O que é fotografia de stock? [TUDO o que você precisa saber]!

Muita gente se pergunta, o que é fotografia de stock? Esse, é o nome dado ao arquivo (imagem) de alta qualidade que está em um banco de imagens. Esse tipo de conteúdo já é licenciado e está pronto para ser usado em qualquer projeto de design e criação de campanhas de marketing. O processo de utilização dessas imagens é bem simples: em vez de contratar um fotógrafo profissional particular para fazer uma sessão de fotos, você adquire esse conteúdo de um desses bancos e somente precisa pagar pelo seu direito de uso (propriedade intelectual) — sempre respeitando as regras estabelecidas. 

O conteúdo de stock desses bancos de imagens pode ser facilmente encontrado por meio de palavras-chave e inclui ilustrações, filmagens, vetores e gráficos — geralmente oferecido nas muitas coleções da sua biblioteca, onde é possível encontrar todo o tipo de conteúdo visual, incluindo licenças para fins comerciais.

www.stockphotos.com club easy
Confira o conteúdo que o Club Easy tem para você!

Basicamente, esse é o significado do que é fotografia de stock. Porém, há alguns aspectos que precisam ser entendidos e é isso que trataremos agora!

Antes de adquirir uma foto de stock de um banco de imagens

Antes contratar os serviços de um banco de imagens, é importante ter todas as informações e considerar as suas necessidades em relação ao tipo, quantidade, licença e preço. Cada agência de stock tem seu próprio acordo de licenciamento — que pode ou não incluir os direitos necessários para o seu projeto. Quando mencionamos isso, queremos destacar que existem diferentes tipos de licenças a considerar, como a de direitos gerenciados ou livre de royalties e que elas podem ser tanto editoriais quanto comerciais. Outro detalhe bem importante, é que se a opção for uma imagem de uso pessoal, poderá haver restrições que deverão ser respeitadas e que o seu descumprimento ou utilização não autorizada, poderá resultar em penalizações.

O que são bancos de imagens?

Sites de fotografias de stock ou bancos de imagens, são empresas onde seus colaboradores compilam, verificam e fazem a curadoria de grandes catálogos de conteúdo audiovisual digital. A sua principal função é emitir e gerenciar licenças de uso, além de compartilhar uma comissão com os fotógrafos autores — todo esse processo é feito de maneira online, atualmente.

Esses bancos de imagens também hospedam grandes bibliotecas de conteúdo digital. Você poderá pesquisar — por meio de palavras-chave — o mais variados temas e adquirir licenças para fotos sem complicações ou assinar um plano com apenas alguns cliques. Através das inúmeras coleções, você encontrará de forma simples tudo o que precisa em um só lugar, além de adquirir autorizações de modelo, direitos autorais e questões legais resolvidas de forma segura.

Cada banco de imagens tem seu próprio método, tipo de licenciamento, preços e modelos de compra.
Pacote de 25 créditos da Shutterstock

Agências Microstock que vendem fotografias de stock para designers gráficos

As agências de fotografia do tipo Microstock, são de longe as mais populares hoje em dia, graças ao seu modelo de negócios. Embora sejam menores, esses bancos de imagens são 100% online e estabelecem um limite mínimo de compra — geralmente na forma de pacotes de imagens ou pacotes de créditos e oferecem apenas imagens royalty free.

As licenças royalty-free tem uma grande versatilidade: oferecem uma ampla série de direitos de uso que inclui fins comerciais para campanhas de marketing por uma taxa única. A explicação da faixa de preços ser baixa, está na licença que não é exclusiva — podendo ser licenciada várias vezes por diferentes pessoas e requer uma quantidade de mínima de compra.

Bancos de imagens como o Shutterstock, stockphotos.com, Adobe Stock e iStockphoto, por exemplo, são agências de microstock e ótimos lugares para encontrar aquela imagem ou ilustração específica que você está procurando.

O que é fotografia de stock tradicional

A fotografia de stock das agências tradicionais, é do tipo “cada caso é um caso”. Elas emitem licenças Rights Managed (direitos gerenciados) sendo adaptadas as necessidades específicas de cada cliente e, consequentemente, seu preço e contrato são ajustados a essas necessidades. Normalmente não se requer um limite mínimo de compra e seu preço tende a ser consideravelmente mais elevado. Porém, com uma licença Rights Managed, é possível adquirir vantagens, como a exclusividade na utilização de uma imagem, por um determinado período, o que não é possível com as imagens royalty-free.

Embora essas agências tradicionais estejam desaparecendo devido ao modelo microstock — que assumiu o controle do mercado — os bancos de imagens mais prestigiados ainda permanecem.

www.istockphoto.com teste grátis
Experimente o teste grátis da iStock

Usando conteúdo de stock no dia a dia

A fotografia de stock está por todos os lados. Materiais de marketing, publicidade, artigos, anúncios e mídias sociais são apenas alguns dos muitos exemplos de aplicações. Empresas de arte e design usam imagens com regularidade em projetos de web design, promoção de produtos, produção de embalagens, publicações, aplicativos para smartphones, pôsteres, materiais impressos e por aí vai. Se você ou sua empresa não tem tempo, ou recursos para fornecer suas próprias imagens, os bancos de imagens são perfeitos para encontrar o conteúdo que você precisa, vindo dos mais talentosos profissionais de todo o mundo.

Imagens de stock para uso pessoal

Para ser considerada de uso pessoal, você precisará adquirir os direitos de uma imagem e utilizá-la, por exemplo, na decoração da sua casa, no seu site pessoal, em cartões produzidos no seu próprio lar, em um pôster de um evento, um projeto escolar, cartões de felicitações ou em qualquer design que não tenha objetivo comercial. O mais interessante, é que as bibliotecas que contém esses tipos de fotos, não disponibilizam esse conteúdo apenas para objetivos profissionais, elas poderão ser usadas por qualquer pessoa que precise de uma imagem de alta qualidade para utilizar em seu projeto.

www.stock.adobe.com/br teste grátis
Que tal testar a Adobe Stock?

Fotos de stock gratuitas

Embora a fotografia profissional tenha se tornado bem acessível hoje em dia, ainda assim ela precisa ser paga. Mas a excelente notícia, é que existem alguns bancos de imagens que oferecem imagens de stock onde você poderá baixá-las de graça! Basta criar uma conta na agência de stock escolhida!

Mesmo oferecendo esse tipo de conteúdo, tenha em mente que esses bancos de imagens não estão “dando essas fotos”, e sim concedendo licenças para a sua utilização gratuita. Imagens, mesmo as grátis, continuam sujeitas a direitos autorais, de modelo e de uso. 

Assim como as pagas, as licenças de fotos gratuitas poderão variar conforme a sua aplicação. A Creative Commons e suas muitas variantes, por exemplo, são conhecidas como de Domínio Público. Existem algumas que requerem um contrato de licença personalizado. Há as que exigem atribuição ou creditação ao autor/site de onde você a adquiriu, já outras não é necessário. E, finalmente, tem uma grande maioria de agências que oferece essas imagens grátis e raramente verifica a sua validade legal — colocando você em enorme risco de usá-las em seus projetos — especialmente os de objetivos comerciais e se isentando de qualquer responsabilidade. Se você tem algum projeto em andamento que não seja de caráter pessoal, é bom ter cuidado neste aspecto.

O que é imagem de stock?

Imagem ou fotografia de stock, é o nome dado a uma foto de alta qualidade que está em um banco de imagens. Esse tipo de conteúdo já é licenciado e está pronto para ser usado em qualquer projeto de design e criação de campanhas de marketing.
Por exemplo, categorias populares em um banco de imagens, incluem estilo de vida, negócios e finanças, natureza e paisagens, viagens e turismo e saúde e bem-estar.

Como funciona um banco de imagem?

Não só fotógrafos usam bancos de imagens, mas também ilustradores, artistas vetoriais e cinegrafistas.
Normalmente os autores enviam suas fotos para essas agências que, por sua vez, passam a oferecer em forma de grandes catálogos digitais, coleções diversificadas de conteúdo que inclui ilustrações, arte vetorial, videoclipes e até trilhas sonoras, atendendo às diversas necessidades criativas. Em contrapartida, ela repassa parte da receita recebida — em forma de comissão ao artista.

O que mais vende na Shutterstock?

Temas básicos como negócios, tecnologia, saúde, bem-estar e estilo de vida são os mais populares. Fotos que capturam emoções reais, diversidade, perspectivas únicas, eventos especiais e aquelas que deixam espaço para a edição também são os best-sellers.

Como usar o aplicativo Shutterstock?

Através do aplicativo, é possível encontrar imagens usando a barra de pesquisa. Você também pode aplicar filtros para restringir seus resultados. Após achar a imagem ideal, basta clicar nela para obter mais detalhes e opções de download.
A ferramenta de design gratuita da Shutterstock dá vida a visão criativa de qualquer pessoa. As ferramentas intuitivas, como retoque, inversor de cor, removedor de plano de fundo e outras, tornam a edição de imagens mais fácil e divertida. Crie sua próxima publicação, site, banner ou convite do jeitinho que quiser.

Caso seja um fotógrafo

Por outro lado, os bancos de imagens também representam uma grande vantagem por serem uma excelente fonte de renda para fotógrafos, artistas e designers. Transforme a sua paixão em trabalho rentável por enviar seus arquivos de imagens ou designs para as mais variadas agências de stock. A menos que os direitos da imagem sejam vendidos de forma exclusiva, você ainda os manterá, ao passo que poderá vender apenas os direitos de uso dela repetidamente para qualquer interessado nesse tipo de conteúdo.

Ivy Attie
Ivy Attie

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imagens
Logo
Shopping cart