Como Usar a Pesquisa do Google Imagens para Encontrar Fotos de stock

O recurso de pesquisa do Google Imagens é muito usado para localizar imagens na web. Por termos a nossa disposição esse excelente recurso, uma pergunta surge, como usar o Google Imagens para encontrar fotos de stock? Como esse mecanismo funciona? Há riscos legais em utilizá-lo?

Nesse guia passo a passo você vai descobrir tudo o que precisa para encontrar fotos de stock reais e confiáveis por meio do recurso de pesquisa de Imagens do Google.

Do básico às dicas mais avançadas – incluindo uma visão geral do que é legal fazer com as imagens que encontrar – aqui está tudo o que você precisa saber sobre o recurso de pesquisa de Imagens do Google.

Relacionado: Como comprar uma foto que você encontrou na internet e usar um de nossos cupons de desconto exclusivos, como o da Photocase, por exemplo.

Como Usar o Recurso de Pesquisa do Google Imagens

Antes de nos aprofundarmos nos detalhes, vamos aos procedimentos mais básicos para começar a usar o recurso de pesquisa de imagens do Google.

Vá para o Google Imagens e na barra de pesquisa digite o assunto da imagem que deseja ver. Em seguida, clique no ícone da lupa ou pressione “Enter” no teclado:

Botão de pesquisa do Google Imagens

Certamente, vai aparecer na sua tela milhares de resultados. Você pode clicar em uma imagem para ampliá-la e ver seus detalhes, como por exemplo, o link do site ao qual ela pertence ou o botão para compartilhar:

Google Imagens para encontrar fotos de stock

Dê atenção especial ao aviso abaixo da foto depois que ela for ampliada, que diz: “As imagens podem estar sujeitas a “copyright”. Recentemente, o Google começou a adicionar informações sobre autor, crédito e direitos autorais de uma imagem, quando disponível (por meio de metadados IPTC do arquivo de imagem), o que é muito útil para você facilmente saber quem é o proprietário da foto encontrada que você gostou.

Vamos à próxima seção.

voltar ao menu ↑

Como Evitar Riscos Legais de Baixar Fotos Gratuitas Através do Mecanismo de Pesquisa de Imagens do Google

Uma simples pesquisa no Google Imagens resulta em dezenas de milhares de fotos que muitos consideram como de alta qualidade e que estão “disponíveis para uso grátis” – mas estão mesmo?

Legalmente, não é assim que funciona. Só porque você encontrou uma imagem depois de pesquisar no Google Imagens, não significa que você pode usa-la gratuitamente.

Isso pode ser confuso, pois a forma como as imagens aparecem aqui passa a ideia que elas podem ser usadas como você quiser. No entanto, o que o Google faz é apenas extrair o conteúdo pesquisado na web e mostrar os resultados encontrados. A maior parte das coisas exibidas não pertencem ao Google e, por causa disso, você pode enfrentar problemas legais se fizer o download e usar as imagens dos resultados das pesquisas do Google Imagens. E essas questões são muito sérias! Você pode saber mais sobre isso no nosso artigo sobre os 5 perigos de usar as fotos do Google sem as permissões necessárias.

Além disso, baixar fotos online através do Google imagens não há garantia de que você receberá as fotos desejadas em alta resolução para usar em seus projetos.

Quais São os Riscos Legais de Baixar Imagens do Mecanismo de Pesquisa do Google Imagens?

Existem muitos problemas potencialmente legais que podem surgir do uso de imagens sobre as quais você não tem os direitos. Mesmo que sejam arquivos digitais, fotos, ilustrações, clipart e imagens vetoriais que aparecem na pesquisa do Google Imagens, elas são propriedade de alguém e, portanto, estão protegidas por leis de copyright. Baixá-las gratuitamente para usar em seus próprios gráficos comerciais, mídias sociais, postagens de blog, fins de marketing de conteúdo ou outros projetos é equivalente a roubar um produto físico.

Além disso, você pode enfrentar problemas porque não tem uma autorização dos indivíduos mostrados na imagem. Usar a imagem deles em seus projetos sem permissão ou licença de uso comercial adequada é ilegal e, portanto, passível de punição pela prática inadequada.

Você pode evitar esses riscos legais evitando baixar imagens do recurso de pesquisa do Google Imagens. Em vez disso, considere estas dicas para usar esta ferramenta de forma mais adequada:

  • Coloque um “Pin” nas imagens do Google. Você pode criar um painel no Pinterest para salvar fotos ou imagens de que gosta como inspiração para seus próprios projetos. Posteriormente, ensinaremos como realizar uma pesquisa reversa de imagens para que você possa rastrear a fonte original de algum Pin que você adora ou encontrar imagens semelhantes a ele. Para colocar um “Pin” nas imagens que você deseja consultar posteriormente na pesquisa do Google imagens, baixe o botão do navegador do Pinterest.
  • Suponha que as imagens estão sempre protegidas por copyright. Será melhor para as empresas e para os criadores originais do mundo todo se começarmos a tratar a violação de copyright com a mesma seriedade com que tratamos o furto em lojas – porque é isso o que de fato acontece. Sempre presuma que uma imagem no Google Imagens está protegida e, então você terá uma noção melhor do que pode legalmente fazer com ela.
  • Escolha boas imagens e apoie um bom trabalho. Artistas, fotógrafos e outros ganham a vida com seu trabalho. Em vez de se perguntar o que você pode obter de graça, pense no que você pode fazer para apoiar outros criativos enquanto trabalha em seus próprios projetos.
  • Saiba mais sobre as opções de fotografia de stock acessíveis. Você pode se sentir pressionado a baixar fotos gratuitas do mecanismo de pesquisa do Google Imagens porque acredita que a fotografias das agências de stock são muito caras mas, acredite: existem opções de fotografias de stock premium para todos os orçamentos!
voltar ao menu ↑

Utilize a Ferramenta de Pesquisa do Google Imagens para Encontrar Fotos de Stock

Se por um lado muitas vezes se torna ilegal baixar fotos diretamente da pesquisa do Google Imagens porque ela não mostra apenas fotos de domínio público, por outro lado você pode usar o mecanismo de pesquisa para encontrar imagens e depois ser direcionado para comprá-las diretamente das agências de fotos de stock.

O Google Imagens torna isso possível por oferecer uma ferramenta de pesquisa visual avançada. Para acessá-la, clique em “Ferramentas” depois de fazer sua pesquisa inicial no Google Imagens:

Google Imagens para encontrar fotos de stock

Várias opções aparecerão para filtrar o conjunto de imagens que você vê, por exemplo:

  • Tamanho: selecione “Grande”, “Médio”, “Ícone” ou escolha mostrar apenas imagens “maiores do que” um tamanho específico ou selecione “Exatamente…”.  Todos esses são tamanhos personalizados para encontrar o que deseja..
  • Cor: escolha ver apenas imagens coloridas, preto e branco, designs transparentes ou imagens que contenham uma determinada cor predominante.
  • Direitos de uso: restrinja sua pesquisa a apenas imagens marcadas para um uso específico. Lembre-se, se uma imagem não especifica o uso, isso não significa que você pode usá-la gratuitamente.
  • Tipo: permite que você veja apenas imagens de “Rostos”, “Clip art,” “Ilustrações”, “Desenhos traçados” ou “Animações”.
  • Tempo: filtre as imagens que foram postadas em um período específico, como por exemplo, “semana passada”.
  • Mais ferramentas: exibe a opção “Mostrar Tamanhos”, o que faz com que cada tamanho de imagem apareça em seu respectivo canto inferior esquerdo.
  • Limpar: Selecione esta opção para remover todos os recursos da ferramenta de sua pesquisa.
  • Pesquisar por tipo de arquivo: Se você deseja ver apenas JPG, PNG, GIF ou outro tipo de arquivo de imagem, clique na opção tipo de arquivo e digite qual formato você deseja. Por exemplo: se você deseja ver apenas arquivos PNG, acesse a opção “tipo de arquivo” e então digite png na barra de pesquisa. Você pode selecionar ou deselecionar essa opção “tipo de arquivo” e, ao fazer isso, você pode inserir diferentes tipos de arquivos à sua barra de ferramentas:

How to find Search by file type

voltar ao menu ↑

Filtrar Imagens de Stock Gratuitas em Baixa Qualidade

Existem agências de fotos de stock que disponibilizam imagens gratuitas que você pode usar, mas cuidado, pois as opções de qualidade e tamanho delas são limitadas. Você também deve ter muito cuidado ao usá-las com a licença gratuita sob a qual são fornecidas, pois nem sempre incluem o uso comercial.

Para filtrar as opções gratuitas de fotos de stock em baixa qualidade que aparecem na sua Pesquisa do Google Imagens, copie e cole a seguinte sequência após o seu termo de pesquisa na barra de pesquisa:

-pixabay -unsplash -pexels

Se houver qualquer outro termo que você deseja excluir de sua pesquisa, basta adicionar o símbolo de menos (-) na frente dele.

Por exemplo, se você quiser ver imagens de jogadores de beisebol que não estão lançando uma bola, basta digitar “jogador beisebol -lançando” no mecanismo de busca do Google Imagens.

voltar ao menu ↑

Como Usar a Pesquisa Avançada para Encontrar Fotos de Stock Acessíveis e de Fontes Confiáveis

Se você deseja ver imagens apenas de sites de fotos de stock confiáveis, poderá usar os recursos da pesquisa avançada do Google para que isso aconteça.

Antes de entrarmos nos detalhes de como isso funciona, vamos falar sobre fontes de fotos de stock confiáveis para usar quando você estiver com seu orçamento limitado.

Quais São as Fontes de Fotos de Stock Mais Acessíveis e Confiáveis?

Existem muitas fontes de fotos de stock na web e, mesmo assim, algumas delas são caras. Mas se você souber onde procurar, poderá obter todas as fotos de stock de alta qualidade de que precisa por um ótimo preço.

Aqui estão algumas das melhores e mais acessíveis fontes de fotografia de stock:

Stock Photo Secrets – Um Clube Anual Muito Acessível.StockPhotoSecrets-Logo

Se você deseja uma assinatura anual por um preço acessível por uma coleção de milhões de fotos em alta resolução e qualidade, você não precisa procurar mais! Você tem a opção do 99Club da Stock Photo Secrets Shop. Por apenas US$ 99,00 você obtém 200 downloads XXL durante todo o ano, o que custa menos de US$ 0,50 centavos por imagem – um preço que você não encontrará em nenhum outro lugar.

Também há planos mensais e pacotes de imagens disponíveis se você precisar de imagens de stock para um projeto único ou se 200 fotos não forem suficientes.

Encontrar imagens excelentes para usar em seus projetos é “mamão com açúcar” graças ao recurso de pesquisa da Stock Photo Secrets, que você pode experimentar aqui e agora:

Saiba mais sobre esta agência em nossa análise completa da Stock Photo Secrets.

E não perca o plano exclusivo 99club para obter o melhor custo benefício!

Photocase – Fotos Únicas em um Ótimo Orçamento

Logo PhotocaseA Photocase é uma agência de fotografias alemã que se orgulha de possuir dentro de suas coleções fotos de stock que são realistas, naturais e, ao contrário das fotografias tradicionais, imagens não “artificiais”. Suas fotos são altamente criativas e originais e que você não encontrará em nenhum outro lugar – uma ótima opção se você quiser fotos de stock que sejam diferentes e exclusivas.

A melhor oferta para fotos está na compra de um pacote de crédito, que começa em US$ 55,00. Não deixe de pegar esta oferta de 5 créditos GRÁTIS e 10% de desconto na sua primeira compra na Photocase.

Descubra imagens de stock exclusivas, prontas para baixar e usar com segurança através da barra de pesquisa da Photocase logo abaixo:

Quer saber mais sobre a Photocase antes de comprar? Confira nossa análise completa da Photocase.

E não esqueça de resgatar seu cupom especial Photocase com 5 imagens grátis + 10% de desconto em suas compras!

Shutterstock – Uma Agência Bem Conhecida e com Opções Acessíveis

Logo shutterstockA reputação da Shutterstock por imagens de alta qualidade e preços baixos a torna uma das fontes de fotos de stock mais confiáveis do mercado. A agência possui uma coleção de quase 100 milhões de imagens royalty free para a livre escolha. Então, não importa quais sejam as imagens que você esteja procurando, com certeza vai encontrá-las na Shutterstock.

Os pacotes de imagens pré-pagos iniciam em US$ 29,00 para duas imagens, mas se você quiser algo mais acessível, você pode assinar um plano anual a partir de US$ 29,00 por mês para 10 imagens.

Faça a prova e veja como o catálogo da Shutterstock é variado e rico. Procure agora as imagens desejadas utilizando o mecanismo de pesquisa da Shutterstock:

Além disso, você pode obter uma economia extra de 15% com nosso cupom de desconto exclusivo e saber mais sobre a Shutterstock nesta análise detalhada.

iStock – Excelente Variedade e Faixa de Preço

Logo iStockUma ramificação da Getty Images, a iStock tem uma ótima reputação de excelente qualidade e variedade e uma ótima faixa de preço.

Você pode comprar apenas alguns créditos ou imagens se precisar para um projeto específico, que começa em US$ 11,00 para uma imagem de três créditos. Para uma opção mais acessível, você pode assinar a partir de US$ 29,00 por mês para dez imagens da coleção “Essential” ou US$ 70,00 por mês para baixar dez imagens de qualquer uma de suas bibliotecas.

Não perca tempo procurando as fotos perfeitas para o seu projeto na iStock, basta usar a ferramenta de pesquisa abaixo:

Você pode economizar ainda mais nesta agência de fotos de stock com este cupom de desconto exclusivo.

Saiba mais sobre a iStock em nossa análise detalhada.

Usando a Pesquisa Avançada para Ver Apenas Fotos de Stock de Fontes Confiáveis

Em vez de você acessar os sites das agências de fotografias de stock um por um para pesquisar imagens, você pode usar a pesquisa do Google Imagens e aparecerá no resultado todas as imagens de todas as agências mencionadas – tudo de uma só vez.

Para acessar o recurso de pesquisa avançada, vá para o Google Imagens e digite sua consulta na barra de pesquisa. Selecione “Configurações” e clique em “Pesquisa avançada:”

Onde encontrar o recurso de pesquisa avançada

Localize o campo que diz “qualquer uma destas palavras:”

Como definir filtros para imagens de agências de stock

Copie e cole a seguinte sequência neste campo para ver somente imagens das agências de foto de stock renomadas: StockPhotoSecrets Photocase iStock Shutterstock

Em seguida, role para baixo e selecione “Pesquisa avançada”. Seus resultados mostrarão somente imagens de agências de fotos de stock que você pode confiar:

Como usar a pesquisa avançada para mostrar imagens de agências de stock

Não se esqueça de usar nossos cupons de desconto exclusivos ao comprar uma imagem de stock que você encontrou através do recurso de pesquisa do Google imagens.

voltar ao menu ↑

Usando a Pesquisa Reversa de Imagens para Encontrar a Fonte de uma Foto

Se você adorou uma imagem que encontrou na web, por meio do Pinterest, em um blog ou artigo, ou em qualquer outro lugar, você pode usar o recurso de pesquisa reversa de imagens para rastrear sua origem.

Funciona assim:

Baixe a imagem que deseja pesquisar clicando com o botão direito do mouse ou mousepad e selecionando “salvar imagem”:

Como salvar imagem para usar a pesquisa reversa

(Lembre-se de que o objetivo de baixar a imagem é encontrar sua fonte e comprá-la (essa ou outra imagem semelhante) de um banco de imagens confiável, e não usá-la gratuitamente).

Depois, vá para o Google Imagens e selecione o ícone da câmera:

Como fazer upload de imagens para pesquisa reversa do Google imagens

Em seguida, escolha “fazer upload de uma imagem” e selecione “escolher arquivo” para fazer o upload da imagem que deseja usar a pesquisa reversa:

Como fazer upload de imagens para pesquisa reversa de imagens

O Google preencherá automaticamente uma galeria de imagens visualmente semelhantes e todas as páginas da web com essa exata imagem. Você pode navegar para encontrar o site oficial da agência de stock de onde a imagem veio, e onde ela foi postada pela primeira vez.

voltar ao menu ↑

Como Usar a Pesquisa do Google Imagens em Dispositivos Móveis

Você também pode usar o recurso de pesquisa de imagens do Google em seu dispositivo móvel para encontrar facilmente fotos de stock de algum banco de imagens, não importa qual seja. Basta abrir o mecanismo de pesquisa de sua escolha e digitar “Google Imagens” e clicar nas primeiras opções que aparecem:

How to use Google Images search on mobile

Após sua consulta inicial, adicione a seguinte sequência para ver somente fotos de stock de fontes confiáveis:

+ StockPhotoSecrets or Photocase or iStock or Shutterstock StockPhotoSecrets ou Photocase ou iStock ou Shutterstock

Agora, sua pesquisa mostrará somente imagens disponíveis para compra em agências de fotos de stock que você pode confiar:

voltar ao menu ↑

Use a Pesquisa do Google Imagens para Encontrar Fotos de Stock de Qualidade

Esperamos que você tenha tido um melhor entendimento sobre como funciona a pesquisa do Google Imagens e como pode usá-la para encontrar ótimas fotos de stock para usar em seus projetos.

Embora você possa usá-lo como uma ferramenta para pesquisar várias fontes de fotos de stock ao mesmo tempo, lembre-se de que o Google de fato não é o proprietário dos resultados exibidos a você. Portanto, se você fizer o download de algo e usá-lo em um projeto comercial, poderá ter muitos problemas jurídicos e e legais por isso.

Você estará mais seguro se sempre presumir que as imagens encontradas por meio da pesquisa do Google Imagens estão protegidas por Copyright e, se você não adquiriu uma licença comercial, não tem os direitos de uso dessa imagem.

A Stock Photo Secrets, Photocase, Shutterstock e iStock são todas fontes confiáveis e acessíveis de fotografia de stock – e não se esqueça de aproveitar descontos exclusivos na compra de créditos de imagens, planos mensais ou anuais.

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário