Licença Canva Pro – o conteúdo premium da Canva em detalhes!

www.canva.com home

Você ama usar o editor da canva.com direto do seu navegador, bem como suas imagens de alta resolução para promover marcas nas redes sociais ou nos canais do YouTube, mas está um tanto confuso sobre como funciona o conteúdo e o preço do Canva Pro? Você não é o único.

Apesar de oferecer um serviço muito atraente para criativos do tipo DIY, donos de pequenos negócios e organizações sem fins lucrativos, os termos de licenciamento da Canva para o uso do seu conteúdo premium podem apresentar uma certa complexidade para quem não é especialista.

É por essa razão que explicaremos todos os detalhes sobre os termos da licença Canva Pro e como ela afeta a sua criação de conteúdo.

Vamos começar?

Primeiras e Principais Considerações sobre o Licenciamento e Preços do Canva Pro

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: nós não somos representantes, advogados ou consultores jurídicos da Canva. Os dados fornecidos neste artigo são apenas matéria para fins informativos. Para confirmar a cobertura do uso pretendido, os preços do Canva ou esclarecer outros pontos do licenciamento da Canva ou da licença Canva Pro, pedimos que entre em contato diretamente com a agência

Os pontos a seguir, são uma matéria que apresenta os conceitos básicos sobre o funcionamento da licença Canva Pro.

Contratos de Licenciamento da Canva

A Canva possui diferentes opções de contrato e configurações de licença dependendo do conteúdo ou identidade visual pretendido (fotos, ilustrações, elementos gráficos de design, etc.) e, o mais importante, se é a versão gratuita ou a versão paga.

licença Canva pro

O Conteúdo de graça pode ser coberto por diferentes licenças:

  • Pixabay (agência de fotos de stock grátis adquirida pela Canva)
  • Pexels (outra agência adquirida com as mesmas especificações das descritas acima)
  • CC0 (Creative Commons Zero)
  • Licença de conteúdo gratuito da Canva (licença de propriedade)

Embora todas as licenças tenham um conceito similar, cada uma possui seus próprios fatores e particularidades.

Já no caso do conteúdo premium, a Licença Canva Pro já vem incluída, independentemente se a opção adquirida foi através do sistema On demand ou por meio de uma assinatura paga do Canva (Canva Pro).

Licença de Conteúdo e Recursos do Canva Pro

Essa é, de longe, a licença mais completa e segura e, portanto, podemos garantir que é a que apresenta mais vantagens a favor em relação a todas as outras disponíveis, quando se trata de design gráfico para uso comercial no seu negócio.

Essa licença oferece a melhor experiência por cobrir qualquer conteúdo premium que você baixar da Canva (fotos, ilustrações, gráficos, ícones, vídeos, modelos, artes e os mais de 420 mil templates gratuitos), independente se o pagamento for conforme o uso (on demand) ou através da modalidade plano/assinatura Canva Pro — que, a propósito, vale a pena conferir através de nossa análise do Canva Pro, pois este serviço que pode ser usado por um único membro, um grupo ou equipes, está repleto de ferramentas de edição, elementos gráficos e recursos para criativos, como o kit de marca que melhora a sua identidade visual, a ferramenta mágica de redimensionamento (Formato automágico), um removedor de fundo de imagens e até um assistente de publicação para todos os seus anúncios!

Teste grátis canva pro

Essa é a licença que cobrirá todas as suas necessidades na hora de usar o conteúdo da Canva para criar materiais de marketing e outros designs comerciais.

Licença aplicável quando seu design gráfico incluir imagens gratuitas e conteúdo profissional

Entender como essa licença funciona é fundamental.

Licença Canva Pro

Saiba todos os detalhes sobre o funcionamento do licenciamento Canva Pro.

Aqui você tem o contrato de licença do conteúdo da Canva na íntegra:

Licença Canva Pro - o conteúdo premium da Canva em detalhes! 2

Licença de uso de Projeto Único

Este é um dos aspectos mais importantes e que faz a Licença Canva Pro ser diferenciada. Enquanto a maioria das licenças royalty-free permitem que você use a imagem em quantos designs você quiser, a Canva limita sua licença à um único design.

Isso significa que, se você quiser reutilizar uma foto da Canva em um novo design, precisará licenciá-la novamente.

Também importante: pequenas alterações em um design, como por exemplo usar o recurso Magic Resize (redimensionamento mágico) para alterar suas dimensões, são consideradas um novo design e, portanto, requerem uma nova licença.

Você adquire uma licença para uma imagem (ou qualquer outro conteúdo de mídia da Canva) sempre que fizer o download/exportar do site da agência.

Mesmo sendo um usuário recorrente do conteúdo gratuito da Canva, se você precisar baixar um design que faça parte do conteúdo Canva Pro, tanto o design quanto a licença deverão ser pagos. Porém, se você tiver uma assinatura do Canva (pacote Canva Pro), todos os downloads/licenças que fizer já estarão incluídos no seu plano.

Individual, Intransferível, Perpétuo

Embora haja essa restrição de uso de design único, o contrato de licença da Canva Pro facilita o seu trabalho por ser super flexível. A licença é válida para sempre e sem a necessidade de pagamentos extras ou alguma comissão para renovações (válida somente para o design adquirido). No entanto, leve em conta que a licença é individual e cobrirá apenas o uso pessoal (ou da sua empresa) e não poderá ser transferida para mais ninguém.

Transferência para Uso de Cliente Único

Após ler o tópico acima, talvez você pense que não vale a pena utilizar o conteúdo da Canva, pois, como você vai desenvolver um design para seu cliente sem poder transferí-lo, já que o uso de suas licenças não permite? Bem, uma ótima notícia é que isso é possível!

A licença da Canva autoriza o fornecimento de um design que inclua o conteúdo Canva Pro para o seu cliente, desde que:

  • Você tenha um contrato com seu cliente que declara que o design produzido com o conteúdo da Canva deva ser usado somente por ele.
  • Você continue sendo responsável pelo seu cliente pelo uso do conteúdo da Canva.
  • Você só poderá compartilhar o seu design com ele (por isso ele é cliente único).

Em outras palavras, a Canva vale muito a pena, mesmo que precise usar conteúdo de stock para desenvolver projetos para um cliente.

O que você pode fazer com o Conteúdo Canva Pro

Veja tudo o que o Canva Pro pode fazer em seus projetos. Vale lembrar, que os recursos do Canva Pro incluem os designs e artes da própria Canva criados diretamente da sua plataforma.

Projetos Impressos

Com as licenças da Canva, você pode criar todo tipo de material impresso. O acesso inclui: materiais para marketing e promoção, materiais publicitários, convites, artigos de papelaria, embalagens de produtos, catálogos, panfletos, cartões de felicitações, postais e cartazes, sem limite de reprodução.

Você também pode imprimir conteúdo para materiais de entretenimento, como livros e capas de livros, revistas, jornais, boletins informativos e editoriais.

O interessante dessa licença é que ela permite a produção de materiais impressos para a revenda – como cartões postais, gravuras ou pôsteres – o que normalmente só está disponível na maioria dos outros bancos de imagens com a licença Extendida. Aqui, porém, a licença Standard do Canva Pro já cobre isso! Veja as diferenças entre a licença Standard vs a Extendida para mais detalhes.

Nota: se você for tiver uma grande empresa e/ou uma grande equipe criativa, confira os benefícios do serviço Canva for Enterprise.

Aplicações em Mídias Sociais e Canais de Entretenimento

Você pode usar as imagens da Canva para as suas postagens em redes sociais ou fotos de perfil, bem como para fins de entretenimento digital, como eBooks, jornais, revistas, editoriais, boletins informativos, apresentações em vídeo (lives), transmissões e apresentações via streaming. Até mesmo os modelos (templates) da Canva podem ser usados sem limites de reprodução.

Projetos Escolares e Acadêmicos

O conteúdo da Canva pode ser usado em todas as suas formas para fins educacionais, como em projetos escolares e universitários. A Canva conta com um serviço e planos especiais para professores e alunos — o Canva for Education.

Você é estudante? Vai adorar conferir o nosso guia de fotos de stock para estudantes e universidades.

Publicações Online/eletrônicas (com limitação de pixels em um navegador)

Algo importante a se levar em conta quando se trata de conteúdo digital a ser publicado online (em versão página web, blogs, eBooks, vídeos e mídias sociais), é que a licença da Canva estabelece uma limitação quanto à qualidade e tamanho da imagem — a imagem não pode ser maior que 480.000 pixels no total ou o equivalente a uma imagem de 600 × 800 px, se não for editada (o conteúdo na biblioteca da Canva já vem neste formato).

Há duas exceções. Você não precisará se preocupar com o limite de pixels, se a imagem for:

– Publicada através do assistente de publicação da própria Canva.

– Parte de um design pertencente a Canva para ser usado em um outro site.

O que você NÃO pode fazer com a Licença da Canva

Os seguintes tipos de uso do conteúdo da Canva listados abaixo são proibidos, ou seja, deverão ser evitados sem excessões.

Nunca transfira a licença para outra pessoa

A licença Canva Pro — como a maioria das licenças de mídias de stock — é intransferível. Para garantir isso, a agência emitirá a licença em seus dados e, consequentemente, poderá ser usada somente por você. A licença e o conteúdo não poderão ser transferidos para outra pessoa ou ela não poderá utilizá-la em seu nome. Obviamente, você também não poderá revendê-la nem sublocá-la.

Outra coisa expressamente proibida é que você não poderá disponibilizar o envio do conteúdo para o download de terceiros, nem disponibilizá-lo no google ou revendê-lo como conteúdo on demand.

Você não pode usar o conteúdo da Canva para materiais de marca registrada

Com a única exceção das fontes, você não poderá criar uma marca registrada com nenhum conteúdo da Canva ou designs criados com ele. Isso não é possível porque você não possui os direitos autorais de nenhum material baixado da Canva nem mesmo em sua mídia social.

Impressão de Conteúdo on demand (e serviços relacionados a ele) são proibidos

Você não tem permissão para exibir o conteúdo da Canva como um produto independente, seja em sites ou outras mídias relacionadas a serviços, ou em produtos de impressão avulsos (seja para vendas reais ou para promoção de tais serviços), incluindo cartões postais, canecas, camisetas , cartazes e outros itens.

Você não deve se fazer passar por proprietário do conteúdo

É proibido apagar ou ocultar os direitos autorais incluídos nos designs que são de propriedade da Canva, muito menos usar o seu conteúdo para fins editoriais sem prestar os devidos créditos ao colaborador (o artista que criou o conteúdo) e a Canva. Da mesma forma, você não poderá usar esse conteúdo em um projeto de uma forma que passe a ideia que você o criou do zero e/ou que é o proprietário dos direitos autorais.

Conteúdo editorial não pode ser usado para fins comerciais

Algumas imagens da Canva estão marcadas como “somente para uso editorial”. Geralmente esse conteúdo é discriminado dessa forma porque ele é digno de notícia ou de utilidade pública. Essas imagens não poderão ser usadas para fins de marketing, promoção ou qualquer outro propósito comercial. Ele poderá ser usado apenas em projetos editoriais (informativos, educacionais). Saiba mais sobre licenciamento editorial.

Cláusula de uso sensível

De acordo com os termos de licenciamento, você não poderá usar as fotos da Canva de uma forma que retrate as pessoas apresentadas de forma negativa ou que de algum modo ameace a reputação dos modelos ou do artista que as criou. Sendo assim, tópicos como pornografia, serviços para adultos, serviços de namoro, promoção de produtos prejudiciais à saúde, endosso político, etc., são proibidos. Além disso, a promoção de produtos ou serviços que possam ser difamatórios, como conceitos relacionados ao crime, violência ou outras atividades ilícitas ou imorais, são expressamente proibidos.

Para obter mais informações sobre isso, consulte nosso guia detalhado sobre o uso sensível de imagens de stock.

Perguntas Frequentes

Como ter o Canva Pro grátis para universidades?

O conteúdo da Canva pode ser usado em todas as suas formas para fins educacionais, como em projetos escolares e universitários. A Canva conta com um serviço e planos especiais para professores e alunos — o Canva for Education.

Quem tem direito ao Canva Pro?

Embora todos possam usar o Canva grátis e o Canva Pro, a versão gratuita é mais adequada para designers iniciantes e pessoas que precisam criar gráficos de vez em quando. Já a versão Canva Pro, é a solução perfeita para pequenas empresas e profissionais independentes.
A canva procura atender às necessidades de todos — Criativos do tipo DIY, donos de pequenos negócios e organizações sem fins lucrativos — isso vale para o Canva Pro também.

Como ter o Canva Pro grátis?

Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta, adicionar um cartão de crédito válido e iniciar o teste gratuito do Canva Pro.
Leia o nosso artigo dedicado para mais informações.

A licença Canva Pro é muito completa quando comparada a Canva Grátis

Em termos gerais, a licença Canva Pro cobre todas as suas necessidades criativas — do pessoal ao comercial, do impresso ao digital, ela é muito flexível, resolve o seu fluxo de trabalho e apresenta poucas restrições, que também não são difíceis de se respeitar.

Tudo isso está aliado a um preço conveniente para as assinaturas Canva Pro (com downloads ilimitados e acesso a suporte técnico).

Experimente o nosso teste grátis com período estendido do Canva Pro sem nenhum desconto do seu cartão de crédito — tudo o que você precisa fazer é criar um cadastro.

Teste grátis canva pro

Você tem alguma outra dúvida sobre a licença da Canva que não foi abordada aqui? Deixe um comentário e com toda a certeza tentaremos esclarecê-la para você!

Ivy Attie

Ivy Attie

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imagens
Logo
Shopping cart