes de crédito maiores ou uma assinatura para economia extra.
  • Se você gosta da flexibilidade de uso, escolha um pacote grande. Se você sabe que precisará de fotos de bancos de imagens, mas não sabe exatamente quando tirar proveito de um desconto em uma compra de grande volume para economizar no longo prazo, invista em um pacote de créditos maior que possa lhe proporcionar downloads de imagens por um valor menor durante um ano inteiro, ou mesmo sem limite de tempo.

Qual Seria o Custo Real da Imagem se fosse Cobrada por Créditos?

O Que São Créditos? 5Essa resposta pode variar, pois depende de cada agência de microstock. Cada uma delas tem diferentes critérios de preços, tanto para imagens quanto para créditos.

Geralmente, os preços das fotos de bancos de imagens variam de acordo com a resolução/tamanho ou valor de conteúdo (não exclusivo, exclusivo, premium, etc.).

Como mencionamos algumas vezes, no pacote de compra mínimo os créditos possuem um preço unitário médio, que tende a diminuir quanto mais você investe antecipadamente.

Assim, as imagens no pacote on demand podem custar em média entre US $ 1,00 e US $ 35,00, dependendo de qual agência você pesquisou, de qual resolução e valor de conteúdo a foto possui e qual pacote de crédito você selecionou.

Lembre-se de que hoje em dia a maioria das agências oferece fotos com qualidade HD a preços realmente baixos, mas uma imagem pequena pode ser suficiente para um site, cartão de visita, banner ou anúncio pop up 200 × 200, por exemplo.

São Esses os Preços mais Baixos nos Bancos de Imagens?

Não, eles não são. Comprar fotos de bancos de imagens pelo sistema on demand, seja através de créditos ou outras alternativas listadas acima, é na verdade a opção mais cara em sites de fotografia de microstock.

Os preços mais baixos por imagem são encontrados em assinaturas de bancos de imagens. Dependo do plano que você contrata pode custar apenas US $ 0,25 por download. No entanto, esse modelo de compra significa adquirir um compromisso de longo prazo e assumir encargos periódicos.

Certamente isso fará mais sentido se você precisar de uma quantidade razoável de fotos de bancos de imagens constantemente, por isso vale a pena rever e analisar os benefícios de uma assinatura, se esse for o seu caso.

Você pode comparar os benefícios nas diferentes opções de compra, em nosso artigo comparativo Créditos vs. Assinaturas.

Compre Fotos On Demand de Bancos de Imagens com Créditos

Isso é basicamente tudo o que que você precisa entender sobre o que são créditos, como eles funcionam e como você pode usá-los a seu favor para comprar fotos dos bancos de imagens com os melhores preços possíveis e da maneira mais conveniente para suas necessidades.

Se você está optando por comprar fotos de bancos de imagens com créditos, sua melhor escolha é:

E não deixe de conferir nossa lista dos 20 Melhores Sites de Bancos de Imagens!

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply