8 dicas fundamentais para transformar imagens de alta conversão

Ao usar Landing pages (páginas de destino), redes sociais e anúncios de alta visibilidade para converter usuários em inscritos ou clientes, você precisará de imagens, ou melhor, imagens de um banco de imagens de alta conversão.

Essa escolha não é opcional – as imagens convertem mais, mais rápido e melhor do que qualquer outro tipo de conteúdo. Confira nestas estatísticas: 

  • O cérebro humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido que um texto.
  • As pessoas levam menos de um milissegundo (você não entendeu errado!) para identificar o que vêem
  • As imagens nos emocionam e ativam o nosso poder de reação
www.shutterstock.com início

Você pode facilmente converter um usuário esporádico em um inscrito por simplesmente usar na sua rede social a imagem perfeita ou transformá-lo em um cliente por ter uma página inicial cativante.

www.billo.com ugc videos

O segredo das imagens de alta conversão: 8 dicas matadoras

O fato de as imagens serem decisivas na conversão de usuários, não significa que todas elas serão convertidas em qualquer situação. Há muitos fatores que tornam uma imagem mais atraente. Um deles é como você as utiliza.

Escolher a imagem perfeita para aumentar o número de conversões pode ser um desafio. Desafio esse que os profissionais de marketing conhecem muito bem. Por isso, trazemos 8 dicas fundamentais que ajudarão a selecionar as imagens de stock com a maior taxa de conversão para o seu negócio.

Aproveitamos esse espaço para divulgar que a Shutterstock – através da sua recém lançada plataforma Shutterstock AI – pode ajudar você a automatizar essa tarefa. A agência oferece esse serviço que identifica e seleciona – por meio de inteligência artificial – imagens de melhor desempenho para seus objetivos específicos.
www.shutterstock.com creative flow

#1 – O “Eu, o Você ou o nós mesmos” é o que converte

Imagens que mostram rostos de pessoas, são as que tem as maiores taxas de conversão visual. Porém, quando isso não puder ser representado, apenas uma ideia de presença humana em uma imagem – uma parte do corpo, como a mão ou um braço – já é suficiente para chamar a atenção.

Especialistas explicam que isso acontece, porque nos conectamos melhor com a nossa própria espécie, o que significa que nos identificamos mais facilmente ao ver pessoas “como nós mesmos” sendo representadas nas imagens.

Portanto, o “nós mesmos” é o termo que mais funciona: fotos que apresentam o melhor desempenho é aquela que retrata pessoas reais de diversas origens, etnias e estilos de vida. Por isso é tão fundamental usar imagens de pessoas – seja de você mesmo ou qualquer outra pessoa.

Um exemplo de como imagens de pessoas são tão eficazes, é o de uma empresa que vende apólices de seguro para pequenos negócios. Uma dica “matadora” é postar um anúncio no Instagram usando uma imagem que mostre o ramo de atividade do seu cliente, bem como o seu portfólio. O que pode dar mais força para o anúncio é destacar que o cliente é um típico usuário do Instagram – provavelmente algum millennial ou geração Y fazendo algo que lhe dá prazer – como ser um designer de moda independente trabalhando em sua própria máquina de costura, por exemplo.
8 dicas fundamentais para transformar imagens de alta conversão 1
Copyright: Addictive Stock/Photocase.com, todos os direitos reservados

A diversidade e a inclusão são dois temas muito relevantes e, portanto, se você deseja atingir o seu público-alvo, precisará usar seu conteúdo para atrair especialmente esse nicho. A relação é bem óbvia: para produtos voltados para mulheres, precisará de fotos realistas que destacam mulheres; para negócios que atendem aposentados ou sêniors, fotos de baby boomers; o mesmo acontece com empresas voltadas para o público jovem: deverá usar imagens que conectem eles a Geração Z. Você já entendeu, para cada público, um conteúdo específico.

Dica profissional para encontrar imagens de pessoas – a maioria dos bancos de imagens possui um recurso em suas opções de pesquisa avançada que permite encontrar e selecionar mais fácil, imagens de pessoas – e até mesmo o número delas – que deseja incluir em seu projeto!

#2 – É assim que eu me sinto!

Imagens que destaque emoções de forma realista são as mais procuradas no marketing digital. A explicação está na relação de ver as pessoas representadas expressando o seu sentimento natural, o que desencadeará uma resposta emocional dos espectadores ao se verem representados.

As páginas de destino de alta conversão, têm por objetivo mostrar e destacar as emoções. Se você deseja promover positividade e felicidade, escolha fotos de pessoas sorrindo – este é um elemento básico nas estratégias de marketing . No entanto, se quiser que eles vejam como o seu produto ou serviço resolve as suas necessidades, opte por fotos de pessoas que realisticamente parecem frustradas ou irritadas por não terem seus problemas atendidos. 

Digamos que você precise promover a solução para problemas com vôos atrasados. Outra imagem “matadora” seria aquela que retratasse com precisão o aborrecimento, a frustração e o tédio daqueles afetados pelo vôo, acompanhada de um texto direto com os dizeres:
Atrasado de novo? Deixe a gente dar uma mãozinha para você!“.
8 dicas fundamentais para transformar imagens de alta conversão 2
Copyright: IngImage/Stockphotos.com, todos os direitos reservados

Observe que quando dissemos “com precisão”, não é apenas uma questão de acertar no tema – você precisará de fotos que sejam autênticas ou hiperrealistas. A última coisa que alguém desejaria ver, é uma imagem mal representada ou fake – hoje em dia a realidade é outra. Fotografias autênticas estão em alta e, portando, não há nenhuma dificuldade em encontrá-las. Relembramos que fotos com esse tema tem se mantido em evidência já por muitos anos.

Dica profissional para encontrar imagens que destaquem as emoções – os mecanismos de busca das agências de fotografia estão cada vez mais sofisticados e são capazes de exibir imagens que podem facilmente ser encontradas por meio de palavras-chave específicas, como: alegria, animação, frustração, raiva, dúvida e outros. Adicione essas palavras-chave à sua pesquisa relacionada à emoção necessária e encontre imagens perfeitas!

#3 – A cor reflete o que eu penso

Cor não é apenas um componente artístico de marketing. Fazer uso da ciência por trás das cores – que informa quais se conectarão melhor com sentimentos e conceitos do seu público – pode estrategicamente motivá-los a agir. Combinações inteligentes de cores se aplicam não somente as imagens como também a elementos gráficos, como fontes, botões de acesso e links.

Cores vibrantes e alegres como o vermelho, o amarelo e o laranja são ótimas para puxar pessoas para a sua landing page e newsletter, pois transmitem uma sensação de energia, urgência e ação. Já as cores frias como o azul e o roxo, são perfeitas para passar confiança e autoridade em projetos como logotipos de empresas ou postagens em redes sociais.

Se você deseja cativar em uma plataforma de comércio eletrônico voltada para artesãos e artistas, tente assim: um anúncio no Facebook, usando o exemplo abaixo que siga todas as dicas mencionadas – um tema claro, presença humana e autenticidade, aliados a um tema vermelho vibrante! Adicione à cena um simples texto com os dizeres:
“Chega de fazer tanta arte por nada. Venda suas obras no Facebook!”
8 dicas fundamentais para transformar imagens de alta conversão 3
Copyright: IngImage/Stockphotos.com, todos os direitos reservados

Dica profissional para encontrar cores ideais para as suas imagens – muitos bancos de imagens ajudam nesta tarefa, por adicionar uma opção de filtro de cores à sua ferramenta de pesquisa. Isso permite que você selecione uma cor principal – por meio de uma ampla paleta de cores – para que esteja presente nas imagens que você procura!

#4 – Olhe bem aqui!

O método de direcionamento – truque bem conhecido no marketing visual – é outra dica que funciona bem. Imagens onde o assunto (uma pessoa ou objeto) está olhando ou apontando para a direção do elemento de destaque – como o CTA de uma landing page ou informações importantes em uma newsletter – tem as mais altas taxas de conversão.

Esse é um exemplo de uma imagem perfeita para o site de uma marca de roupas ou para direcionar a sua atenção para o que está no canto da tela:
8 dicas fundamentais para transformar imagens de alta conversão 4
Copyright: IngImage/Stockphotos.com, todos os direitos reservados

Tenha em mente que o método de direcionamento não precisa ser tão óbvio. Uma dica sutil como esta em que o modelo olha apenas para um ponto qualquer, às vezes pode funcionar melhor.

#5 – O que eu adoro é esse estilo profissional!

A qualidade da imagem nunca pode ser negligenciada. Um design com aparência profissional, demanda fotos em alta resolução com disparos de ótima qualidade técnica. Além disso, o conteúdo e a composição também são super importantes.

Também enfatizamos que usar fotos e ilustrações que sejam atuais, de fácil identificação com o seu público, creditáveis e belas é fundamental. 

Confira o nosso post com as últimas tendências fotográficas e entenda melhor porque isso é tão fundamental.

8 dicas fundamentais para transformar imagens de alta conversão 5
Copyright: IngImage/Stockphotos.com, todos os direitos reservados

#6 – O tamanho sim importa!

Quando se trata de imagens de alta conversão, quanto maior, melhor. As fotos em tamanho grande são preferíveis, desde que a sua resolução seja alta e se mantenha nítida, pois dessa forma será possível atrair a atenção do seu público para os detalhes dela.

Isso vale especialmente para imagens de sites, como as landing pages, por exemplo.

Curly young woman smiling head on camera in pink setting
Copyright 2021 VK Studio / Photocase, todos os direitos reservados

Conheça todos os tamanhos padrão de fotos para materiais de marketing!

#7 – Leve em conta o modo de visualização

Imagens de alta taxa de conversão, também contém uma composição cuidadosamente selecionada que leva em consideração os formatos de tela em que ela será visualizada. Como regra geral, imagens excessivamente “ocupadas” não são apropriadas para marketing. O mesmo vale para gráficos que serão vistos em dispositivos móveis que, por serem menores, deixam as fotos “espremidas ou espichadas” causando uma má experiência de usuário. Já pelo contrário, imagens limpas e minimalistas tendem a ter um melhor desempenho.

Hands in disposable gloves holding cell phone against pink background
Copyright 2021 Eva Blanco Fotografia / Photocase, todos os direitos reservados

#8 – Cada coisa em seu devido lugar

Ainda falando em composição, a imagem e o texto precisam estar estrategicamente alinhados – outro fator que contribui para a conversão. Deixá-la atraente e atrair a atenção do público para o conteúdo visto e escrito tornará o seu conteúdo um grande sucesso.

8 dicas fundamentais para transformar imagens de alta conversão 6
Copyright: David-W-/Photocase.com, todos os direitos reservados

Portanto, ao escolher uma foto para usar em uma postagem nas suas redes sociais, gráficos, postagens em blogs ou qualquer outro projeto onde necessitará adicionar um texto à imagem, certifique-se de que todos esses elementos se complementem para fazer o seu conteúdo brilhar!

As altas taxas de conversão que as imagens de stock proporcionam

O conteúdo dos bancos de imagens são o recurso perfeito para atender às necessidades de profissionais de criação visual, de marketing e comércio eletrônico, pois estão prontos para serem usados, são de alta qualidade, de fácil acesso e legalmente seguras. Acrescente todas essas vantagens a uma coleção de milhões de fotos com extrema facilidade de escolha, pagamento e uso com apenas alguns cliques.

Na nossa lista com os melhores bancos de imagens, você encontrará milhões de imagens de alta conversão prontas para serem usadas. Deseja conferir quais são alguns deles?

  • Photocase – artística, vibrante e única! Confira porque podemos dizer isso na nossa análise da Photocase.

  • stockphotos.com – alta qualidade profissional e econômica, o que mais você precisa? Confira a nossa análise da stockphotos.com para mais informações. Aproveite para usar o cupom stockphotos.com para ganhar downloads extras gratuitos em qualquer assinatura, incluindo o popular plano Club Easy!

  • Shutterstock – oferece uma enorme biblioteca de fotos prontas para uso comercial e qualquer ocasião. Aqui o profissional de marketing encontra tudo o que precisa! Saiba mais detalhes em nossa análise da Shutterstock e economize com os cupons de desconto exclusivos!

  • iStock – o mix perfeito entre o comercial e o artístico com imagens econômicas e de alta qualidade em um só lugar. Acesse a nossa análise da iStock e não deixe de conferir as promoções da agência!

  • Adobe Stock – um catálogo moderno com imagens de stock disponíveis diretamente na Creative Cloud. A favorita dos designers. Saiba o porquê na nossa análise da Adobe Stock.

Desenvolva de maneira mais inteligente, fácil e criativa com imagens de alta conversão dos bancos de imagens

As imagens de alta conversão têm múltiplas aplicações:

  • Uso em branding (marcas)
  • Páginas de destino (landing pages)
  • Redes sociais
  • Anúncios (marketing)

Essas são apenas algumas!

Conheça 102 dicas profissionais para criar os seus recursos visuais de marketing!

Ao aplicar essas 8 dicas fundamentais na hora de escolher uma foto de um banco de imagens para seus designs, você seguramente aumentará a taxa de conversão de seus recursos visuais desde o princípio, sem falar que economizará muito estresse ao seu fluxo de trabalho.

Você sabe de outras dicas para encontrar imagens de alta conversão que não foram mencionadas? Use a seção de comentários!

 

 

Header image: Copyright by Bastografie/Photocase.com, todos os direitos reservados

Ivy Attie
Ivy Attie

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imagens
Logo
Shopping cart