Bancos de Imagens de Memes – A Fonte de seu Meme Engraçado

Memes… Alguns talvez concordem que essa foi uma das invenções mais notórias na era das mídias sociais, já outros talvez discordem. Embora as opiniões estejam divididas, todos temos que concordar com uma coisa: eles continuam o fenômeno social mais eficaz de conectar as imagens com as pessoas. Amados ou odiados, os memes estão em toda parte. Além disso, você sabia que alguns destes memes mais populares têm suas origens nas fotografias?

É verdade. Alguns dos personagens dos memes mais conhecidos da internet são modelos, e as imagens que viralizaram são, na verdade, as imagens que eles representaram, que são vendidas em diferentes agências. Um belo dia alguém viu a possibilidade de eles se tornarem memes e o resto, você já pode imaginar: eles se tornaram ícones da cultura pop, protagonizando inúmeras imagens engraçadas, vídeos e artigos. Fala agora que as fotos não são versáteis!

Nesse artigo vamos rever alguns dos melhores memes baseados em fotos e ajudar você a obter boas inspirações para criar suas próprias imagens engraçadas usando fotos. Como um bônus, daremos a você as fotos originais vindas diretamente de alguns dos melhores sites de bancos de imagens de todos os tempos! Com isso, ninguém pode impedi-lo de criar mais memes na internet.

Os melhores Bancos de Imagens de Memes

Vamos dar uma rápida olhada nas imagens mais famosas de memes que viralizaram e suas origens no mercado fotográfico. Isso vai inspirar você a encontrar o fator meme nas imagens, além dos mais engraçados nestes bancos de imagens.

O Meme de um Namorado Distraído – Um Banco de Imagens Visual Novel

Um dos memes mais populares desde o ano passado é esse do “distracted boyfriend” (namorado distraído): uma imagem que mostra um jovem casal passeando pela rua de mãos dadas, o namorado está virando a cabeça para dar uma olhada em outra jovem que está passando e sua namorada olhando para ele com raiva e indignação. Na verdade isso é uma encenação; a foto é royalty-free, e os três personagens são modelos.

namorado distraído: casal passeando na rua de mãos dadas e ele olha para outra de vestido vermelho e a namorada indignada

Image(s) licensed by Ingram Image / Stock Photo Secrets Shop – Original Stock Photo

O fotógrafo Antonio Guillem tirou esta foto de um banco de imagens royalty-free em 2015 e vendeu-a inicialmente através da iStock (obtenha todas as informações sobre a agência na nossa análise iStock ). Mas, em 2017, ela se tornou conteúdo meme, provando ser uma fonte versátil e muito ampla de material cômico. Portanto, esta não é uma foto nova de bancos de imagens.

No início, os jovens internautas encontraram a foto e zombaram do conceito de infidelidade, destacando as pessoas que se identificariam com qualquer um dos personagens da imagem. Logo depois, novas particularidades da imagem foram descobertas e os usuários adicionaram tags de textos com nomes, conceitos ou valores para cada um dos participantes, a fim de adaptar seu significado para “querer o que você não pode ter / o que você não deveria querer”. Isso aumentou a procura pela foto e fez com que ela fosse vendida mais de 13.000 vezes em 2017!

Namorado infiel desejando o que não pode ter

Além disso, a comunidade online descobriu que Guillem havia feito uma série de imagens com esses três modelos, retratando vários aspectos da vida cotidiana e diferentes fases de um relacionamento romântico. E foi aí que o meme explodiu, inspirando até vídeos engraçados que acompanharam a vida e os problemas desses “pombinhos” fictícios. Um ótimo exemplo do potencial de marketing dessas imagens, das quais você pode ler mais em nosso artigo sobre as melhores imagens para marketing e conteúdo visual e verá uma pequena amostra com essas caras familiares.

Acervo de Imagens e Cenas de Memes

Como obter as fotos – Antonio Guillem vende seu trabalho em praticamente todos os melhores sites de bancos de imagens. Você pode encontrar o famoso meme do namorado distraído, outros memes daquele namorado e mais memes daquela série e/ou com os mesmos modelos em:

Hide the Pain Harold – Um Acervo de Cenas com Diferentes Expressões de Sorriso

Um rosto muito famoso amplamente conhecido na internet hoje é o do senhor Arató András, um modelo fotográfico húngaro que, graças a suas expressões faciais peculiares, ficou conhecido como “Hide the Pain Harold”, um personagem digno de um meme que existe na web desde 2011. Ele também é conhecido por alguns como “o meme do homem velho” (embora já tenha afirmado que não se sente velho). Ele ficou famoso na mídia social Reddit dentro da seção “acervo de memes do reddit”, também conhecido como “memeeconomy”. Ele é usado amplamente nas mídias sociais e até mesmo em algumas novas grandes campanhas (veja abaixo).

meme do homem velho com a xícara e o notebook

© Nyul | Dreamstime.com

As primeiras imagens de András foram transformadas em memes nessa época e eram originárias da agência de fotografias Dreamstime (da qual você pode saber tudo em nossa análise da Dreamstime).

Enquanto ele sorri gentilmente na maioria das fotos das quais ele foi fotografado, algo na expressão de András fez com que os internautas observassem ele como se estivesse passando por algum tipo de dor ou desconforto oculto, um conceito que se encaixa perfeitamente em inúmeras piadas sobre a vida cotidiana.

meme do homem velho com a xícara e sua foto licenciada

Passados alguns anos, Arató se apresentou ao mundo como a pessoa por trás do meme. Sempre que o veem, as pessoas tiram selfies com ele. Ele também estrelou produções de vídeo cômicas com seu meme alter-ego:

Hide the Pain Harold – Uma seção de Imagens em um Vídeo que virou Meme

A história foi a seguinte: um usuário da internet passou a analisar suas expressões enquanto selecionava novas fotos e descobriu no “velho” Harold um fenômeno. Você acha que poderia encontrar a próxima estrela meme na biblioteca de algum banco de imagens?

Como Obter as imagens desse meme: Você pode encontrar o acervo de fotos do Aratós nas principais agências de bancos de imagens como:

Outro Acervo de Imagens de Meme: Mulher Rindo Sozinha com uma Salada

Este é um dos memes favoritos de todos os tempos na web e, ao contrário dos outros, não possui um modelo específico nem é criado por um fotógrafo em particular. Em vez disso, se torna engraçado por ser um conceito muito comum e popular na fotografia: imagens de mulheres alegres sozinhas, rindo ou sorrindo enquanto apreciam comer saladas coloridas e frescas. Essas imagens são usadas ​​como fotos de bancos de imagens incomuns como uma forma de alerta, representando o conceito de felicidade retratado por uma modelo em uma foto sorrindo. Pode ficar despreocupado, as únicas “armas” representadas aqui para chamar sua atenção são uma salada verde e um garfo.

Bela mulher loira de blusa amarela com a sua salada pronta pra comer um brócolis

Image(s) licensed by Ingram Image / Stock Photo Secrets Shop

As pessoas têm zombado das mulheres e de suas “saladas” desde 2011, quando a Hairpin fez a primeira compilação dessas fotos.

Esse tipo de banco de imagens bem original representa o que nesta indústria chamamos de visual “encorpado”, que foi bem-sucedido no início da era microstock: excessivamente produzido, um pouco extravagante, pouco divulgado. Ele funciona para transmitir idéias como as vantagens de uma dieta saudável, com certeza … mas se você olhar para elas de perto, como os primeiros críticos internautas fizeram anos atrás, você não entenderia por que essas mulheres parecem ser tão felizes com suas saladas. Será que estes modelos de fotografia realmente apreciam vegetais crus? Ou isso é apenas um modelo de foto? (certamente é).

Assim, uma composição e um conceito peculiar criaram um personagem meme que muitos usuários de redes sociais bem sorridentes podem se identificar e, claro, rir junto.

Este meme foi tão popular que até inspirou uma peça de teatro com o mesmo nome este ano! De acordo com o Chicago Tribune, no “The Woman Laughing Alone with Salad” (A felicidade da Mulher Solteira com sua Salada), a atriz Sheila Callaghan explora “imagem corporal, sexualidade, insegurança masculina, publicidade, indústria farmacêutica e muito mais”. Existe inspiração melhor para um meme?

Onde obter as fotos – Como esse não é o trabalho de um fotógrafo ou modelo específico, você pode comprar a foto ideal de uma mulher sorrindo feliz com sua salada em praticamente todos os bancos de imagens. Com certeza vale a pena conhecer esses:

BÔNUS: Uma Celebridade que Recria as Fotos nos Bancos de Imagens Usando Ótimas Poses

Embora não seja um meme, certamente esses modelos de fotos mostram como os memes abriram espaço para um propósito totalmente novo para fotos clássicas. Em uma produção para a Vanity Fair em maio deste ano, a atriz Britânica Emilia Clarke fez um vídeo em estilo comédia, onde recriou as mais singulares fotos “stocky” (amplas ou encorpadas) com temas sobre negócios. Por exemplo: uma mulher de terno com os braços cruzados ou usando um objeto para apontar algo em uma placa gráfica para um grupo de colegas.

Este vídeo (e produções semelhantes, como a do ator Vince Vaughn) são um ótimo exemplo de como as fotos antigas ainda estão presentes na cultura pop de hoje, mesmo que de forma irônica e divertida. Essa reedição abre muitas oportunidades criativas para este tipo de imagens datadas e não muito difundidas.

Como obter as fotos? Essas fotos não estão à venda, mas você pode encontrar fotos de composição clássica em qualquer banco de imagens conhecido e reeditá-las com novos modelos em vídeos e fotos divertidos, usando sua própria imaginação.

Criando Memes a partir de Bancos de Imagens: Um Guia Rápido

Já se sente inspirado por esses hilariantes memes nos bancos de imagens? Então, agora é hora de transformá-los em bons negócios: usar fotos para criar um meme engraçado, facilmente relacionável e potencialmente viral não é um “bicho de sete cabeças”, mas há algumas coisas que você precisa ter em mente, provavelmente coisas que você já esteja se perguntando. Então, vamos tentar ajudá-lo dando as respostas!

Como Criar um Bom Meme?

Obviamente, você pode usar ferramentas profissionais de edição de imagens para isso, mas os memes são caracteristicamente simples (na maioria das vezes é necessário apenas adicionar um bom texto à uma imagem) e os editores de imagens básicos completarão a tarefa.
Se você quer uma total aparência de “meme” com a fonte branca, uma maneira muito fácil é por usar um editor web específico para memes, como o  Imgflip Meme Generator. Essa ferramenta super simples permite que você crie a foto de um meme em questão de minutos: tudo o que você precisa fazer é selecionar uma imagem (ou fazer o upload da sua própria), adicionar sua cópia nos campos sinalizados e fazer o download do arquivo final.

Bancos de Imagens de Memes - A Fonte de seu Meme Engraçado 1

Importante! Se você usa fotos de bancos de imagens licenciadas, você DEVE ter a certeza de que está controlando seu uso. Assim, no caso do Meme Generator, sempre selecione na caixa a opção “private” que concede somente a você o direito de ver e baixar o meme final.

Bancos de Imagens de Memes - A Fonte de seu Meme Engraçado 2

Isso evitará que outros usuários usem sua foto licenciada não autorizada. Com essa opção selecionada, tudo o que você precisa fazer é baixar o arquivo e ele estará pronto para ser compartilhado com seu público. Você seria capaz de criar novos incríveis memes?

Como os Memes Podem Ajudar nos meus Negócios?

Memes são uma criação da comunidade jovem online, especialmente no Tumblr ou no Reddit. Se você trabalha na área digital ou atende a esse segmento, há mais de uma maneira de explorar os memes a seu favor. O principal e mais típico uso é em seus canais de mídia social, obviamente. Criar um novo e engraçado meme que faça você se conectar com sua empresa ou serviço é uma forma muito rápida, descontraída e fácil de engajar seus seguidores ou trazer novos. É exatamente isso que muitas grandes marcas vêm fazendo recentemente: até mesmo as empresas mais formais e sérias perceberam o poder de usar o bom humor nas mídias sociais para aprofundar o alcance de sua marca e passar uma boa mensagem para o público.

Posso Licenciar uma Foto de um Banco de Imagens para Usá-la em um Meme?

A resposta é sim, obviamente (por qual razão gastaríamos tempo escrevendo esse artigo se isso não fosse possível?). A licença Royalty Free (que é a mais utilizada pelas agências de bancos de imagens online) abrange o uso comercial e pessoal e não se restringe à conceitos humorísticos. No entanto há duas coisas que você deve levar em conta:

  • Uso Sensível: Embora o humor não seja proibido, você deve ter cuidado sobre como você está representando as pessoas na imagem. Você não deve apresentá-las sob conceitos que as depreciem, especialmente em relação a temas como violência, crime, etc.
  • Uso nas mídias sociais: algumas agências limitam ou proíbem diretamente o uso de suas fotos em plataformas de mídias sociais. Portanto, se você pretende disponibilizar seus memes, verifique bem antes de licenciar. Muitas agências, como a Stock Photo Secrets Shop, com prazer autorizam o uso de suas imagens em mídias sociais.

Posso Fazer Qualquer Edição em uma Imagem de Meme?

Sim, você pode. As fotos de bancos de imagens royalty free são perfeitamente aceitáveis ​ e estão autorizadas a ser editadas da maneira como você quiser (desde que tenham sido devidamente licenciadas). Você pode recortar, redimensionar, colorir ou mudar para uma cor mais apropriada, editar o texto ou a fonte, ou seja, fazer o que quiser com elas. Apenas tenha em mente a cláusula sobre o uso sensível. Se tomar os devidos cuidados você pode criar muitos novos memes sem preocupações.

Que Tipo de Fotos de Bancos de Imagens são Ideais para um Bom Meme?

Algo bem interessante sobre os memes é que você pode liberar sua criatividade com eles. Então, podemos dizer que você é livre pra escolher as fotos que quiser. No entanto, como fonte de inspiração, você pode se basear nas sugestões listadas acima para ter uma ideia ou uma boa direção sobre que fotos seriam boas para pesquisar e criar um bom meme, além das seguintes sugestões:

  • Um cenário facilmente identificável: Escolha uma imagem que represente uma situação cotidiana com a qual você acha que qualquer um pode se identificar. Essas imagens podem inspirar o seu lado engraçado e criativo para criar um meme com o qual a maior parte do seu público se identificará. Isso ajudará você a criar uma boa imagem que dará origem a um meme.
  • Gifs de Reação: Eles podem ser baseados em bancos de vídeos ou imagens com seu mais variado conteúdo em suas bibliotecas.
  • Um rosto que seja bem expressivo: Encontre uma imagem de uma pessoa cuja expressão facial ou aparência geral transmita algo para você. O que ela parece estar pensando? Isso o faz lembrar de alguém? Criar essa história como base pode ajudá-lo a encontrar e criar a próxima sensação de um personagem meme.
  • Uma imagem do tipo “qual é a moral disso?“: Preste atenção às composições atuais nas tradicionais fotos da “antiga escola” dos bancos de imagens. Por que as crianças estão rindo enquanto fazem o dever de casa? Por que todo mundo no escritório está usando um terno preto e cruzando os braços enquanto estão de pé? Encontrando o que há de inexplicável, não-relacionável ou simples nessas fotos dos bancos de imagens, você poderá usá-las e transformá-las em um meme legal e sarcástico.
  • Adapte a aparência estranha à um visual mais encorpado: A questão do meme não é simplesmente usar uma foto, colocar texto nela ou agregar à ela uma descrição engraçada. Esses personagens, situações e fotos que aparentemente são estranhos, podem ser recriados de várias formas criativas.

Próximo Passo: Compartilhe seus Memes no Twitter e no Facebook

Memes, especialmente os novos, vivem e morrem com as mídias sociais. Então, certifique-se de que ele seja compartilhado como um tweet no Twitter ou no Facebook com seus amigos. Você precisa deixar o post pronto para receber comentários também, pois dessa forma esse compartilhamento será melhor difundido e trará mais assinantes ao seu canal (se você tiver sempre novos memes para disponibilizar). Outra maneira poderia ser o compartilhamento via Instagram ou outras novas redes de mídia social. Então vá em frente, mantenha seus seguidores, tweet, compartilhe e divulgue bastante seus memes. Se você realmente quer que ele seja bem difundido, promova-o através do seu aplicativo ou em forma de pop-up.

Memes e as Novas Diretivas sobre Direitos Autorais da UE

Se você acompanha as notícias já conhece a nova diretiva sobre direitos autorais (diretiva sobre direitos autorais no mercado único digital) aprovada pelo Parlamento da UE. Essa nova lei pretende regulamentar os direitos autorais para a nova era da internet na esperança de nivelar o campo entre os criadores de conteúdo original e as grandes plataformas e empresas online. Seus termos, no entanto, levantaram uma grande controvérsia, principalmente em relação ao nível de proteção da propriedade do artista e se ela prejudica outras partes envolvidas (como plataformas on-line) ao longo do caminho.

O artigo 13.º sobre esta diretiva é um exercício de opiniões cruzadas e que afeta diretamente os memes. Este artigo diz que as plataformas on-line “armazenando e dando acesso a grandes quantidades de trabalhos e outros assuntos enviados por seus usuários” são responsáveis ​​por violações de direitos autorais cometidas por seus usuários em seus sites. Assim, exige que os usuários e os gerenciadores do site cooperem no monitoramento e evitem tais infrações.

Embora certamente isso seja um divisor de águas (porque até então somente os usuários eram considerados responsáveis ​​por questões de direitos autorais), temos que levar em conta que muito desse material fica em uma área muito “cinzenta” ou não definida, incluindo memes como trabalhos derivados na base do material original de alguém que provavelmente não detenha os direitos autorais.

Não está claro o que acontecerá, se este artigo será implementado ao conteúdo já existente ou se será alterado, e se os sites impedirão a violação de direitos autorais, se e quando a diretiva entrar em ação.

Qual seria a melhor maneira de estar à frente dessas mudanças e manter memes seguros para usar? Você adivinhou: usando fotos royalty free que são legalmente licenciadas como fonte para seus memes.

Encontre nas Fotos de Bancos de Imagens a Origem de seu Próprio Meme

Pronto para se divertir com fotos de bancos de imagens e trazer bom humor para o seu negócio? Nós certamente adoraremos sua criatividade em nos fazer sorrir criando memes bem humorados!

Acesse os melhores sites de bancos de imagens para encontrar o próximo fornecedor de fotos para sua nova fábrica produtora de memes! Aqui estão alguns dos que recomendamos:

Que os memes comecem a nos fazer rir muito!

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply