Como Usar imagens de Stock em Vídeos (guia detalhado e o modo correto de fazer)

Se você não tem acompanhado de perto as tendências visuais, já podemos adiantar que está perdendo. Mas, caso você esteja seguindo as tendências mais recentes, já deve ter notado que o mercado está se movendo de forma constante e sem impedimentos em direção às imagens em movimento, especialmente os vídeos. Se você ainda não adotou esse formato de mídia, é hora de começar.

Usar imagens de stock em vídeos de alta qualidade para criar produções de movimento atraentes é uma forma fácil e econômica de compartilhar conteúdo com seu público, pois isso é o que capta a atenção, sem contar que não afeta o seu bolso. Com elas, você poderá criar apresentações de slides para suas postagens de mídia social, para o seu site e até mesmo para seus aplicativos. Com elas, poderá inserir fotos em vídeos para o YouTube, canais de TV ou streaming e produção de filmes, deixando-os muito mais elaborados!

Para garantir que você utilize o melhor em fotos de stock nos seus vídeos, aqui explicaremos tudo o que você deve saber sobre o uso de imagens royalty-free dos melhores sites de fotos de stock para produções de vídeos.

Então, vamos lá!

Imagens de Stock em Vídeos – uma combinação perfeita para um ótimo impacto visual

Se você veio atrás de fotos livres de royalties para usar em seus videoclipes para fins comerciais, então é óbvio que você já sabe que essa é a combinação perfeita. Mas, caso tenha aberto este artigo por pura curiosidade ou para se convencer do porque deveria usar fotos de banco de imagens para criar vídeos, aqui vai a nossa resposta:

Vídeo é o formato de mídia do futuro. As imagens de alta resolução em movimento têm se tornado proeminentes na comunicação visual já por um bom tempo. À medida que as novas tecnologias digitais ultrapassam os limites do conteúdo visual e da forma como os experimentamos, a tendência só se fortalece. Não é à toa que esse formato já consolidado é o formato preferido da poderosa Geração Z.
De histórias doces e curtas do Instagram ou clipes do Snapchat à experiências de vídeo imersivas de outro mundo através do 360º e VR, agora você pode se expor mais, mais alto e mais claro, se o fizer com um vídeo.

Falando na versatilidade dos bancos de imagens, as fotos de stock de alta qualidade podem tornar muito mais fácil a criação de qualquer vídeo direcionado para o marketing de conteúdo, ou seja, elas poderão ser utilizadas em uma apresentação de slides para promover seu produto, marca, conteúdo ou compartilhamento nas suas redes sociais. Você pode criar vídeos rápidos para o seu canal do YouTube, gráficos complementares – como banners, miniaturas (thumbnails) – e muito mais. Sem contar que você ainda tem fotografias “Stills” para complementar sua filmagem. Em outras palavras, é você quem dita as regras; o que você decidir fazer, as imagens de stock fazem acontecer.

Dica bônus para os editores de vídeo
Se você está produzindo arquivos de vídeo, deve saber que a filmagem (footage) também é de grande ajuda para desenvolver seus projetos! Para obter mais informações sobre como funciona, o que você pode fazer com ela e as melhores agências para comprar vídeos (footage) de stock econômicos e com descontos especiais, visite a Footage Secrets, nossa própria revista digital que cobre o mercado de vídeos de stock.
Lembre-se de que a maioria dos principais bancos de imagens – desde o Shutterstock ao Getty Images – também tem ótimas coleções de vídeos (footage) disponíveis com preços razoáveis para que você possa obter todos os materiais necessários para seus projetos de vídeos em um só lugar!

 

Como Usar imagens de Stock em Vídeos (guia detalhado e o modo correto de fazer) 2

Licenciamento – Como Funciona o seu uso em imagens de Stock em Vídeos

Mesmo sendo um comprador experiente de fotos de stock, com amplo entendimento de todos os aspectos do uso de imagens, pode acontecer de você ficar um pouco inseguro na hora de usar fotografias em produções de vídeo de alta resolução. Você não é o único: o limite de formatos de mídia e variações nos tipos de licença para um e outro pode ser realmente confuso. Aqui, vamos ajudá-lo a eliminar essas dúvidas respondendo as principais perguntas sobre o uso de imagens de stock em vídeos.

Posso usar fotos royalty free nos meus projetos de vídeo?

Certamente sim! A licença Royalty-Free dos melhores bancos de imagens, permite a utilização de fotos de stock de alta resolução em vídeos, tanto para uso pessoal como comercial, sem a necessidade de atribuições. No entanto, é importante sempre ler os termos de licenciamento com atenção. Mas, em termos gerais, esse tipo de uso é coberto pela licença padrão que a maioria das agências de fotografia oferece e é perfeitamente aceitável o uso delas em vídeos.

Posso usar fotos royalty free em vídeos do Youtube?

Sim, sem sombra de dúvidas! E se você é um Youtuber, sem sombra de dúvidas, deveria! E não só nos vídeos, mas também para profissionalizar a aparência do seu canal no YouTube. Gráficos e imagens de stock são ideais para usar nos seus banners ou para criar miniaturas perfeitas! Tenha em mente que muitas agências oferecem templates especificamente para isso e você pode facilmente personalizá-los.

Praticamente todos os bancos de imagens permitem baixar e usar suas fotos no YouTube, mas leve em conta que alguns apresentam certas restrições. Algumas agências determinam um limite no tamanho do orçamento do projeto de vídeo no qual as fotos serão usadas e, se o seu orçamento exceder, você precisará de uma licença estendida.
A Shutterstock é uma dessas agências de fotos de stock que restringe o uso de seu conteúdo em projetos com orçamento de até US$ 10.000. Já outras empresas restringem o uso de fotos em vídeos no YouTube baseados no número de visualizações, ou seja, se o seu vídeo exceder o limite predeterminado, você precisará de uma licença estendida. Já no caso da Adobe Stock , o limite de sua cobertura da licença padrão é para vídeos com até 500.000 visualizações.
.


Posso usar fotos royalty free em vídeos para mídias sociais?

Sim, isso é permitido pela maioria dos bancos de imagens, de acordo com suas licenças. Houve um tempo em que usar fotos de stock (em qualquer formato) em mídias sociais era totalmente proibido. Hoje, porém, praticamente todas as principais agências de stock permitem o uso delas em qualquer mídia social, o que inclui vídeos.

Posso usar fotos royalty free em vídeos de outras plataformas?

Sim, você pode. As fotos de stock royalty-free dão a você o direito de usá-las em vídeos que serão reproduzidos de forma online. Isso significa que eles valem para o YouTube e demais redes sociais já mencionadas, mas também qualquer outra plataforma online, como o Vimeo ou o seu próprio website. Você deve levar em conta que alguns bancos de imagensrestringem o uso desses vídeos ao tamanho do público ou à seu orçamento. Se esse for o caso, essas agências oferecem uma licença estendida que ultrapassam essas restrições.

Posso usar fotos de stock royalty free para conteúdos na TV ou cinematográficos?

Sim, de fato. A maioria das licenças livres de royalties cobrem mídias massivas, como TV e cinema. Agências como a nossa Stock Photo Secrets Shop autorizam esse uso sem restrições através da licença padrão. Já algumas outras, aplicam limitações de público ( como a Adobe Stock) ou limitam o orçamento (caso da Shutterstock). Mas, novamente, esses obstáculos podem ser resolvidos através da licença estendida.

 

Como Usar imagens de Stock em Vídeos (guia detalhado e o modo correto de fazer) 3

Onde Obter Imagens de Stock para Vídeos

Agora que você já sabe como usar as imagens de stock em conteúdos de vídeo, vamos abordar a questão: onde você poderia e onde você deveria usá-las! Como encontrar fotos de stock para usar em seus vídeos?

Comprar Imagens para Vídeo – A Melhor Qualidade, Segurança Jurídica e Preço

De longe, a opção mais inteligente quando se trata de usar imagens em vídeos é comprar imagens royalty free de uma agência online de fotos de stock confiável. Isso evita o incômodo de ter que fazer sessões de fotos personalizadas e garante não apenas que você obterá imagens de alta qualidade, mas também que elas são muito mais seguras para usar em projetos de filmagem comercial (conforme você já aprendeu na seção anterior).

Onde comprar fotos de stock então?
Em qualquer um dos 20 melhores bancos de imagens que listamos para você! Todos eles são agências sérias e confiáveis que apresentam ofertas convenientes que farão com que você adquira exatamente as fotos que precisa para o seu conteúdo de vídeo pelo menor preço. Seja através de uma assinatura mensal ou anual ou através de conteúdo on demand com pacotes de fotos ou pacotes de crédito, você encontrará a oferta ideal que se ajuste ao seu bolso e às suas necessidades criativas.

É importante notar que muitas dessas agências também oferecem coleções vibrantes de arquivos de vídeo HD isentos de royalties que são o recurso perfeito na hora de criar conteúdo de vídeo de forma rápida à um custo baixo. Algumas delas oferecem até mesmo previews gratuitos – com marca d'água – onde você pode testar e editar em seu projeto antes de decidir pela compra.

Se você deseja literalmente maximizar seus benefícios, opte por assinaturas de fotos de stock que sairá pelo valor de até um dólar por foto. Aproveite para usar os muitos cupons especiais e códigos promocionais que nossa seção de ofertas contém para economizar em suas compras nos melhores bancos de imagens do mercado! Além disso, encontre as melhores vantagens nas ofertas combinadas de fotos e vídeos disponíveis..

Fotos Grátis para Vídeo em Projetos Comerciais

Mas, se seu orçamento é tão apertado que você nem mesmo consegue adquirir um pacote de fotos pequeno ou uma assinatura para um único mês? Não se preocupe. Imagens de stock gratuitas podem ajudar no seu orçamento restrito sem atrapalhar o seu fluxo criativo, contanto que você as use com cuidado.

É importante saber que a maioria dos sites que permitem o download gratuito de fotos disponibilizam a licença Creative Commons ou fotos de domínio público, o que significa que elas não são as mais seguras para projetos comerciais por vários motivos, mas o principal deles é a falta de rastreamento e verificação para garantir que sejam legalmente seguras para uso.
Onde encontrar fotos de stock seguras para vídeos
Se você é um dos que precisa usar fotos grátis, confira a nossa excelente lista dos melhores bancos de imagens grátis com mais de 27 sites, incluindo os renomados Unsplash e Pixabay, que oferecem coleções de imagens de alta qualidade de livre escolha. Mesmo quando algumas apresentam ofertas de licença Creative Commons ou de domínio público, as opções listadas foram cuidadosamente analisadas e classificadas como seguras em termos de segurança jurídica e qualidade geral!
E fique de olho, pois existem alguns bancos de imagens que também disponibilizam ofertas de vídeos de stock grátis! Você não leu errado! Estes sites oferecem vídeos, tanto creative commons como outros tipos de vídeos de stock, inteiramente grátis!

Como Usar imagens de Stock em Vídeos (guia detalhado e o modo correto de fazer) 4

Edição de Imagens para Projetos de Vídeo

Os cineastas, editores de vídeo, designers gráficos, profissionais de marketing ou qualquer outra pessoa da área, já sabem como funciona a edição de imagens. Mas, caso você seja novo ou está apenas começando a produzir vídeos e esteja se perguntando sobre a dificuldade de inserir fotos de alta qualidade em vídeos HD, vamos explicar tudo para você.

Que programa eu preciso para colocar uma imagem de stock em um vídeo?

Há uma grande quantidade de ferramentas de edição para usar imagens em vídeos, para inserir uma imagem estática em um clipe ou para fazer um vídeo em estilo apresentação de slides utilizando fotos e músicas.

As opções mais poderosas incluem programas profissionais e premium como Adobe Premiere ou Apple Final Cut Pro, destinado a cineastas, além de ferramentas gratuitas ou de baixo custo como o Blender, DaVinci Resolve ou Lightworks – saiba mais sobre eles e outros semelhantes nesta lista dos melhores editores de vídeo gratuitos.

Embora esses programas dêem um ar profissional aos seus projetos, não necessariamente você precise ir para os editores complexos. Se deseja criar apresentações de slides ou fazer o uso básico de uma imagem em um vídeo, aplicativos mais simples, como os nativos de sistemas operacionais populares, tanto para desktop como para dispositivos móveis, como o Windows Movie Maker ou Apple iMovie, darão conta do recado.

Como inserir uma imagem em um vídeo?
Não é muito complicado de fazer isso. O processo, como um todo, dependerá das especificações do programa de edição de vídeos que você está usando. Mas, em linhas gerais, as etapas são as mesmas:

  • Abra o editor de vídeos de sua escolha
  • Importe o vídeo em que deseja colocar a foto e abra-o no layout de edição (lembre-se de que você pode usar arquivos de vídeo gratuitos ou vídeos (footage) de stock royalty-free
  • Importe a foto que deseja usar
  • Vá para a linha do tempo do vídeo e arraste as marcas de ponto de abertura e fechamento para onde deseja que sua imagem seja exibida e pare de ser exibida
  • Adicione transições, música, narrativas e outros efeitos de sua escolha
  • Salve o arquivo quando terminar e exporte-o no formato desejado


Como criar slides?
Novamente, o inteiro processo varia de um editor para outro, mas os passos básicos são semelhantes em todos. Lembre-se de que, para obter resultados mais simples – embora ainda fiquem bons-, qualquer aplicativo básico de edição de vídeo já será suficiente. Mas, se você desejar resultados melhores, deverá usar uma ferramenta mais poderosa e com estilo profissional:

  • Abra o editor de vídeos de sua escolha
  • Importe todas as fotos que deseja usar
  • Organize os arquivos de imagem em sua linha do tempo
  • Faça alguns testes com a escala e posição das imagens para adicionar dimensão e movimento a elas
  • Adicione transições, música, narrativas e outros efeitos de sua escolha
  • Salve o arquivo quando terminar e exporte-o no formato desejado


Estas são dicas básicas de edição, porém fundamentais. Se você deseja levar suas habilidades para o próximo nível, confira este guia para editar filmagens como um profissional.

Como você pode notar, usar banco de imagens é uma maneira fácil de criar conteúdo de vídeo de forma rápida e sem precisar gastar muito. O que tá esperando para produzir os seus vídeos em HD para seu canal no YouTube, seu perfil no Facebook, Twitter ou Instagram, ou seu próprio website?

Domine a Criação de Vídeos Usando Fotos de Stock de Alta Qualidade

Esse foi o nosso guia completo com tudo o que você precisa saber para usar fotos em conteúdo de vídeo de maneira correta!

Agora é hora de por a mão na massa e começar a desenvolver incríveis apresentações de slides de fotos e vídeos! Compartilhe conteúdo em várias plataformas e use-o para os mais diversos fins; tenha certeza de que esse é o formato de mídia preferido pelas pessoas hoje em dia, sem falar que o seu processo de produção é agradável e, o mais importante, é feito de maneira legal!

E não se esqueça que o melhor lugar para obter suas imagens com certeza está na nossa lista dos 20 melhores bancos de imagens!

Uma ótima criação a você!

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imágens
Logo
Shopping cart