A inteligência artificial chegou pra ficar e o mercado de licenciamento da Shutterstock — aliado a ela — não para de crescer. Outro grande passo para esse desenvolvimento contínuo é a nova parceria da agência com a Databricks. Através dessa nova relação, o conteúdo da Shutterstock passará a abastecer a biblioteca desse aplicativo gerador de conteúdo por IA.
Somando o sucesso de licenciamento de IA da Shutterstock com um fluxo de receita lucrativo, esta colaboração inovadora com a Databricks abrirá caminho para um modelo de difusão na geração de imagens de IA. Este modelo, juridicamente mais seguro para uso comercial, será comercializado em conjunto pelas duas empresas. Através dessa relação, ambas as agências saem ganhando; a Shutterstock por meio de compensação por cada imagem gerada, enquanto a Databricks tem acesso a uma vasta biblioteca de conteúdo autorizada.
ImageAI — o gerador de imagens de AI da Databricks desenvolvido pela Shutterstock
Conforme o relato da FastCompany, a plataforma de dados e IA na nuvem Databricks, está lançando um novo gerador de imagens por IA baseado em um modelo de difusão. Semelhante ao Dall-E ou Stable Diffusion, essa ferramenta será treinada exclusivamente com conteúdo autorizado e licenciado da Shutterstock.
O ImageAI — o novo gerador de imagens de IA da Databricks — oferecerá uma vantagem significativa sobre seus concorrentes. O uso exclusivo de conteúdo autorizado e licenciado da Shutterstock elimina o risco de violação de direitos autorais e qualquer outra possível reivindicação. Essa garantia jurídica proporciona mais segurança aos usuários, especialmente para marcas e empresas que buscam recursos visuais para fins de marketing e publicidade.
A Databricks pagará à Shutterstock uma quantia não revelada sempre que uma imagem for criada em seu modelo. Ambas as empresas venderão acesso ao novo aplicativo, que também estará disponível via API para plataformas de terceiros.
De acordo com o relatório, o chefe de IA generativa da Databricks, Naveen Rao, compara a abordagem da ImageAI para geração de imagens com a solução iTunes da Apple para o problema que houve com o Napster no início dos arquivos MP3. Rao considera que, assim como o iTunes encontrou uma maneira de os usuários transmitirem faixas de música mp3 de maneira fácil e acessível — sem ignorar os direitos e compensações aos artistas pelos seus trabalhos — a ImageAI também permite que as pessoas sintetizem imagens personalizadas com base no trabalho de outros artistas, mas com a devida autorização e compensação legítima de uso.
O licenciamento de IA é a nova fonte de crescimento para a Shutterstock
Recentemente, a Shutterstock divulgou que, em 2023, seus ganhos superaram os US$ 104 milhões com acordos de licenciamento de IA. Esses acordos dão a diferentes empresas acesso à sua biblioteca de conteúdo para treinar modelos de IA e recompensar os contribuidores cujo trabalho está incluído em conjuntos de dados por meio de um Fundo de Contribuintes.
Uma nova parceria com a startup de inteligência artificial Reka AI também foi anunciada, e agora a Databricks se soma à crescente lista de empresas que usam a Shutterstock para treinar seus modelos generativos de IA.
Embora isso já tivesse sido previsto, é interessante ver uma das principais empresas de licenciamento de mídia de stock do setor confirmando que — pelo menos por enquanto — licenciar conteúdo para treinamento de IA é um negócio lucrativo para os bancos de imagens.
Este tipo de colaboração também promove o desenvolvimento da IA e cria a disponibilidade de aplicativos legalmente mais seguros e úteis para os utilizadores.
Isso, é a modernidade trazendo boas surpresas tanto para IA quanto para o licenciamento de conteúdo!