Os 27+ Melhores Bancos de Imagens Gratis da Web

bancos de imagens gratis/

Gostaria de obter fotos gratuitas? Você precisa de fotos gratuitas? Você ama as fotos gratuitas? Junte-se a nós nesta lista dos melhores bancos de imagens gratis na web, além de um guia detalhado para usar suas fotos de forma segura!

Leve em conta que esta não é uma lista de sites de fotos gratuitas qualquer. Não, esta é a melhor e mais incrível lista de bancos de imagens gratuitas porque pensamos em tudo o que é relevante em sites de fotos desse tipo, e isso vai muito além de belas imagens!

Nossa equipe analisou cada página de fotos gratuitas de maneira minuciosa, levando em conta a qualidade da imagem, o tipo de licença, o histórico e a segurança jurídica de cada uma delas para escolher apenas aqueles que merecem nossa recomendação. Mas primeiro, veremos alguns aspectos muito importantes desses portais fotográficos gratuitos, que são os termos das licenças, entre outras coisas.

Se você quiser pular diretamente para a lista, vá em frente! Mas não se esqueça de voltar depois e ler cuidadosamente nosso guia sobre como usar fotos gratuitas com segurança!

Sites de Imagens Gratuitas e Alguns Possíveis Riscos que Você Precisa Saber

Tudo o que é gratuito você precisa desconfiar. E isso é verdadeiro em quase tudo, mas em especial no mundo da fotografia. Web designers, designers gráficos, criativos de marketing, blogueiros, artistas visuais, empresários, comerciantes, organizações sem fins lucrativos, etc., quando eles (e você) precisam de imagens de alta resolução, mas não podem comprá-las, é lógico que eles tentem obter isso gratuitamente . Mesmo quando você pode pagar por fotos royalty-free (obtendo a licença de direitos autorais), é difícil resistir a uma oferta gratuita. Mas a verdade é que as maneiras de obter fotos gratuitas são mais perigosas do que você imagina em termos legais, especialmente se você pretende usá-las para projetos comerciais.

Diga NÃO às “Fotos Gratuitas do Google”

Quando se trata de procurar fotos grátis, as pessoas comuns vão primeiro procurar por fotos no Google. E isso é um grande erro! O Google é apenas um site de buscas que exibe imagens disponíveis na Web, mas não detém os direitos autorais de nenhum deles e, portanto, não tem poder para autorizá-lo a usá-las. Além disso, quando você faz uma pesquisa de imagens no Google, a maioria dos principais resultados são anúncios pagos por bancos de imagens profissionais, ou simplesmente fotos sob licenças que proíbem o uso se você não obtiver seus direitos. Portanto, apesar desse método ser tão rápido e simples, ele pode criar facilmente vários tipos de problemas em seu trabalho, incluindo possíveis processos legais.

O Perigo ‘Invisível’ nos Bancos de Imagens Gratuitas

Algumas coisas podem ser ‘boas demais para ser verdade’ e quando isso acontece, é a hora de você ser muito mais cauteloso. Pode ser uma ‘armadilha invisível’ você optar pelo primeiro banco de imagens gratuitas que aparece em sua tela. Essas telas são aparentemente inofensivas, já que suas fotos são licenciadas e elas indicam que você pode usá-las sem problemas.

E ai é que está o perigo: o que parece, na realidade pode ser outra coisa. As fotos gratuitas para download desses sites especializados foram, certamente, destinadas ao uso gratuito sob uma versão de licença do Creative Commons, domínio público ou similar. No entanto, isso não é suficiente para torná-los seguros para uso em trabalhos comerciais. Se ninguém verificar o histórico legal das fotos ou houver alguma irregularidade nelas, imagine que teria os mesmos problemas como se tivesse baixado direto do Google.

Quer uma maneira fácil de eliminar esse risco agora? Obtenha gratuitamente fotos profissionais e econômicas livres de direitos autorais! Na loja Stock Photo Secrets você encontrará os melhores preços para diferentes orçamentos, tanto pequenos quanto médios, na forma de planos mensais e anuais, além de pacotes de imagens; sem mencionar o nosso imbatível plano 99club!

Se você gostou das opções, verifique o nosso guia detalhado dos bancos de imagens mais econômicos!

Se você nunca usou fotos royalty-free (livres de direitos autorais) antes, leia nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre fotos de bancos de imagens econômicas!

O que é uma Licença Creative Commons?

A maioria dos sites que oferecem fotos gratuitas e sem royalties trabalha com a Creative Commons (geralmente representada pela sigla CC), uma organização sem fins lucrativos que desenvolveu vários acordos de licenciamento sobre propriedade intelectual que permitem à artistas (incluindo fotógrafos e designers gráficos) autorizar que outros usem seu trabalho gratuitamente, mas com algumas restrições.

As licenças Creative Commons são contratos legais pelos quais os artistas autorizam o uso gratuito de seu trabalho sob termos específicos e os usuários finais concordam em respeitar esses termos.

Existem seis tipos de licenças Creative Commons. Creative Commons Zero (abreviado CC0) é um dos mais conhecidos e mais utilizados por sites de fotos gratuitas, porque tem menos restrições sobre direitos autorais. Já os outros contratos de CC incluem alguns tipos de limitações. Alguns são apenas para fins não comerciais, outros exigem credenciar o artista e/ou ligá-los em usos on-line das imagens, por exemplo.

Mas a grande vantagem das pouquíssimas ou da ausência total das restrições, é que as fotos gratuitas da Creative Commons são essencialmente fotografias royalty-free (livres de direitos autorais). Assim, você pode usar gratuitamente e com a permissão do autor.

Um Possível Risco no Uso de Fotos Gratuitas CC0 em Projetos Comerciais

Conforme dito acima, algumas fotos gratuitas CC ainda podem causar problemas. A razão para isso é muito simples, porém pode não ser percebida de imediato. Se houver um contrato de licença Creative Commons para uma foto, isso significa que você tem a autorização legal para usá-lo em seu trabalho, certo? Bem, às vezes pode não ser exatamente isso e pode representar um problema.

Esse é o grande risco que você corre com a licença Creative Commons: você deve ter certeza absoluta de que a pessoa que enviou a imagem com essa licença é o proprietário legal dela e que todas as pessoas retratadas autorizaram o uso de sua imagem. Caso contrário, você enfrentará vários conflitos legais, financeiros e até processuais.

A licença só é válida quando é estendida pelo proprietário legal dos direitos autorais. A maioria das páginas de fotos gratuitas são administradas por intermediários que permitem que os usuários contribuam com fotos resultando em um trabalho de baixa manutenção. O que significa que eles não controlam ou verificam as contribuições. Nada impede que usuários aleatórios façam o upload de fotos que não sejam deles e, portanto, você pode acabar com uma imagem cuja licença é realmente inválida.

Você ainda precisa levar em conta que cada pessoa é legalmente a proprietária de sua própria imagem física. As fotos que mostram pessoas em forma reconhecível devem incluir um documento de responsabilidade legal (conhecido como “liberação do modelo”) em que as pessoas retratadas concordam em emprestar sua imagem para esse tipo de uso. Esse mesmo princípio se aplica à propriedade privada, que também abrange marcas, logotipos, projetos de propriedade registrados e até mesmo alguns monumentos e edifícios famosos. Se a imagem escolhida não tiver esses documentos de responsabilidade assinados, ao usá-la você estará descumprindo os direitos de várias pessoas.

A partir do momento que você usa uma foto, você é legalmente responsável por esse uso. Assim, o status legal de uma licença sem custo se torna ainda mais crítico quando se trata de imagens para uso comercial. Então, dependendo de sua intenção para fins comerciais, você aumenta o risco de os indivíduos afetados estarem mais propensos a buscar uma retificação ou compensação.

Os Bancos de Imagens mais Seguros para uso Comercial e Empresarial

Bancosdeimagens.com à Busca

Depois disso, nos colocamos a pensar: Será que todos aqueles que não podem pagar por fotos de bancos de imagens (embora sejam ecômicas), têm apenas riscos e mais riscos por terem essas únicas alternativas? Quantos portais de fotos grátis estão disponíveis na web? Então, depois de um pouco de debate e esforço para reunir bons pesquisadores, fomos em busca dos mais seguros sites de fotos gratuitas, não apenas para uso pessoal, mas também para o uso comercial.

Abaixo segue a lista de nossos 27 sites escolhidos, onde você pode baixar fotos gratuitas, de alta qualidade e sem royalties adicionais, que são relativamente seguros para uso em projetos comerciais. Você pode adquirir fotos gratuitas para design gráfico, páginas web, publicidade, fotografias para uso em blog e muito mais!

A maioria desses sites adiciona novos arquivos à sua galeria constantemente, então você terá novas fotos para seus projetos.

Uma breve nota antes de começar:

Não estamos dizendo que as imagens desse site sejam 100% seguras, mas que são imagens mais seguras do que o restante. Graças a um melhor controle, a presença de autores conhecidos, processos de seleção ou históricos de negócios sérios, esses sites de fotos gratuitas têm um grau maior de confiabilidade, e é por isso que os escolhemos.

Com isso em mente, vamos mergulhar na lista dos melhores bancos de imagens gratuitas da web!

Pixabay – Engenharia Alemã e Alta Qualidade em Fotos Gratuitas

O Pixabay é um banco de imagens gratuito para uso comercial fundado pelos especialistas em tecnologia Hans Braxmeier e Simon Steinberger. Construído com base em contribuições de usuários da internet em todo o mundo, sua enorme e altamente variada biblioteca de imagens livres de royalties chega a mais de 1 milhão de arquivos. Todos estão disponíveis para download gratuito, e a maioria está em alta definição, adequada para uso profissional. Embora aceitem fotos de qualquer pessoa, eles têm um fotógrafo e editor de imagens profissionais, que examina, revisa e aprova manualmente as fotos enviadas, tanto para qualidade técnica quanto a validade para fins legais.

Detalhes da Licença: Usam o Creative Commons Zero (CC0) – Fotos gratuitas para uso comercial, sem necessidade de registro.

Pontos Positivos:
  • Este site combina imagens de alta qualidade com funcionalidade precisa (proveniente do estilo de engenharia alemã) para os usuários. Possui também recursos de projeto coletivo e um blog.

Pontos Negativos:
  • Embora seja um excelente site, o sistema de contribuição do usuário não é o nosso favorito em termos práticos na hora de liberar as licenças de segurança das fotos gratuitas.

9Perito especialista
Classificação: Excelente

Embora dependa da responsabilidade dos usuários quanto ao envio das fotos e tenha que confiar na licença CC que não é 100% garantida, a Pixabay lida com isso de ótima maneira revendo profissionalmente todas as imagens. Ainda leve em conta o quão sério é o site e seus proprietários, e você acaba adquirindo imagens gratuitas que são mais seguras do que muitas outras.

de volta ao menu ↑

Unsplash – Fotos Gratuitas Artísticas e Fotografadas em um Estilo mais Descontraído

O Unsplash é um projeto paralelo que se transformou em um grande sucesso inesperado da Crew, uma plataforma on-line que conecta criativos freelancers a clientes. Começaram como um blog do tipo Tumblr, que oferecia fotos profissionais de uma produção interna para download gratuito, e que depois foi transferido para um site autônomo que hospedava mais de meio milhão de fotos de banco de imagens livre de direitos autorais de artistas contribuintes (que recebiam de volta suas próprias contribuições em formato de portfólios), tudo de graça.

Detalhes da Licença: Eles têm sua própria licença personalizada, que permite o uso gratuito em projetos comerciais (semelhante à Creative Commons Zero), mas proíbe a compilação de arquivos.

Pontos Positivos:
  • O estilo moderno, artístico e “ jovem” das fotos, o design descolado do site e a rápida expansão das suas ideias de negócio (o Unsplash já tem uma API e muitos outros benefícios).

Pontos Negativos:
  • Embora seja muito difícil encontrar algo negativo, às vezes na hora de coletar fotos de usuários pode não haver uma opção tão segura para adquirir as licenças gratuitas.

9Perito especialista
Classificação: Excelente

Sim, estas são fotos contribuídas por usuários, mas os portfólios on-line que são concedidos e a enorme popularidade do Unsplash tornam o site uma vitrine importante para os fotógrafos, fazendo com que a chance de enviar conteúdo fraudulento seja incomum. A licença personalizada acrescenta um toque extra de segurança, mas o fato de o site ser tão bem-sucedido e tão relevante para seus proprietários é o que garante que a licença fotográfica seja levada a sério.

de volta ao menu ↑

PikWizard – Fotos Gratuitas Criativas e Comerciais Profissionais

PikWizard é um banco de imagens gratuito muito profissional. Possui fotos de alta qualidade que retratam vários temas populares. É de propriedade da Wavebreak Media, produtora de vídeos e fotografia liderada pelo cinegrafista e empresário irlandês Sean Prior. Suas centenas de milhares de fotos vêm de vários colaboradores, a maioria deles produtores conhecidos de mídia de bancos de imagens. Todo seu material é gratuito.

 

Detalhes da Licença: Eles têm sua própria licença personalizada que permite o uso gratuito em projetos comerciais, com uma cláusula sobre uso confidencial. Eles não permitem a revenda das fotos nem o uso delas em produtos para revenda (camisas, cartazes, etc.), mas essas são as únicas restrições dos direitos autorais.

Pontos Positivos:
  • Equilíbrio entre fotos com estilo artístico e comercial e uma função extra muito legal: edição rápida de imagens na própria página com a ferramenta DesignWizard.

Pontos Negativos:
  • Dificilmente encontramos aqui algo de ruim no site, além de considerarmos que o site em si poderia ter um design melhor que acompanhasse a grande funcionalidade que oferece.

9Perito especialista
Classificação: Excelente

Ao acessá-lo, é como se estivesse no “céu” das fotos: imagens de alta qualidade tiradas e enviadas por fotógrafos profissionais que entendem de licenças, as quais são oferecidas e gerenciadas por uma empresa de mídia de sucesso, que possui sua própria licença personalizada para uso gratuito. É claro que você ainda deve verificar bem as fotos antes de usá-las, mas o PikWizard é super confiável.

de volta ao menu ↑

Pexels – Fotos Grátis em um Site Moderno e com a Última Tendência do Gênero

Criado pelos irmãos gêmeos alemães e especialistas em tecnologia Bruno e Ingo Joseph, a Pexels é um site gratuito de compiladores de fotos que oferece centenas de milhares de imagens royalty-free em alta resolução enviadas por artistas ou adicionadas de outros portais de fotos gratuitas. O catálogo é muito rico e todas as imagens podem ser baixadas e usadas gratuitamente.

Detalhes da Licença: Suas fotos estão sob licença Creative Commons Zero (CC0) – Uso gratuito para fins comerciais; sua atribuição não é necessária.

Pontos Positivos:
  • Suas imagens são bonitas e super atuais; o site é puro e altamente profissional. Contam com uma versão dedicada a vídeos gratuitos, e com um extra muito interessante: aplicativos e um plugin para o Photoshop.

Pontos Negativos:
  • Eles não apenas aceitam fotos de usuários, mas também adicionam imagens de muitos outros sites, multiplicando os riscos de violação de direitos autorais ou de privacidade.

8Perito especialista
Classificação: Ótimo

A Pexels é um banco de imagens gratuito para uso comercial muito sério, com muito trabalho dedicado à sua criação e manutenção. Os proprietários sabem claramente o que estão fazendo. No entanto, o fator de compilação implica que a origem das imagens nem sempre é tão transparente e o uso da licença CC0 neste contexto não é a prática mais segura.

de volta ao menu ↑

 Life of Pix – Fotos Gratuitas Artísticas e Super Selecionadas

A Life of Pix  é de propriedade da agência de marketing digital canadense LEEROY e fornece centenas de milhares de fotos gratuitas de alta qualidade e altamente artísticas sobre uma variedade de temas populares. Todos os arquivos foram oferecidos por fotógrafos, e são totalmente gratuitos.

Detalhes da Licença: As fotos estão sob domínio público, ou seja, não estão sujeitas a direitos autorais. Isso permite usá-las gratuitamente em projetos comerciais, sem a atribuição obrigatória. Porém, o site proíbe sua distribuição em massa.

Pontos Positivos:
  • Um forte senso artístico da coleção, o alto nível de seleção de imagens, e uma página irmã dedicada a vídeos gratuitos.

Pontos Negativos:
  • Dificilmente encontraríamos algo, mas diríamos que as doações de fotógrafos ao domínio público podem ser obscuras. Por isso, você deve se certificar de que eles sabem exatamente quais direitos eles concederam.

8Perito especialista
Classificação: Ótimo

A licença de domínio público deve ser teoricamente segura para uso comercial, pois não há direitos autorais associados às fotos. Mas como dissemos, isso só funciona se a pessoa que doou as imagens for o proprietário original dos direitos autorais e se qualquer outra transferência necessária (algum tipo de download, por exemplo) for devidamente verificada. Dito isso, a Life of Pix, sendo de propriedade de uma empresa séria, é capaz de passar muita confiança nessas imagens gratuitas.

de volta ao menu ↑

Gratisography – Fotos Gratuitas Artísticas Experimentais

 

O web designer gráfico Ryan McGuire é o proprietário da Gratisography, um site que oferece uma coleção de quase 500 fotos gratuitas em alta resolução de sua própria autoria. As imagens são muito pessoais e únicas, longe do típico arquivo fotográfico comercial, e são de grande qualidade.

Detalhes da Licença: Ele usa uma licença personalizada, semelhante à Creative Commons Zero (CC0) – Uso livre para fins comerciais, acrescentando uma cláusula de uso confidencial e dando a devida diligência em relação aos direitos extras que são necessários (sobre marcas registradas, propriedade registrada e download de fotografias).

Pontos Positivos:
  • O estilo despojado e divertido do site e o fator único das fotos que se encaixam perfeitamente com o ambiente instagram ou comunicação visual direcionada para o público jovem.

Pontos Negativos:
  • É uma coleção muito pequena. Isso significa que, apesar de ser muito “legal”, é limitado em termos de variedade de conteúdo.

8Perito especialista
Classificação: Ótimo

Embora modesta, a coleção Gratisography é legalmente muito mais segura do que outras, porque o proprietário dos direitos autorais das fotos é quem as oferece em seu próprio site. Você deve seguir o conselho de Ryan para verificar corretamente quando outros direitos extras precisam ser atribuídos. Mas isso não será difícil de fazer, já que você pode entrar em contato com o McGuire neste site.

de volta ao menu ↑

SplitShire – Fotos Gratuitas Comerciais em Evidência

O fotógrafo Daniel Nanesou é a mente e o talento por trás do SplitShire, um banco de imagens gratuito onde expõe cerca de mil fotos artísticas e muito profissionais de seu arquivo pessoal, cobrindo vários assuntos atuais, que você pode baixar e usar em seus projetos sem custo.

Detalhes da Licença: Licença personalizada, semelhante ao Creative Commons Zero (CC0) – fotos gratuitas para uso comercial com uma cláusula de uso confidencial. Você não pode revender as imagens assim como as baixou. Precisa alterá-las se quiser revendê-las.

Pontos Positivos:
  • São fotos muito modernas, com qualidade profissional e grande valor comercial, que funcionam muito bem em sites, propagandas, postagens em blogs, projetos artísticos.

Pontos Negativos:
  • Não há realmente pontos negativos, exceto a biblioteca relativamente modesta, em comparação com outros incluídos nesta lista.

8Perito especialista
Classificação: Ótimo

Legalmente falando, as imagens da SplitShire são muito seguras: elas são criadas por um fotógrafo profissional, que sabe como as licenças funcionam. Elas são oferecidas sob seu próprio contrato personalizado e, como você sabe que ele é o proprietário dos direitos autorais, você tem uma maneira de solicitar diretamente a ele qualquer exigência extra em atribuição de direitos. Um bom tipo de relacionamento para o uso de fotos grátis.

de volta ao menu ↑

Burst – Fotos Gratuitas e Comerciais

A plataforma de e-commerce Shopify desenvolveu o Burst em 2017, para oferecer fotos livre de direitos adequadas para lojas online e uso comercial em geral (embora você possa usá-las para qualquer finalidade, como redes sociais ou blogs). Eles têm uma grande galeria de imagens gratuitas com milhares de fotos de alta resolução, tudo em um estilo muito moderno e representando temas populares no mundo comercial como estilo de vida, moda, tecnologia, etc. Obtidos por meio de fotógrafos contratados e doações de usuários, todas essas imagens são gratuitas para uso tanto no Shopify como em qualquer outro lugar.

Detalhes da Licença: Existem dois contratos: 1. Creative Commons Zero (CCo) – imagens gratuitas para uso comercial. 2. Licença própria – essencialmente idêntica à CC0, que permite utilizar as fotos em produtos para revenda e tem uma cláusula de uso razoável. A única restrição é a proibição de sua compilação.

Pontos Positivos:
  • As fotos são altamente comerciais de uma forma muito elegante: elas têm um estilo autêntico que funciona muito bem em sites, lojas on-line, redes sociais, anúncios, e muito mais.

Pontos Negativos:
  • O site possui dois tipos de licenças virtualmente idênticas, que pode complicar a vida do usuário de nível médio.

8Perito especialista
Classificação: Ótimo

Embora não sejamos fãs da licença Creative Commons, é inegável que as fotos de Burst são bastante seguras para usar: desde o suporte do Shopify até o fato de que sua única missão é fornecer fotos para uso comercial por meio das imagens criadas em contrato, a segurança jurídica não é uma preocupação aqui.

de volta ao menu ↑

Rawpixel – Imagens Gratuitas Autênticas e Ideais para Redes Sociais

 

Fundado por Robert Churchill, el sitio Rawpixel oferece milhares de imagens não convencionais, autênticas e de alta qualidade para desenvolvedores, obtidas de colaboradores qualificados. Com um limite de 100 downloads por mês para cada usuário, você pode obter imagens gratuitas de sua escolha a partir de sua coleção rica e variada, e ainda você tem a opção do serviço premium (pago) de fotos livre de direitos autorais da empresa.

Detalhes da Licença: Licença própria – utilização gratuita para fins comerciais – Cláusula de uso confidencial – Revenda de imagens proibidas.

Pontos Positivos:
  • Possuem uma biblioteca super moderna, cheia de todo tipo de imagens em alta resolução que estão no topo da lista no Instagram, em outras redes sociais, e no mercado visual em geral.

Pontos Negativos:
  • O mecanismo de pesquisa é o mesmo para fotos gratuitas e pagas. Portanto, lembre-se de selecionar o filtro “Grátis” em cada pesquisa. Esse é um pequeno detalhe.

8Perito especialista
Classificação: Ótimo

Sendo um banco de imagens profissional que vende fotos livres de direitos autorais, fica claro que essa empresa sabe o que faz. A licença é personalizada e, à medida que analisam todas as contribuições, é muito provável que todos os direitos sejam atribuídos corretamente e a validade legal seja alta.

de volta ao menu ↑

Libreshot – Fotografias de Arte de Ótima Qualidade

 

O Libreshot é um banco de imagens gratuito que você precisa conhecer, pois fornece milhares de fotos artísticas feitas pelo fotógrafo, consultor e SEO, Martin Vorel. Suas imagens são de ótima qualidade e retratam vários assuntos e temas. Todos estão disponíveis para uso gratuito.

Detalhes da Licença: Licença Creative Commons Public Domain, praticamente sem restrições de direitos autorais.

Pontos Positivos:
  • Fotografias artísticas de ótima qualidade não é algo que qualquer outro portal de fotos gratuitas oferece. É perfeito tanto para impressões como para projetos artísticos.

Pontos Negativos:
  • Nem todas as imagens são comercialmente viáveis, e há uma ausência do tipo mais popular de fotos – como fotos de pessoas, por exemplo. Mas você sempre pode encontrar um toque criativo.

8Perito especialista
Classificação: Ótimo

Se você estava procurando por fotos artísticas em alta resolução, você vai adorar o Libreshot. Para começar, as imagens são todas de propriedade da pessoa que as licencia gratuitamente. Então, a maioria das imagens não inclui pessoas conhecidas, marcas ou propriedades registradas. Por isso, aqui certamente você estará seguro.

de volta ao menu ↑

PicJumbo – Imagens Gratuitas em um Banco de Imagens de um Fotógrafo Profissional

 

Um site de fotos gratuito criado pelo fotógrafo de fotos de acervo Viktor Hanacek, PicJumbo é o lugar perfeito para obter fotos de alta qualidade grátis prontas para uso comercial. Este site hospeda mais de 2000 imagens tiradas por Hanacek, cobrindo vários temas populares, todos totalmente gratuitos. As pessoas retratadas nas fotos parecem intencionalmente irreconhecíveis (talvez em segundo plano), mas ainda assim estão presentes.

Detalhes da Licença: Creative Commons Zero (CC0) – Uso gratuito para fins comerciais – Adverte sobre os cuidados ao usar fotos com marcas ou objetos com marca registrada.

Pontos Positivos:
  • Essas imagens vêm claramente de um fotógrafo de acervo, alguém que entende o mercado de licenciamento de fotos e oferece conteúdo comercialmente valioso.

Pontos Negativos:
  • Pode ser excessivamente comercial. Deveria usar um toque mais artístico ou pessoal.

8Perito especialista
Classificação: Ótimo

Confie em um fotógrafo de acervo para lhe fornecer o tipo certo de fotos grátis! O PicJumbo é uma ótima fonte de imagens gratuitas para uso comercial, não apenas por sua qualidade, mas por sua validade legal: todas as fotos são licenciadas por seu proprietário e isentam riscos por não incluir marcas ou pessoas reconhecíveis. São fotos CC nas quais você pode confiar.

de volta ao menu ↑

Kaboompics – Fotos Gratuitas Prontas para Uso no Instagram

 

A designer e fotógrafa Karolina Grabowska é a mente e o talento por trás do Kaboompics, um banco de imagens gratuito que oferece fotos de alta qualidade com um toque natural e sobre diferentes assuntos. Você tem à sua disposição as mais de 8000 fotos e todas são gratuitas.

Detalhes da Licença: Possui uma licença personalizada, garantindo o uso gratuito para fins comerciais e inclui uma cláusula de uso confidencial. Não é permitido revender as imagens quando elas são baixadas (portanto, alterações no arquivo original são um requisito), e a redistribuição também é proibida sem a permissão adequada. Esses termos dão um aviso sobre o uso comercial de fotos que contêm marcas ou objetos de marca registrada.

Pontos Positivos:
  • A estética moderna e “cool” das fotos (que ditam as “redes sociais”) e sua grande funcionalidade: coleções de sessões de fotos, um mecanismo de pesquisa com um filtro de cores, e muito mais

Pontos Negativos:
  • Se tivéssemos que ser minuciosos em encontrar algo, diríamos que alguns temas possuem uma grande variedade, ao passo que outros não tem.

8Perito especialista
Classificação: Ótimo

Se você incentivar o público jovem a trabalhar com redes sociais e precisar baixar fotos gratuitas, o Kaboompics será seu novo melhor amigo. A Grabowska fornece tudo o que você precisa sem custo, e sua licença personalizada e completa das fotos adiciona um selo de confiança muito seguro.

de volta ao menu ↑

Rgbstock – Fotos Gratuitas de Fotógrafos Profissionais

Rgbstock é um site que oferece mais de 100.000 fotos grátis. É uma criação de um grupo de fotógrafos amadores e artistas gráficos liderados por Jay Simmons, que sabe tudo o que é necessário para o licenciamento de imagens. A biblioteca – criada com base em arquivos disponiblizados por usuários que são revisados de acordo com os padrões de qualidade – abrange vários temas populares e constantes, misturando gêneros artísticos com fotos comerciais.

 

Detalhes da Licença: Eles têm sua própria licença que concede uso gratuito em trabalhos comerciais, com restrições semelhantes às das fotos isentas de royalties: uma cláusula de uso confidencial e uma proibição de usar fotos em produtos para revenda. Eles alertam sobre a necessidade de lançamentos de modelos e outros detalhes legais importantes, mas deixam claro que cabe a você revisar e/ou obtê-los.

Pontos Positivos:
  • As fotos têm um estilo muito profissional e comercial, e há variedade suficiente para cobrir a maioria das necessidades dos usuários. Eles fornecem um serviço de mensagem direta com cada fotógrafo colaborador para assuntos sobre isenções de responsabilidade e usos que excedem a licença da Rgbstock.

Pontos Negativos:
  • Em geral, a coleção poderia ser um pouco mais moderna. Também, o fato de que o sistema é baseado em contribuição, não é o melhor para fotos grátis.

7Perito especialista
Classificação: Muito Bom

O Rgbstock está on-line há muito tempo, e é gerenciado por pessoas que conhecem o setor e tem fotos muito úteis. Sua licença personalizada é mais segura que uma genérica, e embora seja verdade que doações de usuários não são a prática mais segura, ter uma maneira de se comunicar diretamente com cada autor torna tudo não apenas mais fácil, como prático.

de volta ao menu ↑

Good Stock Photos – Fotos Gratuitas muito Interessantes e com Estilo Editorial

 

Good Stock Photos é um portal que oferece mais de 1000 fotos grátis em alta resolução para baixar e usar. Todas são de propriedade de Steven Ma, um web designer e comerciante que também é o fundador de sua própria empresa de design, a SparkFlow. Embora totalmente direcionada para uso comercial, a galeria de fotos de Ma tem uma forte influência editorial, com uma mistura de situações cotidianas, fotos inspiradas em redes sociais, viagens, paisagens, cenas urbanas e muito mais.

Detalhes da Licença: Utiliza uma licença própria que garante o uso gratuito em projetos comerciais, restringindo apenas a venda da foto baixada e a compilação e/ou redistribuição sem autorização.

Pontos Positivos:
  • Há uma mistura interessante de temas, estilos e perspectivas. É uma fonte muito boa de fotos grátis para o uso em blogs, por exemplo.

Pontos Negativos:
  • Embora a boa qualidade seja visualmente interessante, nem todas as imagens têm valor comercial relevante.

7Perito especialista
Classificação: Muito Bom

Good Stock Photos é exatamente o que o nome indica em inglês (boas fotos). A pequena biblioteca está cheia de fotos muito boas, mesmo que nem todas se encaixem em um projeto comercial. O fato de que todas elas são de propriedade do fundador do site, a maioria não mostra pessoas reconhecíveis e são baixadas sob uma licença personalizada, tornando-as muito seguras para usá-las.

de volta ao menu ↑

StockSnap.io – Imagens Grátis em Estilos Atuais

 

O StockSnap.io é uma página de fotos gratuitas criada pelos empresários Christopher Gimmer e Marc Chouinard, desenvolvedores da ferramenta web de design gráfico Snappa. O StockSnap.io, fornece centenas de milhares de fotos em alta definição que cobrem um grande número de temas populares em um estilo autêntico, moderno e elegante. A biblioteca é composta com base nas contribuições de usuários e todas as fotos são gratuitas.

Detalhes da Licença: Use Creative Commons Zero (CC0) – Uso Gratuito para Fins Comerciais

Pontos Positivos:
  • Como as fotos são atuais, elas são adequadas para uso em redes sociais e blogs, bem como publicidade e outros usos comerciais.

Pontos Negativos:
  • Imagens enviadas por usuários e licença Creative Commons não são a melhor combinação.

7Perito especialista
Classificação: Muito Bom

Quanto às imagens, o StockSnap.io é ótimo. As fotos que você encontra aqui são de alta resolução e possuem grande valor para uso comercial. Embora forneçam guias de contribuição precisos, detalhando a importância do download de direitos autorais, a verdade é que isso não é suficiente para garantir que todas as fotos sejam realmente seguras para usar. Dito isso, acreditamos que são pessoas muito sérias que fazem um ótimo trabalho.

de volta ao menu ↑

Fancy Crave – Pacotes de Fotos Gratuitas Selecionadas e que estão em Evidência

 

O fotógrafo comercial Igor Ovsyannykov é dono da Fancy Craveuma rede de fotos gratuitas onde ele oferece imagens de si mesmo e de outros fotógrafos profissionais que você pode baixar e usar gratuitamente. Este catálogo tem milhares de arquivos cuidadosamente selecionados e organizados em pacotes temáticos, com um foco marcado em fotografia de viagens e um estilo profissional moderno e atraente em geral. O site também vende pacotes premium.

Detalhes da Licença: Todas as fotografias estão licenciadas sob Creative Commons Zero (CC0) – Utilização gratuita para fins comerciais, incluindo uma cláusula para uso confidencial. O contrato também esclarece a necessidade de verificar direitos adicionais para uso comercial (lançamentos de modelos, propriedade privada, etc.)

Pontos Positivos:
  • Estética moderna e seleção meticulosa. Muito útil quando você está trabalhando em um tema específico ou procurando inspiração.

Pontos Negativos:
  • A licença CC0 e doações de usuários não é simplesmente a melhor opção aos nossos olhos, em termos de validade legal.

7Perito especialista
Classificação: Muito Bom

Dado que el duelo del sitio es un fotógrafo comercial sabemos que él conoce su negocio, y sus propias fotos están disponibles, un facto que añade esa importante dosis de confiabilidad. Pero aún así es una oferta basada en CC0, y se incluyen donaciones de usuarios, aunque sean fotógrafos también. Es una web muy interesante, sólo necesitas tener cuidado con la cobertura de la licencia.

de volta ao menu ↑

ISO Republic – Uma Galeria de Imagens Gratuitas para Todas as Necessidades

 

Se você está procurando por páginas de fotos gratuitas com galerias que incluem temas populares em alta resolução, você deve conhecer a ISO RepublicFundado pelo fotógrafo Tom Eversley, este site é atualmente administrado por uma pequena equipe e fornece milhares de fotos de boa qualidade para baixar e usar gratuitamente.

Pontos Positivos:
  • É uma seleção variada que combina fotografia tradicional com fotos mais artísticas e modernas. Algo que atende cada necessidade.

Pontos Negativos:
  • CC0 + doações de usuários. Como manteiga de amendoim e guacamole, eles são bons separados, mas misturá-los não é uma boa ideia.

7Perito especialista
Classificação: Muito Bom

A qualidade das imagens e o serviço são ótimos. A licença não é a mais segura, já que todas as fotos são doadas por usuários da Internet. No entanto, como o site é gerenciado por um fotógrafo e uma equipe de colaboradores, podemos esperar que eles estejam fazendo seu bom trabalho e ofereçam fotos isentas de royalties, sendo relativamente seguras de usar.

de volta ao menu ↑

Epicantus – Fotos Gratuitas de Banco de Imagens Não Convencionais

 

O Epicantus é um site do Tumblr criado pela estrategista de negócios Daria Nepriakhina, no qual ela oferece milhares de suas fotografias pessoais sobre vários assuntos e temas seguindo uma vibração artística. Aqui você pode baixar fotos gratuitas para usar em seu trabalho criativo.

Detalhes da Licença: Diz apenas que permite o uso livre para fins comerciais.

Pontos Positivos:
  • As imagens são únicas e diferentes do estilo típico de fotos de bancos de imagens. Ter algo diferente é uma grande vantagem, especialmente para os amantes da fotografia não convencional.

Pontos Negativos:
  • Nem todas as fotos têm um bom valor comercial. Sendo um site da Tumblr, o design tem limitações.

7Perito especialista
Classificação: Muito bom

Este é o lugar onde você encontrará aquela foto tradicional ou diferente de tudo o que você já viu. A licença é segura não apenas porque o autor é quem oferece as imagens, mas também porque as fotos mais arriscadas, como as que retratam pessoas, as deixam de maneira irreconhecível, garantindo a segurança legal.

de volta ao menu ↑

Startup Stock Photos – Fotografias Gratuitas Modernas Direcionadas a Negócios

 

O Startup Stock Photos é um banco de imagens gratuito que oferece, como o próprio nome sugere, fotos de alta qualidade focadas no tema de startups, pequenas empresas e comunidades empresariais, todas com um estilo autêntico que mostra diversidade e realismo. É de propriedade da agência de marketing de mídia Sculpt e a maioria das fotos (que são gratuitas para uso) são produzidas por três artistas envolvidos com este site e com a agência.

Detalhes da Licença: As fotos estão sob Creative Commons Zero (CC0) – Uso livre para projetos comerciais.

Pontos Positivos:
  • É excelente dispor de uma coleção dedicada a um tema tão atual quanto startups e de ambientes de negócios modernos, com a vantagem de ter diversidade e estilo natural.

Pontos Negativos:
  • O site é muito básico, não há ferramenta de busca e pode ser difícil encontrar algo específico.

7Perito especialista
Classificação: Muito bom

As imagens neste site são muito úteis para as necessidades atuais e estão sempre na moda. A licença usada não é a mais segura, mas como a maioria das fotos são produzidas pela empresa é muito mais segura do que você imagina.

de volta ao menu ↑

MMT – Fotos Gratuitas Selecionadas sobre Natureza e Ambientes de Trabalho

 

Criada pelo designer e fotógrafo Jeffrey Betts, a MMT Stock apresenta milhares de fotos livres de direitos autorais disponíveis para baixar e usar em projetos criativos e até comerciais de forma gratuita. Temas como natureza e ambientes de trabalho são predominantes, e há uma notável ausência de fotos de pessoas, embora o nível de edição seja excelente.

Detalhes da Licença: Creative Commons Zero (CCo) – uso gratuito para fins comerciais.

Pontos Positivos:
  • É uma seleção de imagens de nível superior e o tratamento dedicado a foto é visível. Além disso, conta com bônus: vídeos gratuitos e uma interessante ferramenta para criar papéis de parede que  pode ser acessada diretamente em cada imagem e com um único clique.

Pontos Negativos:
  • Fotos de pessoas é o tema mais valorizado no ramo da fotografia em todos os tempos. Claro que são as mais arriscadas para usar de graça (devido ao download de modelos), porém a ausência delas limita a utilidade deste site.

7Perito especialista
Classificação: Muito Bom

Não ter fotos de estilo de vida (com pessoas) é um ponto negativo, mas a verdade é que o MMT tem muitas fotos de alta resolução que são ideais para projetos comerciais. Além disso, a licença CC0 recebe um selo de segurança, já que todas as imagens são de propriedade da pessoa que as oferece em seu próprio site. Então, por que não usá-las?

de volta ao menu ↑

FoodiesFeed – Fotos de Alimentos em Alta Resolução Grátis

 

FoodiesFeed é, como o nome indica, um banco de imagens gratuitas de culinária e possui mais de mil arquivos. Este é o trabalho do fotógrafo gastronômico Jakub Kapusnak, e a galeria online inclui fotos de sua própria autoria, bem como outras doadas por usuários, todas gratuitas.

Detalhes da Licença: Licença Creative Commons Zero (CC0) – Utilização gratuita para projetos comerciais.

Pontos Positivos:
  • As fotos são de alta resolução, super atuais e com variedades dentro do tema. É excelente ter uma fonte de fotos gratuitas de alimentos!

Pontos Negativos:
  • Licença CC0 e doações de usuários não deveriam ser misturadas. E o site tem muitos anúncios que podem ser irritantes.

7Perito especialista
Classificação: Muito Bom

O FoodiesFeed é perfeito para blogueiros de culinária, para postagens em redes sociais, para empresas ou para qualquer um que precise de fotos de culinária modernas e gratuitas. O modelo de licença não é o melhor e supostamente as imagens do proprietário da página são mais seguras de usar do que as outras. Então, como não há pessoas nem marcas em nenhuma foto, o risco é reduzido e os benefícios são muitos.

de volta ao menu ↑

Freerange – Fotografias de Banco de Imagens Gratuitas sobre Temas Diversos

Freerange é um site que fornece uma grande galeria de fotos com milhares de imagens para baixar e usar gratuitamente. Algumas dessas fotos são produzidas pela empresa e outras são doadas pelos usuários. A coleção abrange vários temas populares e muito procurados.

Detalhes da Licença: Existem dois: 1. Equalicense – é um modelo de licença gratuita para fins comerciais. É um pouco mais controlado do que o Creative Commons e proíbe o uso dos arquivos em produtos para revenda, bem como distribuição em massa. 2. Creative Commons Zero (CC0) – Uso gratuito para fins comerciais.

Pontos Positivos:
  • Há muito o que escolher, pois é uma biblioteca variada com galerias e coleções para explorar.

Pontos Negativos:
  • Nem todas as imagens são de alta qualidade e não sabemos muito sobre quem administra o site.

6Perito especialista
Classificação: Bom

Esta é uma oferta boa e atrativa de fotos de banco de imagens grátis. Suas imagens produzidas em casa são supostamente muito mais seguras. Mas o fato de terem fotos doadas por usuários sob licença CC0, muitas delas com pessoas conhecidas, significa que é necessário conferir algumas vezes todos os direitos antes de usar essas fotos.

de volta ao menu ↑

StockVault – Fotos Gratuitas de Ótima Qualidade do Ponto de Vista Técnico

 

Um site de fotos de banco de imagens grátis com uma grande coleção de mais de 110.000 imagens nos mais variados temas. É o que o StockVault representa. Coletando fotos de usuários em todo o mundo, eles oferecem essa ótima biblioteca para baixar fotos gratuitas e usá-las para qualquer finalidade criativa.

Detalhes da Licença: os colaboradores selecionam uma entre três licenças disponíveis. 1. Licença Comercial (uso livre para fins comerciais). 2. Licença Não Comercial (uso gratuito apenas para projetos pessoais e editoriais). 3. Creative Commons Zero (CC0) – uso livre para fins comerciais.

Pontos Positivos:
  • Há muitos arquivos para escolher e a qualidade das fotos é boa, pois analisam as doações em termos de qualidade técnica.

Pontos Negativos:
  • Ter que escolher entre três licenças diferentes não é prático e nem todas as fotos estão disponíveis para uso comercial.

6Perito especialista
Classificação: Bom

As grandes galerias de fotos gratuitas são práticas porque você tem tudo o que precisa em um só lugar. Mas no caso do StockVault, não há muita informação sobre quem administra o site. Assim, quando você leva em conta que todas as fotos são doadas e existem diferentes tipos de licenças, e que eles só revisam o problema técnico, mas não o legal, isso resulta em ter cuidado ao usar essas fotos em projetos comerciais.

de volta ao menu ↑

Styled Stock – Fotos Gratuitas com Estilo Feminino

 

Styled Stock é uma pequena coleção de fotos de banco de imagens gratuitas com um forte estilo feminino. Com apenas um pouco mais de 100 imagens, a maioria delas são flat lays e planos de escritório com conceitos muito modernos, limpos e minimalistas. Não está muito claro quem mantém o site ou quem é o proprietário das fotos, mas está claro que todas as fotos são grátis e podem ser baixadas e usadas comercialmente.

Detalhes da Licença: Utilização gratuita para projetos comerciais – Nenhuma atribuição exigida – O  proprietário detém os direitos de autor.

Pontos Positivos:
  • Essas fotos são simples, porém elegantes e versáteis, ideais para conceitos femininos. Possui ótimas ferramentas avançadas, como um filtro colorido.

Pontos Negativos:
  • É uma coleção muito pequena e há pouca informação sobre isso.

6Perito especialista
Classificação: Bom

Uma seleção de fotos gratuitas tão específicas quanto essa pode ser muito útil quando é exatamente o que você está procurando. Apreciamos muito isso. Mas o fato de praticamente não haver informações sobre quem licencia essas fotos e quem as possui não é muito seguro para uso comercial, pelo menos não de imediato: você deve verificar com devida atenção antes de usá-las.

de volta ao menu ↑

New Old Stock – Imagens Gratuitas em Estilo Vintage e Histórico

 

O designer de produtos, Cole Townsend, criou o New Old Stock na Tumblr há alguns anos para oferecer seu tratamento pessoal na edição de fotos com ótimo conteúdo em fotografia vintage e histórica. Agora ele tem cerca de 1500 arquivos disponíveis que ele seleciona manualmente e adiciona nas instituições listadas no Flickr Commons, em vários museus ao redor do mundo, na NASA, etc. Todas essas fotos são gratuitas para baixar e usar.

Detalhes da Licença: Domínio público (sem direitos autorais conhecidos) – As fotos estão sujeitas aos termos do Flickr Commons e cada instituição estabelece suas próprias permissões. Nem todas as fotos podem ser usadas para fins comerciais, e algumas exigem a comprovação da origem.

Pontos Positivos:
  • Imagens com relevância histórica e atrativo vintage têm muitos possíveis usos criativos e ter alguém que cuide desses enormes arquivos é um grande diferencial.

Pontos Negativos:
  • A qualidade das imagens às vezes é afetada, e ter que verificar os termos de uso de cada foto individualmente é um pouco incômodo.

6Perito especialista
Classificação: Bom

Os arquivos públicos disponíveis on-line são enormes, por isso uma seleção de imagens históricas tratadas por um profissional tem muito valor. Fotos históricas e sem direitos de autor conhecidos significa que são muito mais seguras para uso comercial. No entanto, a inconveniência das licenças variáveis e o fato de essas fotos provirem de arquivos existentes diminuem o valor delas.

de volta ao menu ↑

Skitterphoto – Seleção de Imagens de Acervo com Diversos Temas Grátis

 

Fundado por um grupo de fotógrafos entusiastas, o Skitterphoto é um site que oferece fotos de bancos de imagens gratuitas de alta qualidade em uma ampla variedade de estilos e tópicos.
Milhares de arquivos provindos dos fundadores do site e também de doações de usuários (que são orientados com relação aos direitos autorais e outros direitos que precisam ser concedidos e avaliados quanto à qualidade técnica) estão prontos para serem baixados gratuitamente.

Detalhes da Licença: Creative Commons Zero (CC0) – Uso livre para projetos comerciais

Pontos Positivos:
  • A coleção é bem variada, combinando fotos do tipo comercial com imagens artísticas e ocasionais fotos exclusivas que estão “em alta”.

Pontos Negativos:
  • CC0 e as fotos doadas pelos usuários – uma opção que pode não dar certo em fotos grátis.

6Perito especialista
Classificação: Bom

É claro que Skitterphoto tem imagens valiosas, feitas com amor à arte da fotografia. Mas legalmente falando, existem alguns pontos de preocupação. Naturalmente, as fotos dos donos do site são mais seguras, porém não é fácil identificá-las. As doações dos usuários, embora sejam advertidas sobre questões legais, são revisadas apenas para fins de qualidade, deixando a você a tarefa de verificar e confirmar o status legal antes de usá-las no trabalho comercial.

de volta ao menu ↑

NegativeSpace – Fotos Gratuitas de Alta Qualidade e Representando as Últimas Tendências

 

A NegativeSpace é um site simples onde você pode baixar muitas fotos grátis, com vários temas e estilos. Essas imagens são coletadas de colaboradores após um processo de aplicação com uso de portfólios e revisão de fotos, e são de ótima qualidade, adequadas para uso profissional.

Detalhes da Licença: Creative Commons Zero (CC0) – Uso gratuito para fins comerciais.

Pontos Positivos
  • Conceitos e tendências atuais, variedade de assuntos e processo detalhado de aprovação de imagem que garante conteúdo de qualidade.

Pontos Negativos:
  • A licença CC0 para conteúdo doado por usuários (que não é revisado para validade legal) e a falta de informações sobre os proprietários do site.

6Perito especialista
Classificação: Bom

Falando estritamente de fotografia, a NegativeSpace é muito boa. Você provavelmente vai encontrar fotos valiosas para seus projetos. Mas legalmente, para trabalho comercial, não é a opção mais segura. Eles trabalham com a licença CC0 e com fotos doadas pelos usuários, e nós na realidade não sabemos muito sobre eles para lhe deixar seguro. Portanto, você precisa checar o histórico legal das fotos.

de volta ao menu ↑

BÔNUS: Fotos Grátis em Bancos de Imagens Premium

Em termos de segurança para uso comercial, nada se compara a fotos de stock royalty-free (livre de direitos autorais). Essas fotos foram cuidadosamente revisadas e verificadas, tanto em qualidade quanto em termos legais, por funcionários treinados e especializados em bancos de imagens que as vendem. Mas você sabia que pode acessar algumas dessas lindas fotos de maneira segura e gratuita?

Alguns bancos de imagens on-line têm seções de fotos gratuitas, outros presenteiam você com o download de uma ou algumas fotos periodicamente e outras têm ofertas de avaliação gratuitas do site que incluem o download de arquivos sem a necessidade de pagamento. Com qualquer um desses métodos, você pode baixar fotos para uso comercial que sejam tão seguras e ao mesmo tempo gratuitas!

Aqui explicamos brevemente como obter fotos gratuitas de alguns dos melhores bancos de imagens da web!

  • iStock: Inscreva-se gratuitamente na iStock e você pode baixar os arquivos gratuitos semanais que estão disponíveis em sua página inicial (basta deslizar para baixo e você vai vê-los!). Inclui uma nova foto, ilustração, vídeo e faixa de áudio toda semana.
  • Adobe Stock: Assine o teste mensal grátis de Adobe Stock e baixe 10 fotos de sua escolha gratuitamente. Após isso , você pode optar por continuar com o mesmo, escolher um outro plano de forma paga ou cancelar sua assinatura sem custos durante os primeiros 30 dias.
  • Depositphotos:  Registre-se gratuitamente em Depositphotos e acesse a seção de arquivos gratuitos que é atualizada periodicamente. Inclui fotos, ilustrações e vídeos, tudo grátis.
  • Bigstock: Use o teste semanal gratuito de Bigstock com até 35 downloads de imagens grátis de livre escolha.
  • Dreamstime: Registre-se no Dreamstime e visite o nosso acervo de imagens gratuito de fotografias e muito mais para escolher e fazer o download gratuitamente.

Encontre seu Banco Ideal entre os Melhores Bancos de Imagens Gratuitas

Essa foi a nossa lista dos melhores e mais seguros bancos de fotos gratuitas da web. Com diferentes níveis de segurança legal, qualidade de imagem e valor comercial, cada um desses sites tem algo a oferecer que você deve conhecer e considerar. Se apesar disso, você preferir a opção de pacotes de imagens pagas, não esqueça de ver nosso guia dos melhores bancos de imagens analisados.

Quer se trate de uma biblioteca com uma vasta gama de temas constantes ou tendências, quer sejam coleções específicas sobre um determinado tema ou propósito, não há dúvida de que você encontrará a opção apropriada em fotos online gratuitas para baixar e usar em seu trabalho comercial de forma segura.

Qual você vai experimentar primeiro? Você conhece algum banco de imagens gratuitas que não alistamos? Deixe-nos um comentário e vamos analisá-lo!