Fim da Fotolia em 2019: Membros já podem migrar para a Adobe Stock

A notícia é a seguinte: a Adobe está encerrando os trabalhos da Fotolia definitivamente daqui um ano. A agência de fotografia de renome vem operando em seu próprio site desde 2005, mesmo após ter sido adquirida pela Adobe no final de 2014. Porém, será oficialmente fechada em novembro de 2019.

A empresa já está convidando os clientes da Fotolia a migrarem para a Adobe Stock, o serviço de banco mídia inicialmente criado sobre a base da biblioteca da Fotolia e totalmente integrado à plataforma Creative Cloud, através de transferências de conta sujeitas a elegibilidade.

Abaixo segue mais detalhes sobre essa mudança e o que isso significa para os clientes!

MIGRAR AGORA PARA A ADOBE STOCK

Clique aqui para iniciar sua transferência imediatamente – ou clique aqui se quiser saber mais!

Quando a Fotolia está Encerrando os Trabalhos e Por Quê

Fim da Fotolia em 2019: Membros já podem migrar para a Adobe Stock 1Conforme divulgado, a Fotolia encerra seus trabalhos oficialmente em 5 de novembro de 2019, após 14 anos de atividade, sendo os últimos 3 sob a supervisão da Adobe. E esta notícia não é surpresa para a maioria dos membros da indústria da fotografia, incluindo eu.

Após a aquisição da Fotolia pela Adobe em dezembro de 2014, a gigante do software passou a lançar o serviço Adobe Stock em 2015, um serviço de banco de imagem que funciona de forma autônoma e que está integrado à plataforma Creative Cloud.

Ficou evidente desde o início que a empresa estava concentrando seus esforços neste produto. Embora a biblioteca da Fotolia fosse a base do catálogo inicial da Adobe Stock, logo ela criou seu próprio portal do colaborador com o fim de obter conteúdo diretamente dos artistas. A Adobe Stock tem constantemente atualizado e adicionando vantagens ao seu serviço, que acabou superando amplamente a Fotolia.

Esses fatos fizeram muitos de nós acreditar que esses seriam alguns dos motivos para que o fechamento da Fotolia provavelmente acontecesse, um pensamento que parece coincidir com as palavras da empresa sobre as razões do futuro encerramento permanente: “A Adobe Stock é um mercado líder e abrangente para os recursos criativos digitais. Dado nosso progresso, fecharemos a Fotolia em 5 de novembro de 2019”.

Fim da Fotolia em 2019: Membros já podem migrar para a Adobe Stock 2

O Que há na Adobe Stock para os Clientes?

Fim da Fotolia em 2019: Membros já podem migrar para a Adobe Stock 3A Adobe Stock oferece um produto muito completo, de alto valor para os compradores de fotos e especialmente para designers e criativos. Ele é totalmente integrado ao Creative Cloud, o que significa que você pode trabalhar com a mídia desejada de nosso acervo de forma integrada e melhorar significativamente seu fluxo de trabalho se usar aplicativos da Creative Cloud, como o Photoshop CC ou o Illustrator CC.

Além disso, ela tem diferentes tipos de mídia disponíveis, que inclui modelos 3D, modelos gráficos, vídeos em alta definição, imagens editoriais, vetores e coleções de fotografias premium à preços de acervos regulares. Todos estes são licenciados sob o modelo Royalty-free e com preços muito convenientes para assinaturas e pacotes de crédito.

Algumas das atualizações mais recentes do serviço incluem um mecanismo de pesquisa com tecnologia AI (Inteligência Artificial) e, mais recentemente, um recurso de pré-visualização na edição de fotos instantaneamente para uso em mídias sociais.

Se você deseja saber mais detalhes sobre este serviço, seus preços, seus termos de licenciamento e como obter 10 imagens gratuitas em um mês, confira nossa análise completa da Adobe Stock!

Como Transferir Contas de Membros da Fotolia para a Adobe Stock

Se você é um cliente ativo da Fotolia, a Adobe Stock está oferecendo a oportunidade de transferir ou migrar sua conta e converter seus créditos ou downloads. No entanto, isso não é válido para todos os clientes: os membros qualificados para a migração são aqueles que possuem contas individuais com assinaturas mensais ou pacotes de crédito.

MIGRAR AGORA PARA A ADOBE STOCK

Clique aqui para iniciar sua transferência imediatamente – ou clique aqui para saber mais!

Fim da Fotolia em 2019: Membros já podem migrar para a Adobe Stock 4

Membros de contas conjuntas, assinantes de assinaturas diárias e clientes de API infelizmente não podem ser transferidos para a Adobe Stock, mas têm a oportunidade de entrar em contato diretamente com o suporte para e verificar quais são suas opções.

Se você for um membro autorizado, verá um banner na sua conta de membro Fotolia oferecendo a opção de mudar para a Adobe Stock. Você pode optar entre uma transferência ou migração completa: a diferença é que a primeira opção vai transferindo os créditos ativos do seu plano Fotolia para a Adobe Stock até que ele expire ou o site feche, e a última converte seu plano atual até o período mensal expirar e, após isso, você pode comprar um plano diretamente na Adobe.

Fim da Fotolia em 2019: Membros já podem migrar para a Adobe Stock 5

Em todos os casos, a taxa de conversão é a seguinte:

  • 5 créditos Fotolia = 1 Crédito da Adobe Stock (números ímpares são arredondados para cima em benefício do cliente)
  • 1 Download da Fotolia = 2 downloads da Adobe stock

Esses créditos e downloads são válidos por um ano a partir da data da transferência (ou até que seu período mensal seja finalizado). O que é útil é que todas as suas informações serão transferidas junto: lightboxes, histórico de compras e faturas, histórico de downloads, etc.

O processo leva apenas alguns minutos e a única coisa que você precisa fazer é clicar aqui e fazer o login com seus dados da Fotolia!

Veja as perguntas frequentes (FAQ) atualizadas sobre o encerramento da Fotolia, ou se preferir pode clicar aqui e obter todas as informações utilizando seu login.

Migre para a Adobe Stock e Obtenha Grandes Vantagens neste Banco de Imagens

A melhor decisão que você pode tomar se estiver pensando em continuar utilizando um serviço de banco de imagens e obtendo vantagens é migrar para a Adobe Stock, pois você não perde nenhum download ou crédito que já pagou e também mantém as imagens que você já adquiriu, utilizou ou baixou. Além disso, a Adobe Stock oferece um alto valor em seu acervo de mídia.

No entanto, a migração não é uma obrigação. Caso não queira fazer isso, apenas tenha em mente que a Fotolia só estará disponível por mais um ano. Então, planeje suas compras no site e evite desperdício de dinheiro.

Decidiu migrar? Visite a Adobe Stock agora mesmo e mova sua conta Fotolia antes do encerramento!

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Ficaremos felizes em ouvir seus pensamentos

DEIXE UMA RESPOSTA