As últimas novidades sobre o mercado das fotos de stock em 2024!

Nós, do bancosdeimagens.com, somos APAIXONADOS por fotografia e essa paixão nos leva a sempre estar atualizados e querer saber mais sobre o mercado das fotos de stock. Em outras palavras, tudo o que for relacionado à essas, entendemos que vale a pena investir nosso tempo e recursos.

Ganhe um exclusivo desconto de 25% na compra de um pacote de 25 imagens na Shutterstock. Este pacote é válido para qualquer imagem on demand.

Esse mercado – caso seja novidade para você – é cheio de recursos, super versátil e totalmente acessível, pois seu principal objetivo é atender às necessidades visuais de todos os criativos.

No artigo que preparamos, você terá uma visão completa sobre fotos de stock, como funciona esse mercado e o tamanho e as variedades de produtos que essa indústria oferece. Podemos adiantar que você vai se surpreender! Saiba mais!

Ganhe um exclusivo desconto de 25% na compra de um pacote de 25 imagens na Shutterstock. Este pacote é válido para qualquer imagem on demand.

6 de abril. 2023
Novidade: a Shutterstock está colaborando com a AI for Good para promover soluções responsáveis a respeito do uso da Inteligência Artificial
A Shutterstock anunciou recentemente que é participante da plataforma AI for Good da ITU. Por fazer parte do programa, a agência visa encontrar aplicativos de IA éticos que ajudem no progresso de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Social da ONU. Como parte dessa colaboração, dois executivos da Shutterstock palestraram no útimo AI for Good Summit que se realizado em Julho de 2023. Essa participação, condiz com a postura definida da Shutterstock que visa criar ferramentas éticas de IA e impulsionar um padrão do setor para o uso responsável e inclusivo dessa tecnologia. Isso inclui desenvolver seu próprio gerador de imagens de IA que deverá ser treinado apenas com imagens legalmente autorizadas, criar um Fundo de Colaboradores para compensar artistas pelo uso de seu trabalho no treinamento desses modelos de IA e lançar um Fundo de Criação que irá financiar artistas que não terão o seus trabalhos utilizados nesse treinamento e irá ajudá-los a produzir conteúdo autêntico e de nicho.
6 de abril. 2023
Nota importante: a EyeEm entrou com pedido de falência na Alemanha
O Banco de imagens e plataforma de compartilhamento de fotos EyeEm, declarou falência na Alemanha, local onde a empresa tem sede. A notícia chega menos de um ano após ela ter sido adquirida pelo grupo de investimentos suíço New Value AG (Talenthouse AG). Embora haja muitas especulações a respeito da sua falência, não há notícias oficiais sobre o que acontecerá com a marca e a plataforma no futuro.
Confira tudo o que sabemos sobre o que aconteceu com a EyeEm.
3 de abril. 2023
Últimas informações: a Midjourney interrompe testes gratuitos de geração de imagens por IA em meio à controvérsias sobre fotos falsas
O popular gerador de imagens por AI Midjourney, interrompeu oficialmente o acesso de usuários aos testes da ferramenta até novo aviso. Os motivos, poderiam ser abusos por parte de usuários e escassez de GPU devido à alta demanda. Essa decisão coincidiu com a viralização de fotos falsas criadas por usuários da Midjourney, que chamaram a atenção da mídia após serem confundidas com imagens reais, o que gerou um debate sobre a legalidade e responsabilidade ética da ferramenta e levantou uma série de questionamentos quanto ao termos de uso da Midjourney .
Saiba mais sobre como andam os testes e as informações sobre fotos falsas da Midjourney.
23 de março. 2023
Novidade: a Canva anunciou novos recursos de IA e mais atualizações no Canva Create 2023
A Canva, no seu evento anual Canva Create 2023, fez importantes anúncios. Novos recursos Magic – baseados em IA – tornarão as criações e edições visuais mais fáceis do que nunca. Além desses, outros recursos solicitados pelos usuários, como um novo Brand Hub que melhora e substitui o antigo Brand Kit, também foram anunciados.
21 de março. 2023
Últimas novidades: a Adobe também junta-se ao mundo da IA com o lançamento da Adobe Firefly
A gigante do design criativo Adobe, finalmente trouxe ao público o Adobe Firefly, uma família de modelos generativos de IA que serão integrados aos diferentes aplicativos do ecossistema Adobe. Até o momento, a empresa lançou um gerador de texto para imagem e uma ferramenta para criar texto estilizado, porém, mais recursos para criar e editar diferentes tipos de conteúdo de mídia serão lançados em breve.
20 de março. 2023
Últimas notícias: USCO diz que a mídia gerada por IA não pode ser protegida por direitos autorais
O US Copyright Office acaba de enviar uma nova orientação que informa que as imagens geradas por IA, são consideradas “criadas por máquinas” e, portanto, não atendem aos critérios que requerem proteção de direitos autorais. A entidade também acrescenta que, se for identificado e comprovado suficiente influência humana no processo criativo, a criação resultante poderá então ser protegida por direitos de copyright. Essas novas políticas são bem importantes e podem abrir caminho para o marco legal da mídia gerada por IA.
Clique para saber todos os detalhes sobre essas novas orientações sobre as imagens por AI do USCO.
15 de março de 2023
Lançamento: a OpenAI lançou o ChatGPT 4, uma ferramenta de IA que reconhece imagens
O laboratório de tecnologia de IA OpenAI, anunciou hoje o lançamento do ChatGPT 4, a versão mais recente de seu software de processamento de linguagem por IA. O aplicativo de IA multimodal, agora é capaz de analisar prompts visuais e de texto com recursos impressionantes.
25 de janeiro de 2023
Novidade: a Shutterstock lançou o Shutterstock Generate, o seu próprio gerador de imagens de IA
A Shutterstock também ingressou no cenário da inteligência artificial com o seu próprio gerador, o AI Image Generator – conhecido popularmente como Shutterstock Generate – que foi construído no modelo Dall-E 2 (em parceria com a OpenAI). Por ser exclusivamente treinado com o conteúdo da Shutterstock, todas as gerações são mais seguras em termos legais. Além disso, as imagens criadas com o Generate, tem licença royalty free e são consideradas adequadas para o uso comercial.
17 de janeiro de 2023
A Getty Images abre um processo contra a Stable Diffusion por violação de direitos autorais no Reino Unido
A Getty Images entrou com uma ação no Reino Unido contra a Stability AI, a startup responsável pelo gerador de imagens Stable Diffusion. A agência alega que eles infringiram os direitos autorais das empresas do grupo e parceiras, além dos direitos dos artistas que colaboram com a plataforma. A principal razão é que a Stability, usou imagens da biblioteca da Getty Images para treinar o seu modelo generativo de IA, sem autorização ou devida compensação.
12 de janeiro de 2023
A Shutterstock expande seus negócios por assumir uma parceria com a Meta
A Shutterstock e a Meta anunciaram que estão expandindo sua colaboração a longo prazo por trabalharem juntas no desenvolvimento de tecnologia de IA e que a Shutterstock fornecerá conjuntos de dados legalmente seguros para treinar os novos recursos de IA da Meta. Através dessa parceria, ambas as empresas firmam um compromisso com a inovação de Inteligência Artificial.
22 de dezembro de 2022
Atenção: a PantherMedia passará a aceitar o recebimento de imagens por IA
A PantherMedia emitiu um comunicado hoje dizendo que começará a aceitar imagens geradas por IA vinda de seus colaboradores. Os requisitos para o envio desse tipo de conteúdo, inclui uma série de etapas para garantir a legalidade e a origem ética das imagens.
19 de dezembro de 2022
Novidade: a Dreamstime começou a aceitar imagens geradas por IA para adicionar à sua biblioteca
A Dreamstime informou aos seus colaboradores que agora aceitará visuais gerados por IA para licenciar em sua plataforma. Para que essas imagens sejam aceitas, alguns requisitos visando garantir a transparência e segurança legal dos visuais, deverão ser cumpridos. Um desses requisitos, é que eles não adicionarão as suas bibliotecas, rostos de pessoas que foram geradas por IA.
5 de dezembro de 2022
Informação: a Adobe Stock passa a receber envios de imagens geradas por IA
A Adobe Stock acaba de oficializar que aceitará imagens geradas por IA de seus colaboradores e irá licenciá-las em seu catálogo. A agência criou diretrizes dedicadas para esse tipo de envio, que visam garantir um uso ético, responsável e legal de ferramentas geradoras de IA, além de um recurso de plano de fundo considerado legalmente mais seguro para os compradores de fotos de stock.
10 de novembro de 2022
Últimas novidades: a Canva acaba de lançar o seu próprio gerador de conversão de texto em imagem por IA
A Canva liberou no dia de hoje em sua plataforma, o seu próprio gerador de imagens por IA. Essa nova ferramenta está acessível a partir de um botão no painel de recursos de design da plataforma, e com ele será possível gerar até quatro imagens por vez a partir de uma descrição de texto. Você também poderá usar filtros de estilo para definir a aparência da imagem e fazer edições extras com os mais recentes recursos de edição da Canva.
25 de outubro de 2022
Anúncio: a Getty Images fez uma parceria com a BRIA para criar ferramentas visuais de IA mais éticas
A prestigiada agência Getty Images, anunciou a sua presença no espaço de tecnologia de IA, por meio de uma parceria com a BRIA, uma empresa focada em IA com uma forte abordagem ética para esses tipos de visuais. A colaboração inicialmente desenvolverá recursos de edição de imagens por IA para os usuários do conteúdo da Getty Images, mas, no futuro, incluirá poderosas ferramentas inovadoras que combinarão imagens de stock com elementos visuais personalizados de IA.
25 de outubro de 2022
Novidades: a Shutterstock faz parceria com a OpenAI para um novo e ético gerador de imagens de IA
A Shutterstock anunciou hoje que começou uma parceria com a OpenAI para trazer uma ferramenta de geração de texto para imagem semelhante a Dall-E. Essa ferramenta se chamará Shutterstock Generate e está disponível nos próximos meses. Este novo modelo de IA, é treinado apenas com o conteúdo da Shutterstock e seus colaboradores serão recompensados pela colaboração de seus visuais em conjunto com os dados de treinamento e download de imagens geradas por IA resultantes do processo.
5 de outubro de 2022
Lançamento: a Unsplash acaba de lançar a Unsplash+ um plano de assinatura pago
O popular site de fotos gratuitas Unsplash – de propriedade da Getty Images – anunciou hoje o lançamento do Unsplash+, um novo modelo de assinatura pago que dará aos usuários acesso ao seu conteúdo premium com downloads ilimitados, licenciamento royalty free e outras vantagens.
5 de outubro de 2022
Anúncio importante: Freepik adquire Iconfinder e a Original Mockups
No dia de hoje – por meio de um comunicado formal – a plataforma gráfica espanhola Freepik adquiriu a empresa concorrente Iconfinder e o fornecedor de gráficos 3D Original Mockups. Ambas as empresas serão fundidas dentro da plataforma Freepik, aumentando a quantidade de conteúdo ofertado no catálogo e melhorando a sua posição como um provedor completo de recursos gráficos.
30 de agosto de 2022
Últimas novidades: a Shutterstock fecha parceria com a Fiverr
No dia de hoje, recebemos o anúncio de que o mercado freelancer Fiverr e a Shutterstock formaram uma parceria para integrar os ativos da Shutterstock na plataforma de serviços de design. Com isso, todo o conteúdo ficará disponível para licenciamento e uso em projetos desenvolvidos no site. Por meio dessa parceria, ambas as empresas esperam atender melhor a comunidade criativa de freelancers e os usuários finais.
31 de maio de 2022
Últimas notícias: a Shutterstock adquire a Splash News
A Shutterstock anuncia outra aquisição: a Splash News, uma fornecedora líder de imagens editoriais de celebridades, tapete vermelho e eventos ao vivo. O extenso arquivo de fotos e vídeos da Splash News, além das dezenas de milhares de novas imagens, será adicionado a Shutterstock Editorial e ao serviço The Newsroom, ampliando a oferta de planos da agência e passando a dominar o mercado de licenciamento editorial.
11 de maio de 2022
Importante anúncio: a Shutterstock adquire a Pond5
No dia de hoje, a Shutterstock anunciou a aquisição da agência especializada em vídeos Pond5 por cerca de US$ 210 milhões à vista. A companhia irá integrar todas as coleções da Pond5 em suas ofertas para clientes globais. Por meio dessa aquisição, a Shutterstock visa possuir o maior provedor de conteúdo editorial e de vídeo premium do mundo.
13 de dezembro de 2021
Anúncio recente: Getty Images volta a ser negociada publicamente
Recentemente foi feito um comunicado de que a prestigiada agência de fotografias Getty Images abrirá seu capital na NYSE com um valor de mercado de US$ 4,8 bilhões. A operação, que vê a empresa sendo adquirida por um SPAC e ocorre após a Getty ser negociada na bolsa por mais de 13 anos, será concluída no primeiro semestre de 2022.
28 de outubro de 2021
Últimas notícias: Depositphotos é adquirida pela VistaPrint
O grupo Depositphotos, anunciou hoje que agora fará parte da empresa de design global VistaPrint. A aquisição significa que a agência de conteúdo de stock Depositphotos, continuará operando como uma empresa separada, porém acelerará o desenvolvimento de produtos, expandindo a sua marca, aumentando sua biblioteca e aumentando a presença de mercado na América do Norte e Europa.
Crello, o editor de imagens fácil de usar da Depositphotos, agora será renomeado como VistaCreate e passará a ser integrado à marca Vista.
Ambas as empresas afirmam que contratarão novos talentos e lançarão atualizações interessantes proximamente.
26 de outubro de 2021
Lançamento: a Shutterstock apresenta plano Flex 25 + ferramentas de fluxo de trabalho criativo
A Shutterstock, no dia de hoje, lançou em sua atualização trimestral de produtos, o produto Flex 25, que consiste em uma assinatura multimídia única, onde usuários poderão baixar imagens, vídeos e arquivos de música de qualquer uma de suas bibliotecas. Muito semelhante ao que a iStock adicionou à sua oferta há alguns meses atrás, esse recurso é indicado para empresas com orçamentos pré-definidos, porém com múltiplas necessidades de conteúdo.
Além disso, a agência também lançou dois novos recursos em seu pacote Creative Workflow que visam aprimorar a criatividade e a colaboração para clientes corporativos e uma nova ferramenta de pesquisa de música com inteligência artificial.
Com a integração desses novos produtos, a agência segue buscando oferecer uma solução completa para o fluxo de trabalho e criação de conteúdo visual que esteja à altura de seus concorrentes, como a Adobe Creative Cloud.
07 de setembro de 2021
Anúncio recente: a Shutterstock adquire a PicMonkey
A Shutterstock tornou pública no dia de hoje a aquisição da PicMonkey, um popular software de design gráfico e edição de imagens com um conceito fácil de usar que não requer grandes habilidades de design. A empresa pretende integrar as ferramentas da PicMonkey à suas ofertas, dando aos assinantes da Shutterstock a chance de criar conteúdo visual impressionante com facilidade e rapidez.
Esse conceito se tornou bem familiar, pois é exatamente o que a plataforma de design do Canva oferece aos seus clientes. A Shutterstock – e a indústria da fotografia em geral – percebeu o valor da integração de um software de design e recursos de mídia em um conceito acessível e fácil de usar para todos que considerou importante criar o seu próprio.
29 de julho de 2021
Últimas notícias: a Shutterstock lança a Shutterstock.AI e adquire 3 plataformas de inteligência artificial
A Shutterstock anunciou a aquisição de 3 empresas de marketing e publicidade que oferecem serviços de IA, além do seu próprio recurso, o Shutterstock.AI. Essas ferramentas passarão a oferecer recursos de busca de conteúdo e previsão de desempenho alimentados pela análise de IA do seu próprio banco de imagens. Não é incrível?
30 de março de 2021
Novidade: a Getty Images adquire a Unsplash
A última novidade que agitou o mercado da fotografia de stock, é a aquisição do banco de imagens gratuitas Unsplash pela prestigiada empresa de mídias Getty Images. Sem dúvida, esse é um passo que promete trazer desenvolvimentos interessantes na indústria de stock!
Hey! Se você está interessado em fotos com temas de negócios, como fotos de pessoas reunidas em um escritório, por exemplo, e está com dificuldade de encontrá-las, não se preocupe!

O tamanho do mercado das fotos de stock

Quantidade de bancos de imagens30 principais
Movimentação financeiraUS$ 4 Bilhões em 2023
Pencentual de crescimento5% ao ano
Principal ofertaImagens (fotos de stock, vetores e ilustrações)
Quantidade de imagens disponíveis mais de 350 milhões
Localização das agências America do Norte, Europa, Ásia e pacífico e outros países.
A Aritzon, no seu mais recente relatório sobre o mercado global de imagens e vídeos, revelou que a fotografia de stock gerará uma receita de mais de 4 bilhões de dólares até 2024, o que representa uma taxa de crescimento anual de 5%.

O que achou? É um baita mercado, não é mesmo? Mas isso não é tudo!

Se você juntar ambas as agências – macrostock e microstock – haverá um arquivo estimado de mais de 350 milhões de imagens online disponíveis.

Podemos afirmar com toda a certeza que este é um nicho de mercado! Especialmente considerando que ele existe há 100 anos!

E quando apontamos esses números, é claro que as fotos de stock são as mais destacadas, porém não é o único conteúdo disponível:

Desde 2017, o mercado de imagens cresce 5% ao ano. 25% de todas as imagens de stock vendidas são usadas para fins comerciais, como marketing, publicidade e mídias sociais. Além disso, a tendência de incorporar imagens em produções audiovisuais e/ou interativas continua alimentando a demanda por esse tipo de conteúdo.

E como todas essas imagens estão distribuidas?

Elas podem ser encontradas nos principais, proeminentes e crescentes sites de bancos de imagens. Hoje, existem mais de 30 empresas que dominam o mercado das fotos de stock.

Uma coisa é certa: muitos compradores de fotos preferem as imagens de stock a contratar um fotógrafo na hora de criar projetos de marketing, publicidade, mídias sociais, como Instagram, Facebook ou Twitter, usar visuais em postagens de blogs ou adicionar impacto visual a um aplicativo. Criativos do mundo todo confiam no conteúdo de stock para aumentar a sua produtividade.

Este é um mercado que só dá frutos e, por isso, como expert, acho que vale muito a pena analisar.

Vamos juntos nessa?

Conheça as agências de stock e saiba como elas funcionam

Começando pelo lado que vende o conteúdo, quando você pensa em bancos de imagens, talvez presuma que o vendedor é o fotógrafo ou o dono da imagem. Na realidade, nesse mercado, de quem você está realmente adquirindo esse material, é das agências de fotos de stock.

Essas empresas criam grandes catálogos a partir de fotos tiradas/geradas por artistas profissionais talentosos, que foram compartilhadas com essas agências; daí o nome biblioteca de bancos de imagens. O que elas fazem, é armazenar esse conteúdo, destacá-lo e comercializá-lo. Quem adquirí-lo, poderá usá-lo para qualquer fim, incluindo o comercial, pois essas agências além de vendê-lo, também gerenciam sua licença de uso. O método de aquisição, é através de uma assinatura ou sistema pré-pago, sendo que uma porcentagem desse lucro é transferida para o artista. É assim que um banco de imagens funciona!

Interessado em saber como vender as suas fotos em um banco de imagens? Saiba mais em nosso post dedicado.

Vamos conhecer melhor esses bancos de imagens!

categorias DE AGÊNCIAS DE fotos de STOCK
Os bancos de imagens estão divididos em dois grupos principais:
Agências tradicionais ou de macrostock – A maioria delas começou muito antes da era da Internet e, após isso, aderiu à web e digitalizou todo o seu conteúdo em suas bibliotecas. Porém, manteve o seu sistema de vendas de imagens pré-pago com direitos gerenciados, o que costuma se mais caro.
Agências de microstock – Elas surgiram no início dos anos 2000 com o boom do acesso massivo à Internet e revolucionaram a indústria da fotografia de stock. O conteúdo comercializado é feito de modo online e por meio de licenças Royalty Free flexíveis e predefinidas a preços muito baixos. O que explica o preço baixo, é sob um sistema de micropagamento baseado em aquisições de grande volume, sejam por meio de pacotes pré-pagos ou assinaturas mensais/anuais.
Enquanto algumas agências permaneceram no modelo tradicional e ainda são muito relevantes, como a Getty Images, por exemplo, outras de microstock dominaram completamente o mercado nas últimas duas décadas. Os maiores nomes do setor – como a Shutterstock e a iStock – trabalham sob esse modelo. Por essa razão, no bancosdeimagens.com, damos mais atenção a essas agências.

Porém, esse mercado é muito dinâmico. Há um contínuo surgimento de novas agências, fusões de maiores adquirindo menores e parcerias entre elas, contribuem para um fluxo constante. Se deseja acompanhar todos esses desdobramentos e anúncios, confira a nossa seção de informações!

Principais bancos de imagens do mercado

Agências de fotos de stockBibliotecaAno de fundaçãoPlanos de assinaturasPacotes de créditosTipo de licençaPreço por imagem
stockphotos.com+ de 9 milhões2020SimSimRoyalty Free / extendidasUS$ 3,90 a US$ 12,00
Adobe Stock+ de 160 milhões2015SimSimRoyalty FreeUS$ 0,26 a US$ 9,99
Shutterstock+ de 220 milhões2003SimSimRoyalty FreeUS$ 0,26 a US$ 9,80
iStock+ de 100 milhões2000SimSimRoyalty FreeUS$ 0,21 a US$ 33,00
Getty Images+ de 200 milhões1995Não (Soluções corporativas)SimRights Managed – Royalty Free (para a maioria das imagens)A partir de US$ 115,00
123RF+ de 110 milhões2005SimSimRoyalty FreeUS$ 0,22 a US$ 10,00
Bigstock+ de 82 milhões2004SimSimRoyalty FreeUS$ 0.16 a US$ 21,00
Depositphotos+ de 100 milhões2009SimSimRoyalty FreeUS$ 0,22 a US$ 4,90
Dreamstime+ de 105 milhões2004SimSimRoyalty Free
Photocase+ de 1 milhão2001NãoSimRoyalty FreeUS$ 8,00 a US$ 20,00
Photodune+ de 1 milhão2011NãoSimRoyalty FreeUS$ 2,00 a US$ 30,00
Storyblocks+ de 400,00 da própria biblioteca / + de 10 milhões providas de colaboradores2017 (2001)SimSim (válido somente para colaboradores)Royalty Free (Downloads ilimitados) US$ 9,99

As empresas que hoje estão no topo do mercado são, em sua maioria, as pioneiras lançadas nos anos 2000 ou que pegaram o embalo delas, assim que as imagens digitais, o acesso em massa à Internet e as compras online estavam apenas começando. No entanto, elas merecem todo o crédito por expandir seus negócios e manter sua posição por quase duas décadas em um mercado cada vez mais competitivo.

Se você der uma olhada em seus sites para conhecer o conteúdo oferecido, perceberá o porque essas agências se tornaram tão grandes: designs e visuais sofisticados, tecnologia de ponta, enormes quantidade de imagens em suas bibliotecas, ótimas ofertas, ótimas ferramentas de edição e bônus interessantes, são suas características principais.

Para conhecer essas agências mais a fundo, confira a nossa lista dos 20+ Melhores Sites de Banco de Imagens. Se deseja saber mais sobre uma agência em particular, visite nossa seção Agências de stock, que inclui avaliações de usuários!
Mas vamos fazer um rápido resumo agora mesmo:

Confira um resumo que preparamos:

stockphotos.com

www.stockphotos.com/pt

Sobre a stockphotos.com
– É uma agência microstock
– Foi fundada em 2020
– Tem um catálogo de mais de 8 Milhões de imagens e adiciona mais de 100.000 novos arquivos todos os meses
– Royalty Free
– Possui planos de assinatura e pacotes pré-pagos
– Têm em sua biblioteca fotos, vetores e vídeos
Destaques
– Agência voltada para pequenos e médios negócios
– Planos flexíveis
– Grandes descontos para membros
Espaço para o colaborador
– A agência aceita colaborações de fotos e vetores
– Você deve ter mais de 18 anos para exercer o direito de Copyright das suas imagens
– Imagens que mostrem pessoas ou propriedades devem incluir autorização de uso
– As fotos devem ter 4MP ou mais
– O colaborador deve concordar que o seu material poderá ser vendido em outros sites, além do stockphotos.com
– O modelo de distribuição é feito somente pelo método não exclusivo
– Licenças somente Royalty Free
– Taxas de royalties são acima de 40%
– Pagamento mínimo deverá alcançar US$ 50,00
Inscreva-se para se tornar um colaborador da stockphotos.com

www.istockphoto.com
Sobre a istock
– É uma agência de microstock
– Foi fundada em 2000 e adquirida pela Getty Images desde 2005
– Possui mais de 100 Milhões de imagens
– Conteúdo Royalty free
– Oferece assinaturas e pacotes de créditos
– A agência possui fotos, vetores, áudio e vídeo
destaques
– Possui duas coleções: Exclusive e Signature que tem fotos somente disponíveis na iStock
– Você consegue adquirir diferentes tipos de mídias com o mesmo pacote de créditos 
– Preços das assinaturas adaptados a cada coleção
espaço para o colaborador
– A agência aceita envios de fotos, vetores e vídeos.
– Você precisa ter mais de 18 anos e possuir os direitos autorais de todos o material enviado.
– Deverá fornecer autorizações de modelo e de propriedade quando aplicáveis.
– Os requisitos para o envio de fotos são de 720 x 960px e 5kb no mínimo e 9000 x 9000px e 3GB no máximo.
– O método de incrição é por meio do aplicativo do colaborador (a Getty Images é quem controla) disponível para iOS ou Android. Tudo o que você precisa fazer, é enviar 6 amostras do seu trabalho. Se suas amostras forem de vídeo, elas somente poderão ser enviadas por meio do link do YouTube.
– A empresa analisa suas amostras e informa se você foi aceito. Em alguns casos, você pode ser convidado a vender o seu conteúdo também na Getty Images.
-Você começa como um colaborador não exclusivo, mas poderá ingressar como um exclusivo, após estar inscrito.
– As licenças válidas são somente as royalty free ( se desejar se inscrever como um colaborador editorial, deverá fazer isso separadamente).
– As taxas de royalties pagas, são de 15% para fotos e 20% para vetores e vídeos. Colaboradores exclusivos ganham entre 25% e 45% por venda.
Baixe o aplicativo do colaborador Getty Images na APP Store para iOS ou na Google Play para Android.

www.shutterstock.com
Sobre a shutterstock
– É uma empresa Microstock
– Foi fundada em 2003
– Possui um catálogo de mais de 220 milhões de imagens
– Licença Royalty Free
– Oferece planos de assinatura e pacotes de créditos
– Oferece conteúdo de fotos, vetores, áudio e vídeo
Destaques
– Possui a maior coleção de imagens de stock do mercado
– Website desenvolvido com a mais alta tecnologia, além de oferecer recursos bônus
– Grande variedade e imagens com alto valor comercial
espaço para o colaborador
– Você pode vender suas fotos, vetores e filmagens.
– Somente maiores de 18 anos podem se inscrever e devem ser proprietários dos direitos autorais de todo o conteúdo enviado.
– Se requerirá autorizações de modelo e propriedade.
– As fotos devem ter no mínimo 4MP.
– A inscrição deve ser feita por meio do portal Shutterstock Contributor (se preferir, poderá fazer isso via aplicativo).
– O processo inicia por meio do envio de 10 imagens. Você será informado se o seu conteúdo foi aprovado ou não ( em caso de rejeição, você saberá os motivos para que possa fazer os ajustes e tentar novamente).
– A agência somente aceita imagens não exclusivas.
– Licenças, somente royalty free.
– As taxas de royalties pagas, aumentam conforme o seu nível de colaborador baseado no volume de vendas. Geralmente varia entre 15% a 40%.
Faça parte do programa para colaborador da Shutterstock!

www.gettyimages.com.br/
Sobre a Getty images
– É uma agência de macrostock
– Foi fundada em 1995
– Possui milhões de imagens em seu catálogo
– Licença Rights Managed e Royalty Free
– Conteúdo por meio pacotes de créditos e soluções para empresas
– Fotos, vetores e vídeos
destaques
– Agência renomada há mais de 2 décadas no mercado das fotos de stock
– Um dos maiores provedores de conteúdo visual editorial
– Conteúdo exclusivo e da mais alta qualidade, devido a excelente comunidade de fotógrafos profissionais e ofertas exclusivas
espaço para o colaborador
– O processo de inscrição é o mesmo que o da iStock, pois a Getty Images é a empresa proprietária
– A aprovação como colaborador da Getty images, pode tardar mais que o normal, pois os critérios e padrões da agência são muito mais elevados.
– Seus contratos são apenas acordos de distribuição exclusivos.
– A agência trabalha com licenças Royalty Free e Right Managed
Baixe o aplicativo Getty Images Contributor para iOS ou Android

www.stock.adobe.com/br

sobre a adobe stock
– É uma agência de Microstock
– Foi fundada em 2015
– Tem um catálogo de mais de 160 milhões de imagens
– Licença Royalty free
– Oferece tanto assinaturas quanto pacotes de créditos
– Possui fotos, vetores e vídeos em sua coleção
destaques
– Totalmente integrada a plataforma Adobe Creative Cloud
– Desenvolvida pela Adobe e tem em seu catálogo o conteúdo de stock da agência Fotolia
– Tecnologia de ponta e integração ideal para usuários da Adobe
espaço do colaborador
– A agência aceitam fotografias, vetores e vídeos.
-Todos os colaboradores devem ser maiores de 18 anos e proprietários legais do conteúdo enviado.
– Autorizações de modelo e propriedade são necessárias quando requisitado.
– As fotos devem ter no mínimo 4 MP.
– Você poderá inscrever-se no site da Adobe Stock com a sua Adobe ID (todo o processo é grátis).
– É necessário o envio de amostras do seu trabalho para aprovação.
– Por padrão, o contrato é não exclusivo. Caso deseje colaborar com conteúdo exclusivo/premium, deverá fazer uma inscrição específica.
– Licenças Royalty free
-A taxa de royalties é de 33%.
Comece a enviar o seu trabalho para a Adobe Stock

www.photocase.com/stockphotosecrets
sobre a fotocase
– É uma agência de Microstock
– Foi fundada em 2001
– Possui milhões de imagens em seu catálogo
– Royalty free
– Imagens são vendidas somente de forma avulsa
– Fotos e Vetores
destaques
– Possui uma biblioteca de nicho exclusivo, especializada em imagens artísticas, autênticas e únicas
– Sua biblioteca é propositalmente menor, devido ao minucioso processo de seleção de conteúdo
– Imagens contém o estilo vibrante e moderno de Berlin

www.pt.123rf.com/
sobre a 123rf
– É uma agência de Microstock
– Foi fundada em 2005
– Possui um catálogo de mais de 110 milhões de imagens
– Royalty free
– Oferece assinaturas e pacotes de créditos
– Fotos, vetores e vídeos
destaques
– Preço competitivo
– Recursos tecnológicos
– Um ótimo serviço ao cliente

www.dreamstime.com/
sobre a dreamstime
– É uma agência de Microstock
– Foi fundada em 2004
– Têm um catálogo com mais de 105 milhões de imagens
– Royalty Free
– Assinaturas e pacotes de créditos
– Fotos, vetores, áudio e vídeo
destaques
– Seção de fotos gratuitas para usuários mediante inscrição
– Teste grátis de 1 semana
– Serviços Bônus

www.bigstockphoto.com/pt
sobre a bigstock
– É uma agência de Microstock
– Foi fundada em 2004 e adquirida pela Shutterstock em 2009
– Tem um catálogo de mais de 82 Milhões de imagens
– Royalty free
– Assinaturas e pacotes de créditos
– Fotos, vetores e vídeos
destaques
– Adquirida e dirigida pela agência de fotos de stock Shutterstock
– Fotos e vídeos grátis mediante a inscrição
– Teste grátis de 1 semana

www.photodune.net/
  • Visite photodune.net
Sobre a photodune
– É uma agência de Microstock
– Foi fundada em 2011 e é parte do grupo Envato, uma agência de mídias de stock
– Têm milhões de imagens em seu catálogo
– Royalty free
– Pacotes de créditos
– Fotos e vetores
destaques
– É um banco de imagens pertencente ao grupo Envato, uma plataforma especializada em mídias de stock
– Oferece cortesias mensais de seu catálogo, mediante a inscrição
– Possui tutoriais práticos e úteis para designers

www.storyblocks.com

  • Visite Storyblocks.com
sobre a storyblocks
– É uma agência de Microstock
– Fundada em 2001 e renomeada em 2017
– Têm um catálogo de 400.000 imagens
– Royalty free
– Assinaturas e pacotes de créditos
– Fotos, vetores, áudio e vídeo disponíveis na mesma assinatura

destaques
– A Storyblocks iniciou suas atividades como uma agência exclusiva de vídeos. Em 2017, ela passou a incorporar fotos de stock à sua biblioteca
– Planos de downloads ilimitados e um pacote com menor volume de sua inteira biblioteca
– Venda de conteúdo avulso, proveniente de colaboradores

O que dizer sobre os bancos de imagens grátis?

Você talvez se pergunte porque não incluímos em nossa lista os bancos de imagens que oferecem fotos gratuitas se sabemos que muitos criativos, quando precisam de uma imagem ou ilustração, recorrem a estes sites para baixar conteúdo gratuito, especialmente porque as licenças liberadas para esse tipo de conteúdo são Creative Commons (CC) ou de Domínio público.

Vamos explicar as razões do porque nós, como pesquisadores, não destacamos essas agências:

Sem valor comercial – o fato dessas agências não gerarem nenhum tipo de movimentação financeira, torna o seu conteúdo defazado e faz perdê-lo seu valor ante compradores e vendedores.

Inseguras – as imagens de domínio público e as fotos de stock gratuitas em geral, tem uma grande diferença quando comparadas com as royalty free pagas. Em muitos casos, é impossível saber se o detentor dos direitos autorais realmente deu a autorização necessária para que as suas imagens fossem distribuídas dessa forma. Além disso, não há nenhuma garantia de que todos os modelos e propriedades retratados, estejam corretamente liberados ​​para uso comercial. Também há o fato de que a maioria das licenças Creative Commons (CC) exigem atribuição. Ou seja, todos esses fatores, somados a riscos e futuros aborrecimentos, tornam o uso dessas imagens inconveniente.

O que dizer sobre a comunidade de compradores de imagens de stock?

Analizemos agora o lado do comprador, ou seja, a pessoa que adquire o conteúdo dos bancos de imagens. Além da sua necessidade pessoal, já se perguntou o que outras pessoas fazem ou porquê procuram imagens de stock? Por se tratar de uma indústria tão lucrativa, também já se perguntou em que comunidade você, como cliente, pertence? Confira!

As agências de bancos de imagens tem uma base de clientes transversal

Um dos fatos mais interessantes sobre o mercado dos bancos de imagens, é que apesar de parecer um tanto restrito em conceito, ele atende profissionais de criação, freelancers e empresas de todas as formas e tamanhos, e das mais variadas origens.

O que mais atrai compradores é o fator preço, que além de ser acessível, é econômico devido as muitas ofertas das agências. Talvez pense que, por essa razão, esse mercado é consumido por apenas esse grupo que busca baixo custo, mas não é o caso. É verdade que uma parcela considerável de compradores é composta por clientes que tem baixos orçamentos e deseja adquirir fotos de stock econômicas, mas este produto também atrai empresas maiores, incluindo grandes corporações que buscam soluções imediatas para as suas altas demandas de conteúdo visual e econômico. Também, outra parcela de compradores faz parte de um grupo que busca por agências que oferecem planos empresariais e premium.

Portanto, essa comunidade que consome conteúdo de stock, pode muito bem ser composta por um designer gráfico freelancer que está iniciando seus trabalhos e pode comprometer apenas uma baixa parcela do seu orçamento ou uma empresa da Fortune 500 que precisa de uma assinatura que atenda ao sua alta demanda de imagens mensais.

Fotos de stock são essenciais para a comunidade criativa

Não é nenhuma surpresa que muitos dos que trabalham com fotos de stock sejam profissionais criativos compostos por designers gráficos, artistas, profissionais de marketing, anunciantes, especialistas em mídias e comunicação e aqueles que se dedicam as redes sociais.

Esses profissionais, são os que transformam imagens de stock em visuais incríveis e exclusivos. Por isso os elementos fotográficos são uma parte essencial do seu trabalho.

Para essa comunidade criativa, a fotografia de stock resolve muitas das suas necessidades de uma só vez; por isso, muitos dos serviços e recursos bônus oferecidos pelas agências, são dedicados a eles, como: ferramentas gratuitas de edição de imagens para design gráfico básico, mecanismos de busca de imagens inteligentes, busca reversa de imagens, coleções de imagens selecionadas, postagens de blogs e outros adicionais que visam ajudar a inspirar a sua criatividade e facilitar o seu fluxo de trabalho.

As empresas são os clientes mais proeminentes

Um dos pontos mais atraentes nas ofertas de fotos de stock (particularmente do segmento das imagens royalty free), é que elas são aprovadas legalmente, especialmente para o uso comercial. Portanto, faz todo o sentido que os que mais consomem imagens de stock sejam aqueles que as utilizam para esse fim: as empresas.

Conforme já mencionado, empresas de todos os tipos e tamanhos estão se beneficiando das imagens de stock. Isso inclui projetos individuais, startups, comércios e empresas tanto de médio porte, quanto grandes organizações corporativas. Nos bancos de imagens, você encontrará pessoas adquirindo imagens para usar em qualquer coisa, desde floriculturas e projetos semelhantes ao Etsy até bancos e marcas de produtos globais.

Seja para marketing e publicidade, engajamento em mídias sociais ou conscientização de imagem da marca, empresas e pessoas que trabalham para elas certamente tiram o melhor proveito das fotos de stock.

A comunidade de editores também prefere as imagens de stock

Blogueiros e editores também formam um segmento de clientes que está crescendo exponencialmente nos últimos anos, o que também explica por que tantas agências estão constantemente desenvolvendo produtos e serviços tendo esse grupo em mente.

Pelos mesmos motivos que as empresas escolhem imagens de stock, o campo editorial também se beneficia de fotografias profissionais e acessíveis. O conteúdo editorial se torna mais atraente quando os visuais os complementam, e ter fotos disponíveis para incluir em postagens de blog, publicações on-line, livros, e-books ou qualquer outra mídia a preços baixos é muito atraente para os editores.

Embora a maioria das fotografias de stock prontas para uso comercial sejam adequadas para uso em publicações, esses clientes tendem a buscar um tipo de imagem específica para fins editoriais: fotos de interesse jornalístico, retratos de celebridades, etc.

A razão, é porque a maioria das pessoas retratadas nas fotos não autorizaram (e não autorizarão) o uso de suas imagens para fins comerciais, e portanto, usá-las sem essa autorização é considerado ilegal. Por isso, foi criada uma seção de imagens que devem ser usadas apenas para fins editoriais que tem como objetivo informar e cobrir questões de interesse público.

Como muitos blogueiros e publicadores seguem procurando por esses tipos de imagens, que sejam econômicas e de alta qualidade para comporem seus conteúdos, as agências estão cada vez mais empenhadas em criar coleções de imagens de stock de caráter editorial que atenda as suas necessidades e simplifique as suas buscas.

Bancos de imagens são perfeitos para entidades públicas, ONGs e organizações sem fins lucrativos

Não são apenas as empresas e editoras que precisam de recursos visuais para atingir seus objetivos. Entidades governamentais e públicas também precisam de boas fotografias para transmitir suas mensagens ao público. ONGs e organizações sem fins lucrativos certamente sabem que alcançarão mais pessoas e engajamento de forma mais positiva se usarem belas imagens.

Em certo sentido, as necessidades deles são as mesmas que profissionais de marketing e publicidade tem, porém com objetivos diferentes. Então, é claro que a fotografia de stock funcionará muito bem para essas entidades, especialmente porque é uma alternativa de baixo custo e a maioria desses grupos trabalha com orçamentos limitados ou, pelo menos tenta fazer um melhor uso de seus recursos economizar ao máximo.

O futuro do mercado dos bancos de imagens

Além das projeções de mais de US$ 4 bilhões em receitas com imagens de stock em 2024, o que mais esperar sobre o futuro dos bancos de imagens? 

A resposta está na tecnologia de IA. A inteligência artificial é a grande novidade no mundo digital, visual e criativo. Os principais bancos de imagens – como a Adobe stock, por exemplo – já a utilizam na forma de reconhecimento de imagem para melhorar os resultados de pesquisa. Portanto, podemos garantir que, embora isso seja só o começo, o melhor ainda está por vir!

A Shutterstock recentemente deu um grande passo nessa direção, com o lançamento da Shutterstock.AI, um recurso que oferecerá soluções alimentadas por IA para criativos. Eles já investiram mais de US$ 35 milhões comprando três empresas de IA para essa finalidade e estão trabalhando para alavancar todos os dados de seu enorme catálogo e base de membros para criar ferramentas eficientes para seleção de conteúdo e previsão de desempenho. 

Além dessas, outras empresas também seguem explorando a IA. A Generated Photos segue inovando, por oferecer imagens geradas por IA de pessoas que, embora não sejam reais, parecem muito realistas e, consequentemente, são seguras para uso comercial. E não é só isso! Muitas ferramentas para geração de arte por IA seguem sendo desenvolvidas. 

Os passos que a Shutterstock – conhecida por ser uma agência que investe em tecnologia – dá, são um forte indício do que veremos com maior frequência no mercado das mídias de stock alimentado por IA. Soluções úteis e criativas, como identificação de rostos, são uma previsão de como esse tipo de imagem podem atrair públicos específicos, sem falar na geração de imagens a partir de descrições de texto que já são uma realidade.

Inicie no mercado dos bancos de imagens como um expert!

Agora que você entende mais sobre os dois lados dessa indústria vibrante que é a fotografia de stock online, poderá usar esse entendimento a seu favor.

Ter uma ideia mais abrangente de quais são as agências de banco de imagens, como elas funcionam e como outros usuários estão usando os serviços oferecidos, lhe dá uma melhor direção para aonde você está indo e como será o futuro desse mercado.

O que achou desses detalhes sobre os bancos de imagens? Como planeja usá-los em seus projetos daqui pra frente? Comente!

Ivy Attie
Ivy Attie

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imagens
Logo
Shopping cart