O que significa Microstock?

Embora você provavelmente esteja familiarizado com fotografias de Stock, talvez ainda não tenha ouvido falar do termo “Microstock”. Para muitos, o termo “microstock” refere-se ao baixo custo de compra das imagens. Com todo esse conteúdo agora disponível na internet, a microstock acabou se tornando a norma no que diz respeito ao licenciamento de fotografias de stock.

Micro.. o quê?

Embora microstock seja um termo relativamente novo, todo o setor que engloba o microstock também é novo. Para muitos, microstock não significa apenas baixo custo, mas tudo que está incluído, porque todos os tipos de fotógrafos podem enviar suas imagens para uso sem a exclusividade que a maioria dos sites antes possuíam.

O microstock torna a indústria mais acessível para fotógrafos iniciantes, porém existe um limite: as imagens passam por uma seleção na qual as agências irão aceitá-las ou rejeitá-las. É importante fazer uma pesquisa antes de enviar imagens para esses sites para garantir que eles precisem das imagens que você está prestes a fornecer. Para o consumidor, as agências de microstock devem oferecer muitas e diferentes opções de fotos para suas necessidades de imagem, pois elas são mais abertas e flexíveis a todos os fornecedores de imagens.

ATENÇÃO: Livre de Royalties (Royalty Free) É DIFERENTE de Livre de Direitos Autorais

Você precisa entender as diferenças e o que cada um desses termos significa já que eles são frequentemente mencionados e em alguns casos podem até nos confundir.

Logo abaixo um resumo desses dois termos:

Imagens com Direitos Autorais: Os Direitos Autorais são uma espécie de proteção legal que os autores ou proprietários de trabalhos, sejam artísticos e intelectuais originais publicados e não-publicados. Quando algum trabalho realizado apresentar a indicação de que é livre de direitos autorais, isso significa que o seu autor o liberou para domínio público, na maior parte dos casos devido ao tempo de expiração da obra segundo as leis regidas pelo país em que ela foi publicada e você não tem qualquer necessidade de permissão ou autorização do autor para utilizá-lo, muito menos o risco de estar violando a leis de proteção de direitos autorais.

Vale destacar que direitos autorais não é o mesmo que direitos de imagem, já que esse segundo significa que você deve pagar uma taxa de compensação adequada e negociada de antemão quando tiver que expor a identidade de alguma pessoa em algum trabalho publicado.

Imagens Livres de Royalties (Royalty Free): é um tipo de licença utilizada em obras protegidas por direitos autorais, por exemplo fotografias ou músicas. Num contrato de licença livre de royalties o licenciado adquire o direito de usar a obra em perpetuidade para qualquer fim previsto no contrato, sem para isso ter de pagar royalties adicionais àqueles pagos no momento da contratação. O licenciante, contudo, preserva o direito autoral sobre a obra e o licenciado em geral não poderá ser transferido para terceiros.

Licenças livres de royalties tornaram-se populares especialmente no comércio eletrônico de licenças de fotografias. As fotos de stock SÃO Royalty Free NÃO SÃO livres de direitos autorais e NÃO SÃO gratuítas.

Preços e agências de Microstock

Algumas das empresas consideradas as mais importantes agências de microstock são: Shutterstock, iStock, AdobeStock, Dreamstime e 123RF. Confira nossa Comparação de agências de Microstock aqui! No geral, as imagens microstock são vendidas entre US$ 1,00 e US$ 5,00, o que torna as imagens disponíveis para qualquer pessoa, independentemente da necessidade. Ao tornar as imagens acessíveis, qualquer pessoa ou profissional – de designers gráficos à voluntários de igrejas – podem acessar essas fotos e usá-las conforme julgar apropriado ou necessário.

Se desejar saber mais detalhes sobre essas agências de microstock como seus preços e o que oferecem basta acessar nossa seção de análises de agencias aqui!

Além de saber mais detalhes nas nossas análises das agências, que tal aproveitar essa ótima oportunidade de obter os melhores descontos com os nossos cupons?

Felizmente, os tempos e a tecnologia permitiram que esse incrível conteúdo fotográfico estivesse prontamente disponível para literalmente quem desejar. As imagens de Microstock oferecem uma maneira revolucionária de transmitir uma mensagem aos possíveis clientes ou potenciais através de fotografias de stock por uma fração do custo que costumavam ser. A fotografia de stock se tornou uma grande “válvula de escape” para aqueles que confiaram nela como meio de publicidade e conexão com os clientes.

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imágens
Logo
Shopping cart