O Que São Imagens de Stock? Um dos Melhores Recursos visuais Explicado em Detalhes!

Se você é designer gráfico ou criativo, ou apenas precisa de imagens para usar em diferentes projetos, já deve ter visto ou lido o termo “imagens de stock” ou “fotos de stock”. Mas o que são imagens de stock e como você pode usá-las?

As imagens de stock são um excelente recurso para obter fotos econômicas e de alta qualidade que podem ser usadas em seus mais variados projetos. Elas são perfeitas para marketing e publicidade, trabalhos promocionais, projetos criativos pessoais ou comerciais, publicações, sites, blogs e muito mais.

Deseja saber tudo o que precisa sobre esse recurso útil de imagens e como se beneficiar dele? Continue lendo!

Fotografia de Stock

As fotografias de stock são fotos que foram tiradas e disponibilizadas para o uso por meio do pagamento de uma taxa de licenciamento aos artistas que as produziram e à agência que as gerencia, a qual adquire o direito legal de usá-las de diversas maneiras, enquanto o autor mantém os direitos autorais de seus trabalhos.

Os Benefícios das Imagens de Stock

As imagens de stock (que incluem fotografias, vetores e ilustrações) trazem muitas vantagens para os negócios e para os criativos, mas os principais benefícios – mais imediatos e mais evidentes – são a economia de tempo e dinheiro.

Contratar um fotógrafo ou designer gráfico para criar uma imagem personalizada pode ser caro e demorado. Não apenas os honorários de um profissional podem ser altos, mas também o tempo estimado entre a contratação e a entrega das imagens finais podem levar semanas ou mais. Obter os equipamentos e as habilidades necessárias para você mesmo criar as imagens pode apresentar os mesmos problemas.

Como você acabou de ler, as imagens de stock já estão criadas e prontas para uso. Assim que você adquiri sua licença, já pode baixá-las e usá-las dentro dos termos acordados. Algumas delas (imagens isentas de direitos autorais, que explicaremos em breve) são bem acessíveis e certamente muito mais econômicas do que contratar um fotógrafo profissional ou artista gráfico.

É por isso que elas são um excelente recurso para quem precisa de imagens para uso profissional. Sua disponibilidade imediata e baixo custo resolvem problemas de tempo e orçamento de uma só vez.

Como Você Pode Usar Imagens de Stock

Você pode usar imagens de stock para fins comerciais, editoriais e pessoais. A licença Royalty Free permite uma ampla variedade de usos. As imagens Rights Managed (direitos gerenciadas) permitem praticamente os mesmos usos possíveis, mas limitam a um uso por licença (saiba mais sobre os tipos de licenças fotográficas disponíveis aqui).

As agências de fotos de stock permitem que você use as imagens apenas como parte de um novo projeto, ou seja, você não pode exibir a imagem exatamente como baixou, mas sim editá-la, modificá-la e personalizá-la em seu projeto.

Existem diferentes tipos de usos permitidos, dependendo da licença. Você pode encontrar todos os usos aceitáveis ​​das imagens Royalty free aqui, e os usos permitidos para imagens Rights Managed aqui.

Após esse esclarecimento, note alguns dos vários tipos de usos de imagens de stock comuns à maioria dos tipos de licença:

Marketing e Publicidade

  • Anúncios: TV, web, cartazes comerciais e muito mais
  • Materiais impressos
  • Embalagem de produto
  • Filme e vídeo
  • Brochuras
  • Catálogos

Negócios

  • Apresentações
  • Material para divulgação da marca
  • Papéis timbrados
  • Estandes comerciais
  • Mídias sociais como o uso de fotos no Instagram, Facebook e Twitter

Promocional (não para venda)

  • Panfletos
  • Posters
  • Cartões de felicitações
  • Cartões postais

Entretenimento e Editorial

  • Capas de livros e e-books
  • Ilustrações de livros e e-books
  • Revistas e jornais
  • Blogs e publicações online
  • Transmissões online
  • Vídeo
  • Apresentações teatrais
  • Boletins informativos

Design

  • Design Gráfico
  • Web Design de temas e elementos
  • Wallpapers (papéis de parede) Digitais
  • Material de Decoração – casa, escritório ou espaços públicos

Uso pessoal (não para venda)

  • Posters
  • Impressões
  • Reproduções
  • Arte

Como considerações finais, você deve saber que algumas agências permitem o uso de imagens de stock em mídias sociais sob algumas restrições com respeito ao tamanho da imagem e do público que será apresentado, mas outras proíbem esse uso.

Além disso, se você quiser usar a imagem em produtos como revenda ou redistribuição (como camisetas e outros produtos físicos ou modelos digitais da web), poderá fazê-lo com uma Licença Ampliada (saiba mais sobre esta licença abaixo).

Todas as licenças vêm com certas restrições sobre como você pode usar as imagens. Saiba mais sobre as restrições para imagens Royalty Free aqui e sobre as restrições de usos de imagens Rights Managed (Direitos Gerenciados) aqui.

É sempre muito importante ler o contrato de licença com atenção e entender completamente seus termos antes de usar uma imagem de stock para garantir que você a utilize de maneira legal e correta.

Quanto Custam as Imagens de Stock?

Isso depende do tipo de licença que você está adquirindo e da agência da qual você está comprando. Mas existem preços médios.

  • A licença Rights Managed é adaptada às suas necessidades específicas de uso, e seu preço varia de acordo com o uso pretendido e a extensão ou limitação de direitos que você inclui, além do tamanho e da resolução da imagem, variando entre US $ 50,00 até mais de mil dólares.
  • A licença Royalty Free é mais flexível e comum para todas as imagens. Além disso, é uma licença não exclusiva que permite que a mesma imagem seja licenciada várias vezes, e isso contribui para a redução de seu preço. As imagens Royalty Free são muito acessíveis. Algumas agências também determinam o preço de acordo com a resolução, mas, em geral, seu preço está entre US $ 1,00 e US $ 15,00 por imagem.

No entanto, muitas agências de bancos de imagens oferecem assinaturas de fotos de stock: planos periódicos que oferecem um número maior de imagens por período por uma taxa fixa e recorrente. Esses planos reduzem consideravelmente o custo das imagens, fazendo com que o preço de uma única imagem saia por apenas US $ 0,30!

Deseja começar a comprar imagens? Experimente as 5 agências de fotografia mais econômicas! Se você não sabe qual escolher, nós o ajudaremos através desse vídeo!

Você está interessado em uma assinatura de fotografias de stock? Explore as 7 assinaturas mais baratas de 2019!

Noções Básicas de Imagens de Stock

A primeira coisa que você precisa saber: as imagens de stock são muito valiosas, pois podem ser usadas de diversas maneiras.

No entanto, ainda existem alguns recursos importantes sobre elas que você precisa conhecer para saber se vai usá-los:

Direitos de Copyright e de Propriedade

A maioria das imagens de stock possui direitos autorais: o fotógrafo ou designer que as criou mantém os direitos de propriedade e direitos intelectuais sobre a foto ou ilustração.

Por esse motivo, você não pode usar as imagens sem a devida autorização ou usá-las sem pagar os devidos royalties ou créditos, quando necessário.

Pode ser muito tentador apenas baixar fotos do Google ou navegar na Web procurando imagens gratuitas para uso público. Mas a verdade é que, com exceção das imagens de domínio público e algumas (muito poucas) imagens da Creative Commons, a maioria das imagens nesses sites estão sob direitos autorais e eles não verificam se as permissões de uso estão em ordem. Para resumir: você pode violar os direitos autorais do autor e pode ter problemas legais. Saiba mais por que usar fotos gratuitas em seu blog ou site é uma péssima ideia.

Quando os autores enviam suas imagens para uma agência de imagens, eles dão permissão expressa para licenciá-las (pagando os devidos direitos e uma taxa de comissão). Além disso, as agências sempre revisam todas as imagens, garantindo que todas as permissões estejam corretas e que as fotos sejam seguras.

Licenciamento

Ao comprar uma imagem de stock, você está comprando apenas uma licença para usá-la nas determinadas situações previstas no seu contrato. Você NÃO está adquirindo a propriedade da imagem. O autor ainda é o proprietário, você está apenas pagando pelo direito de usá-la. Saiba mais sobre como os direitos autorais e os licenciamentos funcionam aqui.

Existem diferentes tipos de contrato de licenciamento de imagens, mas os mais comuns são os Royalty Free e os Rights Managed.

  • Rights Managed (Direitos Gerenciados) é uma licença personalizada para usos específicos: abrange apenas um caso de uso e é limitada por tempo, localização geográfica, tamanho do público, reprodução/produção de cópias, entre outros parâmetros. A principal vantagem desta licença é que ela permite obter maiores direitos de uso para grandes usos comerciais (como mídia convencional ou grandes campanhas de marketing) e pode incluir direitos de uso exclusivos, como o direito de você ser a única pessoa que pode usar uma imagem específica pelo tempo em que sua licença for válida.
  • Royalty Free é o modelo de licenciamento mais popular, pois é o mais acessível e flexível. É importante saber que as imagens isentas de direitos NÃO SÃO GRATUITAS. Você ainda deve pagar pela licença. O nome refere-se ao fato de ser um modelo de licença única: depois de você pagar, poderá usar a imagem sem precisar pagar royalties adicionais.

Esta licença oferece vários direitos de uso não exclusivos para fins comerciais e editoriais, sem limitação de tempo. Depois de pagar pela licença, a imagem será sua para sempre, em quantos projetos você quiser e pelo tempo que quiser, sempre dentro dos termos aceitos.

Alguns usos não são permitidos com a licença padrão Royalty Free, mas estão incluídos na versão Licença Ampliada, que possui um preço mais alto.

Se você deseja saber qual é a melhor licença para suas necessidades específicas, consulte nosso guia explicativo que faz uma comparação abrangente entre os tipos de licença Royalty Free e Rights Managed (Direitos Gerenciados).

Uma observação importante aqui é que todas as agências de imagens de stock definem seus próprios termos de licenciamento dentro desses dois tipos de licença. Eles personalizam a licença de acordo com seus próprios critérios. Portanto, os direitos e limitações podem variar de uma agência para a outra.

É muito importante que você leia atentamente o contrato de licença antes de usar uma imagem, a fim de garantir que seu uso esteja de acordo com os termos deles.

Documentos sobre Autorizações de Modelo e Uso Comercial

Para que uma imagem que represente pessoas seja usada com intenções comerciais, é necessário que elas assinem uma autorização legal que expresse seu consentimento quando sua aparência for exibida e usada para fins comerciais. Essa permissão legal é chamada de documento de “autorização de modelo” (encontre uma lista de aplicativos para autorização de modelo aqui).

O mesmo vale para propriedades particulares – direitos de propriedades, logotipos de marcas ou designs de produtos, etc.: para usar uma imagem assim comercialmente, é necessário que o proprietário assine um documento de “comunicado de propriedade”, afirmando que concorda em ter sua propriedade representada e usada em empreendimentos comerciais.

Isso é muito importante para garantir o uso legal das imagens. As agências de imagens controlam as liberações com cuidado, garantindo que todas as imagens disponíveis para uso comercial tenham sido verificadas quanto a liberações.

Imagens de Stock Editoriais

Quando as autorizações não são disponibilizadas ou é impossível classificá-las, as imagens que representam pessoas são vendidas apenas para uso editorial. Isso significa que você só pode usá-las para acompanhar ou ilustrar um tópico interessante, de entretenimento ou de interesse público, mas sem fins lucrativos. Saiba mais sobre a licença de uso editorial aqui.

As imagens editoriais mais comuns são as de celebridades e personalidades renomadas, de eventos de destaque em todo o mundo, eventos com grandes públicos, etc.

É importante lembrar que as imagens comerciais podem ser usadas para projetos comerciais e editoriais, mas as imagens editoriais podem ser usadas apenas para fins editoriais.

Qualidade da imagem

Embora as imagens de stock estejam disponíveis em diferentes tamanhos e resoluções, é importante notar que todas são de alta qualidade.

Você pode encontrá-las para as mais variadas situações, desde pequenas resoluções da web até grandes arquivos e de alta resolução. Quaisquer que sejam os requisitos do seu projeto, é muito provável que você encontre uma imagem que atenda às suas necessidades.

Melhore a Qualidade de seus Projetos com Imagens de Stock

Como você pode ver, as imagens de stock são uma ótimo apelo visual aos seus projetos comerciais, editoriais e pessoais a um custo muito baixo.

Em um mundo cada dia mais visual, aumentar o poder de visualização do seus projetos é um dos principais elementos para ter sucesso em seus empreendimentos.

Portanto, não hesite! Comece a licenciar imagens atraentes, de alta qualidade e econômicas para seus projetos ainda hoje!

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply