Fotos para mídias sociais: um guia completo para iniciantes!

Hoje vamos explicar tudo sobre o uso de fotos para mídias sociais e como isso pode ajudar a expandir seus negócios!

Quando bem usada, a mídia social é uma ferramenta poderosa para levar mais pessoas a descobrirem sua marca, produtos ou serviços, e um grande aliado são as fotografias (quando são ideais), pois desempenham um papel importante nesse sentido.

Portanto, se você é um solopreneur, um proprietário de uma pequena empresa, ou se foi contratado para gerenciar contas de mídia social de uma empresa e não sabe por onde começar, nós estamos aqui para ajudar! 

Nosso objetivo é orientá-lo em todo esse mundo das mídias sociais, ajudá-lo a encontrar e escolher as melhores imagens e dar dicas valiosas para usá-las com sabedoria.

Podemos?

Uma tradicional cafeteria francesa
Copyright 2018 burandt / Photocase, Todos os direitos reservados.

Nosso caso fictício: a pequena cafeteria na esquina de casa

Para esclarecer melhor quem pode realmente se beneficiar disso, vamos imaginar que existe uma cafeteria, um típico lugar familiar e acolhedor, na esquina de sua casa.

Certo dia, um jovem fala para a proprietária que tentou “etiquetar” (geotag) a cafeteria dela em uma foto sua tomando café para compartilhar com seus amigos, mas ele não conseguiu porque a loja não está nas mídias sociais.

Isso despertou interesse na proprietária, pois ela viu uma ótima oportunidade de expandir seus negócios. Apesar de não ser uma grande fã de tecnologia, ela tem uma conta pessoal no Facebook (para compartilhar fotos de sua família e vídeos fofos de seus gatos) e agora quer colocar sua cafeteria no Facebook, Instagram e em todas as outras redes sociais principais para aumentar sua visibilidade e expandir seu negócio.

Ela precisa aprender muito, pois isso é bem mais complexo do que compartilhar fotos e vídeos de gatos.

Felizmente passaremos dicas para todos vocês, tanto os novatos como os donos de pequenos negócios poderão aprender tudo aqui!

Antes de prosseguir, recomendamos o nosso incrível guia com 102 dicas de especialistas para criação de conteúdo visual, que é uma leitura obrigatória para profissionais ou autodidatas ansiosos como você!

voltar ao menu ↑

As mídias sociais permitem alcançar bilhões de pessoas com pouco ou nenhum investimento

O motivo pelo qual todos os dias mais e mais empresas estão usando as mídias sociais para se promover ou promover seus serviços é simples: hoje há cerca de 3,8 bilhões de pessoas usando as mídias sociais (de acordo com um estudo da Finances Online).

Imagine as possibilidades que você tem para expandir seus negócios. Se conseguir alcançar, mesmo que uma pequena fração dessas pessoas, você criará um mundo de oportunidades para que elas comprem de você!

E sabe o melhor de tudo isso? Você não precisa gastar muito. Todas as principais plataformas de mídia social são gratuitas para se inscrever e qualquer pessoa pode usar, incluindo empresas. Claro que você pode investir para promover postagens, criar anúncios ou fazer outras coisas para aumentar sua visibilidade e alcançar mais potenciais clientes, mas essa despesa não é nada comparada a outras formas tradicionais que servem para expandir os negócios. Além disso, você pode fazer tudo de forma organizada nos seus canais.

Obviamente, fazer isso não é tão fácil quanto criar uma conta e publicar coisas online. A mídia social tem suas próprias regras e truques para fazer com que os usuários se interessem, gostem de você, amem e compartilhem suas publicações, e falem a seus amigos sobre você.

As imagens ajudam você a descobrir tudo isso de forma muito mais rápida e melhor do que qualquer outro recurso. Então, se você quiser ter uma forte presença online, precisa conhecer os segredos das imagens para mídias sociais.

voltar ao menu ↑

As imagens são mais populares nas mídias sociais do que em qualquer outro lugar

Talvez você pergunte: por que usar imagens? A resposta mais curta é: porque as pessoas amam isso! Essa é realmente a chave para tudo.

Imagens e fotografias, em particular, podem chamar a atenção das pessoas e podem ser lembradas mais do que textos, vídeos, ou qualquer outra mídia que você possa usar.

Para uma resposta mais longa, podemos oferecer algumas estatísticas poderosas, cortesia da MDG Advertising e Jeff Bullas:

  • Dois terços da população se consideram aprendizes visuais
  • As postagens no Facebook com imagens têm 180% mais engajamento do que as que não têm. Isso é 20% mais envolvente do que postagens com vídeos e 325% mais envolvente do que postagens apenas com links.
  • 67% dos usuários da internet julgam a imagem de um produto para decidir sua compra.
  • O público mais jovem prefere plataformas visuais como Snapchat, YouTube e Instagram.

Taça de café com folhas secas
Copyright 2018 VictoriaStoeva / Photocase, Todos os direitos reservados.

Nós achamos seguro dizer que as imagens são essenciais nos canais de mídia social de qualquer empresa!

A cafeteria precisa de muitas imagens

Para fazer sua “cafeteria” se destacar nas mídias sociais, o proprietário, sem sombra de dúvidas, precisará de fotos atraentes.

Fotos rápidas de seu macchiato de caramelo e deliciosos pãezinhos de canela não são suficientes, embora devam ser mescladas com outras.

Então, se ela realmente quiser fazer isso funcionar, precisará de mais. Talvez imagens de pessoas que se reúnem para tomar um café, fotos artísticas de canecas de café quentes com espuma decorada e muitos outros conceitos convidativos relacionados a relaxar, se aquecer ou se divertir.

voltar ao menu ↑

Onde obter fotos para mídias sociais?

A resposta mais óbvia em termos mais econômicos seria você tirar suas próprias fotos! Pode ser com o seu próprio telefone, se a câmera for boa o suficiente. Mas há um detalhe: você precisa de ÓTIMAS fotos para poder se destacar nas mídias sociais. Ainda mais nos sites de fotos como o Instagram, onde os usuários são muito exigentes e têm padrões realmente altos quando se trata de imagens. Se publicar uma foto de baixa qualidade, você acabará perdendo a chance de atraí-los para sua página.

E ainda há outro obstáculo: estabelecer uma boa presença nas mídias sociais exige que você renove suas fotos nos feeds o tempo todo.

Portanto, a menos que você seja um ótimo fotógrafo amador (de celular) e tenha muito tempo livre para tirar suas fotos… essa opção não é viável.

A dona da cafeteria não é uma fotógrafa

Administrar uma cafeteria, por exemplo, é um trabalho árduo, e seu dono não tem tempo para tirar fotos todos os dias. Acrescente a isso ao fato de que talvez o proprietário não seja um bom fotógrafo. Além disso, ele talvez não tenha condições de pagar muito para contratar os serviços de um fotógrafo sempre que precisar de uma nova imagem, como sugerem as grandes redes de cafeterias.

Felizmente para eles e para qualquer pessoa que esteja no mesmo barco, há fotografias de stock! E quer saber mais? As grandes redes de cafeterias já fazem uso delas!

voltar ao menu ↑

Fotos para mídias sociais: imagens profissionais que você pode pagar

A fotografia de stock é um recurso incrível para quem precisa de fotos profissionais de forma urgente e não pode pagar os altos preços cobrados por um fotógrafo. As imagens são perfeitas para usar em postagens de mídia social! Então, vamos aprender rapidamente tudo sobre elas.

O que é uma imagem de stock? São imagens (fotos ou ilustrações digitais) que já foram criadas e estão prontas para serem usadas. Elas foram produzidas por profissionais e você pode comprar uma licença para usá-las em seu trabalho. Para mais detalhes, leia nossa explicação completa sobre o que são imagens de stock.

Como funcionam as fotos de stock? Existem agências de fotos de stock, e essas empresas oferecem grandes catálogos de imagens de vários artistas, além de vender as licenças para utilizá-las. Ao adquirir uma imagem você obtém o direito de fazer o download e a agência emite automaticamente uma licença para o arquivo baixado em seu nome. Simples assim! Para saber mais sobre isso, consulte nosso artigo sobre o que é uma agência de fotografias.

O que é uma licença? É o contrato legal que lhe dá o direito de usar qualquer imagem de diferentes maneiras, em troca de uma taxa. Hoje, a maioria das agências de fotografia trabalha com licenças Royalty Free, que são muito flexíveis e econômicas, além de serem um tipo de transação única. É muito conveniente para quem deseja reduzir despesas. Quer aprender mais? Vá para o nosso post dedicado sobre os benefícios das imagens royalty free.

Aqui está uma ótima notícia! Praticamente todas as agências de fotografias de stock relevantes incluem o uso de suas fotos para mídias sociais nos usos aceitos pelas suas licenças.
Mulher com laptop emcima da mesa junto de seu celular e café
Copyright 2018 criene / Photocase, Todos os direitos reservados.
Fotos de stock: uma salvação para a cafeteria
Uma assinatura de fotos com preços baixos é a solução perfeita para a proprietária da cafeteria! Isso lhe dará acesso a muitas imagens de alta qualidade de pronta escolha para transformá-las em posts atraentes no Facebook e Instagram, e até mesmo algumas podem adornar um Tweet, por que não?!
voltar ao menu ↑

7 agências de stock que aprovam o uso de fotos para mídias sociais

Se você precisar de ajuda para escolher um provedor de fotos, aqui listamos 7 ótimas opções. Todas as agências a seguir prestam serviços de alta qualidade e comprovadamente aceitam o uso de suas fotos em mídias sociais. 

Stock Photo Secrets: orçamento acessível em fotos para mídias sociais

Logo Stock Photo Secrets

A Stock Photo Secrets Shop oferece fotos royalty-free a preços muito acessíveis, com planos e pacotes personalizados para pequenas e médias empresas.

Ideal se: você tem um orçamento limitado e pretende fazer o melhor uso dele

O ponto A.2 do contrato de licença indica que o uso de fotos para mídias sociais é permitido, bem como em outras publicações e sites on-line:

Termo de licença de uso SPS

Acordo de licenciamento da Stock Photo Secrets

Sua biblioteca de quase 6 milhões de fotos certamente terá o que você precisa para fazer com que suas imagens para mídias sociais apareçam no feed de todos!

Photocase: fotos artísticas para mídias sociais

Logo Photocase

A Photocase é uma empresa de fotografia alemã focada em imagens não convencionais e prontas para uso, perfeitas para chamar a atenção em qualquer plataforma de mídia social. E seus preços, embora sejam um pouco mais altos, ainda são muito razoáveis.

Ideal se: você quiser fotos peculiares e únicas com uma maior sensação artística.

O ponto 6 do contrato de licença estabelece que a agência aceita o uso de fotos para mídias sociais em postagens e imagens de capa nas principais plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e WhatsApp.

Termo de licença de uso Photocase

Contrato de licença da Photocase

A agência apresenta um catálogo bem organizado e cheio de fotos que seguramente podem ser usadas no Instagram para você descobrir!

Shutterstock: Milhões de fotos para mídias sociais

Logo Shutterstock

A Shutterstock possui uma das maiores coleções de imagens de stock da web. A agência possui preços super baixos e várias opções de compra.

Ideal se: você precisa de uma variedade de imagens sobre vários tópicos e prefere uma aparência fortemente comercial.

A licença royalty-free da agência especifica na parte 1, ponto 1.a.i, que reproduções digitais, inclusive fotos para mídias sociais, são permitidas, para que você não tenha problemas ao usar esse conteúdo em seu canal favorito.

Contrato de licença Shutterstock

Acesse o contrato de licença da Shutterstock

Com mais de 280 milhões de imagens, todas em estilo comercial, você não terá problemas para encontrar fotos para mídias sociais para por sua linha do tempo.

iStock: Fotos para mídias sociais exclusivas para embelezar seus canais

Logo iStock

A iStock é conhecida por sua grande variedade de imagens exclusivas e sofisticadas, que complementam com um grande conjunto de fotos econômicas e profissionais para as necessidades diárias. Com uma variedade de pacotes de crédito e assinaturas disponíveis, sempre há uma opção de compra ideal.

Ideal se: você deseja fotografias com alta qualidade, mas também precisa de preços acessíveis

No contrato de licença de uso de conteúdo, o ponto 2 diz claramente: “Exemplos de como você pode usar conteúdo licenciado, incluem: sites; postagens no blog; mídia social; anúncios; campanhas de marketing …”. Então, não há dúvida de que estas são boas fotos para mídias sociais!

Termo de licença de uso iStock

Acesse o contrato de Licença da iStock

Seja uma foto exclusiva e de alto valor para uma campanha de publicidade em mídia social ou uma imagem simples e legal para enriquecer sua linha do tempo, a iStock tem tudo isso.

Adobe Stock: Fotos para mídias sociais na Creative Cloud

www.stock.adobe.com homepage

A Adobe Stock é um serviço de fotografia de stock de propriedade da Adobe, que funciona de forma independente e totalmente integrado à plataforma Creative Cloud. É ideal se você usa o Photoshop ou outros aplicativos da Creative Cloud para editar suas fotos antes de publicá-las nas mídias sociais, e este serviço possui preços muito razoáveis.

Ideal se: você gosta de trabalhar com o Photoshop CC e outros aplicativos Adobe Creative Cloud

O que está destacado na licença padrão é que o uso de fotos para mídias sociais, bem como em emails de marketing, anúncios para celular, entre outros, é aceito.

Termo de licença Adobe Stock

Acesse o contrato de licença da Adobe Stock

A Adobe Stock, além de possuir mais de 60 milhões de arquivos em seu catálogo, conta com a funcionalidade dos aplicativos de edição de imagem mais populares da Adobe. Esse adicional a torna uma ótima opção. 

123RF: fotos para mídias sociais acessíveis

Logo 123RF

A 123RF é uma agência de fotografias que oferece imagens royalty free a preços muito acessíveis, com diferentes tipos de planos para atender as suas necessidades.

Ideal se: você deseja fotos em alta resolução de uma fonte confiável e com diferentes opções de preços.

O contrato de licença inclui o uso de fotos para mídias sociais nas mais variadas plataformas, mas impõe duas condições muito importantes:

  • Você deve garantir que a plataforma para a qual você vai carregar o arquivo não reivindique a propriedade da referida imagem. 
  • Você deve incluir o logotipo da agência em algum lugar da imagem ou usá-lo em um design gráfico maior, como, por exemplo, em sua própria criação.

Seguindo esses requisitos, você pode usar sem qualquer impedimento suas imagens nos canais de mídia social.

Termo de licença 123RF

Acesse o contrato de licença da 123RF

E com milhões de imagens para escolher, não duvidamos que você encontre as mais incríveis fotos para mídias sociais! 

Dreamstime: Ótimas fotos para mídias sociais

Logo dreamstime

A Dreamstime tem milhões de imagens prontas para baixar e usar nas mais variadas formas, e você pode comprá-las com pacotes de crédito ou planos de assinatura.

Ideal se: você estiver atrás de fotos profissionais, acessíveis e seguras para uso.

O contrato de licença da agência lista especificamente que as fotos para mídias sociais bem como suas postagens nelas estão entre os usos aceitos para o seu conteúdo. Por isso, o seu uso está absolutamente claro e você fica seguro para utilizar.

Termo de licença Dreamstime

Acesse o contrato de licença da Dreamstime

Suas coleções são cheias de fotos lindas, atuais e de aparência profissional para iluminar suas histórias, cronogramas e perfis!

voltar ao menu ↑

7 editores de imagem gratuitos e de fácil uso em fotos para mídias sociais

Um visual de mídia social impactante não é aquele que você simplesmente baixou de um site (ou tirou do snap), enviou para uma plataforma e publicou. As fotos para mídias sociais, precisam de um certo nível de design e personalização para que possam atingir seu objetivo.

Se você não tem ideia de como editar suas fotos para mídias sociais (e possivelmente muitos não saibam!) não se desespere. Na verdade, é muito mais simples do que você imagina e existem muitas ferramentas para fazê-lo rapidamente, mesmo que você não seja um designer gráfico profissional ou experiente.

Algumas dessas soluções são criadas e pertencem às mesmas empresas que vendem fotos de stock, já outras integram bibliotecas de fotografias stock em seus softwares, facilitando sua vida.

Aqui está a nossa escolha dos melhores editores de imagem gratuitos para designers não profissionais:

Editor de imagens ShutterstockShutterstock Editor

Disponível no site da Shutterstock, o Shutterstock Editor é totalmente gratuito e você pode iniciar seu uso a partir de qualquer imagem que desejar na sua biblioteca. Essa ferramenta permite realizar edições rápidas, como recortar, redimensionar, adicionar filtros e sobrepor texto e logotipos. E o melhor de tudo? Inclui modelos predefinidos que atendem a todos os principais tamanhos padronizados de fotos para mídias sociais, ou seja, você pode editar uma imagem antes de decidir licenciá-la e exportar a imagem final diretamente para suas páginas de mídia social!

Istock editor

iStock Editor

O iStock Editor é, como você já deve ter imaginado, uma ferramenta de edição baseada na web oferecida pela iStock, e é gratuita para todos os seus clientes. Você pode iniciar o seu uso selecionando a opção “editar esta foto” em qualquer imagem da iStock que desejar. Ele permite que você faça edições simples, como recortar (tamanhos padrão para Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest ), adicionar texto, gráficos ou logotipos e filtros. Depois de concluir o projeto, você pode baixar a imagem final e enviá-la para suas redes favoritas!

Editor Fotor

Fotor

O Fotor é uma ferramenta de edição de imagens poderosa e fácil de usar, tanto para profissionais quanto para iniciantes. Oferece recursos de edição de fotos e de colagem. Possui modelos e telas de design para mídias sociais que já vêm nos tamanhos padrão e ainda possui um aplicativo móvel disponível para edição de qualquer lugar. Outro extra é que inclui vários tutoriais em vídeo para tirar o melhor proveito de suas funções.

Editor SparkAdobe Spark

O Adobe Spark é um aplicativo desenvolvido pela Adobe que está disponível na plataforma Adobe Spark na web e em dispositivos móveis. Ele ajuda a criar imagens sociais visualmente impactantes em minutos, principalmente se você estiver acostumado ao software da Adobe, e inclui uma versão gratuita. Além disso, a mesma plataforma possui o Spark Video, para criar vídeos curtos de forma rápida. 

Editor RelaythatRelayThat

O RelayThat é uma ferramenta de gerenciamento de ativos digitais (DAM) + plataforma de design, com a particularidade de ser muito simples de usar, mesmo para quem não é designer. Ele inclui vários layouts predefinidos que você pode personalizar adicionando suas próprias imagens e logotipos e realizar edições adicionais, como redimensionar para plataformas de mídia social, aumentar o zoom, alterar fontes e cores, adicionar filtros e efeitos de fotos e muito mais. Isso permite criar as imagens perfeitas de mídia social que você pode baixar e enviar para seus canais. 

Editor Canva

Canva

O Canva é uma ferramenta de design online projetada especialmente para designers iniciantes. Ela é muito fácil de usar, com recursos claros e fáceis de “arrastar e soltar” e repleto de templates, imagens e gráficos para personalizar a seu critério. Isso inclui tamanhos padrão para imagens de mídias sociais e designs pensados especialmente nessas plataformas, como capas do Facebook. Você pode fazer o upload de suas próprias imagens ou das imagens de stock, ou usar qualquer outra fornecida de outras fontes. Alguns recursos são pagos, mas o serviço gratuito é bem completo e suficiente para criar imagens legais para as mídias sociais.

Editor VismeVisme

O Visme é uma solução bem completa para imagens de mídia social. Ele fornece edição de imagens para vários propósitos, incluindo gráficos de mídia social, e até oferece milhões de imagens para o uso neles, além de recursos bônus que permitem adicionar áudio e vídeo aos seus projetos para um impacto visual extra.

Você pode encontrar mais alguns editores gráficos online em nosso artigo sobre os 19 websites semelhantes ao Canva.

voltar ao menu ↑

Como fazer upload de imagens para plataformas de mídia social

Aqui, apresentamos as etapas essenciais para a postagem de imagens nas principais plataformas de mídia social, garantindo a melhor aparência possível.

Otimização focada no canal

Cada site de rede social tem seus próprios tamanhos padrões de imagens. Portanto, depois que você carregou uma foto na sua rede social, ela será automaticamente ajustada a esse tamanho padrão. Se você carregar uma foto maior que os tamanhos predefinidos, a versão final na plataforma perderá a resolução e a qualidade da imagem.
Como evitar isso? Simples: otimizando as fotos de acordo com os padrões de cada canal antes de fazer o upload!

Confira aqui um guia completo sobre tamanho padrão de imagens para mídias sociais, web, impressão e muito mais!

Os editores de imagens listados acima têm a capacidade de otimizar os arquivos para os principais sites de redes sociais. Por isso, muitos deles simplificarão esta tarefa para você.

Upload de imagens para o Facebook

Para adicionar uma imagem ao seu perfil ou capa do Facebook:

  • Vá para o seu feed de notícias e clique no seu nome/foto no menu superior.
  • Passe o mouse sobre a foto do seu perfil ou a imagem da capa e dê um clique para atualizar.
  • Escolha uma foto dentre as disponíveis no Facebook ou no seu armazenamento local.
  • Adicione um quadro (opcional para o perfil).
  • Recorte a foto (opcional para o perfil).
  • Salve as alterações.

Agora, para adicionar uma foto no seu “mural”:

  • Vá para o seu feed de notícias e clique na opção “Foto/vídeo” logo abaixo do recurso “Criar postagem”. Se você estiver trabalhando em uma página comercial do Facebook, selecione “Enviar fotos/vídeo”.
  • Selecione a imagem que deseja enviar do armazenamento local – você pode adicionar várias fotos ao mesmo tempo mantendo pressionado o botão “Control” enquanto clica nelas (no celular, basta marcá-las) e clicar em “Abrir”.
  • Se desejar, clique no botão “editar” nas fotos para usar o Editor do Facebook, que adiciona filtros, adesivos, fundos, opções de recorte e muito mais.
  • Etapas opcionais: crie um álbum, adicione uma descrição de texto (cópia), marque pessoas e/ou lugares, selecione seu público.
  • Selecione a opção compartilhar sua linha do tempo ou história e clique em “Postar”.

Upload de imagens para o Instagram

Antes de ler estas instruções, lembre-se de que você só pode enviar imagens para o Instagram a partir de dispositivos móveis.

Para configurar uma foto no perfil no Instagram:

  • Vá para o seu perfil e selecione “Editar perfil”.
  • Clique em “Alterar foto do perfil”.
  • Escolha Biblioteca/Galeria e selecione a imagem – você também pode importar sua foto de perfil do Facebook para o Instagram.
  • Clique Pronto/Próximo.

Para fazer upload de imagens para sua linha do tempo:

  • Pressione o sinal de + na parte inferior da tela.
  • Selecione Biblioteca/Galeria na parte inferior da tela e escolha uma imagem.
  • Se desejar, use o editor do Instagram para adicionar filtros ou efeitos, descrição (cópia) e etiqueta de localização.
  • Clique compartilhar.

Para fazer upload de imagens para seus Stories:

  • No aplicativo do Instagram, deslize para cima em qualquer lugar na tela para abrir a Biblioteca/Galeria.
  • Selecione uma foto para carregar.
  • Se desejar, use os botões da ferramenta para adicionar desenhos à mão, texto ou adesivos.
  • Clique em “Seus stories” na parte inferior da tela.

Upload de imagens para o Twitter

Para definir sua foto de perfil no Twitter:

  • Vá para o seu nome de usuário no Twitter na parte superior da tela, clique nele e selecione Configurações.
  • Clique na guia Perfil e selecione “Escolher arquivo”.
  • Escolha um arquivo e pressione Ok/Abrir.
  • Salve as alterações.

Para adicionar uma foto a um Tweet:

  • Vá para a tela de composição do Tweet e toque no ícone Imagem.
  • Escolha uma imagem (ou GIF) do armazenamento local.
  • Se desejar, você pode recortar, adicionar filtros e adesivos e marcar pessoas na sua imagem, além de adicionar cópia à imagem Tweet.
  • Clique no botão “Tweet” para publicar.

Upload de imagens para o Pinterest

Para fixar uma imagem no seu painel do Pinterest: 

  • Clique no botão “+” no canto inferior direito da tela.
  • Selecione “Carregar um alfinete” no menu pop-up.
  • Use a opção “Arrastar e soltar” ou “clique para fazer o upload”
  • Escolha uma imagem do seu computador e clique em “Abrir”.
  • Se desejar, insira uma descrição para acompanhar a imagem no campo de descrição apropriado.
  • Escolha um quadro para fixar a imagem ou crie um novo quadro.
  • Clique em “Salvar”.
voltar ao menu ↑

5 excelentes truques para fotos em mídias sociais

Insistimos em destacar a você como é importante trabalhar com as imagens de mídia social do jeito certo. E não se trata apenas de comprar imagens legalmente seguras, redimensioná-las e enviá-las corretamente para seus canais, mas também de escolher as fotografias perfeitas que transmitam a sua mensagem, representem a sua marca e se conectem com o seu público ao mesmo tempo.

Em seguida, contaremos a você cinco truques especializados para escolher as fotos ideais para as mídias sociais!

Amigos tomando café enquanto estudam
Copyright 2018 klublu / Photocase, Todos os direitos reservados.

Autêntico, Autêntico e Autêntico

Não há dúvida sobre o estilo de fotografia que você deve usar: a mídia social é o domínio final para imagens autênticas. De fato, foi ali que essa tendência para o estilo autêntico se originou anos atrás. Foram as fotos geradas pelos perfis de usuários comuns fazendo coisas do cotidiano que invadiram os feeds de todos no início dos anos 2000.

Imagens autênticas ainda são muito fortes nas tendências fotográficas de 2020. Nas mídias sociais para negócios, a chave está em aumentar o nível: você quer fotografias criadas profissionalmente que pareçam naturais, espontâneas e sem esforço. Existem muitas subcategorias, todas obrigatórias em um perfil de mídia social visualmente atraente:

Sugestões de imagens para a cafeteria

O que você poderia fazer para criar visuais super legais para que a “cafeteria que fica na esquina de sua casa” atraísse um maior número de seguidores e clientes?

Fotos de grupos de amigos culturalmente diversos tomando café em uma mesa ao ar livre! Um homem com estilo hipster tomando café em uma grande caneca em um ambiente rústico! Uma jovem mulher com um “bigode de espuma de leite” na boca toda sorridente!

Deixe a inspiração fluir!

Mulher sorrindo com um bigode de café com leite
Copyright 2019 daaarta / Photocase, Todos os direitos reservados.

As cores compensam

Existem várias maneiras pelas quais você pode explorar a psicologia por trás das cores na fotografia, tanto nas imagens comuns instantâneas, como nas das mídias sociais. Com o uso estratégico das cores você pode chamar a atenção de alguém, entregar uma mensagem memorável e fazer com que compartilhem essa mensagem com muitas outras pessoas. Tudo o que você precisa fazer é:

  • Escolha apenas uma ou duas cores predominantes, boas o suficiente para atrair a atenção, mas não muito chamativas para desviar a atenção da mensagem. Quer uma dica profissional? Escolha imagens nas quais a cor principal da sua marca está presente em um elemento-chave. Por exemplo, se o logotipo da sua “cafeteria” tem como cor principal o rosa, seria atraente uma foto de uma xícara de café acompanhada de lindos biscoitos cor de rosa.
  • Escolha um alto contraste, pois é uma maneira fácil de fazer com que seus recursos visuais apareçam no feed de todos. Preto e branco também são uma ótima opção, pois atraem instantaneamente os olhos e se destaca entre um mar de imagens coloridas.
  • Design duotones criativos. Usar imagens em que uma única forma, assunto ou elemento cria um efeito duotônico que contrasta com o fundo, cria uma aparência minimalista e mais atraente.
Taça de café com biscoitinhos cor de rosa
Copyright 2019 estherm / Photocase, Todos os direitos reservados.

Composição e a boa e velha regra dos terços

Fotógrafos, designers e até artistas, como pintores e desenhistas, aprendem sobre isso praticamente no primeiro dia de aula. A regra dos terços é uma diretriz de composição visual que convida você a dividir a imagem em terços vertical e horizontal, resultando em uma grade com nove quadrados. Após a grade formada pode-se decidir onde colocar os assuntos e outros elementos em sua imagem.

As imagens de mídia social com melhor desempenho são aquelas em que o assunto em foco é… sem foco. É isso mesmo: você não deseja uma imagem onde o elemento principal esteja centralizado, mas sim uma onde esteja um pouco fora de foco, mas claramente visível.

Xícara de café em cima da mesa
Copyright 2006 mem-film.de / Photocase, Todos os direitos reservados.

Coincidentemente, o espaço negativo também é super importante. Todo o espaço “livre” deixado em uma foto se torna uma tela para cópia estratégica e, na imagem, esse espaço de cópia também é relevante. Novamente, você não deseja uma imagem tradicionalmente centralizada, com pouco ou nenhum espaço negativo ao redor do assunto. Você quer um local bem aberto em algum lugar do quadro. 

Acompanhando as tendências

A mídia social é a terra do agora. Em questão de minutos, as notícias já se tornam antigas e o ontem ficou pra trás. Essas plataformas são grandes formadoras de tendências em termos de negócios, marketing de conteúdo e recursos visuais. Para lidar com elas de forma correta (e com toda a certeza você deve!), estar atualizado com as últimas tendências é praticamente uma obrigação.

  • Nosso relatório das tendências fotográficas de 2020 tem as 49 principais tendências identificadas pelos especialistas do setor durante todo o ano. Vale a pena conhecê-los, “abraçá-los” e encontrar maneiras criativas de usá-los.
  • Esta ótima lista das 10 tendências de mídia social em 2020 do Searchenginejournal.com apresenta algumas estratégias muito interessantes para enfrentar este ano nos mais variados meios comerciais.
  • Fique de olho nos seus feeds, pois é uma amostra atualizada em tempo real do que está sendo compartilhado e curtido em cada canal.

A risada é o melhor viral

A mídia social é um tanto informal e, como tal, muitas pessoas que estão nela a encaram com muita leveza. É o lugar perfeito para o humor: as pessoas gostam de ver tanto coisas fofas quanto engraçadas e estão bem inclinadas a compartilhar um conteúdo faça outros rirem ou sorrirem.

Imagens divertidas que zombam de conceitos e tópicos, até memes originais que você pode criar a partir de fotos em conexão com sua marca ou área, são uma ótima idéia.

Fotos divertidas para a cafeteria
Se lembra que a dona da cafeteria é fã de vídeos de gatos? Bem, ela está sentada em uma mina de ouro das mídias sociais e pode tirar muito mais proveito agora!

Memes de gatos para fazer seus clientes começarem sua manhã com uma risada calorosa, juntamente com sua bebida favorita, fotos fofas e agradáveis de gatos tentando beber café da xícara de seu dono ou cantos de leitura completos com poltronas, livros, cobertores, café quente e um gato gordinho.

Gato cheirando uma xícara de café
Copyright 2020 Aleksandra Suzi / Photocase, Todos os direitos reservados.

O céu é o limite aqui!

voltar ao menu ↑

As melhores práticas de mídia social para negócios

Construir uma forte estratégia de mídia social não é tão simples quanto parece, mas esperamos que esta lista dê dicas simples e o coloque no caminho certo para alcançá-la!

Pequenos truques para todas as plataformas

Estas são algumas simples correções que melhoram as imagens para qualquer meio social:

Adicione um texto às suas imagens – Uma seleção de palavras bem escolhidas, poderosas e mais únicas possíveis, são um dos melhores recursos para desencadear uma onda de compartilhamentos e reações. 

Mantenha a consistência – nas mídias sociais para negócios, você precisa ter um tom definido que corresponda à imagem da sua marca e que nutra essa consistência em todos os canais e postagens.

Marca e mercado devem ser sutis – Não coloque seu logotipo e slogan no rosto das pessoas o tempo todo, não grite seu discurso de venda em todas as postagens. As pessoas querem interagir com você no nível dos olhos por meio das mídias sociais, e é assim que você as alcança.

Dicas de imagens para o Facebook

A original rede social, embora seja uma veterana, pode não ser a mais popular entre os adolescentes, mas ainda assim é uma das plataformas mais relevantes do setor. Aqui você saberá como lidar com ela:

Escolha imagens que contenham brilho – fotos bem iluminadas e bem compostas são uma vitória no Facebook.

Use o elemento humano – fotos que incluem uma parte do corpo – como uma mão – interagindo com um produto tendem a se sair melhor, de acordo com esta pesquisa da Convince & Convert.

Mantenha a peça resumida – Quanto menor a legenda, melhor. As fotos do Facebook devem brilhar por conta própria.

Publique uma vez por dia – esta é a frequência recomendada para manter seus seguidores entretidos. Postar algo mais de uma vez por dia, pode fazê-los achar que você é irritante!

Dicas de imagens para o Instagram

Ah, o Instagram. O primeiro canal social que lidava unicamente com fotos, fez com que todos se sentissem o próximo fotógrafo em evidência. Aqui que você faz assim:

Imagens puras são as melhores – adicione o mínimo de texto possível às suas imagens, as pessoas aqui gostam mesmo de fotografias.

Escolha fotos com tons de azul e pastel e muita textura – está provado que são muito bem aceitas e super populares!

Abrace as fotos de pessoas – os Instagrammers adoram ver pessoas em tudo. Não apenas as mãos, mas seus rostos. 

Peças que contam histórias – podem fazer você pirar com suas legendas nesta plataforma. Por isso, esta é uma ótima chance de criar uma boa narrativa que mantenha os seguidores interessados entre um post e outro.

Faça postagens pelo menos 3 vezes por dia – este é o mínimo necessário para permanecer relevante. O Instagram é um monstro que anseia por imagens.

Para mais dicas, confira nosso artigo sobre as melhores imagens para Instagram!

Dicas de imagens para o Twitter

O Twitter ainda é uma plataforma que interage essencialmente através de textos, mas mesmo aqui as imagens podem aumentar facilmente o apelo em um Tweet se você fizer o seguinte:

Escolha cores brilhantes – Os tons pastéis, que são os queridinhos do Instagram, são bombardeados no Twitter, pois os usuários aqui reagem melhor a tons fortes e vibrantes.

Resuma mensagens longas em uma imagem – As imagens bem citadas são super populares e mais fáceis de compartilhar. Infográficos também são uma ótima idéia. Pense nas imagens do Twitter como uma versão resumida do prato completo, que é a sua mensagem.

Faça o seu melhor dentro dos seus 140 caracteres – não empilhe muitas informações em um Tweet que já tenha uma imagem, mas use os caracteres disponíveis com sabedoria para complementar seus recursos visuais.

Poste qualquer coisa entre 3 e 30 vezes por dia – esse é o seu objetivo médio de se tornar alguém no Twitter. Os tweets têm uma vida útil muito curta e muitas contas importantes publicam coisas novas mais de 100 vezes por dia! 

Dicas de imagens para o YouTube

O YouTube é uma plataforma de mídia social ainda maior que o Facebook e, embora seja somente vídeos, muitas pessoas usam imagens em vídeos para compartilhar neste site.

Para obter todos os detalhes sobre as melhores práticas de imagem para o YouTube, confira nosso guia completo de imagens para vídeos! 

Dicas de imagens para o Pinterest

O Pinterest tem uma das taxas de conversão mais altas de todas as plataformas sociais, portanto vale a pena. Para obter benefícios, faça o seguinte: 

Tenha por alvo um conteúdo persistente – os Pins têm uma vida útil mais longa, por isso é melhor criar imagens que não ficarão desatualizadas em breve.

Use palavras-chave na descrição – Isso ajudará as pessoas a descobrir seus painéis e conteúdo e, consequentemente, seus negócios. Lembre-se de otimizar esta cópia para o Twitter, pois muitos compartilham diretamente do Pinterest para esse canal.

Use palavras-chave no nome e no rótulo do arquivo de imagem – acontece que o Google adora fotos do Pinterest. Portanto, se você usar suas palavras-chave bem, poderá expor seus pins a um público maior.

Publique entre 11 e 30 vezes por dia – Essa é a frequência recomendada para manter as pessoas de olho em seus painéis e direcioná-las para seu site ou marca.

voltar ao menu ↑

Comece a publicar hoje mesmo ótimas imagens nas mídias sociais!

Que bom que você conseguiu chegar ao final do nosso guia para iniciantes sobre imagens de mídia social para empresas, e agora sabe tudo o que precisa para começar.

A pequena cafeteria na esquina de casa já está orgulhosa de aparecer em todos os canais de mídia social e se mantém postando conteúdo regularmente. Agora é sua vez!

Tenha um feliz projeto!

Header image copyright: Radu Bercan / Photocase.com, all rights reserved.

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário