Como otimizar imagens para dispositivos móveis – [5 dicas infalíveis]!

Os dispositivos móveis – cada vez mais populares – se tornaram peças-chave para o seu negócio, e-commerce, e-mail e mobile marketing. Se o seu objetivo é promover seus produtos por meio deles, criar um recurso visual compatível com essas plataformas é fundamental. Porém, para atingir a máxima eficiência, economizar tempo de carregamento de página, dados e tamanho do arquivo em um aplicativo, muita gente se pergunta: como otimizar imagens para dispositivos móveis?

O tempo de carregamento das imagens exerce um papel significativo no desempenho do site. É por isso que a otimização do seu conteúdo e o aprimoramento da tecnologia do servidor é tão fundamental, pois não só deixam os seus recursos visuais mais rápidos como também proporcionam uma experiência de usuário aprimorada.

Os bancos de imagens, mais uma vez são parte importante nesse processo! Reunimos algumas dicas simples e práticas que ajudarão a criar um visual compatível com dispositivos móveis ao usar esses recursos. Além disso, você entenderá melhor como funcionam as questões de licença associadas, qual agência de stock usar em cada caso e como adquirir imagens para dispositivos móveis econômicas através dos cupons de desconto disponíveis. 

Aqui, você saberá todos os detalhes sobre como otimizar suas imagens, ótimas estratégias e deixá-los com uma ótima aparência – independentemente do dispositivo móvel ou plataforma utilizado!

O que é uma imagem compatível com dispositivos móveis?

É um recurso que foi otimizado para ser exibido de forma rápida e simples em qualquer dispositivo independentemente da qualidade, largura de banda ou velocidade de internet. O que está incluído nessa otimização, é o tamanho da imagem e o processo de compactação corretos, além de um formato de arquivo que garanta o seu acesso em qualquer resolução de tela. As imagens otimizadas para dispositivos móveis, contribuem na melhora tanto de experiência do usuário quanto na sua visualização, já que o acesso a esse tipo de conteúdo é muito comum em smartphones ou tablets.

Homens em um café, sentados em uma mesa e utilizando um Laptop e Smartphone.
Copyright: Nuchylee / photocase.com

Por que meus recursos visuais devem ser compatíveis com dispositivos móveis?

Conforme já mencionado, sites, aplicativos, redes sociais e canais digitais são acessados principalmente por meio de smartphones e tablets. Note alguns benefícios de otimização e compatibilidade do seu conteúdo com esses dispositivos:

  • Tempo de carregamento mais rápido – Além de aumentar as taxas de conversão, se suas imagens carregarem rapidamente, é altamente provável que seus os clientes permaneçam na sua plataforma e adquiram o seu produto.
  • Melhor visibilidade nos motores de busca – Ter páginas que abrem e carregam rápido – devido a compatibilidade e redução de peso das imagens – pode elevar a classificação do seu site nos motores de busca, tornando-o mais visível nas SERPs (páginas de resultados dos motores de busca).
  • Aumenta o nível de engajamento – Quando você passa a fornecer aos seus usuários uma agradável experiência de navegação – independentemente do dispositivo usado – a probabilidade de eles interagirem com sua página é muito alta.

Esses são apenas alguns dos pontos positivos que indicam que, quando o conteúdo visual é otimizado – principalmente para celular – administrar negócios online e campanhas de marketing digital geram excelentes resultados.

Por aplicar as dicas a seguir, o processo de compatibilidade do seu material de design com dispositivos móveis fluirá mais rapidamente!

Sentados em um sofá, pai observa o filho brincar com um tablet.
Copyright: behrchen / photocase.com

Dica extra #1: para garantir que suas imagens estejam a disposição e acessíveis a todos, crie elas com recurso de acessibilidade!

Dica #1: design de imagem responsivo

O projeto de um site considerado responsivo, envolve usar um otimizador (search engine optimization) que ajude na velocidade de carregamento, compressão, layouts com formatos flexíveis e consultas de mídia para criar páginas web renderizadas adequadamente em diferentes tamanhos de telas. Isso é fundamental para que os seus visuais se ajustem e fiquem bem tanto em um smartphone, tablet ou versão web. Além disso, o seu design também ajudará a otimizar as imagens e o tempo de carregamento – crucial quando o seu site ou aplicativo forem acessados por meio de conexões mais lentas ou dados móveis. 

Ferramentas que ajudam a identificar áreas para otimização em um site são um grande benefício. Elas ajudam a destacar imagens específicas que precisam de atenção e melhoram em muito o desempenho geral do site.

Não apenas o site, mas as imagens também devem ser responsivas. Elas devem ser adaptáveis ao layout em que forem inseridas. A maneira mais simples de garantir que sua foto funcione bem nestes designs responsivos, é deixá-las sempre em alta resolução, assim elas poderão ser ampliadas ou reduzidas sem sofrerem perda de qualidade ou detalhes.

Dica extra #2: saiba aonde encontrar as melhores imagens para sites!

Homem sentado no sofá e mexendo no seu smartphone.
Copyright: David-W- / photocase.com

Dica #2: imagens de stock compatíveis com dispositivos móveis

Ainda falando em tornar a sua plataforma responsiva, na técnica de SEO você também deverá incluir imagens de alta qualidade com palavras chave relevantes e texto alternativo (Alt Text) simples, belos visuais com resolução nítida e que sejam compatíveis e ajustáveis a qualquer dispositivo ou formato de tela. Esses visuais podem ser fotografias, ilustrações, vetores, vídeos e faixas de áudio de nível profissional. É por isso que os bancos de imagens são o recurso ideal, pois cumprem todos esses requisitos, tem o melhor preço e elevam a qualidade da sua (ou de seus clientes) marca, empresa ou software.

Criar visuais com recursos de acessibilidade é parte fundamental ao trabalhar na eficiência do seu site. Métodos como texto alternativo para imagens – especialmente se você constrói a sua página no WordPress – não apenas torna o seu site acessível a todos os usuários como também contribui para uma melhor classificação de SEO.

E o melhor de tudo, é que encontrar essas agências com arquivos de alta qualidade e compatíveis com dispositivos móveis é muito simples! Praticamente todos o bancos de imagens que oferecem essas mídias on-line são confiáveis e tem opções super acessíveis em seu conteúdo de alta resolução. A maioria não costuma cobrar um valor extra pela resolução mais alta – ou seja – SEMPRE opte pelo maior tamanho disponível, já que não há custo adicional. Outro fator importante, é que os contratos de licença de uma agência de stock abrangem todos os tipos de uso digital, como redes sociais, websites e plataformas de streaming como YouTube e Vimeo.

Veja quais são as principais agências onde poderá encontrar imagens compatíveis com dispositivos móveis: 

Dica extra #3: confira as melhores fotos para Instagram , as melhores fotos para o Facebook e dicas práticas para impulsionar as redes sociais das marcas!

Homem sentado na mesa e acessando suas redes sociais do seu smartphone.
Copyright: David-W- / photocase.com

Dica #3: como otimizar imagens para dispositivos móveis

As fotos de um banco de imagens precisam estar otimizadas na hora de torná-las compatíveis com dispositivos móveis. A otimização dos arquivos de imagem, envolve reduzir o tamanho (peso) do arquivo sem sacrificar sua qualidade e desempenho. Ações como: compactar a imagem, usar dimensões menores e convertê-la para um formato de arquivo mais eficaz, como JPEG ou PNG, ajudam a reduzir esse peso sem comprometer a qualidade.

Excelentes serviços e ferramentas de otimização de imagens podem ser adquiridos e conectados as suas plataformas. Um deles – o Imagify – se conecta a domínio do seu website no WordPress sem complexidade, seus otimizadores fazem todo o trabalho de redimensionamento automático do formato de imagem com apenas um clique e ainda mantêm as versões originais. Vale a pena considerar essa e outras ferramentas semelhantes, pois elas garantem uma experiência de usuário em dispositivos móveis tremenda sem o incômodo de ter que fazer o trabalho de otimizar seus recursos visuais manualmente, sem falar que ajudam a criar designs inclusivos (especialmente para quem têm deficiência visual)

Menino sentado ao ar livre e olhando o seu tablet.
Copyright: axelbueckert / photocase.com

Dica #4: faça o redimensionamento inteligente de suas imagens (durante o design)

Embora a maioria dos usuários acesse suas redes sociais de um dispositivo móvel, é preciso estar atento às experiências de quem irá conferi-las em um computador. Além disso, cada plataforma tem dimensões e posicionamento de imagens específicas.

É por isso que em neste e em casos semelhantes, encontrar uma forma de redimensionar seu visual rapidamente, sem sacrificar a qualidade, é uma “benção”. Que tal utilizar ferramentas de redimensionamento inteligente em suas imagens?

Essas ferramentas de design gráfico, além de serem fáceis de usar, têm dimensões predefinidas para todos os usos populares de design como: redes sociais, blogs, web design e miniaturas do YouTube. Mas, recentemente, recursos de redimensionamento automático de imagens foram adicionados a essas ferramentas com o objetivo de otimiza-las mais rapidamente para diferentes dispositivos e tamanhos de tela – tudo com apenas um clique.

Com esse novo recurso, é possível criar variantes de uma única imagem sem qualquer esforço. Por exemplo, você pode gerar rapidamente versões dela em miniatura para ser usada em banners ou como fundo de tela a partir de um arquivo de origem. Confira as ferramentas que oferecem esse recurso:

Dica #5: crie designs para e-commerce sempre tendo em mente dispositivos móveis

Se você deseja que, além de desktops e laptops seus designs sejam visualizados em smartphones e tablets, considere a sua composição, pois eles podem variar de acordo com o espaço e diferentes tamanhos de telas.

Esse são alguns dos pontos que é preciso ter em mente na hora de criar recursos visuais compatíveis com dispositivos móveis:

  • Opte por fontes que sejam fáceis de ler e não comprometam a sua legibilidade
  • Aproveite para cobrir todos os espaços em branco
  • Limite o número de cores usadas
  • Evite formas e padrões complexos
  • Minimize os efeitos de animação

O principal é focar na simplicidade do design garantindo que os visualizadores consigam interpretar e apreciar rapidamente as informações visuais em seus dispositivos.

Dica Extra #4: saiba tudo sobre como criar fotos para redes sociais

Perguntas Frequentes

Como otimizar as imagens?

Otimizar imagens é um processo importante para garantir que elas sejam carregadas rapidamente em websites, aplicativos e outros meios digitais, sem comprometer significativamente a qualidade visual.
Segue algumas dicas:
1- Escolha o formato adequado
2- Redimensione as imagens
3- Comprima as imagens
4- Ajuste a qualidade
5- Remova metadados
6- Utilize técnicas de carregamento progressivo
7- Utilize sprites para ícones e imagens pequenas
8- Considere o uso de formatos modernos
9- Cache de imagem

O que é otimização de imagens?

É um recurso que contribui para uma melhor performance do seu conteúdo. Uma imagem otimizada, passa a ser exibida de forma mais rápida e simples em qualquer dispositivo independentemente da qualidade, largura de banda ou velocidade de internet. O que está incluído nessa otimização, é o tamanho da imagem e o processo de compactação corretos, além de um formato de arquivo que garanta o seu acesso em qualquer resolução de tela.

Quais vantagens existem ao otimizar imagens?

As imagens otimizadas para dispositivos móveis, contribuem na melhora tanto de experiência do usuário quanto na sua visualização, já que o acesso a esse tipo de conteúdo é muito comum em smartphones ou tablets.

Como deixar a imagem mais leve sem perder a qualidade?

Algumas técnicas e o uso de ferramentas, podem ajudar a minimizar o tamanho do arquivo sem perda perceptível de qualidade. Aqui estão algumas sugestões:
1- Compressão sem perdas
2- Ferramentas de otimização de imagem
3- Utilize formatos modernos
4- Remova informações desnecessárias
5- Redimensionamento inteligente
6- Ajuste a qualidade da compressão
7- Compare diferentes configurações
8- Use técnicas de otimização avançadas
Lembre-se de que, embora essas técnicas possam ajudar a reduzir o tamanho do arquivo, há um limite para quanto você pode comprimir uma imagem sem perder nenhum detalhe. Sempre avalie visualmente o resultado final para garantir que a qualidade atenda às suas expectativas.

A otimização de imagens para dispositivos móveis é mais fácil do que você imaginava!

Criar uma imagem compatível com dispositivos móveis é elemento crucial para que o design do seu site ou campanha de marketing digital seja um sucesso.

Seguir essas dicas não somente ajudará a tornar suas imagens compatíveis com esses dispositivos, como irá deixá-las visualmente mais atraentes de forma prática e simples.

Devido às técnicas de web design responsivas, tarefas de otimização, ferramentas de redimensionamento, upscalers de imagens e, principalmente o conteúdo dos bancos de imagens pronto para ser usado, criar design de imagens compatíveis com dispositivos móveis nunca foi tão fácil!

O que tá esperando para começar a otimizar o seu conteúdo?

Ivy Attie
Ivy Attie

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imagens
Logo
Shopping cart