5 Perigos de Usar Imagens do Google sem Permissão

Imagine a cena: Você está com muita pressa, tem pouco tempo, sabe que precisa adquirir mais créditos e que esses créditos serão necessários para a compra de uma única foto. Rapidamente, você faz uma pesquisa no google imagens e encontra aquela foto ideal para o seu blog. Você decide fazer o upload da imagem para o seu blog e sai da mesa tranquilo, pois sabe que conseguiu atender ao prazo solicitado. Os cinco minutos que você economizou usando uma imagem do Google custará muito mais caro do que alguns créditos de fotos. Leia e descubra o porquê.

Nada é de Graça – O Uso de Imagens do Google Requer Permissão

5 Perigos de Usar Imagens do Google sem Permissão 2Existem leis contra o plágio quando você usa o texto ou as idéias de outras pessoas. Leis semelhantes protegem o uso não autorizado de imagens. Se você não é o autor, não tem o direito de usá-la. Se você quiser utilizar um texto ou uma imagem, a permissão deve ser obtida do autor ORIGINAL ou, no caso das imagens, do designer original ou do fotógrafo. Se você acredita que o que está na internet é gratuito, aí você se engana, e isso só vai te colocar em mais problemas do que você imagina. Além dos processos judiciais, há ainda outros problemas que também lhe assombrarão se você usar Imagens do Google sem permissão.

Aviso de “Cessar e Desistir” ou Sofrerá um Processo Judicial

5 Perigos de Usar Imagens do Google sem Permissão 3Fotógrafos estão usando cada vez mais ferramentas on-line para encontrar infratores de roubo de imagens. Nós sabemos que esse termo é pesado, mas usar imagens sem permissão é roubar. Quando um fotógrafo encontra sua imagem em um determinado site, anúncio ou postagem em algum blog, ele inicia um processo amigável solicitando a remoção da imagem. Se você optar por não honrar o pedido dele, uma ordem de Cessar e Desistir será o próximo passo. Se você optar novamente por ignorar a solicitação do autor, o próximo passo será uma ação judicial. Há muitos exemplos documentados on-line de um artista ou fotógrafo que está processando o uso não autorizado de imagens. O processo pode ser caro sem falar na dor de cabeça. Você não concorda que vale muito mais a pena você pagar apenas alguns centavos por uma foto de um banco de imagens e não muitos dólares depois?

O Google Pinguim Pode Penalizar seu Blog ou Website

5 Perigos de Usar Imagens do Google sem Permissão 4Os fotógrafos incorporam metadados em suas fotos para que elas possam ser rastreadas onde estão sendo usadas e obter o mecanismo de busca da internet, caso seu trabalho seja usado sem ser pago. Se você pegar uma foto on-line, baixá-la e, em seguida enviá-la para seus recursos ativos on-line, o Google lerá as informações incorporadas e verá o conteúdo duplicado. Se você comprar uma foto genérica de um banco de imagens, o Google duplicará os metadados e não exibirá isso no seu banco de imagens. Essa penalidade do Google Pinguim só acontecerá quando você usar uma imagem que já foi postada on-line. O Google Pinguim tem poder para diminuir e descartar sua classificação em seu mecanismo de pesquisa para que seus ativos digitais fiquem mais baixos do que antes. Uma foto grátis vale todo esse risco?

Embaraçoso e Prejudicial à sua Reputação

Se um processo judicial ficar exposto, pense não somente no dano financeiro, mas também no dano à sua reputação. Sua marca pessoal ou sua empresa dependem de um boa reputação. Danificar essa reputação prejudicará seus lucros e, em alguns casos, poderá até fechar suas portas ou diminuir a quantidade de leitores. Com as mídias sociais ajudando as pessoas a espalhar o assunto, você realmente quer correr esse risco? Você até poderia trabalhar mais para recuperar o dinheiro perdido nesses processos judiciais, mas dificilmente mudaria uma reputação danificada.

Falta de Credibilidade de seu Blog e de sua Marca

5 Perigos de Usar Imagens do Google sem Permissão 5As pessoas leem as postagens nos blogs, assistem aos feeds nas mídias sociais e seguem você com base na credibilidade que você conquistou. Será muito difícil manter sua credibilidade como pessoa, marca ou empresa se descobrirem que você “roubou” uma imagem. Na era digital, a propriedade intelectual de idéias, criações e ativos online é muito importante, e para muitos é o seu meio de sustento. Se você perder a credibilidade de sua imagem on-line, seria o mesmo que dar um adeus aos seus leitores. Adquirir essa credibilidade é mais difícil do que ganhar seu primeiro milhão, e não há garantias de que você a obterá de novo caso a perca.

O uso de imagens não autorizadas se aplica tanto ao uso on-line quanto off-line

Se você encontrar a imagem perfeita on-line e pensar que usar essa imagem na mídia impressa o manterá protegido, repense bem. Qualquer uso, seja online ou offline de uma imagem ou desenho que você não tenha permissão de usar, resultará em alguns avisos do autor ou talvez do advogado dele.

Realmente não há razão para correr todo esse risco do uso não autorizado

Com centenas de agências de fotos econômicas oferecendo imagens que podem chegar à apenas 28 centavos por imagem ou, no caso da compra de uma única imagem, talvez US $ 3,00 até US $ 10,00, será que roubar fotos e desenhos vale a pena?

Agências de bancos de imagens existem apenas com o objetivo de vender os direitos de imagem e desenhos. Não há razão ou necessidade de tirar fotos on-line sem permissão apenas para economizar tempo e dinheiro. Se você encontrar uma imagem on-line e não conseguir encontrar essa imagem em nenhum dos sites de fotos, peça permissão ao seu autor. Um usuário terceiro não tem a capacidade legal de vender ou autorizar o uso de imagem para o trabalho criativo de ninguém. A única pessoa que pode fornecer permissão (e fazer isso por escrito) é o designer original ou fotógrafo. Se você não conseguir encontrar o autor, você não tem o direito de usar a foto.

Confira nossa Lista das 3 Agências de Bancos de Imagens mais Econômicas

3. Shutterstock

5 Perigos de Usar Imagens do Google sem Permissão 6

O preço mais baixo da Shutterstock é 0,28 ¢ para uma foto royalty free. Ao se inscrever na Shutterstock, você também terá acesso a fotos gratuitas semanais, além de outros bônus. Confira as fotos grátis da Shutterstock semanais disponíveis na Stock Photo Secrets.

OFERTA EXCLUSIVA: 15% de desconto com o nosso exclusivo cupom de desconto Shutterstock

2. Dreamstime

5 Perigos de Usar Imagens do Google sem Permissão 7

O menor preço na Dreamstime é 0,20 ¢ para uma foto royalty-free. A agência também conta com uma seção de fotos grátis quando você se registra na Dreamstime. A Dreamstime tem um sistema de compra muito flexível que o levará facilmente ao preço de 0,20 ¢ por foto. A inscrição é fácil e rápida.

1. Depositphotos

5 Perigos de Usar Imagens do Google sem Permissão 8

O menor preço na Depositphotos é 0,10 ¢ por foto royalty free. A agência geralmente oferece um teste gratuito para todos os novos membros, onde você pode baixar 35 fotos (5 fotos por dia durante 7 dias) e, em seguida, escolher o seu plano de compra para mais imagens ao custo de 0,10 ¢. Inscrever-se na Depositphotos trará muitas vantagens, além da adesão ser gratuita.

OFERTA EXCLUSIVA: Cadastre-se agora e ganhe 5 créditos grátis, além de 15% de desconto!

 

Saiba mais sobre o uso não autorizado de imagens e verifique se você está fazendo tudo certo. Ignorância não é uma defesa e nem um fotógrafo levará isso em conta quando ver você usando as fotos dele sem permissão. Se você é um fotógrafo e quer aumentar a proteção de suas fotos, confira o Stipple, um aplicativo on-line e móvel que ajuda você a proteger e vigiar suas fotos on-line.

Imagem: Captura de tela do Google Images e IngImage.com

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply