O Getty Museum acaba de liberar mais de 88.000 fotografias históricas de alta qualidade para download gratuito por meio do seu programa de conteúdo online — o Open Content Program.
A coleção possui imagens centenárias, produzidas com os mais diversos meios fotográficos da época e podem ser usadas para quase todas as finalidades, pois todas vem com uma licença Creative Commons (CC) de uso livre.
Se você é daqueles que ama ou desejaria criar um projeto com fotos históricas, sem dúvida, esse recurso é imperdível!
O Acervo do Open Content Program foi totalmente liberado pelo Getty Museum
O Museu J. Paul Getty (Getty Museum) começou a liberar o conteúdo de sua biblioteca totalmente grátis (Open Content Program) em 2013. Há pouco mais de uma década, o objetivo desse programa era permitir que as pessoas usassem obras de arte visual históricas das coleções do museu das mais diversas formas criativas.
Porém, visando tornar as suas coleções ainda mais acessíveis e ampliar o uso de imagens em projetos criativos, recentemente o Getty Museum liberou em sua biblioteca mais de 88.000 arquivos de imagem de alta qualidade sob a licença Creative Commons Zero (CC0).
A CC0 é considerada um dos padrões do mercado criativo para conteúdo de uso gratuito, pois praticamente não tem restrições. Por causa dessa licença, é possível baixar, editar, reaproveitar e usar qualquer imagem deste programa da maneira que quiser.
Em declarações à PetaPixel, a entidade informou que já foram feitos mais de 30.000 downloads da biblioteca do programa em um único mês e espera que esse número cresça à medida que os usuários descubram que todo o conteúdo pode ser usado por meio da CC0. Além disso, o Museum garante que irá continuar adicionando cada vez mais imagens ao longo do tempo.
Imagens históricas registradas com os mais variados meios fotográficos da época
A liberação de conteúdo gratuito por meio do Open Content Program, é considerado uma viagem no tempo da história da fotografia, pois coleciona registros criados pelos mais diversos processos fotográficos do século XIX. As milhares de imagens contidas nesta biblioteca, foram criadas em mais de 180 diferentes tipos de mídias, incluindo impressões em albumina, gelatina de prata, calótipos, ambrótipos, retratos em colódio, cianotipia, tintypes (ferrotipia e tipos de estanho) e outros.
Elas não somente são consideradas raras devido ao seu processo de impressão, como também abrangem eventos históricos, diversos locais ao redor do mundo, obras de arte e estilos que englobam séculos, artistas e países.
Essa é a oportunidade perfeita para aprender mais sobre a história da fotografia e tirar o máximo de proveito desse recurso para obter imagens históricas para usar em seus projetos.
O que tá esperando para visitar o site com conteúdo liberado do Open Content Program do Getty Museum?