Vídeos de stock, são um ótimo recurso para criadores de conteúdo, produtores e cinegrafistas que dependem de filmagens para os seus projetos e ao mesmo tempo querem economizar tempo e custos em suas produções.
Se você é um profissional de produção de vídeo, marketing, audiovisual ou atua em áreas relacionadas, provavelmente já ouviu esse termo. Caso nunca tenha ouvido falar e pense que vídeos de stock é uma novidade, podemos garantir que eles são usados principalmente nas produções audiovisuais da TV, cinema, Internet e marketing.
Mas, o que realmente é vídeos de stock? Como você pode usá-los para melhorar as suas criações e projetos de design?
O que é vídeos de stock?
Stock footage, também conhecido como vídeos de stock ou b-roll, é um termo usado para um trecho de conteúdo em vídeo, geralmente um videoclipe ou uma tomada – que normalmente tem a duração de 1 minuto – inserido em uma produção de vídeo maior e que não faz parte da filmagem principal.
Esses vídeos curtos podem ser “takes” ou tomadas de outros projetos e salvos como arquivos. Recentemente, muitos artistas estão fazendo essas tomadas e depois vendendo os direitos de reprodução a outros criadores para que sejam utilizadas em produções maiores.
O método de gravação desses artistas cobre uma perspectiva bem ampla, ou seja, os clipes são salvos de uma forma que podem se encaixar em uma diversidade de conceitos e estilos. O mesmo serve para as licenças de uso desse material e tipos de projetos – isso é filmagem de stock.
Onde posso usar um vídeo ou filmagem de stock?
Alguns produtores costumam chamar esses vídeos de “b-roll”, considerando essas tomadas como secundárias, porém ainda necessárias para o fluxo e narrativa do projeto.
Note onde você pode usar vídeos de stock a partir desse exemplo prático. Imagine que tenha que contar uma história sobre Veneza em um vídeo gravado na sua casa ou escritório. Como já sabemos que toda memória é visual, para o seu vídeo ficar mais interessante, terá que mostrar imagens da icônica Veneza por adicionar um vídeo curto com tomadas do local – isso ajuda a contextualizar todo o enredo. É aí que entra um vídeo de stock! Em vez de contratar uma equipe para filmar essa cena “b-roll” – o que seria muito mais caro – você pode adquirir uma dessas filmagens com cenas de Veneza e incluí-la em seu corte. Muito mais simples, mais econômico e mais rápido.
É assim que os produtores usam vídeos de stock. Na TV, documentários, anúncios, redes sociais e campanhas publicitárias, eles estão em todo o lugar e você nem se dá conta!
Sabe essas introduções dos programas de TV, novelas ou da sua série favorita? Elas são produzidas com vídeos de stock. O mesmo acontece com as tomadas aéreas dos documentários ou programas de viagem que você assiste regularmente.
Após essas informações, muito provavelmente você ficou confuso sobre quem produziu esse material, pois os vídeos passados nesses programas são da mais alta qualidade . É exatamente esse o objetivo das filmagens de stock, causar uma grande impressão e se encaixar perfeitamente nas suas criações e corte final!
É por isso, que os vídeos de stock são uma ótima maneira de economizar tempo, custos e recursos nos seus “takes” secundários ou na hora de dar um “plus” na sua produção final. Ficou interessado em como usar esses recursos em seus projetos? Saiba mais!
Como adquirir vídeos de stock
Você pode adquirir vídeos de stock facilmente em um banco de imagens. Algumas agências de stock e microstock incluem essas filmagens em seus pacotes, junto com fotos e outros tipos de mídia. Já outras, são especializadas e vendem especificamente esse tipo de conteúdo.
Independentemente do banco de imagens escolhido, você pesquisa pelo assunto, encontra o vídeo de stock perfeito e o adquire junto com a licença apropriada. Quando falamos sobre a aquisição de uma filmagem, não estamos dizendo que o vídeo será seu para sempre. O que você na realidade adquire, são os direitos de usá-lo em seus projetos. Por isso, é muito importante selecionar o tipo de licença apropriada para o uso pretendido antes da compra. A maioria das agências de vídeos de stock tem preços super em conta e fornecem licenças Royalty Free e Rights Managed para esses vídeos.
Escolha a licença mais apropriada
Vídeos royalty free, geralmente são a escolha popular. Este tipo de licença concede direitos (não exclusivos) para usar a filmagem das mais variadas formas e perpetuamente. Esse direito de uso, é dado por meio de um pagamento único e fixo.
Por se tratar de uma não exclusividade, qualquer pessoa pode adquirir a mesma licença e usar o mesmo vídeo da forma que lhe for mais conveniente. Os preços de uma licença Royalty Free, além de serem fixos, são super acessíveis.
A licença royalty free, vem predefinida e não pode ser personalizada. Se deseja obter direitos que excedam os já predefinidos nos termos, precisará adquirir uma licença ampliada que geralmente tem um valor mais elevado.
A licença Shutterstock, é uma ótima referência no mercado Royalty Free, tanto para a padrão quanto a ampliada. Para informações mais detalhadas sobre como a agência lida com as suas licenças, confira o nosso guia das licença de vídeo da Shutterstock!
Falando sobre as filmagens com Direitos Gerenciados (Rights Managed), elas são vantajosas se você precisar usá-las em grandes produções ou projetos que demandem alta visíbilidade. O principal benefício dela, é a exclusividade: a Rights Managed oferece a opção (disponível na grande maioria dos casos) de adquirir direitos de uso exclusivos de um vídeo de stock, por exemplo, por um determinado período.
Portanto, saiba que ao adquirir essa licença, você está assegurado – pelo tempo de uso do seu vídeo – que ninguém mais poderá usá-lo. Esta é, sem dúvida, a maior vantagem dessa opção, pois poderá utilizá-la em grandes projetos de TV, cinema, campanhas publicitárias ou qualquer outra criação que demande cenas “únicas e exclusivas” sem o risco de serem vistas, copiadas ou utilizadas em outros projetos.
Esta licença é personalizada e, portanto, tem uso específico. Além disso, poderá incluir todos os direitos necessários nela. Ela também inclui limite de tempo, localização e é válida para uso único. Como o custo dela poderá variar dependendo dos direitos solicitados, poderá ficar mais cara que uma Royalty Free.
Onde você pode adquirir esse conteúdo?
À medida que os vídeos de stock se tornam cada vez mais populares e consumidos, mais agências adicionam esse conteúdo às suas ofertas. Como resultado, há uma infinidade de bancos de imagens que disponibilizam filmagens de stock que podem ser aplicados a qualquer projeto.
Não deixe de conferir a nossa lista completa dos melhores Bancos de vídeos de stock. Logo abaixo você pode ver algumas dessas agências que oferece tanto conteúdo Royalty Free, quanto Rights Managed:
Shutterstock: uma agência de microstock muito popular por comercializar imagens de stock, também têm em suas ofertas o conteúdo de vídeo, com milhões de opções em HD e 4K royalty free, que podem ser adquiridos por meio de assinaturas ou pacotes, o que reduz o custo por unidade.
Aproveite para usar o cupom de desconto da Shutterstock para vídeos e ganhe 15% na sua primeira compra!
Pond5: essa agência de stock, é outra ótima opção de compra de filmagens, pois oferece todos os tipos de mídia para produção de conteúdo. A sua enorme coleção inclui tomadas de alta qualidade em resoluções HD e 4K. Você pode adquirir os vídeos e suas respectivas licenças royalty free, através de um plano de assinatura mensal que lhe dá acesso a uma grande seleção de conteúdo ou por meio de pacotes individuais.
A iStock – pertencente do grupo Getty Images – é outra agência de microstock bem popular. Ela oferece vídeos Royalty Free divididos em coleções exclusivas e não exclusivas, onde ambas as categorias incluem conteúdo em HD e 4K. Você pode comprar adquirir os vídeos de stock da iStock de duas formas: assinaturas ou pacotes de créditos.
Adobe Stock: este banco de imagens que integra as coleções da Fotolia na Creative Cloud da Adobe oferece, além de fotos, vídeos. A sua coleção é muito expressiva e contém mais de 100.000 vídeos em 4K. Você poderá adquirir esses vídeos tanto por meio de assinaturas quando via pacotes de créditos. E o melhor de tudo, é que é possível usar o conteúdo adquirido, diretamente no software de edição de vídeo da Adobe!
Getty Images: a renomada agência, além de ter fotografias de stock, também contém uma enorme seleção de vídeos de stock. Eles oferecem filmagens Royalty Free e Rights Managed, em alta resolução, incluindo 4K, que você pode adquirí-los através dos famosos pacotes Ultrapacks. A sua coleção, além de grande, é variada e possui filmagens de stock Editoriais e Históricas.
Outras ótimas fontes para encontrar filmagens de stock de alta qualidade, são as empresas especialistas em vídeos de stock, como a Storyblocks e Dissolve, que centralizam suas ofertas de conteúdo nos vídeos de stock.
Diante dessas e muitas outras opções no mercado, você certamente encontrará os melhores vídeos de stock que se encaixem aos seus projetos.
Vídeos de stock são práticos, cativantes e podem ser usados em qualquer projeto!
A partir dos exemplos mencionados, agora você sabe a infinidade de aplicações dos vídeos de stock que os profissionais estão usando: criação de conteúdo, estúdios com tela verde, cineastas, designers e marketing.
Isso também se aplica a você! Pense em todas as cenas secundárias, de transição ou contextualizadas que seu projeto requer ou todas as que poderá adicionar vídeos sem comprometer o seu orçamento. Alguns criadores, estão usando filmagens de stock sem uma gradação pré-definida e passam a trabalhar nessa gradação, após o vídeo ser inserido em seus projetos.
Conforme já mencionado, uma das principais características das filmagens de stock, é que elas são recursos muito versáteis. O conteúdo, por apresentar temas genéricos, ajuda a mesclá-los em diferentes conceitos e estilos sem perder a coerência. Embora algumas produções sejam maiores, apresentem um maior valor, sejam um pouco mais criativas e tenham um estilo mais definido, esse conteúdo por si só é multiuso.
As ofertas de vídeos de stock das agências recomendadas acima – ou de qualquer outra – são tão amplas e variadas que não há risco de não encontrar uma filmagem que se encaixe perfeitamente as suas criações ou aumentem o seu poder visual. Com essa variedade, é possível pesquisar, encontrar e licenciar tomadas de vídeos de stock que representem a sua visão – ou a de seu projeto – e então inseri-las em sua edição final. Com esse recurso, você pode ter um produto final muito rico e profissional, sem comprometer seus custos, além de economizar muito tempo.
Que tal começar inserir um vídeo de stock ao seu projeto AGORA mesmo?