Como vender fotos na Shutterstock? [Contributor Program 2024]!

www.shutterstock.com início

Você é um fotógrafo profissional, possui belas imagens e está interessado em saber como vender fotos na Shutterstock? Já ouviu falar do programa para colaboradores da Shutterstock? Com a demanda crescendo significativamente, vender seu conteúdo na internet é uma forma de ganhar uma renda extra. Talvez você nunca tivesse pensado, mas a Shutterstock, é um dos principais bancos de imagens que aceita envios desses trabalhos!

Na nossa análise do programa para colaboradores da Shutterstock – conhecido como Shutterstock Contributor Program – vamos conferir os benefícios de se ingressar nele, todos os detalhes sobre como funciona a aprovação de novos membros, venda das fotos e como e quanto a Shutterstock paga pelo envio de trabalhos. Também avaliaremos os prós e os contras relacionados, dessa forma você poderá decidir se vender fotos na Shutterstock por meio desse programa é bom negócio!

Continue lendo e tenha todas as informações sobre o que é preciso para vender as suas fotos com sucesso na Shutterstock!

Vender fotos na Shutterstock — visão geral do programa para colaboradores

www.shutterstock programa para colaboradores

Como membros do programa para colaboradores da Shutterstock, fotógrafos, ilustradores e cinegrafistas podem vender suas fotos. O processo é bem simples: esses membros aprovados fazem o upload de suas fotos, ilustrações ou vídeos para a biblioteca da Shutterstock e cada vez que alguém interessado adquirir um de seus trabalhos, ele receberá royalties.

Só para se ter uma ideia, a base de clientes do banco de imagens Shutterstock é global, ou seja, inclui desde empresas de todos os tipos de mercados a designers autônomos de todo o mundo que usam o conteúdo de sua biblioteca para a criação de sites, materiais de marketing, anúncios, redes sociais, artigos, livros, revistas e programas de tv e streaming.

A Shutterstock também oferece um lista de ferramentas e providencia recursos desenvolvidos para auxiliar os fotógrafos a passar pelo processo de aprovação e maximizar seus ganhos, como listas de quais tipos de imagens vendem mais, tutoriais sobre como fotografar bem imagens ou vídeos e uma ferramenta inteligente que simplifica e melhora a palavra-chave da imagem.

www.shutterstock.com programa para colaboradores

Logo após serem aceitos, um lote inicial de imagens (ou vídeos) desses profissionais passa por uma revisão e, assim que são aprovados, tornam-se colaboradores oficiais e já podem incluir os seus trabalhos no catálogo da Shutterstock para serem vendidos.

Se você está recém começando na modalidade de fotos de stock, seguir as recomendações de outros colaboradores que se tornaram bem sucedidos e fazem um bom dinheiro na Shutterstock ou qualquer outro banco de imagens, é essencial. A maioria desses fotógrafos usa palavras-chave de forma eficaz para que os clientes as encontrem facilmente em qualquer campo, tiram suas fotos na mais alta qualidade ou gravam vídeos em alta definição, garantindo que todo material enviado seja único e acompanhe a tendência . Também procuram criar várias versões/ângulos da mesma foto/vídeo e criam conteúdo em alta demanda com base nas tendências em fotografia de stock.

Também vale a pena mencionar, que muitos colaboradores recomendam ter paciência até que a primeira venda seja realizada, já que leva um certo tempo até que seu trabalho comece a ser visualizado pelos usuários. Como a comissão por venda pode ser relativamente baixa no princípio, é possível levar algum tempo até atingir uma média razoável de pagamentos e uma renda mensal regular.

Outro ponto, é que além de vender as suas imagens com licença livre de royalties para uso comercial, você também poderá tirar fotos e disponibilizar os seus trabalhos para uso editorial, já que a Shutterstock acaba de lançar seus planos de assinatura para conteúdo editorial.

Benefícios de ingressar no programa Shutterstock Contributor

Participar do programa para colaboradores da Shutterstock é uma ótima forma de ganhar uma renda extra com suas obras e habilidades fotográficas sem precisar investir muito tempo ou dinheiro nem ser um fotógrafo profissional. 

Ao tornar-se um colaborador, você terá acesso a um mercado internacional com milhões de potenciais compradores do seu trabalho. É seu o controle total sobre o que enviar e a comissão sobre o seu trabalho é garantida toda a vez que alguém baixar suas imagens ou vídeos, mesmo que tenha passado muitos anos desde o seu primeiro envio.

Conforme já mencionado, o percentual recebido pelo seu material é 100% garantido, pois ninguém poderá baixar o seu conteúdo sem adquirir uma licença para utilizar o seu trabalho. Embora essa seja uma das regras para aquisição de visuais em um banco de imagens, você ainda será o proprietário dos direitos autorais dele e, portanto, poderá seguir vendendo suas imagens e vídeos em outros veículos, garantindo mais comissões.

Veja quais são as principais ferramentas e recursos exclusivos que o ajudarão a maximizar o seu potencial de ganhos:

www.shutterstock.com programa para colaboradores

1. Base ampla de clientes e exposição global de imagens:

Tornar-se um colaborador da Shutterstock, garante a você o acesso a um mercado internacional com milhões de potenciais compradores do seu trabalho. Uma ampla exposição do seu material a esse grande grupo de pessoas não somente poderá significar mais downloads, como o orgulho de saber que seu trabalho poderá ser visto e usado no mundo inteiro. 

2. Vender fotos Shutterstock — garantia de um negócio seguro

Na Shutterstock, você tem o controle total do seu conteúdo. Embora a empresa decida o que vai para a sua biblioteca, você sempre receberá a comissão devida quando algum download de imagens ou vídeos for realizado — mesmo que alguém o faça muitos anos após o seu material ser enviado.

Além disso, você tem a garantia de receber a sua comissão. Ninguém poderá baixar o seu conteúdo sem primeiro adquirir uma licença que os autoriza a usar o seu trabalho para o fim proposto. Existem duas opções disponíveis: a licença padrão e a ampliada. Embora a licença ampliada tenha um custo mais elevado, ela protege o seu material contra o uso indevido.

E, por fim, ao vender as suas fotos na Shutterstock, a agência protege as suas imagens contra downloads não autorizados e cuida de todos os processos de licenciamento para você.

www.shutterstock.com programa para colaboradores

3. Vender suas fotos na Shutterstock — potencial de ganhos e saque fácil

Embora as taxas de royalties ou a comissão que a Shutterstock paga a você pelo material enviado não seja uma das melhores do mercado (entre 15% e 40% sobre o preço de venda), a agência é muito bem-sucedida, possui uma excelente reputação, conta com uma base de clientes grande, é muito ativa e popular, e apresenta estratégias de marketing super sólidas, o que faz toda a diferença e garante uma chance maior de vendas. Em relação ao potencial de vendas, seguramente ele é muito mais alto aqui do que em outros bancos de imagens.

É tudo muito simples — os métodos de pagamento são mensais e podem ser feitos via PayPal ou outras plataformas de transferência monetária quando o colaborador atingir pelo menos ou mais de US$ 35,00 em comissões.

4. O Sistema de Revisão de conteúdo e qualidade das suas fotos é descomplicado:

Todo o conteúdo enviado, precisa estar de acordo e atender a rígidos padrões de qualidade antes de ser aceito no programa. O processo de revisão inclui qualidade técnica e valor comercial, garantindo que apenas as melhores fotos estejam disponíveis para os clientes do mundo todo.

www.shutterstock.com programa para colaboradores

5. Processo de upload simplificado:

Tanto pelo site quanto pelo aplicativo é possível acessar o Shutterstock Contributor e enviar suas imagens de forma rápida e prática. O processo é descomplicado, os passos são todos em Português e não requer a necessidade de muita experiência ou grandes conhecimentos técnicos.

www.shutterstock.com programa para colaboradores

6. Acesso a ferramentas e recursos exclusivos:

Como colaborador, você terá acesso a ferramentas úteis, como palavras-chave automáticas e inteligentes, dicas para começar a vender, workshops, tutoriais sobre diferentes tópicos criativos e comerciais voltados a venda de imagens, listas do tipo de conteúdo que os clientes mais procuram, tendências criativas anuais, e muito mais — tudo em um só lugar e desenvolvido para impulsionar as suas vendas aumentar o seu potencial de ganhos.

www.shutterstock.com programa para colaboradores

7. Apoio à comunidade criativa:

A Shutterstock representa uma comunidade global que abrange milhares de artistas e profissionais e criativos que compartilham seus conhecimentos e experiências por meio de fóruns, postagens em blogs e outros recursos, para que você sempre encontre suporte quando precisar.

Ser membro do programa te dá a grande oportunidade de monetizar o seu trabalho criativo e aumentar a exposição do seu portfólio. Saiba como ser aprovado.

www.shutterstock.com programa para colaboradores

Vender fotos na Shutterstock — como ser aprovado e se tornar um colaborador

Para começar a ganhar dinheiro na Shutterstock com os seus trabalhos, você precisará cumprir certos requisitos. Um deles, é enviar o conteúdo que deseja vender para o departamento de análise.

Processo de envio de amostras

Para se tornar um colaborador da Shutterstock, a primeira etapa é enviar amostras do seu trabalho. Você precisará enviar de 10 a 15 imagens do mais alto nível — tenha em mente que esse será o seu “cartão de visitas” na plataforma, portanto a qualidade das suas fotos é ponto-chave. Por exemplo, as imagens devem ter a mais alta resolução, excelente nitidez, boa composição, um ótimo perfil de cores e serem livres de ruídos ou imperfeições. As imagens também deverão abranger variados temas, dando aos compradores várias opções de pesquisa de fotos ou ilustrações.

Após o envio do seu conteúdo, um membro da equipe da Shutterstock revisará as suas fotografias e dará um feedback via notificação ou e-mail no caso de aprovação ou rejeição. Assim que for aprovado, as suas imagens automaticamente estarão online e disponíveis para venda. Aproveite para enviar mais material e aumente o tamanho do seu portifólio e suas chances de vendas. Caso você seja rejeitado, não desista, corrija os pontos a serem melhorados e envie o seu conteúdo novamente.

Critérios a serem atendidos

Além de enviar amostras de imagens que atendam aos requisitos de qualidade, há outros critérios que você e suas imagens precisam atender para serem aprovados na Shutterstock. Confira abaixo:

  • Você deve ter a partir de 18 anos e possuir uma conta da Shutterstock em seu próprio nome.
  • Deverá ser o proprietário dos direitos autorais de todo o conteúdo enviado e aceitar os termos de licenciamento que serão utilizados no seu material.
  • O seu conteúdo deverá ser original, e não poderá ter sido compartilhado em nenhum outro veículo anteriormente, muito menos ter sido baseado no trabalho de outra pessoa.
  • Se você desejar vender as suas imagens ou conteúdo para uso comercial, elas não poderão conter nenhum elemento protegido por direitos autorais, como marcas registradas ou logotipos, com a exceção de que você tenha uma permissão por escrito do proprietário.
  • No caso das imagens para uso comercial, todas as pessoas apresentadas nelas, deverão assinar autorizações de modelo. O mesmo vale para propriedades privadas, como prédios ou marcas registradas — elas precisam incluir uma autorização de propriedade.

Esses e alguns outros requisitos relacionados ao tipo de conteúdo que você poderá enviar, como especificações de tamanho, peso de arquivo para uma foto, tipos e padrões para arquivos (no caso de arquivos com formato eps), estão descritos em detalhes nas Diretrizes de envio de conteúdo para a Shutterstock e não incluem material ofensivo, como nudez ou violência.

Após cumpridos esses requisitos, geralmente leva entre uma e duas semanas para que sua inscrição seja analisada pela equipe da Shutterstock, qual determinará se você atende aos padrões do programa. 

Uma vez aprovado, você já poderá começar a enviar conteúdo para a plataforma da agência, onde clientes do mundo todo poderão adquiri-lo.

Talvez você esteja inseguro ou tenha dúvidas sobre o processo de aprovação na Shutterstock. Mas tenha a certeza de que, seguindo as orientações dadas, ser aprovado como membro não será um problema. Veja mais recomendações e garanta uma renda extra vendendo o seu conteúdo na Shutterstock.

Vender fotos na Shutterstock vale a pena?

Realisticamente falando, vender fotos na Shutterstock e ganhar dinheiro com o seu material hoje em dia, é mais difícil do que há uma década. Com centenas de milhares de colaboradores disponibilizando suas imagens a todo o momento, o processo é praticamente uma disputa.

Para garantir que você tenha uma chance real de remuneração as suas imagens e maximizar os seus ganhos, é importante aplicar as seguintes recomendações:

Crie conteúdo de alta qualidade

Conteúdo de qualidade, é fundamental se o seu objetivo é faturar na Shutterstock. Os clientes sempre requerem imagens e vídeos de alta qualidade para ajudá-los nos seus projetos profissionais. Ao criar conteúdo, concentre-se em produzir algo de qualidade e com alto valor comercial — belas imagens tecnicamente profissionais são um grande chamariz, porém precisam ter também um forte apelo comercial — garantindo uma maior probabilidade de clientes adquirirem o seu trabalho para usar em seus projetos e em campanhas de marketing e publicidade. Além disso, pesquise por tópicos e tendências populares antes de produzir conteúdos — visando atender à todas as necessidades e desejos deles. 

Se formos falar de quantidade, isso é óbvio: quanto mais fotos e mais frequência você enviar diariamente, maior será o seu potencial de ganhos. Para isso, procure fazer o upload do seu conteúdo frequentemente e aumente as suas chances nesta disputa!

Busque possibilidades

Outra forma de maximizar os seus ganhos na Shutterstock, é por encontrar possibilidades de expor suas imagens e vídeos em seções de necessidades específicas de conteúdo. Poderá ser fotos de locais e eventos exclusivos ou criar ilustrações e animações personalizadas para um cliente que está buscando algo com um determinado tema. Isso ajudará você a ter um maior destaque frente a outros colaboradores que possuem produtos semelhantes em seus portfólios e uma boa vantagem quando se tratar de opções de escolhas de conteúdo.

Optimize palavras-chave

Um último elemento e também fundamental, é que os sites demandam cada vez mais optimização de palavras-chave para aumentar a visibilidade do seu trabalho nos resultados de pesquisa (SERPs). Adicione essas palavras-chave com termos relevantes relacionados ao assunto de cada imagem/vídeo; assim cada cliente poderá encontrar o que necessita com rapidez e facilidade e, ao mesmo tempo, aumentar as chances de selecionar o seu conteúdo. Também tenha em mente que colocar muitas palavras-chave nas suas descrições poderá afetar negativamente as classificações da SERP. Em vez disso, concentre-se em selecionar apenas as palavras que descrevam com precisão o produto que está sendo oferecido.

Seguindo essas recomendações, seguramente você não somente ganhará dinheiro na Shutterstock, como poderá maximizar seus ganhos e garantir que o seu conteúdo seja atraente para todos. Analise agora alguns prós e contras do programa para colaboradores da Shutterstock.

www.shutterstock.com programa para colaboradores

Prós & contras do programa para colaboradores da Shutterstock

Prós
  • Ao tornar-se um colaborador da Shutterstock, você poderá vender seus trabalhos sem precisar investir nada. Também, não será necessário preocupar-se em ter que criar e gerenciar um site, lidar com burocracias de comércio eletrônico, lidar com questões de licenciamento ou atendimento de clientes.
  • Por fornecer belas imagens, os membros do programa poderão garantir uma renda extra regular. Sem dúvida, uma excelente opção para quem é apaixonado por fotografia e planeja fazer desse ramo uma atividade rentável. No caso dos fotógrafos profissionais, essa é uma ótima maneira de expor o seu trabalho e adicionar uma fonte de receitas ao seu negócio.
  • O processo para se tornar um colaborador é simples e direto: só precisa preencher um formulário de inscrição e enviar algumas imagens de amostra para análise. Assim que for aprovado e oficialmente se tornar um membro do programa, você mesmo poderá enviar suas fotos e vídeos diretamente para a plataforma com toda a facilidade.
  • Você continuará exercendo direito total de propriedade do seu conteúdo. Mesmo fazendo parte do programa, será possível utilizar e licenciar os seus trabalhos em qualquer outro banco de imagens ou projetos particulares e ainda ganhar royalties por meio da Shutterstock.
  • Desde que o seu conteúdo atenda aos padrões estabelecidos pela agência, não há limite de quanto dinheiro você poderá ganhar como um colaborador. Essa é uma excelente oportunidade para profissionais criativos que desejam complementar a sua renda ou até mesmo construir um negócio em torno de serviços de fotografia e videos.
  • Colaboradores do programa, tem acesso a benefícios exclusivos, como ganhar comissões por meio de referências, convites para expor o seu trabalho em sites de parceiros ou fazer parte de coleções exclusivas. 
Contras
  • Os colaboradores precisam seguir rigorosamente as diretrizes estabelecidas pela Shutterstock ao enviar conteúdo. O não cumprimento poderá resultar na suspensão ou encerramento da conta sem aviso prévio.
  • Os ganhos com comissões são relativamente baixos — em alguns casos não chegam a US$ 1,00 por imagem. Poderá demorar um pouco para atingir uma média de renda mensal e não há garantia de que essa renda seja regular. A maioria dos fotógrafos que fornece conteúdo, geralmente envia o seu material para outros bancos de imagens além da Shutterstock com o fim de obter ganhos maiores. Mesmo assim, ainda não há uma garantia de que será possível se dedicar unicamente a esse ramo.

Perguntas frequentes

Quanto a Shutterstock paga por imagem?

A Shutterstock paga aos colaboradores uma comissão por cada venda e download de imagem ou vídeo do seu site. O valor pago para os membros do programa, é em média US$ 0,25 por download e até US$ 120,00 por venda de imagem, dependendo do valor comercial dela, sua procura no catálogo, o tamanho do portfólio e número de vendas. A boa notícia, é que por ter diferentes níveis de vendedores, a Shutterstock também oferece bônus extras para imagens de alto desempenho de vendas, além de outros incentivos, como programas de indicação e concursos que recompensam os colaboradores com ganhos adicionais.

Como vender minhas fotos no Shutterstock?

O primeiro passo é se tornar membro do programa para colaboradores da Shutterstock. Como colaborador, fotógrafos, ilustradores e cinegrafistas podem vender seus trabalhos. O processo é bem simples: esses membros aprovados fazem o upload de suas fotos, ilustrações ou vídeos para a biblioteca da Shutterstock e toda a vez que alguém interessado adquirir um conteúdo da agência, ela repassará os royalties devidos ao artista.

O que mais vende na Shutterstock?

Não existe uma fórmula exata para vender fotos na Shutterstock. No entanto, fotos de pessoas, diversidade e autenticidade, imagens relacionadas a eventos especiais, viagem e aquelas que deixam espaço para edição são as mais populares. Certifique-se de explorar diferentes temas e estilos para encontrar oportunidades de vendas.

Vale a pena ser um colaborador da Shutterstock?

O Shutterstock Contributor Program, oferece um acesso fácil ao seu portal com muitos recursos e ferramentas úteis que auxilia os colaboradores a obter sucesso. O programa tem grandes benefícios, como ferramentas de fluxo de trabalho inteligentes e assistência tanto profissional quanto criativa.

Mesmo assim, considere que o seu sucesso na Shutterstock exigirá um trabalho de alta qualidade e paciência até que os resultados comecem a aparecer.

Embora seja irrealístico ganhar muito dinheiro com a Shutterstock, essa é uma boa opção como um complemento de renda ou mesmo uma oportunidade de testar os serviços de conteúdo que a agência provê.

Você ainda tem dúvidas se fazer parte do programa para colaboradores da Shutterstock é um bom negócio? Comente isso na seção logo abaixo!

www.shutterstock.com programa para colaboradores
Ivy Attie
Ivy Attie

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imagens
Logo
Shopping cart