O Gerador de IA da iStock é um recurso que transforma texto em imagem. Desenvolvido tendo como base modelos sofisticados de IA generativa e treinado com conteúdo próprio e exclusivo da iStock, seu objetivo é ajudá-lo a gerar imagens criativas e comercialmente seguras para seus projetos de forma simples e fácil.
Realizamos um experimento em três situações realísticas para testar os seus recursos de destaque, facilidade de uso e possíveis melhorias que gostaríamos de ver implementadas na ferramenta.
Portanto, junte-se a nós enquanto exploramos a geração e edição de imagens, cobertura de licenças e vários outros aspectos do gerador de IA da iStock.
Um giro rápido pelo Gerador IA da iStock
Conforme já mencionado, o Gerador IA da iStock é uma ferramenta de geração de imagens a partir de prompts de texto. Desenvolvida com a tecnologia NVIDIA Picasso, ela foi treinada exclusivamente com imagens e dados das bibliotecas iStock e Getty Images (esse é um dos pontos de destaque em relação a segurança e proteção comercial da conteúdo gerado). Com ela, os usuários podem criar visuais únicos e personalizáveis de forma rápida e fácil, além de terem à disposição uma ampla série de opções e ferramentas de edição. Por isso, podemos afirmar que esse é um ótimo recurso para profissionais que buscam aprimorar seus projetos com gráficos inovadores e utilizá-los para fins comerciais contando com a cobertura de licença da iStock.
Preço, processo de geração e recursos incluídos
Para utilizar essa ferramenta, você precisará adquirir um pacote pré-pago que custa a partir de R$ 74,99 para 100 gerações. O mais interessante, é que ao clicar no botão “Gerar”, o software criará quatro variações de imagem com base nas informações preenchidas e descontará apenas 1 geração (crédito).
As imagens podem ser baixadas em dois tamanhos: o médio onde você adquire os downloads que inclui as 4 variações sem qualquer custo adicional e o grande que requer um crédito extra para gerar a imagem.
O pacote de gerações dá acesso a todos os recursos disponíveis, incluindo funções de edição como Refinar e Expandir (explicaremos esses processos logo abaixo), variações e retoques extras. Cada edição feita em uma imagem consome um crédito e oferece outras quatro novas variações.
Todas as imagens geradas vêm com a licença padrão da iStock, incluindo uma proteção legal contra reivindicações de direitos autorais. Isso dá uma maior garantia de que as imagens geradas são seguras e ideais para uso comercial como marketing e publicidade. (saiba mais detalhes sobre o licenciamento desta ferramenta em nossa análise).
O nosso principal objetivo era testar o Gerador de IA da iStock e confirmar se todas as suas funcionalidades se cumprem na prática. Confira qual foi a nossa experiência!
3 Exemplos em que o Gerador de IA da iStock foi testado
Para ajudá-lo a ter uma ideia (realista) da praticidade e facilidade de usar o Gerador IA da iStock para gerar imagens, criamos três diferentes situações, cada qual com a sua necessidade visual específica:
#1. Um estudante de arquitetura criando um lookbook inspirador baseado em seus estilos e materiais favoritos
#2. Um blogueiro de viagens que deseja a imagem perfeita para compartilhar em suas redes sociais
#3. Um profissional de marketing que precisa de fotos de pessoas da sua cidade para uma campanha de turismo
Criando imagens com o Gerador de IA da iStock
Durante o nosso teste, implementamos as dicas criativas que a iStock recomenda na seção de guia do usuário e perguntas frequentes relacionadas a IA generativa. Podemos afirmar que as sugestões são muito úteis. Confira como aplicamos essas recomendações em cada exemplo.
Escrita de prompt – o processo de criação com o Gerador de IA começa com o preenchimento do formulário de prompt. É aqui onde você fará a descrição do seu texto para transformá-lo na imagem desejada.
No primeiro campo do prompt, colocamos o assunto principal como nossa prioridade. No exemplo #1, o tema escolhido foi “centro comercial de dois andares com estrutura metálica e paredes de madeira”.
No segundo campo do prompt, incluímos detalhes cruciais sobre a cena e como ela deveria ficar (estilo, estética, iluminação, plano de fundo, perspectiva etc.). Novamente no nosso primeiro exemplo, esta parte foi preenchida com “estilo luxuoso, minimalista, luzes externas quentes, céu laranja do pôr do sol, grande angular”.
Nas configurações personalizadas, que está localizado à direita do campo de prompt, selecionamos algumas opções para definir melhor o resultado desejado. De novo, no nosso primeiro exemplo, escolhemos uma proporção de aspecto 1:1 (quadrado), clima “dramático” e estilo fotografia. Embora essa tenha sido a escolhida, você tem variadas opções de escolha, incluindo um tamanho personalizado para mídias sociais – 9:16, por exemplo – diferentes ambientes, como quente, frio entre outros, e a chance de gerar ilustrações e arte digital como “ imagens fotorrealistas”.
Exemplo #1 – gere imagens arquitetônicas de um lookbook inspirador totalmente por IA
Note os bons resultados obtidos logo de cara para um lookbook inspirador do estudante de arquitetura.
Ao passar o cursor do mouse sobre a imagem gerada, você verá uma opção para avaliá-la e enviar um feedback à iStock. Além disso você poderá usar os recursos de editar, aprimorar ou até mesmo gerar outras variações da mesma imagem com apenas um clique.
Gostamos muito dos resultados obtidos e usamos os botões de acesso rápido para gerar 5 variações de modelos da construção. Após, decidimos fazer algumas edições na imagem através da ação Refinar. Explicaremos mais sobre esse processo logo abaixo.
Exemplo #2 – gere imagens de turismo por IA para o blogueiro de viagens
Embora os primeiros resultados para a imagem de um “homem segurando um drink tropical em frente a uma praia no caribe” tenham ficado muito bons, ela ainda requer alguns ajustes.
Para este delicioso coquetel de praia, tentamos gerar diferentes variações e finalmente, acabamos decidindo que a da esqueda foi o melhor resultado. Só para se ter uma ideia, conseguimos gerar 17 versões da mesma imagem em poucos minutos, provando que a IA é tão eficiente neste quesito que ela pode gerar grandes quantidades destas variações em instantes.
É claro que houve alguns aspectos da imagem que não nos agradou. Nas próximas etapas, mostraremos como nos livramos disso. Fique atento!
Exemplo #3 – imagens geradas por IA para profissionais de marketing que precisam de fotos de pessoas fazendo um tour pela cidade
Como a foto publicitária precisava de um casal e o nosso objetivo era acertar na “mosca”, utilizamos o construtor de prompt e um prompt negativo “carro” para eliminar o risco de criar carros estacionados nas imagens. Novamente, os resultados ficaram muito bons!
Confira logo abaixo, a nossa primeira versão dos resultados obtidos. Na opção “Gerar mais” você pode obter mais variações. O custo para essas variações extras é de 1 crédito (1 geração). Tenha em mente que cada geração sempre te dá 4 imagens (variações) e te desconta somente 1 crédito.
Confira nessa captura de tela todas as variações criadas (o custo total para a geração de 12 imagens foi de apenas 3 Créditos!) Não apenas os resultados, mas as muitas variações foram muito satisfatórios. Vale lembrar que o prompt NÃO foi alterado. A única ação tomada aqui foi a de usar o botão “gerar mais” para obter mais versões utilizando o mesmo prompt.
Análise e refinamento de resultados – selecionamos a melhor versão em todos os casos e realizamos alguns ajustes usando os diferentes recursos disponíveis para criar a foto ideal.
Exemplo #1 – gerando imagens por IA para um lookbook inspirador – nós precisamos de um pouco de verde na imagem!
Após definirmos as variações de estrutura da construção, adicionamos um pouco de verde para deixá-la com um “ar de sustentável”. Para isso, usamos a função Refinar – que pode ser utilizada em cada visualização ou miniatura da imagem.
Perceba como ficou a imagem após adicionarmos os arbustos verdes em vasos minimalistas na frente do centro comercial. Tudo isso foi gerado por meio da função “refinar com IA”. Você também gostou?
Exemplo #2 – gerando imagens por IA para o blogueiro de viagens – é possível remover a fruta? Veja como resolvemos esse problema!
A imagem do drink na praia ficou perfeita! O que precisamos, é remover a fruta aparente…
Nota: o tempo de exibição desse vídeo foi acelerado. O tempo real de processamento dura em média 20 segundos.
…e destacar mais a praia.
Nota: o tempo de exibição desse vídeo foi acelerado. O tempo real de processamento dura em média 20 segundos.
Visualize o resultado após removermos a “fruta” e melhorarmos a imagem para destacar mais a praia ao fundo. Você diria que essa imagem foi gerada por IA se aparecesse no feed da sua rede social?
Exemplo #3 – gerando imagens com IA para anunciantes que precisam de fotos de pessoas fazendo um tour pela cidade
Para representar os casais, escolhemos as variações dos temas com foco na etnia. O cenário utilizado para divulgação foi um ambiente turístico. Podemos afirmar com toda a certeza que os resultados obtidos foram um dos melhores já vistos em uma ferramenta de IA legalmente segura e autorizada para uso!
Conforme pôde perceber, criamos 3 outras variações baseadas no prompt da primeira imagem gerada para ter certeza do que a IA é capaz de fazer!
Decidimos fazer mais um teste: criar outras variações utilizando o mesmo prompt. Os resultados ficaram ainda melhores. Saiba mais detalhes sobre a criação dessas imagens logo abaixo.
Após analisar todas as variações, decidimos que esses últimos 4 pares foram os melhores, já que não foi necessário usar nenhum recurso de “refinamento” ou “aprimoramento”.
Escolha final e download de imagens: em todos os casos, inicialmente baixamos as quatro variações em tamanho médio de 1024×1024 pixels sem custo adicional. Nos exemplos #1 e #2, a ferramenta nos deu opções criativas dentro de um conceito visual, o que seria suficiente para criar um lookbook ou utilizá-las em postagens nas redes sociais.
Relembramos que TODAS as imagens geradas podem ser baixadas sem custos adicionais na resolução média. Como escolhemos a resolução grande que tem 4096×4096 pixels, o custo para aumentar o tamanho utilizando a ferramenta de upscale é de 1 crédito extra.
Confira mais detalhes na galeria de imagens logo abaixo.
Imagens finais – criadas com o Gerador de IA da iStock – prompt: jovem casal sorrindo dando um tour por uma rua da cidade. Ao fundo da rua, há com mesas de café ao ar livre, vitrines coloridas e vendedores ambulantes. O casal veste tons estéticos neutros; a imagem tem como iluminação um clima de outono e foi criada em estilo cinematográfico – prompt negativo: carros
Bônus: dicas e truques para trabalhar na resolução da imagem
Como o exemplo #3 envolvia uma campanha publicitária, faria sentido gastar um crédito extra para fazer o download da foto em tamanho grande e assim obter a maior resolução possível. No entanto, preferimos usar esse truque interessante: baixar a imagem em tamanho médio e processá-la com o Image Upscaler da stockphotos.com.
Deixar uma imagem em alta resolução com o auxílio dessa ferramenta, teve um custo muito baixo (em alguns casos você pode até usar este aplicativo de graça) e os resultados foram fantásticos, especialmente nas variações em que os modelos estão olhando para a câmera (Upscalers de Imagem ainda apresentam alguns problemas para processar quando as pessoas estão olhando de lado).
Confira na comparação logo abaixo uma imagem em tamanho grande com resolução de 4096×4096 pixels processado pela iStock (à esquerda) e a mesma imagem aumentada com o Upscaler de Imagens da stockphotos.com (à direita).
Podemos afirmar que ambas as opções de upscaler são válidas e poderão ser utilizadas com toda a segurança em praticamente todas as redes sociais e processos de impressão. Embora esse tenha sido um exemplo de aplicação em campanhas de turismo, considere que qualquer anunciante poderá promover os seus produtos nos mais variados canais de mídia social ou campanhas publicitárias!
O que podemos destacar da nossa experiência com o gerador de IA da iStock
O que mais gostamos e pontos positivos do gerador de IA da iStock:
Aspectos do Gerador de IA da iStock que ainda merecem atenção
Infelizmente, também encontramos pontos negativos e coisas que podem ser melhoradas. Temos certeza de que a iStock trabalhará para melhorá-los e que o software – a medida que for mais utilizado – ficará melhor.
Aspectos que merecem atenção
Apenas queremos deixar claro que, embora esses pontos requerem atenção, nenhum deles descredita a eficiência da ferramenta. E, uma vez mais, temos a certeza que não levará muito tempo para serem resolvidos ou melhorados.
Use toda a sua criatividade com Gerador de IA da iStock
Na nossa análise, concluimos que os resultados – considerando que foram gerados por uma máquina – que o Gerador de IA da iStock oferece, são de fato, impressionantes. Se também considerar que – do ponto de vista jurídico – o conteúdo é considerado seguro, essa é uma ótima opção, especialmente se você deseja gerar imagens para uso comercial.
Embora a ferramenta tenha alguns aspectos que requerem atenção, tenha em mente que o processo de criação e o mais importante, a licença confiável da iStock compensam esses pontos.
Estamos ansiosos para que você também explore a tecnologia generativa de IA da iStock para gerar imagens!
Comece a usar o gerador de IA da iStock hoje mesmo e compartilhe a sua experiência!
Nota: alguns links destacados nesse post podem ser links afiliados. Ao adquirir algum produto através deles, você não somente garantirá descontos exclusivos, como também estará fortalecendo a nossa página, além de nos apoiar por meio de comissões, sem qualquer custo extra.