48 Tendências fotográficas em 2020 de tirar o fôlego!

O mundo não pára e mais um ano se aproxima! Entre as retrospectivas anuais, resoluções de um novo ano, previsões e novos desejos para 2020, uma coisa é realmente muito importante para garantir que seus projetos criativos sejam bem-sucedidos: conhecer as principais tendências fotográficas que ditarão a esfera visual. 

Assim como faz todos os anos – confira nossas Tendências Fotográficas de 2019 aqui – a equipe da Stock Photo Secrets analisou e coletou as tendências mais inspiradoras, que são a “cereja do bolo” das agências de fotos de stock, para lhe trazer a apostila das tendências fotográficas de 2020 em forma de relatório, o manual perfeito para designers modernos e você que tem o seu próprio negócio.

Tudo o que você precisa saber para criar os projetos mais notórios e chegar no topo (ou porque não avançar no jogo?) de visuais para o próximo ano está aqui ao seu alcance e maravilhosamente ilustrado com imagens premium. Algumas delas já são esperadas já outras poderão surpreender você – como essa sobre fotos de stock esquisitas que à primeira vista pode deixá-lo chocado, somente para dar um exemplo.

E para uma visão mais ampla do mercado sobre tendências visuais, dê uma olhada no nosso relatório sobre as Imagens mais baixadas de 2019, ele realmente adiciona uma perspectiva valiosa aos bancos de imagens!

Explore, aproveite e comece um brainstorming sobre novas idéias de projetos para 2020!

Tendências Fotográficas para 2020

A opinião de nossos especialistas

Por mais variadas que sejam as tendências fotográficas de 2020, existe um denominador comum em todas elas: o realismo. O conteúdo visual mais exigido para o próximo ano é essencialmente único, claro e que aborde temas clássicos e populares.

Desde os avanços globais das pessoas lutando pelas causas mais recentes até a estética fotográfica que será dominante, passando pela composição minimalista e imagens imersivas, todos os tópicos populares são fortemente influenciados pela necessidade de reproduções precisas do mundo e de nossos tempos.

Está muito claro que a comunicação visual hoje não está mais interessada em proporcionar ao público um ideal artístico a imitar, mas sim retratar a realidade que cerca a eles e a nós todos os dias, de uma maneira artística.

Se você é uma marca ou um designer que trabalha para uma marca, mantenha em mente esta dica quando for explorar a nova coleção de tendências visuais: para alcançar seu público-alvo, você não pode simplesmente dizer a eles que os conhece, você deve SER eles.

Ivanna Attié - Stock Industry ExpertIvanna Attié - Stock Industry Expert

Alguns dos conceitos mencionados por nossos especialistas são analisados em maiores detalhes no artigo “8 idéias visuais positivas para se comunicar e inspirar durante o coronavírus”.

voltar ao menu ↑

Ativismo social

Já identificada no ano passado, a tendência visual que capta imagens de pessoas que se unem para defender causas, realizando ações públicas para conscientizar e lutar contra o que elas acham que deve ser  mudado, também está quente para 2020. Nesse contexto, a diversidade em fotos de stock que destacam a inclusão são obrigatórias.

Adobe Stock: de mim para nós

Imagens que apresentam um forte senso de comunidade e escolhas de estilo de vida significativas ressoam com os espectadores, criando uma conexão imediata entre empresas e clientes conscientes.

Ilustração de uma multidão sem um padrão

Copyright: Dashk / Adobe Stock

É interessante ver como as ilustrações são a melhor pedida para este tópico. Muitas campanhas de protesto / conscientização social escolheram esse formato para sua comunicação visual. Definitivamente vale a pena explorar as melhores agências de ilustrações de stock!

Liderado por jovens consumidores, o movimento em direção a pessoas que se juntam para apoiar grandes e pequenas causas está aumentando. O propósito agora é bem pessoal.

Garoto e garotas jovens de cabelo vermelho ao ar livre

Copyright: Alp Peker / Adobe Stock

Shutterstock: igualdade na liderança

Iryna Kalamurza: “Eu Acredito que a arte contemporânea reflete os problemas existentes na sociedade moderna, e a fotografia de stock também deve ilustrar o que está acontecendo nas ruas hoje em dia”. A maior tendência é sem dúvida a luta pela igualdade. Isso inclui os direitos das mulheres e a igualdade de gênero, além da igualdade para diferentes raças e faixas etárias.

Dreamstime: desafiando o futuro

A mudança da paisagem sociopolítica e natural surgirá de forma criativa nos conceitos de design e foto em 2020. Eugenia, a ascensão da AI (inteligência artificial), fenômenos climáticos imprevisíveis, aquecimento global, sequela da saga do Brexit e dinâmica das mídias sociais, esses são apenas alguns dos principais desafios que enfrentaremos em um futuro próximo.

EyeEm: ativismo civil

Como contar uma história visual atraente sem utilizar ferramentas caras? Em 2020, o ativismo civil é uma tendência visual que ocorre fora das urnas: onde as mudanças políticas e sociais são cada vez mais apreendidas pelas lentes de nossos smartphones, fornecendo às plataformas de mídia social vídeos e fotografias de testemunhas oculares atraentes diretamente da fonte.

Homem com um cartaz de protesto com dizeres em preto e branco

Copyright: Max Gor / EyeEm

voltar ao menu ↑

Imagens autênticas e espontâneas

Essa é de longe uma das tendências mais persistentes dos últimos anos e não mostra sinais de que vai desaparecer ou perder a força tão cedo. A  fotografia de lifestyle que estará mais em alta em 2020 será uma imagem com estilo autêntica. Momentos super-reais e espontâneos capturados minuciosamente pela lente de um fotógrafo habilidoso, sejam elas totalmente naturais ou produzidas para se destacarem – o que seria um pouco de “não fotografia de stock” – são tudo o que você precisa para estar atualizado visualmente no ano que está por vir.

Photocase: Hiper-realismo

A autenticidade tem sido uma tendência há anos e o desenvolvimento vai ainda mais longe quando o disparo é feito com o modelo posicionado para a fotografia de forma super-realista, quase uma foto estilo “documentário anos setenta”: trêmulo e imperfeito, mas verdadeiro e bonito, que por sua vez corresponde a tendência de conteúdo da imperfeição.

Menininha no quarto cheio de pó

Copyright: deyangeorgiev / Photocase.com

Shutterstock: Autenticidade e imagens em movimento

Felicia Perretti: “Eu sinto que os momentos reais e a autenticidade da fotografia ainda são muito importantes, e as marcas continuarão a solicitar esse tipo de imagem. Além disso, imagino que veremos mais conteúdo de imagem em movimento. A fotografia está encontrando maneiras de adicionar movimento, se não totalmente em transição para o vídeo”.

Duas mulheres afro tirando uma selfie

Copyright: Kseniia Perminova / Shutterstock

Stock Photo Secrets: Composições Espontâneas

A fotografia autêntica foi uma das tendências favoritas em 2019 e não surpreende ver sua evolução em um espaço um pouco diferente. Enquanto a fotografia autêntica se concentra em pessoas reais e em situações reais, a fotografia espontânea (candid photography) se concentra no fotógrafo e não no assunto em muitos casos. Diferentemente dos retratos deliberadamente posados, que são projetados e encenados especificamente para atingir uma certa aparência ou objetivo, o objetivo de uma foto espontânea é ser instantânea e “sincera”. Para conseguir isso, o fotógrafo deve se misturar ao ambiente. Para capturar uma fotografia verdadeiramente espontânea e genuína, o fotógrafo precisa tornar-se invisível. Como resultado, esse pode ser um tipo de disparo desafiador a ser alcançado, mas esperamos ver um crescente aumento nesse estilo atraente de fotografia.

Família correndo pela praia no inverno

Copyright: Ingram Images / Stock Photo Secrets

Dreamstime: Contadores de histórias

Imagens contam histórias, e haverá muitas narrativas visuais em 2020. A necessidade de ter a minha história, a sua, a nossa ou dela ouvida, se traduzirá em imagens únicas de indivíduos, bem como em formas atípicas de serem fotografadas. Esqueça a pose rotineira e deixe a história se desenrolar!

Família vestida de coelho da páscoa com cara de bobo

Copyright: Shsphotography

Veremos histórias de singularidade, diferenciação, mas também histórias de inclusão e diversidade. A constante mudança do mundo mudará seus recursos, então prepare-se para uma coleção de retratos sobre diversidade na tentativa de completar a colagem dos retratos humanos do mundo. As pessoas do amanhã vão parecer muito multiétnicas.

Retrato de um homem de tribo africana com um lenço vermelho

Copyright: Nuvisage | Dreamstime.com

Jovens sentados no terraço

Copyright: Ammentorp | Dreamstime.com

EyeEm: Realismo produzido

Essa tendência incentiva as marcas a simular a energia espontânea de contar histórias a partir de um disparo ‘natural', um momento genuíno da história que dá a pessoa a oportunidade de revelar a verdade sem adereços desnecessários, iluminação artificial ou retoque digital excessivo. Para as empresas, trata de contar histórias simples de produtos que elevam o lado humano do capitalismo.

Garota bebendo água na rua

Copyright: Linas Vaitonis / EyeEm

voltar ao menu ↑

Ambientalismo e Sustentabilidade

Um dos tópicos mais discutidos neste ano foi o efeito das mudanças climáticas, o impacto humano no planeta e o que podemos (e devemos) fazer para preservar o meio ambiente. Consequentemente, esses assuntos serão muito procurados em forma de material visual. Praticamente todos os especialistas que consultamos destacaram o ambientalismo e o estilo de vida sustentável como uma tendência em alta para 2020.

Photocase: O ouro é verde

O luxo não tem que ser caro e sim sustentável. A sustentabilidade é agora um estilo de vida e as pessoas integram critérios ecológicos e sociais à seu horizonte de valor. É melhor salvar uma jaqueta vintage de um brechó de segunda mão do que adquirir uma peça cara da boutique Gucci. A “nova velha jaqueta” é então levada à loja de departamentos orgânicos para encher os recipientes reutilizáveis com comida. Portanto, não se trata de uma renúncia geral ao consumo, mas de uma troca de valores que continuarão fazendo o consumidor tomar decisões, porém levando em consideração os aspectos sociais e sustentáveis que acompanham todo produto e serviço.

Mão amassando uma garrafa de plástico

Copyright: Andrea Righetto / Photocase.com

Shutterstock: Reciclagem, mudança climática e exploração espacial

Anastasiia Kryvenok: “As maiores tendências, na minha opinião, serão problemas ambientais e aquecimento global. Esse tema se estenderá para incluir fotos mostrando interações humanas com a natureza, o desenvolvimento de novas tecnologias e até exploração espacial”.

Urso polar com o filhote andando no gelo

Copyright: FloridaStock / Shutterstock

Luis Molinero: “Estamos prestes a entrar em 2020 e imagino que os temas e tendências de 2019, como esportes, negócios e alimentação saudável vão continuar prosperando. Mas também acho que conceitos dos quais estamos nos tornando cada vez mais conscientes – como reciclagem, energia renovável e combate às mudanças climáticas – vão ganhar mais importância e vão entrar em cena com muita força.

Dreamstime: Futuro Desafiador

Desde a greve escolar da Greta Thunberg  pelo clima até o crescente ativismo social e político, pessoas do mundo todo desafiam os paradigmas existentes em busca de um mundo “melhor”. Estamos olhando para uma era pós-conscientização, onde as pessoas revidam e encontram alternativas, desde os jardins da cidade e a limpeza nos oceanos, até programas educacionais especiais para viver uma vida sustentável. O conteúdo visual absorverá isso através de colagens, fotos em movimento e em ação, com o objetivo de se posicionar por um futuro viável.

Pessoas protestando usando cartazes com dizeres "estamos ficando sem tempo"

Copyright: Andrei Gabriel Stanescu | Dreamstime.com

Crianças aprendendo a reciclar em uma aula de biologia

Copyright: Rawpixelimages | Dreamstime.com

voltar ao menu ↑

Cores animadas

Você não pode pensar em visual sem pensar em cores. A paleta do próximo ano será muito animada, cheia de tons vibrantes, ousados e contundentes que se encaixam em várias narrativas, desde o retrô até a natureza e a viagem. Várias agências de fotografias adotaram essa tendência, e é isso o que elas têm a dizer:

Stock Photo Secrets: cores vibrantes

2020 é sobre a auto expressão. Não de uma maneira literal ou óbvia, mas de uma perspectiva mais abstrata, usando cores vivas e estilos fotográficos para representar uma ideia, conceito ou impressão. É por isso que uma das nossas principais tendências para 2020 são as cores vibrantes. Todas as imagens têm voz, portanto, quanto mais vibrante a cor, mais alta a voz. Isso permite que as imagens se destaquem no meio da multidão e realmente causem grande impacto no visualizador. Isso é especialmente prevalecente em uma época em que as imagens de stock estão no auge e a disponibilidade de imagens está em um nível extremamente saturado. Ter fotos que se destacam em meio a multidão sempre obterão muita popularidade.

Plano de fundo multicolorido de utensílios de mesa duotônico

Copyright: Ingram Images / Stock Photo Secrets

Tendências de cores da Shutterstock: sem cores pastéis em vista

A Shutterstock lançou um guia completo sobre tendências de cores para 2020, e as três primeiras são incrivelmente ousadas e atraentes:

Lava exuberante – um vermelho poderoso e ardente – # FF450

48 Tendências fotográficas em 2020 de tirar o fôlego! 2

Aqua Menthe – Um verde vibrante e picante – # 7FFFD4

48 Tendências fotográficas em 2020 de tirar o fôlego! 3

Azul Fantasma – Um azul forte e profundo – # 191970

48 Tendências fotográficas em 2020 de tirar o fôlego! 4

123RF: cores ousadas e toque de neon

As cores terão uma presença mais vívida e vibrante no mundo da fotografia para todos os meios digitais. Use recursos visuais brilhantes, arrojados e de destaque para atrair a atenção do espectador ou criar um splash de marketing e design.

Retrato de uma mulher africana abraçando ela mesma

Copyright: ammentorp / 123RF

Veremos um aumento nas imagens com temas de neon ao longo do próximo ano. Luminosidade e brilho serão as principais palavras-chave mais usadas na pesquisa de fotografia em neon. Os retratos com temas de neon também serão um estilo crescente que fará retratos comuns se destacarem.

Garota sentada na janela de um café com luzes de neon

Copyright: http://shrsl.com/211uk / 123RF

Dreamstime: Fluido, Colorido, Isométrico

As ilustrações e clip arts de 2020 brilharão em um espetacular e variado esquema de cores, de visuais monocromáticos à cores vibrantes, como tons de laranja e roxo saturados, todos com o objetivo de chamar a atenção dos espectadores.

Fundo abstrato com cores fluídas e vibrantes

Copyright: Stararts | Dreamstime.com

Fundo abstrato de caixas em 3D isométricas

Copyright: Kulikovalex | Dreamstime.com

EyeEm: Azuis Pastel

O que você ganha quando combina a cultura milenar com o minimalismo fotográfico? Nós chamamos isso de Geração Azul. À medida que tentamos processar as aparentemente intermináveis manchetes negativas que nos bombardeiam diariamente, as cores que escolhemos em nossas campanhas de marca oferecem um lembrete sutil, porém gentil, das propriedades curativas e emocionais que a cor pode ajudar a trazer.

Garota no mar vestindo maiô

Copyright: Fabio Piccioni / EyeEm

voltar ao menu ↑

Beleza atípica & fotos cruas

Essa tendência está em ascensão há vários anos e será a melhor chave em 2020. A fotografia contemporânea, particularmente o retrato, trata de redescobrir e redesenhar os parâmetros sociais da beleza, não apenas no nível humano, mas também no que diz respeito à estética visual. Muitas delas classificadas como as melhores fotos para o Instagram, por exemplo. Para o próximo ano, os retratos vencedores serão aqueles que retratam a beleza não convencional de uma forma crua, menos produzida e menos retocada. É interessante ver como essa tendência funciona nas fotografias de stock fashion!

Photocase: a nova beleza

O conceito de beleza está sendo renegociado. Particularmente, esse tipo de perfeição alcançada por meio de efeitos posteriores é rapidamente exposto como uma ferramenta de marketing e perde cada vez mais seu brilho. Em vez disso, a câmera mostra a beleza não editada da imperfeição, estranheza, alteridade e diversidade que é dada a todas as criaturas.

Retrato de uma mulher vestindo um cachecol

Copyright: Nika Akin / Photocase.com

Adobe Stock: Maquiagem não é uma máscara

Os cosméticos têm sido historicamente aplicados como uma “máscara” em um esforço para atingir um limitado e linear ideal de beleza. A aparência contemporânea se concentra em celebrar a aparência e o estilo único de uma pessoa, e as cores aparecem de maneiras expressivas e artísticas.

Mulher afro com cabelo pink

Copyright: Elise Mesner / Adobe Stock

O visual precisa refletir o uso contemporâneo dos cosméticos como uma celebração da individualidade e da identidade para parecer fresco, não datado, afastando-se dos looks tradicionais e excessivamente retocados da “beleza”.

123RF: fotos não editadas

Com a autenticidade ainda no topo da lista de tendências fotográficas, veremos muito mais fotos inéditas, especialmente nas mídias sociais. Fotos não editadas do mundo real serão mais difundidas do que as atuais no período dos próximos anos.

Mulher usando um kimono japonês em kyoto

Copyright: Leung Cho Pan / 123RF

EyeEm: A nova selfie

Como uma forma envolvente de arte, o retrato moderno está consumindo silenciosamente a selfie, substituindo espontaneidade crua por vaidade digital construída. O retrato carrega nossas inseguranças mais profundas sobre o que é ser impotente em um vácuo de mídia social que geralmente valoriza a estética mais do que as conexões genuínas. As marcas podem aprender de um foco renovado em elementos visuais simples.

Retrato de uma mulher asiática

Copyright: Audrey Kwok / EyeEm

voltar ao menu ↑

Sênior da vida moderna

Muitas agências adotaram uma tendência crescente que busca uma representação mais precisa e habilitada dos Baby Boomers, já que a geração icônica está agora atingindo a marca de 65 anos. Agora, essa parte maciça da população está na antiguidade, e eles certamente estão desafiando os cânons sobre como essa fase da vida deve ser vivida. Fotos de senhores idosos em 2020 devem refletir isso.

Photocase: Ok, Boomer!

Os “baby boomers” estão envelhecendo e, como eles representam a maioria social, as demandas pelo conteúdo da imagem estão mudando junto com eles. Ao mesmo tempo, a trincheira da natividade digital está separando grande parte dessa geração do mundo virtual, que é invisível para eles. No entanto, os modelos mais antigos provavelmente não enfrentarão grandes problemas com as reservas no futuro.

Retrato de uma jovem senhora com batom vermelho

Copyright: livcool / Photocase.com

Adobe Stock: todas as idades são aceitáveis

Envelhecer normalmente não é apenas possível – mas é o novo normal. Os idosos são saudáveis e ativos, participando em diferentes tarefas de trabalho por muito mais tempo do que as gerações anteriores, o que lhes confere grande poder de compra.

Retrato de uma senhora e uma jovem no campo

Copyright: Bonninstudio/Stocksy / Adobe Stock

As empresas querem imagens diversificadas que apresentem pessoas mais velhas e vibrantes, envolvidas ativamente em todas as facetas da vida e com colegas e comunidades de todas as idades. Isso ajuda as empresas a crescer em apelo e relevância para poderosas demografias antigas.

Senhora descolada fazendo sinal de paz e amor

Copyright: Lindsay Mound / Adobe Stock

Retrato de um senhor asiático

Copyright: Victor Marvillet / Adobe Stock

Dreamstime: Capacitação Sênior

Globalmente, a população acima de 65 anos é atualmente a faixa etária que mais cresce. A fotografia de stock não é uma raridade à demanda de representação visual autêntica para esse grupo específico. A idade é apenas um número e os idosos também se divertem.

Senhores gargalhando enquanto jantam

Copyright: Rawpixelimages | Dreamstime.com

Os conceitos de envelhecimento/idosos relacionados ao estilo de vida ativo, saúde, finanças, moradia, família, bens e serviços serão cada vez mais populares, deixando de lado a pose convencional da sabedoria silenciosa dos idosos.

Senhor em sua rotina se divertindo no banheiro com cara de bobo

Copyright: Pojoslaw | Dreamstime.com

voltar ao menu ↑

Diversidade & Inclusão

A demanda por imagens que ilustrem uma sociedade global inclusiva e diversificada só aumentará em 2020. Os designers vão precisar, mais do que nunca, de fotos que forneçam uma representação visual mais precisa do mundo em que vivemos e das pessoas que fazem parte dele, com o fim de espalhar sua mensagem às massas. As diferentes raças, papéis na sociedade e gênero ditam-A fotografia estilizada que atende ao mercado feminino e continua aumentando em relevância- e ainda a fotografia de lifestyle terá como objetivo representar à todos.

Shutterstock: Novas abordagens sobre temas estereotipados

Damir Khabirov: Inevitavelmente, quaisquer novas tendências em 2020 crescerão em relação às que já ganharam força em 2019. Diversidade, positividade do corpo e feminismo ainda serão extremamente relevantes. Essas são tendências globais que influenciam o mercado de fotografia, assim como a propaganda, o marketing e a política.

Irmã sentada ao lado de seu irmão deficiente

Copyright: Jaren Jai Wicklund / Shutterstock 

Esta imagem acima é um exemplo perfeito de imagens modernas sobre portadores de necessidades especiais, que estão crescendo em popularidade recentemente!

Eu sinto que os tópicos clássicos ainda serão relevantes – mas serão renderizados de novas formas. Por exemplo, vamos evitar retratos estereotipados de uma família feliz sentada no sofá de uma casa. Todos os anos, os móveis e as roupas mudam e a própria família pode divergir da imagem típica de “mãe, pai, menino e menina” tornando-se mais diversificada e inclusiva.

Adobe Stock: expresse-se

Graças às mídias sociais, as pessoas estão mais públicas e abertas do que nunca quando se trata de expressar seus sentimentos. A necessidade humana de compartilhar uma gama completa e honesta de emoções cruas já é predominante.

Homem estravasando sua emoção

Copyright: TONL / Adobe Stock

Os consumidores querem se ver representados de forma autêntica. Isso inclui a maneira como eles se sentem e se expressam. Essa é a mais nova forma visual de “inclusão”.

Mulher careca sorrindo feliz durante um protesto

Copyright: Jacob Lund / Adobe Stock

123RF: Foco Inclusivo

Faça uma série de perguntas sobre como seria a fotografia se houvesse um foco mais forte na inclusão. 2020 será um ano em que representações de órgãos, gêneros, orientações e diversidades raciais ainda serão importantes.

Jovem modelo plus size em fundo neon

Copyright: : Volodymyr Melnyk / 123RF

Alamy: elas no comando

Apenas um em cada três empresários no Reino Unido são mulheres. Com a indústria pressionando para uma mudança dessa visão tradicional dos empreendedores através do aumento da conscientização para horários de trabalho flexíveis, trabalho remoto e termos como ‘mumtrepreneur' se tornando cada vez mais popular, é um ótimo momento para comemorar isso com imagens inspiradoras e poderosas. 

Joven mulher malaia muçulmana tirando uma selfie

Copyright: Gabriel The / Alamy Stock Photo

voltar ao menu ↑

Disparos imersivos

A tecnologia de captura de imagens continua avançando e o mundo criativo adota os novos meios de expressão visual. A fotografia imersiva tem sido uma tendência crescente nos últimos anos e é cada dia mais acessível, com aplicações na paisagem, natureza, estilo de vida, entre outros. Em 2020, duas agências a veem atingindo a maior popularidade e nos dizem o porquê:

Stock Photo Secrets: fotografia em 360º

Dado que a Realidade Virtual, ou VR, está em ascensão em muitas outras áreas da tecnologia, como videogames e filmes, não é surpresa que tenha encontrado seu caminho na fotografia. No entanto, em uma forma ligeiramente diferente, em vez de fones de ouvido VR e mundos virtuais, é mais provável que a fotografia 360 comece a aumentar em popularidade.

Vista em 360 graus de uma cidade urbana inteligente

Copyright: Ingram Images / Stock Photo Secrets

A fotografia 360 refere-se a fotografias ou vídeos que abrangem um espectro de 360 graus, permitindo que o espectador veja a imagem de todos os ângulos, em vez de uma perspectiva específica. Embora a tecnologia para criar essa forma de fotografia ainda esteja em desenvolvimento, estamos vendo versões iniciais no Facebook e no Google Maps que são totalmente funcionais e dão uma ideia do que o futuro reserva para a fotografia em 360 °.

Panorama de uma plantação de arroz em 360 graus

Copyright: Ingram Images / Stock Photo Secrets

123RF: fotografia em 360º

Espere um foco visual em fotos panorâmicas e imersivas que o atraem para a imagem, capturando os arredores de um local específico que permite aos espectadores olhar para vários ângulos e experimentar uma sensação única nos bastidores.

Turista usando trenó no gelo azul

Copyright: Alexey Zakirov / 123RF

voltar ao menu ↑

Consciência da saúde mental

À medida que o estigma e o preconceito em torno das questões de saúde mental são deixados para trás e a importância do bem-estar mental atinge a comunicação convencional, a fotografia precisará refletir ainda mais esse tópico e de uma maneira real e honesta que seja convidativa. Muitas dessas imagens se enquadram na categoria de fotografias médicas.

Alamy: Em harmonia com a natureza

Passar um tempo no espaço verde ou trazer a natureza para a sua vida cotidiana pode beneficiar seu bem-estar físico e mental. Com as conversas em torno da saúde mental se tornando menos estigmatizadas, mais pessoas estão refletindo sobre como podem adaptar suas casas para melhorá-las. Essa necessidade de estar em harmonia com a natureza está sendo refletida na fotografia de interiores.

Cama próxima das plantas e da janela

Copyright: Katarzyna Bialasiewicz / Alamy Stock Photo

EyeEm: reestruturando a Saúde Mental

Como um dos maiores problemas de saúde enfrentados pelas gerações dos dias de hoje, os designers e criativos das marcas estão conseguindo dar voz aos que não têm voz. Como objetivo a ser alcançado em 2020, a maneira como reformulamos a saúde mental de uma perspectiva visual é tão importante quanto a própria conversa sobre o assunto. Isso começa com a maneira como comercializamos e fazemos campanhas em torno do tópico e em como escolhemos as imagens certas.

Jovem garota sentada no chão triste

Copyright: yangyak / EyeEm

voltar ao menu ↑

Amor pela natureza

Em conexão direta com a principal tendência do ambientalismo e da preservação ecológica, os especialistas veem um interesse marcante por imagens que celebram a natureza e nossa conexão com os elementos naturais.

Dreamstime: luxúria pelo verde

Temos visto um desejo crescente pela natureza, com pessoas fugindo para lugares distantes e solitários. 2020 irá além e dará um passo mais perto da construção de nosso próprio refúgio verde, bem no meio de todos os lugares. As pessoas estão recuperando o verde das cidades e de suas casas, portanto, espere que todos os tons de verde da natureza brilhem no próximo ano.

Plano de fundo com folhas verdes

Copyright: Thanabodin Jittrong | Dreamstime.com

Vamos nos reconectar com a natureza em meio a um fundo totalmente verde, desde a iniciativa “go green” até a “green foliage ou “green biscay”.

Cachorro divertido deitado na grama com flores

Copyright: Natalia Bachkova | Dreamstime.com

123RF: foco natureza

Na era das fortes mudanças climáticas, veremos um foco maior na natureza e no exterior. A fotografia ambiental é uma tendência com seres humanos e animais selvagens que vivem com o resultado de impactos humanos na Terra.

Luzes da aurora boreal na Islândia

Copyright: Tawatchai Prakobkit / 123RF

voltar ao menu ↑

Disparos móveis

Presente nas tendências visuais há alguns anos, alguns especialistas ainda veem a fotografia móvel como uma tendência autônoma para 2020.

Stock Photo Secrets: imagens verticais

Com a rápida evolução dos smartphones na última década (focando especialmente nas câmeras embutidas), não surpreende que eles tenham impactado a fotografia e a indústria da fotografia em geral. Essa mudança ocorre na forma de mais imagens, usando um estilo de retrato fotográfico sobre paisagem, e é atribuída por alguns ao aumento do uso de smartphones. Como resultado, as imagens em retrato (ou verticais) devem ser observadas no próximo ano para ver se essa tendência continua a aumentar.

Garotas felizes com uma levando a outra nas costas

Copyright: Ingram Images / Stock Photo Secrets

Shutterstock: imagens reais e luz natural 

Kseniia Perminova: “Acho que a fotografia móvel será uma das principais tendências. As pessoas querem ver na publicidade o que veem com seus próprios olhos. Além disso, é muito mais fácil para o fotógrafo e o comprador usar um smartphone em qualquer lugar e a qualquer hora, sem se preocupar em encontrar um estúdio ou espaço de trabalho. Da mesma forma, acho que as fotos com luz natural (feitas sem o uso de equipamentos e filtros adicionais de iluminação) também serão solicitadas”.

voltar ao menu ↑

Nostalgia retrô

Algumas agências veem um interesse crescente por imagens que celebram o passado e o contrastam com os temas e conceitos mais modernos que hoje habitam o campo visual.

123RF: vibes retrô

Os efeitos da fotografia vintage e o humor do passado são uma tendência que transcendeu o tempo. Veremos mais fotos retrô com cores cromáticas e molduras vintage que nos trazem de volta aos bons velhos tempos.

Jovem com um look retrô em um festival de música

Copyright: ammentorp / 123RF

Alamy: nostalgia da nova geração

Nostalgia é definida como um sentimentalismo para o passado. Esta nova visão sobre o tema da nostalgia analisa como os elementos do passado estão sendo modernizados e usados em um cenário do século XXI. Essa tendência é sobre o esquecimento de gravações retrô com estilo e o foco em atualizar esses temas.

Mulher elegante em estilo retrô

Copyright: Lorna Cabble / Alamy Stock Photo

voltar ao menu ↑

Layouts minimalistas e monocromáticos

A composição exibirá muitos layouts limpos que brincam com os conceitos de colagem e recorte em esquemas monocromáticos ou de tons duplos, semelhante à antiga técnica de colagem.

Photocase: recorte e montagem

Vemos mais e mais fotos com fundos monocromáticos. Ainda não podemos falar do renascimento do recorte, mas o desenvolvimento claramente vai na direção do uso de elementos de imagens individuais na forma de montagens e colagens. Essa é a reação dos processadores de imagem à tecnologia Deep Fake ou às notícias falsas no estilo do caso Sharpie-Gate do presidente dos EUA.

Farinha com colher em um plano de fundo roxo

Copyright: YesPhotographers / Photocase.com

123RF: layout estético

Os layouts minimalistas e limpos são uma tendência em fotografia estética a ser observada no próximo ano. Com a desordem potencial subtraída, a fotografia minimalista pode ser uma alternativa tranquilizante para ocupar disparos agitados.

Plano de fundo minimalista de um design interior botânico

Copyright: marctran / 123RF

voltar ao menu ↑

Mais tendências individuais!

Especialistas de várias agências de fotografia apontaram tendências que talvez outros não tenham percebido em suas pesquisas. Isso significa que essas tendências são menos relevantes? Claro que não! Na verdade, é uma ótima maneira de ter um escopo maior da indústria visual para o próximo ano, por isso recomendamos que você também os veja.

Photocase: áreas escuras

Nada é pior do que a mania mais recente do último ano. Os efeitos de reflexo da luz de fundo estão agora oficialmente desativados e os artistas gráficos estão felizes com as muitas fotos com enormes áreas de sombra preta que facilitam muito a colocação de um texto, por exemplo. Essas imagens vem do forte efeito de contraste criado por essas áreas escuras. O espectador substitui mentalmente o que está escondido no escuro, engajando-se com a imagem, o que cria a tensão.

Gato na mesa com um fundo escuro

Copyright: Tarik Gogic / Photocase.com

Stock Photo Secrets: fotografias aéreas

Tocada em 2019, a fotografia aérea já foi um empreendimento inatingível. Com o aumento da disponibilidade e das vendas de drones, é mais fácil do que nunca subir aos céus e capturar o mundo abaixo. Fornecendo uma perspectiva única do mundo à nossa volta, esse tipo impressionante de fotografia (fotografia por drone) é um favorito crescente. Vimos algumas fotografias aéreas de tirar o fôlego no último ano, quando a tendência estava apenas começando, mas, dada a sua popularidade, esperamos ver muito mais imagens desse tipo em 2020.

Vista aérea de barcos e lanchas no porto

Copyright: Ingram Images / Stock Photo Secrets

123RF: macro disparos

Aproximar-se pessoalmente será um novo foco visual em que poderemos nos concentrar em 2020. Com temas que se concentram na natureza, insetos e animais, espere dar um zoom nos melhores detalhes que nos cercam.

Close-up do olho de uma iguana

Copyright: gaschwald / 123RF

Alamy: perca-se localmente

Estamos vendo uma tendência crescente de viagens locais; as pessoas não querem aumentar sua pegada de carbono viajando para o exterior e, em vez disso, estão explorando os destinos e atividades que podem desfrutar no seu local. Isso não significa que as viagens ou imagens sejam entediantes, pelo contrário, encoraja as pessoas a encontrar emoção e aventuras que nunca perceberam que existiam.

Dupla de surfistas na praia com um VW fusca

Copyright: David Lyons / Alamy Stock Photo

Alamy: comida em família

Conhecida como a cultura de longas horas, mais pessoas do que nunca estão trabalhando desde o amanhecer até o anoitecer. À medida que nossas vidas profissionais se tornam mais ocupadas, é cada vez mais importante que aproveitemos ao máximo o tempo da família, e muitos concordam que há uma coisa que une a família: comida. Passar esses momentos preciosos com os pequenos no café da manhã, assar com a mãe no domingo à tarde ou sentar-se na sexta-feira à noite para compartilhar uma pizza com as pessoas que são importantes para você: na atual coleção de lifestyle da Alamy, há uma compreensão real de imagens autênticas que capturam famílias que se reúnem dessa maneira.

Família feliz jantando ao ar livre

Copyright: AlessandroBiascioli / Alamy Stock Photo

EyeEm: o comercial criativo

As marcas estão emprestando movimentos artísticos icônicos do século XX, misturando elementos de design de arte pós-modernista com várias referências à pop art, design do Memphis Group, obras de arte de natureza morta e paletas de cores Miami Pastel. Dentro dessa tendência, existe uma forte relação entre justaposição de assunto aventureiro, expressão social milenar e redação inteligente.

Arranha-céu com o céu ao fundo na cor pastel

Copyright: Marco Di Stefano / EyeEM

  • [/wpsm_titlebox]
voltar ao menu ↑

As Agências

Convidamos você a conhecer as 8 principais agências de fotografias com as opiniões que os designers e especialistas criativos nos forneceram sobre as principais tendências visuais, incluindo a tendência fotográfica deste ano além de ilustrações de stock:

Photocase 

Logo Photocase > 48 tendências fotográficas de tirar o fôlego em 2020A Photocase é uma agência de fotografia com sede em Berlim que tem se destacado em imagens artísticas e não convencionais já por duas décadas. A agência têm uma biblioteca exclusiva e altamente curada, repleta de fotos de stock únicas e incomuns que atualmente são tão procuradas. Se você está procurando por imagens para o uso em redes sociais, essa é a agência certa.

Quer saber mais? Leia nossa análise da Photocase.

Gostaria de comprar as fotos desta agência? Encontre-as logo abaixo e aproveite para adquirir as imagens que são a tendência deste ano utilizando nosso cupom Photocase que dá 5 créditos gratuitos + 10% de desconto em sua compra!

Shutterstock

Logo Shutterstock > 48 tendências fotográficas de tirar o fôlego em 2020O catálogo com mais de 300 milhões de imagens faz a Shutterstock se tornar um dos maiores bancos de imagens de hoje além de estar fortemente direcionado para um conteúdo comercial, armazenando grandes variedades de imagens de fotógrafos profissionais em todos os tópicos, estilos e composições que você pode imaginar. A agência está no topo do mercado há mais de 15 anos.

Quer saber mais? Leia nossa análise da Shutterstock.

Para comprar as belas imagens desta agência, basta clicar nesse link e capturar nossos cupons Shutterstock que lhe oferecem até 15% de desconto!

Adobe Stock

www.stock.adobe.com homepageAssim como já diz o nome, a Adobe Stock é um serviço de imagens de stock de propriedade da Adobe, totalmente integrado ao próprio aplicativo da agência: o Creative Cloud que oferece um fluxo contínuo de trabalho de design ou pode também oferecer seu conteúdo diretamente através do seu site . A agência Oferece mais de 100 milhões de imagens em todos os tópicos e estilos, de grande impacto, cuidadosamente selecionadas e com disparos nítidos tomados por profissionais muito habilidosos que elevam o nível de qualquer gráfico ou projeto comercial.

Gostaria de ter mais detalhes? Leia nossa análise da Adobe Stock.

Para adquirir suas trendy imagens, basta clicar nelas neste post. E não esqueça que você pode testar o seu serviço gratuitamente com este teste gratuito da Adobe Stock!

Stock Photo Secrets Shop

Logo Stock Photo Secrets > 48 tendências fotográficas de tirar o fôlego em 2020Como você já imaginava, este é o nosso próprio serviço de fotografias de stock. A Stock Photo Secrets é voltada para pequenas e médias empresas, artistas iniciantes, freelancers e designers que geralmente trabalham com um orçamento limitado. Possuímos uma coleção com cerca de 6 milhões de fotos, ilustrações vetoriais e fontes que estão prontas, somente esperando  por você, e atualizamos nossa biblioteca com até 100.000 novas imagens todos os meses para garantir que o conteúdo mais moderno esteja sempre incluído.

Quer saber mais? Leia nossa análise da Stock Photo Secrets.

Para baixar nossas trendy imagens, acesse a Stock Photo Secrets Shop. também recomendamos que você analise nossa popular oferta 99club!

Dreamstime

Logo dreamstime > 48 tendências fotográficas de tirar o fôlego em 2020A Dreamstime é uma das 6 principais agências de fotografia do mercado e praticamente tem se mantido nessa posição desde a sua origem, há mais de 15 anos. Ela oferece uma enorme coleção de mais de 119 milhões de fotos sempre atualizadas, com as melhores tendências visuais e acessíveis, razões pelas quais tantos clientes a escolhem.

Quer saber mais? Leia nossa análise da Dreamstime.

Se você já estiver pronto para comprar imagens de sua biblioteca encontrada neste artigo, basta se inscrever gratuitamente na Dreamstime e iniciar os downloads!

123RF

Logo 123rf > 48 tendências fotográficas de tirar o fôlego em 2020Incluída como uma das 6 maiores agências de fotografia desde o início dos anos 2000, a 123RF fornece um catálogo com milhões de imagens prontas para download e uso comercial, e ela continua crescendo, com o objetivo de manter sua coleção atualizada, moderna e com as melhores tendências para atender às suas necessidades.

Quer saber mais? Leia nossa análise da 123RF.

Deseja fazer o download das lindas imagens desta agência incluídas neste artigo? Basta clicar nelas e aproveite para utilizar o nosso cupom especial 123RF com até 20% de desconto para as suas compras!

Alamy

Logo alamy > 48 tendências fotográficas de tirar o fôlego em 2020A Alamy é uma agência de fotografia muito bem estabelecida, com uma história impecável. Sua biblioteca está cheia de fotos que são a tendência do momento e estão prontas para serem usadas em seus projetos, além de também possuírem várias opções de licenciamento.

Quer saber mais? Leia nossa análise da Alamy.

Pronto para comprar suas fotos? Basta clicar nelas neste artigo e aproveitar para baixá-las com até 25% de desconto utilizando nosso exclusivo cupom Alamy!

Uma pesquisa mais profunda? Acesse seis anos de tendências fotográficas!

Se você realmente gosta de tendências visuais, ou gostaria de ter uma visão mais profunda de como elas evoluíram, nós temos uma cobertura especial! Nossos relatórios anuais de tendências fotográficas reportam a partir de 2014, oferecendo uma visão mais completa das tendências fotográficas de cada ano! Confira:

Comece o ano desenvolvendo novos projetos com as tendências fotográficas de 2020

Então é isso! Essas são todas as tendências da fotografia em 2020.

Assim como nossa especialista Ivanna antecipou acima, o conteúdo visual do próximo ano trata de autenticidade e intimidade,  com os principais tópicos sendo fortemente influenciados pelos eventos que acontecem em todo o mundo: luta contra o aquecimento global, retorno do homem à natureza, empoderamento e individualidade.

Agora que você já sabe o que estará em alta no mundo da fotografia em 2020, é hora de analisar como você pode combinar essas tendências em seus designs gráficos – sejam para redes sociais, websites, outdoors etc. – para torná-las atuais e atraentes.

Deixe que essas novas tendências o dominem para um novo ano de puro design, iniciado com um planejamento do que é “cool” nestes visuais atuais, lhe dado total inspiração para seu próximo projeto criativo.

E um feliz projeto para você!

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário