Onde encontrar as melhores imagens de fundo para blog em 2024?

Você blogueiro, já tá “careca” de saber que as imagens de fundo para blog não devem ser apenas atraentes e de alta qualidade – elas precisam estar relacionadas com o seu tópico pois são um elemento-chave para fazer suas postagens se destacarem e envolverem seus visualizadores, caso contrário os resultados poderão não ser tão satisfatórios. Tendo isso em mente, muitos se perguntam: onde encontrar imagens para usar como plano de fundo que sejam de ótima qualidade, econômicas e seguras para uso do ponto de vista legal? Essa é uma das questões que mais gira em torno do universo dos blogueiros, e que vale a pena considerar!

www.stockphotos.com início
O que dizer sobre a importância e o tamanho adequado das imagens de fundo para blog?
O tamanho recomendado para a imagem de fundo do seu blog ou site é uma altura de 1080 pixels por uma largura de 1920 pixels, chegando a uma proporção de 16:9. É sugerido que os Pixels Por Polegada (PPI) sejam 72. No entanto, dependendo do design do seu site, o tamanho da imagem de fundo pode chegar a 2400px por 1600px, com um peso de arquivo inferior a 20MB.
As imagens de fundo contribuem significativamente para a experiência geral do usuário no site, o que significa que as ideais devem ter alta qualidade e tamanhos e proporções adequadas. O carregamento de imagens com peso recomendado, garante que elas irão aumentar ou diminuir o seu tamanho de acordo com o dispositivo. Relembrando que manter o tamanho (peso) do arquivo o menor possível é crucial para um tempo de carregamento mais rápido sem comprometer a qualidade e, o que pode ajudar nesse processo, é uma ferramenta de compressão de imagem online.

Porém, umas das frases mais comuns que os criadores de conteúdo usam é: “ Por que pagar por uma imagem se eu posso conseguir ela de graça na internet?”. É verdade que você pode, mas essa prática além de ser antiética é muito perigosa para o seu blog e sua marca! Sites que oferecem fotos gratuitas para serem baixadas sem qualquer restrição, parecem ser a solução perfeita. Mas, o que é preciso saber, é que na verdade há riscos legais ocultos que esses sites escondem.

www.shutterstock.com início

Embora a quantidade de agências que oferece conteúdo gratuito no seu catálogo seja grande, a melhor e mais segura forma de adquiri-las para o seu blog é, sem dúvidas, por meio de bancos de imagens. Essas empresas, além de fornecerem junto com as imagens uma licença que cobre o uso delas para postagens em blogs e outras publicações, tem os preços mais acessíveis e o material da mais alta qualidade.

stockphotos.com homepage

Entre as agências recomendadas, a nossa própria stockphotos.com – da qual a bancosdeimagens.com faz parte, é um excelente recurso para adquirir as mais belas imagens para postagens no seu blog, usar nas cores da sua marca, vídeo, página, ou canal. Com uma biblioteca de mais de 8 milhões de imagens disponíveis, nossas licenças cobrem o uso em publicações e oferece planos para orçamentos de todos os tamanhos com preços de venda que cabem no seu bolso.

Quando falamos que as agências de stock são a melhor opção, estamos falando sério! Confira mais detalhes logo abaixo!

Imagens gratuitas NÃO são seguras para o seu blog ou plano de fundo dele

Há uma série de razões pelas quais usar fotos gratuitas da web não é seguro para o seu blog. Entre elas, estão:

  • Elas não foram legalmente verificadas;
  • Oferecem um grande risco de violação de direitos autorais;
  • Possibilidade de penalidade resultando em multas de milhares de dólares como compensação aos autores.

Talvez nunca tivesse pensado nessa série de problemas mas, infelizmente, essa é uma triste realidade. O que acontece, é que a maioria dos bancos de imagens gratuitos não têm ou não está interessado em destinar parte de seus recursos na verificação de imagens. Além disso, muitos deles funcionam com o processo de compartilhamento de conteúdo de outros usuários, o que aumenta ainda mais o risco de serem ilegais.

Falando de um modo mais simples: imagens de stock – mesmo as gratuitas – ainda requerem uma licença, geralmente a Creative Commons ou alguma variante. Embora essas licenças não exijam o pagamento de nenhuma taxa pelo uso de uma imagem, elas funcionam como um documento que valida esse uso.

Vale lembrar que as licenças de imagens só se tornam legais (autorizadas) quando os direitos autorais dela são concedidos pelo proprietário.

No entanto, se um site de fotos gratuitas permitir que qualquer pessoa faça o upload de suas imagens sem conceder qualquer autorização, como saber se as licenças estão legalmente válidas?

É aí que os bancos de imagens são um sucesso e fazem toda a diferença! Essas agências de fotografia dedicam tempo, recursos e contam com uma equipe experiente que constantemente revisa todo o conteúdo oferecido aos clientes, garantindo que as licenças estejam sempre válidas. Essas empresas, também estão atentas e prontas para punir qualquer envio/uso fraudulento do seu conteúdo. Outro fator super importante, é que na maioria das vezes uma garantia legal (compensação financeira em caso de danos) é incluída nos termos da licença na hora da compra. Já no caso dos sites gratuitos, a responsabilidade da verificação é transferida para o usuário (você!) que fez o download e, de forma enganosa garantem que as imagens prontas para serem baixadas foram cedidas e estão autorizadas pelo próprio autor.

www.istockphoto.com início

Não estamos dizendo que não é possível baixar fotos de graça, apenas alertamos que você deverá investir tempo e esforço para verificar o status legal das suas imagens.

Para informações mais detalhadas, leia o nosso artigo sobre 5 riscos do uso de fotos gratuitas da web.

Agências de stock – a melhor solução em imagens de fundo para blog

Não é à toa que as agências de fotos de stock são a melhor solução – elas fornecem de uma maneira simples e acessível imagens em qualquer formato para todas as finalidades, incluindo blogs. Confira a nossa lista completa com os 20 melhores bancos de imagens! Também é importante ter em mente que, embora todas essas agências ofereçam material para o desenvolvimento de design, nem todas são disponibilizam conteúdo para fim editorial.

Quanto aos preços – os melhores e mais econômicos – estão nas assinaturas de grande volume – a partir de 750 imagens mensal. Ter um número considerável de downloads todos os meses pelo custo médio de US$ 200,00 parece bem interessante. Mas, realisticamente falando, quantos de vocês, blogueiros, podem comprometer valores como esses mensalmente só com fotos? Ou quantos realmente precisam dessa alta quantidade de imagens todos os meses? Ainda falando de valores, muitos desses bancos também oferecem opções de planos com preços mais baixos, porém, essas opções deixam o custo por imagem mais caro a logo prazo.

Já no caso dos termos de licenciamento, as agências vendem suas fotos com licenças isentas de royalties. Conhecida como Royalty free (RF), essa licença é muito flexível, pois oferece uma ampla gama de direitos de uso, o que inclui publicações digitais. No entanto alguns bancos de imagens vendem licenças em seu conteúdo que não cobrem totalmente usos específicos, como blogs. Já outras agências, não autorizam o uso da mesma imagem em um artigo ou blog (seja ele sobre viagens, dicas ou qualquer outro tema) e nas suas redes sociais – algo que a maioria dos usuários deseja fazer para promover os seus produtos de uma maneira coerente em todas as suas plataformas. Portanto, alertamos que sempre confira os termos da licença incluida antes de adquirir uma imagem.

Outro fator positivo em relação as agências de stock, é que os blogs e redes sociais são frequentemente visualizados em dispositivos móveis – o que requer a certeza de que suas imagens serão compatíveis – algo que você não é possível garantir com imagens gratuitas.

Precisa de uma ajudinha para encontrar as imagens perfeitas para o seu blog? Descubra como a pesquisa reversa de imagens pode ajudá-lo!

stockphotos.com: a solução econômica em imagens e fundos para blogs

Porque podemos dizer isso:

  • Este banco de imagens oferece um serviço de stock voltado para pequenas e médias empresas, além de pessoas físicas;
  • Todo o seu conteúdo é da mais alta qualidade e legalmente verificado;
  • Todas as imagens, ícones, fundos com textura, vídeos, vetores e faixas de áudio podem ser encontrados por meio de uma palavra chave e incluem a licença royalty-free que cobre todas as suas necessidades de publicação e mídia social.

Ciente de todos os riscos de se utilizar fotografias gratuitas e sabendo que nem todos os bancos de imagens conseguem suprir todas às necessidades de conteúdo para blogueiros, a equipe stockphotos.com criou uma solução completa para o uso de imagens profissionais em blogs. Confira dados sobre essa agência e suas excelentes ofertas!

stockphotos.com homepage

A respeito da stockphotos.com, essa agência de stock possui uma biblioteca com mais de 8 milhões de imagens profissionais prontas para download com todos os formatos de arquivo aceitáveis como JPG e PNG e qualquer tipo de uso. Todo o seu conteúdo é proveniente de uma rede de fotógrafos profissionais e devidamente autorizadas para uso comercial. Não existe nenhum segredo – em um simples botão você basta explorar toda a coleção, escolher um método de personalização de visualização nas configurações e pesquisar gratuitamente sobre qualquer tema – tudo em uma única tela ou local – e se assegurar que a agência oferece o que procura antes de adquirir qualquer plano.

stockphotos.com club easy

Club Easy

Nossos planos foram projetados pensando em todos os tipos de negócio, incluindo os de baixo orçamento. O plano Club Easy – nossa principal atração – oferece 200 downloads de imagens por ano + 100 downloads extras no primeiro ano, por apenas US$ 99,00 com o nosso código de cupom.

Esse é o plano mais vendido, pois não há limites de downloads mensais nem taxas ocultas. Outro detalhe bem importante, é que todas as imagens vêm com uma licença padrão Royalty-Free que autoriza o seu uso em blogs e todos os tipos de publicações on-line, além de diversos usos comerciais e de marketing. Você poderá usar o conteúdo oferecido sem medo, já que a licença da agência permite o uso das imagens em postagens de blogs, anúncios no Youtube e em qualquer plataforma que auxilie na promoção do seu produto ou serviço, como postagens nas redes sociais e até mesmo em impressões físicas!

www.stockphotos.com início

Club Plus & Club Ultimate

Mas, caso necessite de mais de 200 imagens, temos outras duas excelentes opções:

  • O plano Club Plus oferece 500 downloads de imagens por ano + 250 downloads extras no primeiro ano por apenas US$ 199,00.
  • A nossa outra opção, o Club Ultimate te dá 1000 downloads + 500 downloads extras no primeiro ano por apenas US$ 299,00.

Ambas as ofertas oferecem as mesmas vantagens que o Club Easy, porém com um número maior de downloads.

Pacotes de imagens on-demand

www.stockphotos.com início

Além dos planos de assinatura, temos a opção dos pacotes de imagens. Esse conteúdo, conhecido como on-demand pode ser adquirido apenas uma vez, a qualquer momento e funciona com o sistema de modelo pré-pago (sem nenhum contrato de fidelidade). Os valores iniciam a partir de US$ 12,00 para uma unidade e diminuem a medida que se adquire mais imagens chegando a custar o equivalente a apenas US$ 4,20 por imagem. Essa é a melhor opção caso precise de imagens esporádicamente ou para apenas um projeto específico.

Independentemente de quais sejam as suas necessidades de conteúdo, a stockphotos.com tem a solução, a cobertura ideal e faz o seu dinheiro render!

Se você tem um blog ou empresa e deseja começar neste mercado, estas opções seguramente são a melhor relação “preço-qualidade” que irá encontrar! Fotos profissionais, belas e super econômicas para o seu blog, é na stockphotos.com!

Perguntas Frequentes

Onde encontrar imagens de fundo?

Existem várias opções para encontrar imagens de fundo para o seu blog.
Essas são algumas das melhores agências:
1- stockphotos.com
2- Shutterstock
3- Adobe Stock
Agências com recursos de design gráfico:
Canva
Agências com ferramentas de edição de imagens:
Photoshop
GIMP
Lembre-se sempre de verificar e respeitar os direitos autorais das imagens que você escolher usar. Muitos dos bancos de imagens gratuitos oferecem imagens sob licenças Creative Commons, que geralmente exigem atribuição ao autor.
Além disso, ao usar imagens de fundo em um blog, é importante considerar a acessibilidade. Certifique-se de que o texto sobre a imagem seja legível e que a imagem não distraia excessivamente os visitantes do conteúdo principal do seu blog.

Como definir uma imagem de fundo?

Definir uma imagem de fundo em um contexto digital pode variar dependendo da aplicação específica, como um site, um documento, ou a área de trabalho do computador.
já no caso de uma imagem de fundo em um blog, dependerá da plataforma de blogging usada, mas, em geral, muitas plataformas oferecem maneiras simples de configurar uma imagem de fundo.
Uma das mais usadas é o Wordpress
1- Acesse o painel de controle do WordPress.
2- Vá para “Aparência” e selecione “Personalizar”.
3- Procure por uma opção chamada “Imagem de Fundo” ou algo semelhante.
4- Carregue a imagem que deseja usar como fundo.
5- Ajuste as configurações de exibição conforme necessário (tamanho, posição, repetição, etc.).
6- Salve as alterações.

Escolha imagens de alta qualidade e seguras para o seu blog

Saber onde encontrar conteúdo para o seu blog não é tão simples quanto parece – o seu orçamento e necessidades específicas devem ser levados em conta.

A stockphotos.com, é a maneira mais econômica de obter fotos para publicações online, pois oferece um serviço completo que visa fornecer uma galeria de imagens a preços acessíveis além de dar todas as informações e cuidar de todos os pontos importantes relacionados às licenças. Tudo o que você precisa fazer é escolher o seu conteúdo, adicioná-lo ao seu post e publicá-lo e deixar o resto com a gente!

Caso esteja interessado em outras opções, confira o nosso guia 7 melhores assinaturas de fotos de stock e atente-se as formas de utilizá-las com toda a segurança e proteção. Se mesmo assim decidir por imagens gratuitas, tenha em mente que a responsabilidade de conferir os direitos de autor e propriedade para garantir que a foto seja legal e segura para uso caberá a você. E, finalmente, se optar por outro banco de imagens, sempre leia os termos de licenciamento com atenção e certifique-se de usar as fotos de maneira correta e assim evitar problemas.

Agora que você tem tudo o que precisa, o que tá esperando para iniciar o seu blog?

Ivy Attie
Ivy Attie

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imagens
Logo
Shopping cart