Onde Posso Encontrar Imagens Grátis?

Seja por falta de necessidade ou por um orçamento apertado, nem todo mundo compra licenças de imagens. Na verdade, quando se trata de imagens gratuitas, existem poucos lugares que você pode obtê-las, e as agências de bancos de imagens estão sendo uma das grandes fontes. Mas, como sempre, certifique-se de revisar os termos de licenciamento antes do uso. Embora você não precise pagar pelas imagens gratuitas obtidas, elas ainda estão protegidas por direitos autorais e você deve respeitar as diretrizes dessas licenças.

Fotografias Grátis de Bancos de Imagens

A maioria das principais agências de fotografia possui uma seção do seu site dedicada a fotos gratuitas. Embora sejam grátis, em muitos casos, você terá a opção de baixar uma versão da imagem com melhor qualidade por um custo adicional. Este é o caso da Dreamstime. Já na iStockphoto há em destaque fotos gratuitas, ilustrações, vídeos, arquivos de áudio e flash. Os arquivos em destaque são atualizados toda a semana e/ou mês e requerem uma taxa se você precisar da licença ampliada. Uma vantagem é que, enquanto você visualiza uma imagem gratuita, também existe a sugestão de outras fotos. A Shutterstock oferece um arquivo gratuito de fotos e vetores por semana. Aparentemente não há custo adicional para a licença ampliada. A Fotolia tem uma seção gratuita em seu site que compartilha várias fotos para sua livre escolha e nenhuma taxa para imagens de alta qualidade. Além disso, você tem a opção de selecionar o tamanho da imagem desejada.

Outras Fontes para Obter Fotos Gratuitas

Além da opção das agências de fotografia, existem outros sites que oferecem imagens gratuitas. A RGBStock.com oferece mais de 50.000 fotos gratuitas de alta qualidade. A SXC.hu (stock.xchng) é um dos mais importantes sites de fotos gratuitas e agora pertence à GettyImages. A FreeDigitalPhotos.net é um exemplo de um desses tipos de site; as imagens gratuitas são de tamanho pequeno e exigem uma atribuição ou créditos ao autor. Já as fotos de tamanho maior exigem pagamento para download, mas não exigem uma atribuição. O Flickr tem uma parte em seu site chamado “The Commons“, onde possui uma biblioteca de fotos sem restrições de direitos autorais. A maioria das imagens é considerada de domínio público e disponível para o uso de qualquer pessoa, embora você deva ter cautela e bom senso com o uso dessas imagens. A agência não possui garantia total de domínio público e, para uma proteção melhor, você talvez deseje fazer uma análise independente para determinar se pode usar a imagem da maneira pretendida.

Image ©Andreasr / iStockphoto.com

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply