Como funciona o Gerador de IA da iStock – [análise e 3 exemplos práticos]!

www.istockphoto.com início

O Gerador de IA da iStock é um recurso que transforma texto em imagem. Desenvolvido tendo como base modelos sofisticados de IA generativa e treinado com conteúdo próprio e exclusivo da iStock, seu objetivo é ajudá-lo a gerar imagens criativas e comercialmente seguras para seus projetos de forma simples e fácil.

Realizamos um experimento em três situações realísticas para testar os seus recursos de destaque, facilidade de uso e possíveis melhorias que gostaríamos de ver implementadas na ferramenta.

Portanto, junte-se a nós enquanto exploramos a geração e edição de imagens, cobertura de licenças e vários outros aspectos do gerador de IA da iStock.

Gerador de IA da iStock

Um giro rápido pelo Gerador IA da iStock

www.istockphoto.com gerador IA

Conforme já mencionado, o Gerador IA da iStock é uma ferramenta de geração de imagens a partir de prompts de texto. Desenvolvida com a tecnologia NVIDIA Picasso, ela foi treinada exclusivamente com imagens e dados das bibliotecas iStock e Getty Images (esse é um dos pontos de destaque em relação a segurança e proteção comercial da conteúdo gerado). Com ela, os usuários podem criar visuais únicos e personalizáveis de forma rápida e fácil, além de terem à disposição uma ampla série de opções e ferramentas de edição. Por isso, podemos afirmar que esse é um ótimo recurso para profissionais que buscam aprimorar seus projetos com gráficos inovadores e utilizá-los para fins comerciais contando com a cobertura de licença da iStock.

Preço, processo de geração e recursos incluídos

www.iStockphoto.com gerador de IA
Gerador de IA da iStock – 100 gerações

Para utilizar essa ferramenta, você precisará adquirir um pacote pré-pago que custa a partir de R$ 74,99 para 100 gerações. O mais interessante, é que ao clicar no botão “Gerar”, o software criará quatro variações de imagem com base nas informações preenchidas e descontará apenas 1 geração (crédito).

As imagens podem ser baixadas em dois tamanhos: o médio onde você adquire os downloads que inclui as 4 variações sem qualquer custo adicional e o grande que requer um crédito extra para gerar a imagem.

O pacote de gerações dá acesso a todos os recursos disponíveis, incluindo funções de edição como Refinar e Expandir (explicaremos esses processos logo abaixo), variações e retoques extras. Cada edição feita em uma imagem consome um crédito e oferece outras quatro novas variações.

Todas as imagens geradas vêm com a licença padrão da iStock, incluindo uma proteção legal contra reivindicações de direitos autorais. Isso dá uma maior garantia de que as imagens geradas são seguras e ideais para uso comercial como marketing e publicidade. (saiba mais detalhes sobre o licenciamento desta ferramenta em nossa análise).

O nosso principal objetivo era testar o Gerador de IA da iStock e confirmar se todas as suas funcionalidades se cumprem na prática. Confira qual foi a nossa experiência!

3 Exemplos em que o Gerador de IA da iStock foi testado

Para ajudá-lo a ter uma ideia (realista) da praticidade e facilidade de usar o Gerador IA da iStock para gerar imagens, criamos três diferentes situações, cada qual com a sua necessidade visual específica:

#1. Um estudante de arquitetura criando um lookbook inspirador baseado em seus estilos e materiais favoritos

#2. Um blogueiro de viagens que deseja a imagem perfeita para compartilhar em suas redes sociais

#3. Um profissional de marketing que precisa de fotos de pessoas da sua cidade para uma campanha de turismo

Criando imagens com o Gerador de IA da iStock

Durante o nosso teste, implementamos as dicas criativas que a iStock recomenda na seção de guia do usuário e perguntas frequentes relacionadas a IA generativa. Podemos afirmar que as sugestões são muito úteis. Confira como aplicamos essas recomendações em cada exemplo.

Escrita de prompt – o processo de criação com o Gerador de IA começa com o preenchimento do formulário de prompt. É aqui onde você fará a descrição do seu texto para transformá-lo na imagem desejada.

Janela do prompt do Gerador de IA da iStock

No primeiro campo do prompt, colocamos o assunto principal como nossa prioridade. No exemplo #1, o tema escolhido foi “centro comercial de dois andares com estrutura metálica e paredes de madeira”.

No segundo campo do prompt, incluímos detalhes cruciais sobre a cena e como ela deveria ficar (estilo, estética, iluminação, plano de fundo, perspectiva etc.). Novamente no nosso primeiro exemplo, esta parte foi preenchida com “estilo luxuoso, minimalista, luzes externas quentes, céu laranja do pôr do sol, grande angular”.

Nas configurações personalizadas, que está localizado à direita do campo de prompt, selecionamos algumas opções para definir melhor o resultado desejado. De novo, no nosso primeiro exemplo, escolhemos uma proporção de aspecto 1:1 (quadrado), clima “dramático” e estilo fotografia. Embora essa tenha sido a escolhida, você tem variadas opções de escolha, incluindo um tamanho personalizado para mídias sociais – 9:16, por exemplo – diferentes ambientes, como quente, frio entre outros, e a chance de gerar ilustrações e arte digital como “ imagens fotorrealistas”.

Exemplo #1 – gere imagens arquitetônicas de um lookbook inspirador totalmente por IA

generative ai by istock case 1 prompt

Note os bons resultados obtidos logo de cara para um lookbook inspirador do estudante de arquitetura.

generative ai by istock case 1 first generation
Gerador de IA da iStock

Ao passar o cursor do mouse sobre a imagem gerada, você verá uma opção para avaliá-la e enviar um feedback à iStock. Além disso você poderá usar os recursos de editar, aprimorar ou até mesmo gerar outras variações da mesma imagem com apenas um clique.

Gostamos muito dos resultados obtidos e usamos os botões de acesso rápido para gerar 5 variações de modelos da construção. Após, decidimos fazer algumas edições na imagem através da ação Refinar. Explicaremos mais sobre esse processo logo abaixo.

Exemplo #2 – gere imagens de turismo por IA para o blogueiro de viagens

generative ai by istock case 2 prompt

Embora os primeiros resultados para a imagem de um “homem segurando um drink tropical em frente a uma praia no caribe” tenham ficado muito bons, ela ainda requer alguns ajustes.

Primeira geração de imagens do exemplo #2 usando o Gerador de IA da iStock.
Exemplo de variações criadas com o Gerador de IA da istock.

Para este delicioso coquetel de praia, tentamos gerar diferentes variações e finalmente, acabamos decidindo que a da esqueda foi o melhor resultado. Só para se ter uma ideia, conseguimos gerar 17 versões da mesma imagem em poucos minutos, provando que a IA é tão eficiente neste quesito que ela pode gerar grandes quantidades destas variações em instantes.

É claro que houve alguns aspectos da imagem que não nos agradou. Nas próximas etapas, mostraremos como nos livramos disso. Fique atento!

Exemplo #3 – imagens geradas por IA para profissionais de marketing que precisam de fotos de pessoas fazendo um tour pela cidade

generative ai by istock case 3 prompt builder

Como a foto publicitária precisava de um casal e o nosso objetivo era acertar na “mosca”, utilizamos o construtor de prompt e um prompt negativo “carro” para eliminar o risco de criar carros estacionados nas imagens. Novamente, os resultados ficaram muito bons!

Confira logo abaixo, a nossa primeira versão dos resultados obtidos. Na opção “Gerar mais” você pode obter mais variações. O custo para essas variações extras é de 1 crédito (1 geração). Tenha em mente que cada geração sempre te dá 4 imagens (variações) e te desconta somente 1 crédito.

generative ai by istock case 3 first generation

Confira nessa captura de tela todas as variações criadas (o custo total para a geração de 12 imagens foi de apenas 3 Créditos!) Não apenas os resultados, mas as muitas variações foram muito satisfatórios. Vale lembrar que o prompt NÃO foi alterado. A única ação tomada aqui foi a de usar o botão “gerar mais” para obter mais versões utilizando o mesmo prompt.

AI-Generated Variations of the Prompt:Millennial couple, happily walking through a city street, urban city street background with outdoor cafe tables, colorful window shops, street vendors, couple dressed in neutral aesthetic tones, cinematic style, autumn daylight lighting by iStock
Variações usando o mesmo prompt: um jovem casal feliz caminhando por uma rua urbanizada da cidade; ao fundo mesas de café ao ar livre, vitrines coloridas e vendedores ambulantes. O casal veste tons estéticos neutros, o clima e a iluminação é a de outono e a imagem tem um ar de cinema.

Análise e refinamento de resultados – selecionamos a melhor versão em todos os casos e realizamos alguns ajustes usando os diferentes recursos disponíveis para criar a foto ideal.

Exemplo #1 – gerando imagens por IA para um lookbook inspirador – nós precisamos de um pouco de verde na imagem!

Após definirmos as variações de estrutura da construção, adicionamos um pouco de verde para deixá-la com um “ar de sustentável”. Para isso, usamos a função Refinar – que pode ser utilizada em cada visualização ou miniatura da imagem.

istock refine start cabin > Hands-On Exploration of Generative AI by iStock with Real-World Applications
Utilize o recurso “refinar” para adicionar mais verde à imagem.
istock generative ai case 1 refine step 1 > Hands-On Exploration of Generative AI by iStock with Real-World Applications
Marcamos os pontos onde queremos arbustos verdes e escrevemos no prompt: “plantas minimalistas em vasos de pedra”. Lembre que você sempre terá 4 variações para escolher em cada resultado de prompt ou refinamento.

Perceba como ficou a imagem após adicionarmos os arbustos verdes em vasos minimalistas na frente do centro comercial. Tudo isso foi gerado por meio da função “refinar com IA”. Você também gostou?

iStock ai generated a162c93f c712 466a 8e4b ddaff6c020c6 1 > Hands-On Exploration of Generative AI by iStock with Real-World Applications
Imagem da estrutura de um centro comercial criada com o Gerador de IA da iStock – Prompt: centro comercial de dois andares com estruturas de metal e paredes de madeira em estilo luxuoso, minimalista; iluminação natural laranja do por-do-sol ao fundo e visão grande angular – arbustos verdes em vasos minimalistas adicionados através do recurso de edição “Refinar”.

Exemplo #2 – gerando imagens por IA para o blogueiro de viagens – é possível remover a fruta? Veja como resolvemos esse problema!

A imagem do drink na praia ficou perfeita! O que precisamos, é remover a fruta aparente…

Nota: o tempo de exibição desse vídeo foi acelerado. O tempo real de processamento dura em média 20 segundos.

…e destacar mais a praia.

Nota: o tempo de exibição desse vídeo foi acelerado. O tempo real de processamento dura em média 20 segundos.

Visualize o resultado após removermos a “fruta” e melhorarmos a imagem para destacar mais a praia ao fundo. Você diria que essa imagem foi gerada por IA se aparecesse no feed da sua rede social?

iStock ai generated ae1b6418 3ef5 4192 b2c4 0ee9ca037d20 > Hands-On Exploration of Generative AI by iStock with Real-World Applications
Imagem final – criada com o Gerador de IA da iStock – prompt: homem segurando um drink tropical de morango em um dia ensolarado com uma praia caribenha ao fundo. Disparo fotográfico feito em estilo viagem de alta qualidade

Exemplo #3 – gerando imagens com IA para anunciantes que precisam de fotos de pessoas fazendo um tour pela cidade

Para representar os casais, escolhemos as variações dos temas com foco na etnia. O cenário utilizado para divulgação foi um ambiente turístico. Podemos afirmar com toda a certeza que os resultados obtidos foram um dos melhores já vistos em uma ferramenta de IA legalmente segura e autorizada para uso!

Exemplo #3 gerado com o uso do gerador de IA da iStock.

Conforme pôde perceber, criamos 3 outras variações baseadas no prompt da primeira imagem gerada para ter certeza do que a IA é capaz de fazer!

Decidimos fazer mais um teste: criar outras variações utilizando o mesmo prompt. Os resultados ficaram ainda melhores. Saiba mais detalhes sobre a criação dessas imagens logo abaixo.

Result of iStock AI - Millennial Couple
imagedetails istock ai couple images > Hands-On Exploration of Generative AI by iStock with Real-World Applications
Download of AI Generated Images - Medium Resolution 1024x1024 is included in the price.

Após analisar todas as variações, decidimos que esses últimos 4 pares foram os melhores, já que não foi necessário usar nenhum recurso de “refinamento” ou “aprimoramento”.

Escolha final e download de imagens: em todos os casos, inicialmente baixamos as quatro variações em tamanho médio de 1024×1024 pixels sem custo adicional. Nos exemplos #1 e #2, a ferramenta nos deu opções criativas dentro de um conceito visual, o que seria suficiente para criar um lookbook ou utilizá-las em postagens nas redes sociais.

Relembramos que TODAS as imagens geradas podem ser baixadas sem custos adicionais na resolução média. Como escolhemos a resolução grande que tem 4096×4096 pixels, o custo para aumentar o tamanho utilizando a ferramenta de upscale é de 1 crédito extra.

Confira mais detalhes na galeria de imagens logo abaixo.

Como funciona o Gerador de IA da iStock - [análise e 3 exemplos práticos]! 1 Como funciona o Gerador de IA da iStock - [análise e 3 exemplos práticos]! 2 Como funciona o Gerador de IA da iStock - [análise e 3 exemplos práticos]! 3 Como funciona o Gerador de IA da iStock - [análise e 3 exemplos práticos]! 4Imagens finais – criadas com o Gerador de IA da iStock – prompt: jovem casal sorrindo dando um tour por uma rua da cidade. Ao fundo da rua, há com mesas de café ao ar livre, vitrines coloridas e vendedores ambulantes. O casal veste tons estéticos neutros; a imagem tem como iluminação um clima de outono e foi criada em estilo cinematográfico – prompt negativo: carros

Bônus: dicas e truques para trabalhar na resolução da imagem

upscaler ai istock image > Como funciona o Gerador de IA da iStock - análise e aplicação de exemplos práticos

Como o exemplo #3 envolvia uma campanha publicitária, faria sentido gastar um crédito extra para fazer o download da foto em tamanho grande e assim obter a maior resolução possível. No entanto, preferimos usar esse truque interessante: baixar a imagem em tamanho médio e processá-la com o Image Upscaler da stockphotos.com.

Deixar uma imagem em alta resolução com o auxílio dessa ferramenta, teve um custo muito baixo (em alguns casos você pode até usar este aplicativo de graça) e os resultados foram fantásticos, especialmente nas variações em que os modelos estão olhando para a câmera (Upscalers de Imagem ainda apresentam alguns problemas para processar quando as pessoas estão olhando de lado).

Confira na comparação logo abaixo uma imagem em tamanho grande com resolução de 4096×4096 pixels processado pela iStock (à esquerda) e a mesma imagem aumentada com o Upscaler de Imagens da stockphotos.com (à direita).

istock upscaler vs stockphotos upscaler > Hands-On Exploration of Generative AI by iStock with Real-World Applications
à esquerda: imagem aprimorada pela iStock para o tamanho grande de 4096×4096 pixels – à direita: imagem aprimorada com o Image Upscaler da stockphotos.com

Podemos afirmar que ambas as opções de upscaler são válidas e poderão ser utilizadas com toda a segurança em praticamente todas as redes sociais e processos de impressão. Embora esse tenha sido um exemplo de aplicação em campanhas de turismo, considere que qualquer anunciante poderá promover os seus produtos nos mais variados canais de mídia social ou campanhas publicitárias!

O que podemos destacar da nossa experiência com o gerador de IA da iStock

O que mais gostamos e pontos positivos do gerador de IA da iStock:

  • É fácil e prático de usar  a ferramenta é intuitiva, de fácil operação e oferece uma série de instruções e sugestões passo-a-passo por meio de janelas pop-up. Em todas as vezes, levamos menos de 8 minutos para gerar uma imagem.
  • A ferramenta auxilia você a escrever bons prompts – caso precise de uma “mãozinha”, poderá usar o recurso “Construtor de prompts”, que ajuda você a preencher o seu prompt em quatro caixas de texto com indicações claras e concisas. Esse recurso pode ser muito valioso caso seja a sua primeira vez ou não tenha muita experiência com geração de imagens por IA através de descrições de texto.
  • Permite a exclusão de temas – ainda utilizando a ajuda do “construtor de prompt”, é possível ativar um “prompt negativo” que, por meio de escrita, elimina objetos ou sujeitos da sua imagem e reduz o número de resultados imprecisos e inutilizáveis.
  • Ele é ótimo para gerar pessoas – no exemplo #3, a ferramenta forneceu imagens muito boas de pessoas já nos primeiros resultados. Se tratando de etnias e diversidade, podemos afirmar que as variações geradas foram uma das melhores que já vimos.
  • Apagar e substituir objetos – o recurso “Refinar” é um processo que foi recém-adicionado e com ele, é possível remover ou substituir elementos da imagem após gerada. Isso é especialmente útil, pois os resultados costumam ser “quase perfeitos” e requerem apenas edições de detalhes, evitando que você comece tudo de novo a partir do zero.
  • Opção Outpainting (preenchimento automático) – também recém adicionado, o recurso “Expandir” permite ampliar a tela da imagem original e preenchê-la de forma coesa. Isso é muito valioso quando você precisa ajustar rapidamente o espaço negativo e obter mais detalhes no quadro. Ficamos muito impressionados com o resultado do uso desse recurso no exemplo #2 da foto da praia.
  • Cobertura da licença padrão – todas as imagens geradas vêm com a licença completa da iStock, incluindo uma indenização por reivindicações de direitos autorais dando uma maior segurança e tranquilidade na hora do uso. Um exemplo disso, foi a situação #3, onde a imagem seria usada para fins comerciais.
  • Você pode gerar até 4 imagens de tamanho médio com apenas 1 crédito – a geração de imagens por IA custa um crédito. No entanto, se você fizer o download em tamanho médio, poderá baixar no total 4 variações do mesmo prompt sem precisar pagar créditos extras. Essa opção foi extremamente valiosa nos exemplos #1 e #2, pois nos deu mais inspiração e recursos visuais para compartilhar nas diferentes redes sociais.
  • Mantenha salvo o seu histórico de gerações – outro recurso adicionado recentemente – e muito bem-vindo – é a opção de visualizar e voltar a trabalhar nas suas criações anteriores. No exemplo nº 1, você poderá gerar imagens mais inspiradoras em segundos. No caso nº 2, ajudará a criar facilmente mais imagens da mesma “viagem” e o exemplo nº 3 é ótimo para ter mais opções de fotos e decidir com a sua equipe criativa qual seria a melhor.
  • Compatível com o Upscaler de Imagens da stockphotos.com – conectar o Gerador de IA da iStock com o upscaler de imagens da stockphotos.com é maneira mais fácil e econômica de obter imagens de alta qualidade em minutos. O processo é tão simples, que basta fazer o upload da sua imagem gerada no Upscaler e deixar a “mágica acontecer”.
  • Ferramenta em constante desenvolvimento – a IA Generativa da iStock foi lançada há apenas alguns meses e já foi atualizada com novos (e muito bons) recursos. Mais atualizações estão por vir e temos a certeza de que ela ficará melhor ainda.

Aspectos do Gerador de IA da iStock que ainda merecem atenção

Infelizmente, também encontramos pontos negativos e coisas que podem ser melhoradas. Temos certeza de que a iStock trabalhará para melhorá-los e que o software – a medida que for mais utilizado – ficará melhor.

Aspectos que merecem atenção

  • Alguns conceitos podem custar créditos extras até chegar na geração desejada. Isso pode afetar especialmente usuários iniciantes ou com pouca experiência em preenchimento de prompts de IA. Além disso, você paga 1 crédito por geração, independentemente se a(s) imagem(s) serão usadas ou não.
  • A compreensão da linguagem do software ainda não é tão sofisticada. Em alguns casos, será necessário reescrever um prompt usando sinônimos para obter o resultado desejado. Isso aconteceu no exemplo #2 em que tentamos adicionar um guarda-chuva de papel no topo do copo do coquetel, porém a ferramenta criou repetidamente guarda-chuvas regulares em tamanhos pequenos.
  • A qualidade poderia ser ainda mais consistente. Particularmente, no exemplo #3, embora as imagens das pessoas ficaram muito boas – considerando que foram geradas por IA e consequentemente não são reais – em certos ângulos elas ainda apresentavam deformidades.
  • Avisos de “bloqueado” aparecem com frequência. A ferramenta identifica e bloqueia certas descrições de conteúdo que considera potencialmente prejudicial. Isso aconteceu com a nossa descrição inicial do casal no exemplo #3. É possível enganar esses bloqueios, por usar sinônimos (quando a intenção não é uma menção prejudicial).
  • O prompt tem um limite de 50 palavras. Embora não seja um grande problema, ele pode restringir a quantidade de detalhes que você inclui.
  • As vezes ocorrem alguns erros com a interface do usuário, como problemas para salvar imagens. Segurante a iStock já deve estar trabalhando nisso.
  • Ainda há poucos conceitos de imagens geradas por IA com usabilidade prática em projetos da vida real (mais exemplos de conceitos gerados como os que foram testados).

Apenas queremos deixar claro que, embora esses pontos requerem atenção, nenhum deles descredita a eficiência da ferramenta. E, uma vez mais, temos a certeza que não levará muito tempo para serem resolvidos ou melhorados.

Use toda a sua criatividade com Gerador de IA da iStock

Na nossa análise, concluimos que os resultados – considerando que foram gerados por uma máquina – que o Gerador de IA da iStock oferece, são de fato, impressionantes. Se também considerar que – do ponto de vista jurídico – o conteúdo é considerado seguro, essa é uma ótima opção, especialmente se você deseja gerar imagens para uso comercial.

Embora a ferramenta tenha alguns aspectos que requerem atenção, tenha em mente que o processo de criação e o mais importante, a licença confiável da iStock compensam esses pontos.

Estamos ansiosos para que você também explore a tecnologia generativa de IA da iStock para gerar imagens!

Comece a usar o gerador de IA da iStock hoje mesmo e compartilhe a sua experiência!

Nota: alguns links destacados nesse post podem ser links afiliados. Ao adquirir algum produto através deles, você não somente garantirá descontos exclusivos, como também estará fortalecendo a nossa página, além de nos apoiar por meio de comissões, sem qualquer custo extra.

Ivy Attie
Ivy Attie

Eu sou Diretora de Conteúdo, Pesquisadora e Autora da Stock Photo Press e de suas muitas publicações sobre mídia de estoque. Eu sou uma comunicadora apaixonada pelo conteúdo visual e possuo uma sede inesgotável de conhecimento. Tive a sorte de entrar no mundo das fotografias de acervo trabalhando lado a lado com renomados especialistas. Sou feliz em compartilhar com toda a comunidade criativa minhas pesquisas, opiniões e conselhos sobre direitos de uso de imagens, ofertas de ações fotográficas e da indústria de mídia de ações. Minha formação é em Comunicação e Jornalismo, e amo literatura e artes cênicas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Bancos de Imagens
Logo
Shopping cart