Guia Completo: Como Usar Fotos de Bancos de Imagens em Seu Negócio

Uma vez que você descobre fotos de bancos de imagens (acervo) ou fotos sem royalties (livre de direitos autorais), você encontra um novo mundo com muitas possibilidades criativas para explorar a favor de seu negócio, marca ou projeto. Ao comprar fotos de bancos de imagens, você pode obter um impacto visual maior em seus projetos, sem gastar muito. Você pode encontrar ótimas fotos em alta resolução a preços baixíssimos na Loja StockPhotoSecrets! Descubra também os melhores bancos de imagens economicas aqui.

As vezes, usar fotos de bancos de imagens pode ser um pouco confuso no começo. Aqui vamos ajudá-lo a esclarecer todas as suas dúvidas.

É muito bom saber que, por apenas alguns centavos, você pode obter fotos profissionais de alta qualidade para usar em sua empresa. E certamente milhares de ideias vêm à sua mente para desenvolver com elas: o design do seu site, o logotipo da sua marca, as entradas do seu blog, seus panfletos e folhetos, seus anúncios, os cartazes e decoração de sua loja ou escritório, canecas de café como brinde para sua empresa, camisetas para presentear seus clientes, impressões em produtos para vender, etc … Mas, surge uma dúvida: é permitido usar fotos de bancos de imagens para todos esses fins?

A resposta é: não pode ser usado para todos os fins porque alguns exigem uma licença especial. Então, como saber a melhor maneira de usar as fotos royalty-free que você adquire em um banco de imagens? Aqui nós explicamos para você!

Fotos de Stock com Licença Royalty-Free (Livre de Direitos Autorais)

Antes de iniciarmos, há um ponto muito importante que você precisa ter em mente: cada banco de imagens tem seus próprios termos de uso para as licenças que eles oferecem, e você deve ler atentamente o contrato de licença do banco usado para ter certeza de que compreende os direitos que lhe foram concedidos nas fotos, bem como as restrições que se aplicam, e também para corroborar que o uso que você deseja dar às imagens é coberto pela licença obtida.

No entanto, a maioria dos bancos de imagens sérios e confiáveis que oferecem fotos econômicas o fazem sob a Licença Royalty Free. E, embora cada um deles tenham particularidades em seus termos de uso, a licença, de um modo geral, tem uma estrutura básica que é comum a quase todos eles.

Aqui, explicaremos como usar fotos de acervo em seu trabalho ou em seu negócio com base nesses direitos de uso comuns a todos os bancos. Lembre-se: você deve sempre ler o contrato de licença completo da agência que você usa!

Guia Geral para Uso de Fotografias

1. Licença Livre de Direitos Autorais

As fotos econômicas de bancos de imagens geralmente vêm com uma licença Royalty free, que permite usá-las legalmente e com segurança em seus projetos, a um custo muito baixo. Para saber mais sobre as fotos e onde comprá-las, recomendamos que você leia o nosso guia sobre Os Melhores e Mais Econômicos  Bancos de Imagens.

A licença livre de direitos autorais adicionais é uma das melhores não só pelo seu preço super acessível (você pode comprar fotos entre US $ 1 e US $ 20 cada, e até por menos de US $ 0,30 com uma assinatura), mas pela grande flexibilidade nos direitos de uso que lhe oferece.

Quando você compra uma licença livre de direitos autorais adicionais em uma foto, você adquire o direito de usá-la em projetos para fins pessoais, comerciais e/ou editoriais sem limite de tempo ou restrição geográfica. Além disso, esta licença cobre o uso repetido da imagem em vários projetos diferentes, sejam eles simultâneos ou consecutivos. Tudo isso é possível pagando apenas uma única taxa fixa e sem a necessidade de pagar direitos ou qualquer custo extra.

Esta é uma das opções mais conhecidas: você paga apenas uma vez e pode usar uma foto profissional e em alta resolução nos mais diversos projetos, quantas vezes quiser, e onde desejar.

2. Licença Padrão

Outro ponto muito importante a saber é que a licença livre de direitos autorais possui duas opções. A principal é conhecida como Licença Padrão. Em quase todos os bancos de imagens, essa é a licença padrão que acompanha todas as fotos, e os principais preços anunciados correspondem a ela. Veja aqui uma lista de bancos de imagens econômicos que oferecem licenças Livre de Direitos Autorais.

A licença padrão oferece todos os direitos mencionados acima, porém há duas restrições pequenas, mas muito importantes:

  • Limite de cópias: Embora você possa usar as fotos por quanto tempo quiser e em quantos projetos desejar, há um limite para o número de cópias impressas ou reproduções digitais que você pode fazer da imagem. Em geral, esse limite é bastante amplo, em torno de 500.000 cópias.
  • Produtos para revenda: Embora você possa usar as fotos para fins comerciais, elas se referem a projetos vinculados a uma atividade comercial ou lucrativa e não para vendas diretas. A licença padrão proíbe o uso de fotos em projetos aplicados a produtos que você irá vender ou redistribuir diretamente (isso NÃO se aplica quando você é um designer contratado para desenvolver um projeto, ou quando você cria algo para depois vendê-lo a um único cliente, mas falaremos sobre isso depois).

3. Licença Estendida

Os bancos de imagens também oferecem uma maneira de contornar as limitações da licença padrão, embora com um custo extra: a licença estendida. Isso dá a você todos os direitos da licenca anterior, mas adiciona cópias ilimitadas e o direito de usar fotos em produtos para revenda.

Em quase todas as agências, a licença Estendida vem na forma de um “pacote” incluindo esses outros direitos extras necessários. Cada direito adicional é cobrado na forma de licença Estendida separada, o que pode aumentar o custo final da imagem dependendo das suas intenções de uso.

Há também uma boa opção nesses direitos estendidos, como a que permite que você adicione mais pessoas à mesma conta de usuário, possibilitando que eles baixem e trabalhem com as fotos juntos no mesmo projeto ou ao mesmo tempo.

Você pode obter fotos de acervos com licença estendida a preços muito razoáveis nos Melhores Bancos de Imagens Econômicas.

4. Termos e Restrições Gerais

Existem algumas restrições na licença livre de direitos autorais que não podem ser modificadas. Embora não sejam muitas, essas restrições são baseadas em um senso comum e você precisa conhecê-las bem para saber como usá-las, evitando problemas futuros.

  • Uso Sensível: É proibido o uso de fotos em projetos que se referem a questões consideradas sensíveis para a sociedade ou as influenciem, como violência, racismo, discriminação, atividades criminosas ou ilegais, etc.
  • Conotação Negativa: se refere a fotos de pessoas ou situações que podem resultar em conotação negativa ou indesejada por parte do(s) modelo(s), por exemplo, doenças graves, vícios, ideologia política, sexualidade, entre outros.
  • Direcionar ou incentivar a promoção de produtos ou serviços: Não é permitido usar fotos de bancos de imagens que incluam modelos de uma forma que pareçam estar diretamente promovendo ou recomendando certo produto ou serviço. Você pode usar a foto de uma mulher para promover uma loja de roupas, mas não pode adicionar uma frase ou dar a entender que ela adora fazer compras nessa loja, por exemplo.

Portanto, leve em conta que você nunca pode usar fotos de bancos de imagens dessa forma. Isso vale praticamente para todos os bancos de imagens, e você pode enfrentar problemas legais se o fizer.

Tenha em mente que o uso sensível está amplamente sujeito a interpretação. Portanto, você deve consultar um consultor jurídico e a equipe do banco de imagens antes de usar uma foto para tais finalidades.

Designers Gráficos Freelancers e Fotos de Bancos de Imagens: Como usá-los?

Aqui está uma pergunta que confunde muitos. Depois de saber que a licença padrão não permite que você use fotos de bancos de imagens em projetos para venda direta, designers freelancers e até mesmo clientes começam a se perguntar se é legal usar uma foto de um banco de imagens em um projeto criado por um designer gráfico e depois utlizada por um cliente.

A proibição sobre os produtos para revenda refere-se à produção de várias cópias do mesmo desenho (por exemplo, a impressão em camisetas), e não em um projeto único encomendado por um cliente.

Por um lado, o contrato assinado entre o designer freelance e o cliente ao iniciar um projeto, garante que o cliente será o usuário final do projeto. Por outro lado, os bancos de imagens permitem que as fotos sejam usadas em um único projeto e para apenas um cliente.

No entanto, para ficarem tranquilos, você pode pedir ao seu cliente para fazer o download das fotos que deseja usar no projeto, ou que os dois adquiram uma licença para a foto usada, garantindo que ambos estejam cobertos no uso dessa imagem.

Fotos de Bancos de Imagens para Meu Negócio

Bem, agora que você é um conhecedor das fotos e suas licenças, vamos ao assunto. A maioria de vocês que está lendo, vai querer usar fotos econômicas em diferentes elementos visuais para o seu negócio, não é? E estão fazendo certo! Fotos profissionais e de boa qualidade fazem toda a diferença ao apresentar sua empresa e seus produtos para o mundo.

Desde que você compre fotos com licença livre de royalties para uso comercial, você pode usar as imagens em todo tipo projeto relacionado à sua atividade lucrativa. As fotos marcadas para uso comercial foram verificadas pelo banco de imagens para essa finalidade, para que você possa usá-las com tranquilidade.

Em que tipo de projetos? A lista é longa, mas as principais são:

  • Marketing e promoção: anúncios publicitários, folhetos, informativos, etc.
  • Identidade de marca e imagem corporativa: web design, cartazes, papéis de parede, decoração de lojas, escritórios, etc.
  • Material de apoio: apresentações de negócios, cartões, etc.
  • Uso pessoal: protetor de tela, papel de parede, etc.

Para todos esses usos, valerá a pena a licença Padrão. Assim, você não terá que gastar muito para obter as fotos desejadas. Claro, você deve prestar atenção ao limite de cópias ou reproduções digitais. Por exemplo: um cartão comemorativo ou de agradecimento para todos os membros da sua equipe está dentro dos termos, mas se você distribuir mais de 500.000 unidades, precisará de uma licença Estendida, mesmo que os cartões não sejam vendidos.

Fotos de Bancos de Imagens para Meus Produtos de Revenda

Se sua intenção era usar uma foto de banco de imagens como parte de um design de um produto para que você possa vender, não desanime. Como explicamos anteriormente, é possível conseguir isso obtendo uma licença Estendida (que tem um valor um pouco mais alto).

Com uma licença estendida, você pode usar a imagem em uma grande variedade de produtos para venda ou revenda. As possibilidades são muitas, mas aqui estão algumas das mais comuns:

  • Camisetas, bonés e outras peças de vestuário
  • Canecas, copos, pratos e outros objetos úteis
  • Cartazes, cartões postais, cartões comemorativos, etc. (impressos e digitais)
  • Papéis de parede, apostilas, etc. (impressos e digitais)
  • Embalagens de produtos

Como você pode ver, há muitas maneiras de usar fotos de forma criativa que farão você ganhar dinheiro. Embora a licença Estendida tenha um custo um pouco mais alto do que a licença Padrão, o seu valor é único: você paga apenas uma vez e obtém por um longo tempo.

Use Fotos de Bancos de Imagens Econômicas de Forma Segura e Saia Ganhando

Agora que você sabe tudo sobre como usar fotos de bancos de imagens de forma legal em seus projetos, você poderá explorar todos os benefícios que esse recurso oferece, sem correr riscos.

As fotos de bancos de imagens econômicas permitem que você use fotografia profissional e de alta qualidade em seus projetos, a um custo muito baixo e com flexibilidade de uso.

Você não precisará mais decidir entre gastar muito dinheiro contratando  fotógrafos ou usar conteúdo sem impacto visual. Agora você pode obter material visual de qualidade profissional, com fotos atuais e em alta resolução, sem gastar muito!

Se você deseja comprar fotos hoje mesmo, não deixe de ler o nosso guia dos Melhores Bancos de Imagens Econômicas analisados. Também recomendamos que visite nossa seção de Agências, onde encontrará análises detalhadas dos bancos de imagens mais econômicos e relevantes do mercado. E se você quiser economizar mais, não perca a nossa seção de Ofertas com descontos exclusivos.

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Ficaremos felizes em ouvir seus pensamentos

      DEIXE UMA RESPOSTA