Análise Adobe Spark de julho 2021 – Preços, Recursos & FAQ

Logo Adobe SparkO Adobe Spark é um pacote de aplicativos voltado para o público da Adobe super fácil de usar. Ele é muito simples e prático para o desenvolvimento de designs gráficos e criação de conteúdo. O App possui um editor de imagens, um construtor de sites e uma ferramenta de criação de vídeos. Com ele, você será capaz de criar um belo e impactante conteúdo de forma simples, pois ele não requer habilidades anteriores de design nem que você gaste tempo para aprender suas funcionalidades.

Com ambas as versões, gratuita e paga, online ou em aplicativos móveis disponíveis, o Adobe Spark é a combinação perfeita para pequenas empresas, novos projetos comerciais, profissionais autônomos, blogueiros e entusiastas de design.

Com essa revisão do Adobe Spark da “cabeça aos pés”, você terá uma visão completa de tudo que ele pode fazer por você.

Veja o vídeo de apresentação da Adobe Spark:

Um giro rápido no Adobe Spark

  • É um pacote de aplicativos para a simples criação de projetos gráficos e de vídeo.
  • Muito fácil de usar – não são necessárias habilidades de design!
  • Integra imagens da Adobe Stock e fotos gratuitas do Unsplash.
  • Versão gratuita disponível para todos (apresenta a marca Adobe Spark).
  • Versão paga disponível (com opção de remoção da marca + recursos premium), ideal na hora da criação de marcas ou para empresas.
  • Disponível nas plataformas iOS e Android e para uso na web (online).
  • Fácil de usar em dispositivos móveis.
  • Ideal para designs simples, porém com aparência profissional.

Se apenas esses destaques já chamaram sua atenção, que tal experimentar essa ferramenta de criação agora mesmo? Convidamos você para ser parte do Adobe Spark!

Para uma análise profunda do Adobe Spark e seus recursos, continue lendo!

Use o Adobe Spark

Adobe Spark Pros & Cons Prós e Contras do Adobe Spark

Se você quer ir direto ao ponto, aqui estão os principais prós e contras que você precisa saber sobre o uso do Adobe Spark:

PRÓS:
  • Disponível nas versões web e APP
  • Auxilia na criação de sites de página única
  • Você pode criar vídeos
  • É incrivelmente fácil de usar
  • Inclui imagens em alta resolução, imagens grátis da Unsplash e também as fotos de stock pagas de alta qualidade da Adobe Stock

CONTRAS:
  • A ferramenta de criação gráfica é limitada no sistema Android
  • Na versão grátis, a marca Adobe Spark aparece em todas as páginas e vídeos
  • As páginas não apresentam a função e-commerce
  • Vídeos possuem duração de apenas 30 segundos

Nota: Esta é apenas uma visão geral rápida do que há de bom ou ruim na oferta do Adobe Spark. Para mais detalhes de tudo o que você pode (e não pode) fazer com este aplicativo, leia mais adiante!

Ferramentas Adobe Spark

O que é o Adobe Spark? O que ele faz?

Resumindo, o Adobe Spark é um pacote de aplicativos que funciona de forma online ou em dispositivos móveis para desenvolver designs gráficos e criar páginas web, gráficos sociais, vídeos e apresentações, tudo de forma muito simples.

Na web, tudo está disponível em um só lugar. No entanto, para iOS e Android, o Adobe Spark se divide em três partes, ou seja, cada aplicativo atua de forma independente e dedicada a tarefas específicas de design. Diretamente na App Store você pode baixar qualquer um dos aplicativos: Adobe Spark Page, Adobe Spark Post e Adobe Spark Video. Para Android, até o momento está disponível apenas o Spark Post.

Um grande diferencial nos aplicativos Spark é que eles são muito mais fáceis de usar do que a maioria das ferramentas da Adobe. Ao contrário de seus equivalentes mais populares e especializados, como o Photoshop, Premiere Pro ou Dreamweaver, o método de aprendizado do Adobe Spark é tão simples que basta você pegar seu iPhone ou iPad e começar a criar conteúdo visual interessante e envolvente como que em um “piscar de olhos”, mesmo que você não tenha nenhuma experiência com design.

Um outro destaque são as bibliotecas de imagens integradas, que simplificam a vida. Você pode pesquisar, encontrar e adicionar imagens aos seus projetos diretamente no aplicativo, escolhendo as fotos de stock pagas da Adobe Stock ou as imagens gratuitas do Unsplash. Ele também suporta o upload de suas próprias imagens, gráficos e fontes. Tudo isso pode ser feito graças a simples integração do aplicativo com outros recursos úteis, como o Creative Cloud, Adobe Lightroom, Dropbox e entre outros.

Por fim, ele é uma ferramenta otimizada para dispositivos móveis que você pode usar de forma online (web) ou instalar seus aplicativos dedicados em dispositivos Apple (IOS) ou em smartphones ou tablets Android (nesse caso seus recursos e acessos são limitados). Algo muito importante a salientar, é que os projetos criados com o Spark também podem ser visualizados em dispositivos móveis de forma otimizada.

Por essas razões, ele é muito popular entre os donos de pequenos negócios, empresários, blogueiros e editores, influenciadores de mídia social e outros designers não necessariamente gráficos, e pessoas criativas que precisam de visuais impressionantes para seus projetos, mas que seja simples, pois não possuem tempo para aprender uma nova habilidade.

Vamos dar uma olhada no que cada segmento do Adobe Spark pode fazer!

Adobe Spark Post

Adobe Spark PostCom o Adobe Post você pode criar gráficos simples, porém muito poderosos para os mais variados fins: imagens de mídias sociais (como banners no Facebook, postagens de imagens, stories no Instagram, etc.), infográficos, pôsteres, folhetos, convites, etc.

Você pode escolher entre uma variedade de templates e dimensões predefinidas, que tornam o processo muito mais confortável: basta selecionar um layout, a mídia em que será publicada, imagens, inserir seu texto e pronto! Os templates estão disponíveis para os mais variados fins (negócios, viagens, alimentação, etc.) e os usos mais populares (Facebook e Stories do Instagram ou postagem, por exemplo).

É prático trabalhar em cima de um tema, pois você não precisa se preocupar com o redimensionamento da imagem ou as dimensões ideais para cada plataforma. Tudo é ajustado automaticamente para o posicionamento selecionado ficar perfeito.

Se desejar construir seu gráfico do zero, você também pode. Basta começar com um layout em branco e então personalizá-lo passo a passo com tamanho, imagens, fonte, cópia e elementos de marca e você criará seu próprio design.

Para concluir é só fazer o download do design final ou usar o hiperlink fornecido pelo Adobe Spark, e então seu projeto estará pronto para ser publicado. Você também pode imprimi-lo, se desejar.

Adobe Spark Page

Adobe Spark PagePágina inspirada no Adobe Slate, um produto anterior da Adobe, tem como objetivo projetar uma página simples na web – do tipo que você pode ir rolando (ou, como o Spark chama, uma página de web stories). Elas se parecem muito com as conhecidas páginas de revistas, com aquele layout visualmente impactante.

O que você precisa levar em conta é que este não é um desenvolvedor de sites tradicional e não vai servir se você estiver procurando algo para criar sites mais complexos de múltiplas páginas. Ele não inclui recursos de e-commerce, o que complicaria se você precisasse dessa ferramenta para criar sua loja virtual.

No entanto, ele é perfeito para criar designs funcionais de página única, como “Pitch pages” ou páginas de argumento de venda, páginas de produtos, portfólios, relatórios, sites de eventos (como casamentos, por exemplo) e muito mais.

E a melhor parte da página Adobe Spark é que nenhuma habilidade de web design é necessária e ela possui uma ferramenta muito intuitiva, que praticamente guia você passo a passo.

Reforçando mais uma vez, aqui você encontrará temas pré-prontos: basta personalizá-los facilmente e ter uma página na web pronta em questão de minutos. Mas, se algum desses temas não lhe agradar, você também pode criar sua página a partir do zero. Comece com o básico, inserindo um título, um subtítulo e cabeçalho de imagem. Com um pouco de criatividade, adicione uma grade de fotos ou apresentação de slides de fotos ou imagens, botões, vídeos, transições de imagens animadas e passe a dividir essas imagens em subseções. Você pode usar a função de pré-visualização para ver como seu site ficará em todos os estágios de criação. 

Outra coisa importante a se ter em mente é que a Adobe hospeda esses sites mais simples em servidores próprios Adobe e, até o momento, não é possível usar hospedagem ou domínios personalizados. Quando o projeto é concluído, você recebe a URL da página, que tem um domínio spark.adobe.com/sua página criada.

Adobe Spark Video

Adobe Spark VideoO Spark Video deriva do aplicativo Adobe Voice e se destina a produzir pequenos vídeos animados e apresentações.

A duração máxima dos videoclipes do Adobe Spark é de 30 segundos, ou seja, possui uma limitação que deve ser considerada para alguns fins de imagens em movimento. Ainda assim, esses vídeos curtos são mais do que suficientes para o uso a que se destinam: clipes para promover seu negócio ou apresentar sua ideia em uma plataforma acelerada, como Facebook, Twitter ou Instagram.

Como o Post e o Page, ele pretende ajudá-lo a criar uma história visual, e o processo começa quando você insere um título para seu vídeo. A partir disso, você pode optar por usar um modelo de história e simplesmente personalizar o conteúdo, ou começar do zero. Se você escolher este último, o layout permite trabalhar segmento por segmento e você tem fáceis opções de botões para adicionar vídeos, imagens, texto, transições, narração, música, ícones e muito mais. Você também pode selecionar a exibição do vídeo em widescreen ou formato normal (ideal para Instagram).

Quando terminar, você pode fazer o donwload do seu vídeo pronto e fazer o upload dele onde desejar, ou compartilhá-lo por meio de um hiperlink do Adobe Spark.

O Adobe Spark é realmente gratuito?

Sim, ele é! O Adobe Spark é gratuito para todos e para sempre. Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta (não é necessário inserir nenhum cartão de crédito), e então você está pronto para iniciar seus projetos imediatamente.

A versão gratuita dá acesso as três opções de ferramentas e uma seleção de templates, além da possibilidade de fazer o upload de suas próprias imagens. Mas há uma condição: todos os projetos finais nas páginas e nos vídeos incluem o logotipo do Adobe Spark (confira as nossas alternativas ao Adobe Spark) e não é removível.

Se você deseja que seu design final seja totalmente personalizado para seu negócio e não exiba a marca Adobe Spark, você precisará da versão paga. Essa é a única forma.

Adobe Spark Gratis

Preços do Adobe Spark – Quanto custa? O que está incluído?

Se para você não há problemas que seu site ou seu vídeo exibam o logotipo do Spark e que os elementos de design disponíveis sejam suficientes e atendam as suas necessidades, aproveite a versão gratuita.

Se, no entanto, você precisa de uma aparência totalmente profissional nos seus designs e que sejam exclusivos para sua empresa e marca, a versão paga do Adobe Spark é a mais indicada. E o melhor de tudo é que essa versão é acessível e conta com muitos recursos premium.

A assinatura do Adobe Spark elimina a marca d'água que aparece nos seus designs finais e também adiciona:

  • Templates Premium.
  • Acesso para membros ou uso em equipe.
  • Personalização com um simples toque para adicionar seu logotipo, cores à sua marca e outros detalhes de customização aos seus designs em um único movimento.
  • Fontes premium + a possibilidade de fazer o upload suas próprias fontes personalizadas.
  • Criação de modelos de marca que estão prontos para uso.
  • Ter mais de uma configuração de design de marca e alternar entre elas, conforme necessário.

Você pode adquirir tudo isso por apenas R$ 43,00 por mês ou R$ 432,00 por ano. Se você estiver nos EUA, poderá obtê-lo com um desconto de 20% por tempo limitado, ou seja, por US$ 7,99 por mês ou US$ 79,99 por ano.

Além disso, uma oferta corrente te dá os primeiros 30 dias de sua assinatura inteiramente grátis! Você não precisa se preocupar, pois mesmo que insira os dados do seu cartão de crédito, a cobrança iniciará somente depois do primeiro mês!

Se você tiver necessidades criativas que justifiquem o seu uso, certamente este é um investimento de baixo custo e muitos benefícios para adicionar poder visual e facilitar o seu fluxo de trabalho.

Criar logos com o Adobe Spark

Um outro ponto importante é que você pode obter o Adobe Spark sem precisar ter uma assinatura da Adobe Creative Cloud. Mas, caso prefira, há a opção de ter todos os apps sincronizados na plataforma, se for mais prático para você.

A assinatura do Adobe Spark serve para todas as pessoas que desejam obter o máximo resultado em seus projetos, mas ele recebe uma indicação especial para empresas que valorizam materiais de branding e criação colaborativa.

Dica de especialista: Encontre uma versão de avaliação gratuita do Adobe Spark e mais ofertas especiais nesta lista dos melhores descontos do Adobe Creative Cloud!

O Adobe Spark é fácil de usar?

Sim, é muito fácil! Como falado no início do artigo, a facilidade de uso é um dos destaques da ferramenta. O Adobe Spark é muito fácil de usar e seu conceito é direcionado a designers não profissionais, pessoas que não tem experiência em computação gráfica, que não têm muito conhecimento sobre como funciona um software de design, como iniciar os processos de edição e como fazer isto.

Um breve resumo sobre como ele é fácil:

  • Templates – seus modelos predefinidos são tão fáceis de usar que você vai observar isso na sua primeira experiência. Depois de selecionar um design de sua preferência, tudo o que você deve fazer é escolher as imagens e inserir o texto no layout já pronto. Isso não é apenas uma grande economia de tempo, mas também elimina o esforço de ter que pensar em uma boa aparência para seu projeto, pois qualquer design escolhido vai passar a ter uma aparência profissional e ficará perfeito.
  • Layout intuitivo – No caso de não gostar de algum modelo ou preferir ter seu próprio, você terá a opção de criá-lo livremente no Spark. Ao invés de recursos complexos (mesmo sendo eficientes), que levariam algum tempo para serem dominados e facilmente controlados, como o Photoshop, por exemplo, o Adobe Spark concentra-se em uma funcionalidade bem direta com campos personalizados ​​e linhas de botões com descrições bem claras. Todo o layout da página é bem intuitivo e orienta os usuários passo a passo de forma simples e sem a necessidade de muitas instruções.
  • Salvamento automático – pode parecer irrelevante, mas o fato de o Adobe Spark salvar todas as alterações feitas de forma automática e constante o livra da tarefa de lembrar de salvar seu projeto em andamento e o protege em caso de acidentes.
  • Suporte – o Adobe Spark inclui uma seção de suporte completa em estilo FAQ que resolve a maioria dos problemas que podem surgir ao usar as ferramentas. Para membros que possuem a versão paga, ele também inclui chat ao vivo e suporte via telefone.

Este conjunto de recursos combinados torna muito improvável que você precise de um tutorial ou diretriz para usar o Spark. No entanto, você pode encontrar os recursos online, caso precise deles.

Recursos Adobe Spark

Qual é o melhor: Adobe Spark ou Canva?

Essa é um pergunta difícil. Embora as semelhanças entre o Adobe Spark e o Canva sejam grandes (ambos são ferramentas de design de fácil uso ​​para quem não tem muita experiência com design), optar por algum deles dependerá mais de suas necessidades e preferências, pois há coisas que um pode fazer mais do que o outro.

Com o Adobe Spark, você pode criar sites hospedados pela Adobe com uma única página. Com o Canva, você possivelmente possa projetar um, mas talvez isso seja tudo o que você conseguirá fazer.

O Canva permite que você compartilhe seus visuais prontos em qualquer plataforma de mídia social diretamente. No Adobe Spark, você deve baixar o design e carregá-lo em uma rede social manualmente ou compartilha-lo por meio de um hiperlink.

Esses foram apenas alguns exemplos de suas diferenças. Existem outros menores, como o Canva adicionar filtros de design para imagens, algo que falta no Spark.

Em linhas gerais, achamos que o Canva é mais adequado para criativos com foco em gráficos, e o Adobe Spark é mais indicado para aqueles centrados em designs interativos.

Leia a nossa análise completa do Canva Pró, pois assim você poderá comparar suas funcionalidades.

Além disso, nós temos um ótimo artigo que contém uma lista de 19 sites como o Canva (você vai notar que o Adobe Spark é o número um nesta lista).

O Adobe Spark é Bom?

Em nossa opinião, sim. O Adobe Spark é uma ótima ferramenta para lidar com design de materiais de marketing e promoções simples, mas muito necessários (e eficazes), que de outra forma seriam muito complicados se pessoas sem muita experiência com design precisassem.

Portanto, ele é ideal para criativos e proprietários de negócios que querem desenvolver seus projetos por conta própria e para quem não tem condições de contratar um designer gráfico profissional, mas que precisa de materiais profissionais para promover seus negócios.

Agora é a sua vez de opinar!

Acesse o Adobe Spark, inscreva-se e diga se você gostou!

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imágens
Logo
Shopping cart