O design gráfico envolve principalmente criatividade e arte. Mas quando você vai projetar algo para sua empresa ou marca, precisa fazer isso de modo estratégico, afinal, o objetivo desse trabalho vai além da autoexpressão ou de simplesmente criar algo bonito.
Definir a forma como você deseja que sua marca ou produto seja destacado, criar uma impressão excelente e duradoura, chamar a atenção de compradores, clientes ou parceiros, são apenas alguns dos muitos objetivos do marketing de marca, que são melhor alcançados com o uso da fotografia de stock dos bancos de imagens.
A cor é um elemento visual tão importante quanto a fotografia em si, e ela tem sua própria maneira de direcionar o comportamento do público. Os profissionais de marketing e designers experientes usam combinações de cores até mesmo nas fotos de stock que usam em seus projetos. De forma muito calculista, e com a ajuda da psicologia das cores, eles se esforçam para garantir que todos os materiais de branding e marketing se tornem agradáveis aos olhos e tenham um objetivo eficaz.
Aprenda alguns dos fundamentos da psicologia, o significado das principais e as melhores combinações de cores para branding e marketing e eleve a sua estratégia de cores. Além disso, saiba as melhores dicas sobre como implementar cores em fotos de stock.
Vamos seguir?
TOP DICA DE DESIGN: paletas e ferramentas de cores
Quando se trata de escolher múltiplas cores para seus projetos, uma ferramenta super útil que as agências de stock e as plataformas de design oferecem, são as paletas de cores: combinações predefinidas e sugestões baseadas na teoria das cores, que economizam tempo na hora de definir a cor ideal para a sua marca.
A Canva em particular, tem três ótimos recursos de seleção de cores para isso:
Paletas de cores: você pode explorar muitas ideias e sugestões de belas cores, pesquisando por cor, tema ou palavras-chave.
Graças a esse recurso super simples de usar, você pode selecionar combinações de até 4 cores e aplicá-las em seu projeto de design como achar melhor: uma cor base e mais três acentuações, uma base, uma secundária e mais duas acentuações e, assim por diante. Essa ferramenta é ideal para iniciantes que não entendem muito de cores e seus significados.
Gerador de paleta de cores: Essa nova funcionalidade permite que você faça o upload de uma imagem de sua escolha e extraia paletas de cores dela. É perfeito para quando você tem uma ideia visual de como deseja que sua marca seja, mas não sabe como traduzir isso em tons específicos.
Esta é uma ferramenta mais interativa, que permite criar combinações de cores bem personalizadas para seus projetos. E se você está recém iniciando, não se preocupe! A Canva contém diversos tutoriais que vão ajudá-lo a desenvolver projetos de forma mais rápida e fácil através de suas ferramentas.
A Psicologia da cor: as cores interagem com a nossa mente
A psicologia das cores, também conhecida como teoria das cores, é uma área da psicologia que estuda como os humanos respondem e interagem com as diferentes cores que veem. Ela estabelece que as cores podem afetar e determinar o comportamento humano e provocar as mais variadas reações emocionais e, consequentemente, as suas ações de acordo com isso.
Essa teoria remonta aos antigos egípcios, afetou os trabalhos de descoberta de Isaac Newton da composição do espectro de cores e foi amplamente estudada por renomados especialistas, como Carl Jung, desenvolvedor da arte-terapia – uma forma de terapia que usa expressões artísticas com o objetivo de melhorar o bem-estar mental – baseada na psicologia das cores.
Atualmente, existem muitas afirmações baseadas em amplas e conclusivas pesquisas sobre cada cor, o seu significado e como elas nos afetam direta ou indiretamente. Ter um completo entendimento e saber quais são as cores que estão em alta na fotografia, dá a você uma grande vantagem na hora de selecionar as cores para a sua marca ou em trabalhar em cima de uma boa paleta de cores para desenvolver o seu marketing de maneira atrativa e inteligente.
Ao tirar vantagem da teoria das cores, você poderá criar gráficos que atiçem as emoções e influenciem no processo de tomadas de decisões do seu público da maneira que você quiser ou, em outras palavras, trabalhar com visuais de alta conversão.
Está provado que o uso estratégico de cores pode afetar positivamente os resultados da página de destino, por exemplo. E a cor é um componente muito relevante quando se trata de fotos para mídias sociais, principalmente se estamos falando de fotos para o Instagram, onde as identidades visuais imperam.
Fotos de stock & ilustrações selecionadas por cores
Se você é um leitor recorrente do bancosdeimagens.com, ou tem amplo conhecimento de marketing, então já deve saber que a fotografia e os gráficos são essenciais em qualquer estratégia de marketing de sucesso. Se você não tem muito conhecimento disso, aqui poderá saber mais sobre as melhores fotos para sua próxima campanha de marketing.
A fotografia de stock dos bancos de imagens é um recurso valioso, não apenas porque é profissional, acessível e disponibilizado imediatamente, mas também porque torna mais fácil encontrar belas fotos e ilustrações que se ajustem às suas combinações de cores!
Como?
É simples: existem vários sites de fotos de stock que incluem um filtro de cores em seus buscadores avançados para permitir que você busque e refine os resultados das imagens usando a cor como parâmetro de pesquisa.
Aqui estão os melhores bancos de imagens que possuem esse método de pesquisa através de cores:
Shutterstock
Gigante da fotografia com seus 230 milhões de imagens, a Shutterstock é conhecida por possuir uma ferramenta de pesquisa de última geração que inclui, entre muitos outros recursos, um filtro de cor.
iStock
A iStock, empresa pioneira na venda online de imagens royalty free, não só tem milhões de fotos econômicas e exclusivas, como também permite pesquisá-las e classificá-las de acordo com a cor através de um filtro que funciona como um círculo de cores avançado.
Adobe Stock
O próprio serviço de fotos de stock da Adobe, o Adobe Stock, é ótimo porque está totalmente integrado à Creative Cloud e torna o trabalho com o Photoshop ou Illustrator uma experiência tranquila, além de permitir que você encontre imagens pesquisando por cores com muitas variações de matiz.
Getty Images
A “La crème de la crème” dos bancos de imagens, a getty images, é mundialmente conhecida por ser uma fornecedora de imagens exclusivas e de alta qualidade para as mais variadas propostas. Seu grande catálogo pode ser explorado, pesquisado e refinado de acordo com a cor graças a um recurso de pesquisa avançada de seu mostrador de cores em forma de círculo.
123RF
O 123RF é um site confiável de banco de imagens com mais de uma década no mercado e possui milhões de imagens de alta qualidade que são adicionadas regularmente. Você pode pesquisá-las por cor de forma fácil, usando o filtro de cores básico que já está em sua ferramenta de pesquisa.
Photocase
A agência alemã Photocase faz o trabalho duro e facilita as coisas para você, apresentando uma galeria altamente selecionada de imagens em preto e branco com um toque de cores contrastantes que as tornam atraentes e divertidas.
BÔNUS: Domine o uso das cores em fotos
Embora a psicologia da cor diga a você qual cor usar para cada propósito, há também uma maneira inteligente de usar a cor em fotos – ou ilustrações – em seus visuais de marketing.
A chave é evitar esses dois tipos de “NÃO“:
NÃO seja óbvio – você não precisa incluir as cores da sua marca em todas as fotos e todos os elementos delas. Pense em termos de combinações complementares, análogas ou monocromáticas (mais sobre isso abaixo) para encontrar imagens com belas paletas que se ajustem ao seu tema, sem se tornar uma marca que fique tão visual diante dos olhos.
NÃO exagere – uma imagem vale mais que mil palavras, então você não precisa falar sobre ela com tantas cores. A menos que o objetivo seja fazer uma declaração por contexto (como nas imagens que ilustram este artigo, onde a cor é a protagonista), é muito mais eficaz usar fotos em que as cores da sua marca sejam um elemento distinto, mas relativamente discreto. Por exemplo: se o seu logotipo for amarelo com roxo, você não precisa de uma foto de uma pessoa vestindo uma camisa amarela com suspensórios roxos. Você pode fazer muito melhor, talvez por destacar um homem bem vestido com cores neutras e segurando uma caneta amarela.
O significado das cores: expresse suas ideias com uma cor
Vamos analisar de forma geral o significado das cores mais populares e em quais emoções e conceitos elas estão associadas. Esta informação é crucial para que você saiba como selecionar a cor certa para sua empresa e a combinação de cores perfeita para seus projetos de branding.
Cores primárias
Chamamos de primárias aquelas cores que não podem ser criadas pela mistura de outras cores.
- Vermelho: aumenta a frequência cardíaca e transmite uma sensação de urgência e ação significativa. Está associada a poderosas emoções, que podem ser positivas ou negativas, dependendo do contexto: paixão, amor, entusiasmo, raiva, medo, sensação de perigo. Também é conhecido como um ativador de apetite! Como uma estratégia do marqueteiro, o vermelho é usado como a cor principal de sua marca. O McDonald's, por exemplo, usa vermelho e amarelo, o que não é por acaso, pois ambos são cores energéticas.
- Amarelo: é considerada a cor do otimismo e projeta energia de uma forma mais calma e sutil do que o vermelho. Esta cor está ligada à felicidade, alegria e calor, mas pode assumir um aspecto um pouco negativo, pois também está ligada ao perigo e à cautela (por exemplo, sinais de alerta, como tráfego ou “piso molhado”). Uma particularidade do amarelo é que ele é notado como ousado e leve ao mesmo tempo. Muitas marcas relacionadas a alimentos combinam amarelo e vermelho para aumentar a potência. O McDonald’s, conforme já mencionado, a Denny’s e a Lay’s fazem do amarelo a cor principal de sua marca. Empresas como Ikea e Stanley também escolhem o amarelo como matiz predominante.
- Azul: é por excelência a cor da confiabilidade, responsabilidade, estabilidade e segurança. Outras associações comuns são a calma, o relaxamento e, um pouco mais negativo, a tristeza. O azul é a cor mais usada em logotipos e marcas, exatamente por esses motivos. É muito popular nas mídias sociais, onde empresas como a Facebook (azul escuro) e o Twitter (azul claro) marcam tudo com a cor de seu logotipo.
Cores Secundárias
As cores que surgem da combinação de duas cores primárias são chamadas de secundárias.
- Laranja: traz o poder do vermelho e a alegria do amarelo juntos, resultando em um matiz associado à simpatia, jovialidade e extroversão. No entanto, também pode se conectar com um senso de cautela, dependendo do contexto. As grandes marcas exploram o efeito do laranja em seus logotipos, como a Amazon, com seu sorriso laranja amigável, a Fanta, que tem como o laranja a cor principal da marca e a Dunkin ’Donuts, que a combina com rosa choque para um resultado atraente.
- Verde: passa uma sensação de harmonia e equilíbrio que ajuda na tomada de decisões e reminiscências de natureza, frescor, saúde e relaxamento. Verde é a cor mais fácil de processar diante dos nossos olhos! Muitas empresas optam pelo verde na paleta de cores de sua marca: a Starbuck's usa um verde escuro com branco e alguns tons petróleo, como azul esverdeado (ou verde azulado), para um visual tranquilo, porém inconfundível. A Android escolhe uma cor vibrante em tons de verde para seu famoso ícone de robô. A Whole Food usa um verde escuro com muita saturação para marcar seus produtos frescos e orgânicos.
- Roxo: o roxo mistura o movimento do vermelho e a estabilidade do azul em um equilíbrio perfeito entre emoções e fisicalidade. Está fortemente ligado a conceitos como criatividade, espiritualidade, mistério e magia, bem como com realeza, luxo e sofisticação. Curiosamente, o roxo estimula a resolução de problemas em nossos cérebros! Entre as marcas que optam pelo roxo como cor principal do logotipo, você encontra Cadbury e Milka, além de FedEx e Hallmark.
- Marrom: É uma conexão óbvia com a terra e o solo, portanto, um sinônimo de terreno, robustez, pé no chão. Também é bom para conceitos sobre a natureza, embora em um sentido mais rústico do que a simples elegância do verde. A Nespresso é uma marca que usa marrom para uma conexão óbvia com o café. M&M e Hershey's fazem algo semelhante com chocolate. E a UPS combina marrom e ouro para uma imagem confiável.
- Rosa: diminui a intensidade do vermelho e resulta em um efeito calmante que no rosa claro transmite amor, romance, carinho e delicadeza. Tons mais fortes, como o fúcsia, também podem representar juventude e diversão. A LG opta por uma cor rosa brilhante combinada com branco e cinza para suavizar, enquanto as bonecas Barbie são associadas há muito tempo ao rosa feminino de seu logotipo e o Flickr usa apenas um toque de rosa para se divertir.
Cores Neutras
Tecnicamente falando, estas não são literalmente cores. Assim como o design as considera, elas são a forma como os nossos olhos podem percebê-las.
- Preto: projeta autoridade, inteligência, força, seriedade e até sofisticação e glamour. No entanto, o uso excessivo do preto pode ter um aspecto negativo e evocar tristeza, até um grau de maldade. O preto não é uma cor, mas sim a completa ausência de cor. Existem muitas grandes marcas globais que se limitam ao preto por sua imagem: Apple, Mercedes-Benz, Gucci e o Swoosh (logotipo da Nike) são apenas alguns exemplos.
- Branco: é a mais forte associação a com pureza, clareza e limpeza. Dando um passo a frente, ele se conecta com neutralidade, igualdade, equilíbrio, novos começos e paz. Tenha em mente que muito branco pode se transformar em sensação de vazio e isolamento. O branco não é uma cor, é o resultado de um equilíbrio completo de todas as outras cores do espectro. A Apple, novamente, usa branco em muitas de suas marcas e embalagens, e não é uma escolha casual. A Lego e Coca-Cola usam fontes brancas em um fundo vermelho para transmitir emoção e energia com pureza e equilíbrio.
Cores Terciárias
As cores terciárias são criadas a partir da mistura de partes iguais de uma cor primária e uma cor secundária. Assim, você pode brincar com esses pigmentos e seus significados para adicionar profundidade e variação aos seus designs.
Por exemplo, o verde-azulado é uma combinação de azul e verde, que projeta dignidade, elegância, inteligência e cura.
A Temperatura da Cor
Existe uma maneira de classificar as cores por seu efeito com base em sua “temperatura”.
Cores quentes são aquelas associadas ao calor em elementos naturais (como fogo ou luz solar), que também são estimulantes e energéticos: vermelho, amarelo, laranja e suas combinações, são todas cores quentes.
As cores frias, ao contrário, são aquelas que se conectam com os elementos frios (como água ou gelo) e têm efeito calmante: azul, verde e roxo são consideradas cores frias, assim como outras combinações terciárias que as incluem.
As Melhores dicas de combinações de cores para imagens de stock
Agora que você já sabe o que cada cor representa, aqui vai algumas dicas úteis para usá-las em seus projetos de branding e publicidade! Lembre-se de que as cores devem desempenhar o papel principal em todos os designs de sua marca, desde a vitrine até o site, e desde a embalagem do produto até os modelos de design de papelaria. Vamos aprender mais!
A primeira coisa, é que você precisa se familiarizar com a boa e velha paleta de cores, que organiza as cores de acordo com sua relação no espectro.
Adobe possui a maravilhosa ferramenta Adobe Color que inclui uma paleta de cores completa com recursos que ajudam você a selecionar esquemas de cores de acordo com os parâmetros (você vai aprender mais logo abaixo), além de extrair paletas, gradientes, temas, que você também pode salvar e aplicar automaticamente em seus projetos em aplicativos Creative Cloud!
1, 2 ou 3 combinações de cores
Quando se trata de escolher as cores da sua marca, é melhor não complicar. Concentre-se em escolher a cor perfeita para o design do seu logotipo e trabalhe a partir dela. É a partir da cor principal da sua marca que você deve desenvolver uma combinação de cores para o restante do seu projeto. Se você não souber qual cor é ideal para sua marca, dê uma olhada nesta excelente ferramenta de seleção de cores da 99designs!
Como regra geral, os logotipos não devem ter mais do que 3 cores, sendo normalmente um ou dois matizes principais e uma cor de destaque.
Tudo o que você precisar destacar, como o design do seu site ou sua vitrine, deve seguir o exemplo do seu logotipo em termos de cor.
Isso não significa que todo o seu projeto precisa estar somente nessas 2 ou 3 cores, mas você deve garantir que a combinação de cores escolhidas se harmonize e seja eficaz em termos de marketing.
Para isso, você precisa se familiarizar com a boa e velha paleta de cores, que organiza as cores de acordo com sua relação no espectro.
Para mais informações, veja nosso artigo sobre como adquirir um logo para uma empresa.
Combinações de cores complementares
Uma das maneiras mais fáceis de garantir que as cores da sua marca tenham impacto é escolher cores que são diretamente opostas na paleta de cores, como por exemplo, amarelo e roxo.
Se você deseja uma combinação triádica de cores, você pode escolher cores complementares divididas: uma cor para ser a principal e duas adjacentes que sejam opostas. Por exemplo, se a sua cor principal for amarelo, as outras duas devem ser magenta e pervinca (adjacente ao roxo).
Esta é uma combinação de cores de alto contraste que certamente chama a atenção e ajuda a destacar todos os tons.
Combinações de 2 cores:
Vermelho + Amarelo – Uma combinação absolutamente atraente que impulsiona a tomada de decisões e estimula o apetite.
Amarelo + Azul – Projeta autoridade com um toque de descontração para uma imagem mais divertida, porém confiável.
Azul + laranja – Para uma sensação de diversão combinada com confiabilidade, este emparelhamento das duas é ideal para equilibrar uma imagem séria sem torná-la muito estridente.
Laranja + Preto – Também é comumente usado em sinais de alerta, mas este par é ótimo para comunicar criatividade e elevação do espírito com praticidade e honestidade.
Combinações de 3 cores:
Azul + Amarelo + Verde – Uma combinação inteligente de duas cores primárias mais uma secundária de uma mistura de ambas. O amarelo e o verde trazem alegria e representam um espírito jovem, enquanto o azul finaliza com um toque de confiabilidade e autoridade.
Amarelo + Azul + Vermelho – Um trio perfeito cheio de contrastes que cria um efeito vibrante, porém confiável.
Combinações de cores análogas
Se você prefere um estilo mais sutil, combinar cores próximas umas das outras na paleta de cores (cores análogas) é uma boa maneira de agradar os olhos. Seguindo com o nosso exemplo do amarelo como cor principal, devemos selecionar âmbar e laranja como complementares para combinar.
Esta é uma paleta de baixo contraste com todos os tons da mesma família de cores que, embora bonita e menos conflitante, também é menos proeminente. Assim, provavelmente você precisará de alguns detalhes em um tom complementar para melhores resultados.
Amarelo + Verde – Uma combinação que se traduz na energia revigorante da vida e do crescimento.
Azul + Verde – Embora exista um ditado que diz “azul e verde nunca devem ser vistos sem uma cor no meio”, isso depende inteiramente dos tons que você usa. O azul marinho e o verde-petróleo, por exemplo, funcionam muito bem juntos. Você pode deixar o azul mais proeminente para um efeito calmante ou deixar o verde ser o matiz principal para um look pop-up e refrescante.
Azul + Roxo – Dependendo dos tons, essa combinação pode representar coisas que vão do sério e confiável ao emocionante. Como ambas são cores frias, escolher pelo menos um tom vibrante é o ideal.
Azul + Rosa – É um par interessante em que o azul parece reservado e modesto, e o rosa chama a atenção e é divertido.
Rosa + Roxo – A feminilidade e a juventude do rosa misturadas com a sensação luxuosa do roxo é uma ótima combinação. Você pode trabalhar com tons e sombras para maior ou menor contraste.
3 combinações de cores:
Combinações de cores monocromáticas
Um esquema de cores monocromático é simples. É uma variação de tons que se formam a partir de uma única cor, de acordo com o que você mistura:
- Matiz: tons mais claros resultantes da adição de branco. Um amarelo pastel seria um matiz.
- Tons: matizes mais escuros que acontecem quando você adiciona preto. Pense no milho amarelo.
- Sombreado: são criados adicionando cinza e podem ser mais claros ou mais escuros dependendo do equilíbrio entre o preto e o branco no cinza. Você poderia fazer um tom oliva claro com amarelo e cinza, por exemplo.
Você também pode trabalhar com efeitos (como por exemplo, o degradê) ou com saturação para obter combinações únicas. Para um design perfeito, dê uma olhada nestes exemplos de cores degradês.
Monocromático é um estilo muito sutil e, como tal, tem seu charme. Mas, para fins de branding e marketing, o resultado é muito melhor se você usar pelo menos uma cor complementar para ajudá-lo a se destacar.
Cores da moda vs cores de marca precisas
Um obstáculo que você pode encontrar para decidir sobre as cores de sua marca é escolher entre as cores que são altamente populares, como o luxuoso e calmo tom champanhe que lidera as tendências em cores da Shutterstock em 2024, ou aquelas que estão em alta e são super populares de acordo com nosso relatório de tendências fotográficas em 2024, ou simplesmente ignorar essas tendências e se concentrar na marca e significado da sua imagem pretendida.
Além da natureza mutável das tendências, que é menos relevante na escolha de cores para um logotipo e imagem de marca que você usará nos próximos anos, também é importante destacar que você pode trabalhar em cima de uma cor para a criação do seu projeto e ficar em dia com o mercado criativo, mesmo que você não escolha uma cor específica da temporada.
Por exemplo, a cor pantone, destaque do ano 2020, foi o azul clássico, um tom escuro de azul que representa “o céu ao anoitecer”. E a WGSN já está projetando a AI Blue (Inteligência Artificial do tom azul), uma tonalidade elétrica alinhada com a tendência de cores neon, predominante em 2021.
Sabendo disso e do significado do azul, você pode optar por incorporar o azul em diferentes tons (e existem muitos tons de azul!) no seu esquema de cores de uma forma que faça sentido para a identidade de sua marca. Mas, se você quer algo vibrante que se conecte com ambientes tropicais e de relaxamento e, ao mesmo tempo, se comunique com a geração do milênio, opte pelo ciano. Agora, se você precisa transmitir estabilidade, lealdade e confiança em um anúncio dirigido aos boomers, então o azul celeste é uma boa opção. Agora, se você quer excelência, superioridade e autoridade, o azul royal é uma cor linda que projeta tudo isso.
O que queremos dizer é que as tendências são relevantes para uma marca, mas nunca devem prevalecer sobre conectar sua marca à identidade e ao público-alvo certos. Por exemplo, se você está vendendo brinquedos divertidos e sustentáveis para crianças, o azul clássico não vai ser uma combinação muito boa, mesmo que seja a cor do ano. No entanto, você pode encontrar maneiras de incluí-lo que aumentem a identidade de sua marca em vez de entrar em conflito com ela.
Eleve seu trabalho de Marketing com ações coloridas
Agora você sabe que as cores são poderosas o suficiente para influenciar a maneira como as pessoas percebem as coisas e determinam suas decisões, então você deve usar esse conhecimento a seu favor.
Aumentar o reconhecimento de sua marca e aumentar sua base de clientes pode ser alcançado por meio de cores:
- Selecionando uma dupla ou tríade básica de cores que correspondam à identidade de sua marca.
- Escolhendo uma combinação atraente de cores e jogando sabiamente com contrastes, matizes, sombreados e tons para um visual polido.
- Usando cores de maneira inteligente em fotografias e imagens para destacar os principais elementos e causar um impacto memorável e de bom gosto em seu público.
Então, pegue a sua paleta de cores e comece a escolher os tons para o seu próximo design!
Header image: Copyright by joexx/Photocase.com, todos os direitos reservados